Vous êtes sur la page 1sur 9

AULA 01

Prof DENISE VLASIC


OLIVEIRA, Romualdo. Avaliaes externas podem auxiliar o trabalho pedaggico da escola?

OLIVEIRA, Romualdo. Avaliaes externas podem auxiliar o trabalho pedaggico da escola?


Objetivo do texto: pretende refletir sobre o potencial de tais medidas na organizao, planejamento e avaliao da unidade escolar. Temos algumas respostas: a expectativa que as escolas utilizem os resultados das medidas realizadas para aperfeioar sua ao. A desconexo entre discurso e prtica deve-se ao fato de as iniciativas de testagem em larga escala, implementadas no Brasil, nos ltimos anos, no terem dedicado a devida ateno para a necessidade de planejar, tambm, um processo de divulgao e esclarecimento sobre o sentido das medidas realizadas. Isso propiciaria s escolas condies de se apropriar dos resultados e, por conseguinte, de utilizlos em suas prticas cotidianas p. 232

Ao no se compreender o que foi medido, obviamente, se inviabiliza sua utilizao. Na rede Municipal de Ensino possvel usar os resultados de duas avaliaes: Prova Brasil e Prova So Paulo. O autor no considera a provinha Brasil por entender que a testagem de crianas muito pequenas incorpora incertezas na fidedignidade.

A temtica foi efetivamente trabalhada com os alunos? Se no, o problema fcil de resolver, posto que h apenas a necessidade de organizar a atividade escolar de forma que esses contedos sejam adequadamente trabalhados. J se estes contedos foram trabalhados: h algumas questes a considerar: se os professores tm uma particular dificuldade no trato do tema. Se esse for o caso, o procedimento a ser implementado pode ser uma ao de formao em servio direcionada a disponibilizar-lhes um repertrio maior de estratgias de ensino para tratar do tema.

O que fazer com os alunos que no esto acompanhando o aprendizado do grupo ou esto em um ritmo mais lento do que o esperado ou desejado? O aprendizado uma responsabilidade de todos. Isso significa que a escola deve buscar enfrentar o problema, no descuidando daqueles que apresentem algum tipo de dificuldade. A criana no pode ter cerceado o seu direito educao p. 234

Sendo assim, a escola deve buscar que todos os seus alunos aprendam. Todos ns temos responsabilidades pelo aprendizado de nossas crianas e, portanto, cada um deve ser responsvel pelo que lhe cabe. Tanto o sistema quanto as pessoas.

Uma outra possibilidade de utilizao dos resultados de testagem em larga escola para o funcionamento e aperfeioamento da unidade escolar utilizar-se das medidas com o projeto pedaggico da escola e a eventual utilizao delas como uma dimenso de uma possvel avaliao do projeto.

Reflexes
Quando foi a ultima vez (se que houve) em que a escola discutiu coletivamente seu projeto pedaggico e dessa discusso derivou um plano de ao? Quantas vezes a escola, ao final de um ano de trabalho (ou no planejamento do ano seguinte), se perguntou que parte (s) do projeto pedaggico que ela prpria se props desenvolver no ano anterior foi/foram cumprida(s)?

Em que medida os objetivos para a escola que explicitamos no projeto pedaggico se efetivam na ao cotidiana? Refletir sobre isso talvez nos ajude a pensar que tais medidas podem se constituir em uma ferramenta a mais para organizar nossa ao p. 237

Vous aimerez peut-être aussi