Vous êtes sur la page 1sur 32

QUESTO 1

FORMAO GERAL

O escritor Machado de Assis (1839-1908), cujo centenrio de morte est sendo celebrado no presente ano, retratou na sua obra de fico as grandes transformaes polticas que aconteceram no Brasil nas ltimas dcadas do sculo XIX. O fragmento do romance Esa e Jac, a seguir transcrito, reflete o clima poltico-social vivido naquela poca.
Podia ter sido mais turbulento. Conspirao houve, decerto, mas uma barricada no faria mal. Seja como for, venceu-se a campanha. (...) Deodoro uma bela figura. (...) Enquanto a cabea de Paulo ia formulando essas idias, a de Pedro ia pensando o contrrio; chamava o movimento um crime. Um crime e um disparate, alm de ingratido; o imperador devia ter pegado os principais cabeas e mand-los executar.
ASSIS, Machado de. Esa e Jac. In : Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1979. v. 1, cap. LXVII (Fragmento).

Os personagens a seguir esto presentes no imaginrio brasileiro, como smbolos da Ptria. I II

III

Disponvel em: www.morcegolivre.vet.br

ERMAKOFF, George. Rio de Janeiro, 1840-1900: Uma crnica fotogrfica. Rio de Janeiro: G. Ermakoff Casa Editorial, 2006, p. 189.

ERMAKOFF, George. Rio de Janeiro, 1840-1900: Uma crnica fotogrfica. Rio de Janeiro: G. Ermakoff Casa Editorial, 2006, p. 38.

IV

LAGO, Pedro Corra do; BANDEIRA, Jlio. Debret e o Brasil: Obra completa 1816-1831. Rio de Janeiro: Capivara, 2007, p. 78.

LAGO, Pedro Corra do; BANDEIRA, Jlio. Debret e o Brasil: Obra completa 1816-1831. Rio de Janeiro: Capivara, 2007, p. 93.

Das imagens acima, as figuras referidas no fragmento do romance Esa e Jac so A I e III. B I e V. C II e III. 1
ENGENHARIA GRUPO V

D II e IV.

E II e V.

QUESTO 2 Quando o homem no trata bem a natureza, a natureza no trata bem o homem.
Essa afirmativa reitera a necessria interao das diferentes espcies, representadas na imagem a seguir.

QUESTO 4
CIDADS DE SEGUNDA CLASSE? As melhores leis a favor das mulheres de cada pas-membro da Unio Europia esto sendo reunidas por especialistas. O objetivo compor uma legislao continental capaz de contemplar temas que vo da contracepo eqidade salarial, da prostituio aposentadoria. Contudo, uma legislao que assegure a incluso social das cidads deve contemplar outros temas, alm dos citados. So dois os temas mais especficos para essa legislao: A B C D E aborto e violncia domstica. cotas raciais e assdio moral. educao moral e trabalho. estupro e imigrao clandestina. liberdade de expresso e divrcio.

QUESTO 5
Disponvel em http://curiosidades.spaceblog.com.br. Acesso em 10 out. 2008.

Depreende-se dessa imagem a A atuao do homem na clonagem de animais pr-histricos. B excluso do homem na ameaa efetiva sobrevivncia do planeta. C ingerncia do homem na reproduo de espcies em cativeiro. D mutao das espcies pela ao predatria do homem. E responsabilidade do homem na manuteno da biodiversidade.

A foto a seguir, da americana Margaret Bourke-White (1904-71), apresenta desempregados na fila de alimentos durante a Grande Depresso, que se iniciou em 1929.

QUESTO 3
A exposio aos raios ultravioleta tipo B (UVB) causa queimaduras na pele, que podem ocasionar leses graves ao longo do tempo. Por essa razo, recomenda-se a utilizao de filtros solares, que deixam passar apenas certa frao desses raios, indicada pelo Fator de Proteo Solar (FPS). Por exemplo, um protetor com FPS igual a 10 deixa passar apenas 1/10 (ou seja, retm 90%) dos raios UVB. Um protetor que retenha 95% dos raios UVB possui um FPS igual a A B C D E 95. 90. 50. 20. 5. 2
ENGENHARIA GRUPO V

STRICKLAND, Carol; BOSWELL, John. Arte Comentada: da pr-histria ao ps-moderno. Rio de Janeiro: Ediouro [s.d.].

Alm da preocupao com a perfeita composio, a artista, nessa foto, revela A B C D E a capacidade de organizao do operariado. a esperana de um futuro melhor para negros. a possibilidade de ascenso social universal. as contradies da sociedade capitalista. o consumismo de determinadas classes sociais.

QUESTO 6
CENTROS URBANOS MEMBROS DO GRUPO ENERGIA-CIDADES

LE MONDE Diplomatique Brasil. Atlas do Meio Ambiente, 2008, p. 82.

No mapa, registra-se uma prtica exemplar para que as cidades se tornem sustentveis de fato, favorecendo as trocas horizontais, ou seja, associando e conectando territrios entre si, evitando desperdcios no uso de energia. Essa prtica exemplar apia-se, fundamentalmente, na A B C D E centralizao de decises polticas. atuao estratgica em rede. fragmentao de iniciativas institucionais. hierarquizao de autonomias locais. unificao regional de impostos.

QUESTO 7
Apesar do progresso verificado nos ltimos anos, o Brasil continua sendo um pas em que h uma grande desigualdade de renda entre os cidados. Uma forma de se constatar este fato por meio da Curva de Lorenz, que fornece, para cada valor de x entre 0 e 100, o percentual da renda total do Pas auferido pelos x% de brasileiros de menor renda. Por exemplo, na Curva de Lorenz para 2004, apresentada ao lado, constata-se que a renda total dos 60% de menor renda representou apenas 20% da renda total. De acordo com o mesmo grfico, o percentual da renda total correspondente aos 20% de maior renda foi, aproximadamente, igual a A B C D E 20%. 40%. 50%. 60%. 80%.

Disponvel em http://www.ipea.gov.br

3
ENGENHARIA GRUPO V

QUESTO 8
O filsofo alemo Friedrich Nietzsche (1844-1900), talvez o pensador moderno mais incmodo e provocativo, influenciou vrias geraes e movimentos artsticos. O Expressionismo, que teve forte influncia desse filsofo, contribuiu para o pensamento contrrio ao racionalismo moderno e ao trabalho mecnico, atravs do embate entre a razo e a fantasia. As obras desse movimento deixam de priorizar o padro de beleza tradicional para enfocar a instabilidade da vida, marcada por angstia, dor, inadequao do artista diante da realidade. Das obras a seguir, a que reflete esse enfoque artstico

Homem idoso na poltrona Rembrandt van Rijn Louvre, Paris. Disponvel em: http://www.allposters.com

Figura e borboleta Milton Dacosta Disponvel em: http://www.unesp.br

O grito Edvard Munch Museu Munch, Oslo Disponvel em: http://members.cox.net

Menino mordido por um lagarto Michelangelo Merisi (Caravaggio) National Gallery, Londres Disponvel em: http://vr.theatre.ntu.edu.tw

Abaporu Tarsila do Amaral Disponvel em: http://tarsiladoamaral.com.br

4
ENGENHARIA GRUPO V

QUESTO 9 DISCURSIVA DIREITOS HUMANOS EM QUESTO

O carter universalizante dos direitos do homem (...) no da ordem do saber terico, mas do operatrio ou prtico: eles so invocados para agir, desde o princpio, em qualquer situao dada.
Franois JULIEN, filsofo e socilogo.

Neste ano, em que so comemorados os 60 anos da Declarao Universal dos Direitos Humanos, novas perspectivas e concepes incorporam-se agenda pblica brasileira. Uma das novas perspectivas em foco a viso mais integrada dos direitos econmicos, sociais, civis, polticos e, mais recentemente, ambientais, ou seja, trata-se da integralidade ou indivisibilidade dos direitos humanos. Dentre as novas concepes de direitos, destacam-se: < a habitao como moradia digna e no apenas como necessidade de abrigo e proteo; < a segurana como bem-estar e no apenas como necessidade de vigilncia e punio; < o trabalho como ao para a vida e no apenas como necessidade de emprego e renda. Tendo em vista o exposto acima, selecione uma das concepes destacadas e esclarea por que ela representa um avano para o exerccio pleno da cidadania, na perspectiva da integralidade dos direitos humanos. Seu texto deve ter entre 8 e 10 linhas. (valor: 10,0 pontos)
LE MONDE Diplomatique Brasil. Ano 2, n. 7, fev. 2008, p. 31.

RASCUNHO QUESTO 9

1 2 3 4 5 6 7 8

9 10

5
ENGENHARIA GRUPO V

QUESTO 10 DISCURSIVA
Alunos do nota 7,1 para ensino mdio
Apesar das vrias avaliaes que mostram que o ensino mdio est muito aqum do desejado, os alunos, ao analisarem a formao que receberam, tm outro diagnstico. No questionrio socioeconmico que responderam no Enem (Exame Nacional do Ensino Mdio) do ano passado, eles deram para seus colgios nota mdia 7,1. Essa boa avaliao varia pouco conforme o desempenho do aluno. Entre os que foram mal no exame, a mdia de 7,2; entre aqueles que foram bem, ela fica em 7,1.
GOIS, Antonio. Folha de S.Paulo, 11 jun. 2008 (Fragmento).

Entre os piores tambm em matemtica e leitura


O Brasil teve o quarto pior desempenho, entre 57 pases e territrios, no maior teste mundial de matemtica, o Programa Internacional de Avaliao de Alunos (Pisa) de 2006. Os estudantes brasileiros de escolas pblicas e particulares ficaram na 54.a posio, frente apenas de Tunsia, Qatar e Quirguisto. Na prova de leitura, que mede a compreenso de textos, o pas foi o oitavo pior, entre 56 naes. Os resultados completos do Pisa 2006, que avalia jovens de 15 anos, foram anunciados ontem pela Organizao para a Cooperao e o Desenvolvimento (OCDE), entidade que rene pases adeptos da economia de mercado, a maioria do mundo desenvolvido.
Revista Veja, 20 ago. 2008, p. 72-3. WEBER, Demtrio. Jornal O Globo, 5 dez. 2007, p. 14 (Fragmento).

Ensino fundamental atinge meta de 2009


O aumento das mdias dos alunos, especialmente em matemtica, e a diminuio da reprovao fizeram com que, de 2005 para 2007, o pas melhorasse os indicadores de qualidade da educao. O avano foi mais visvel no ensino fundamental. No ensino mdio, praticamente no houve melhoria. Numa escala de zero a dez, o ensino fundamental em seus anos iniciais (da primeira quarta srie) teve nota 4,2 em 2007. Em 2005, a nota fora 3,8. Nos anos finais (quinta a oitava), a alta foi de 3,5 para 3,8. No ensino mdio, de 3,4 para 3,5. Embora tenha comemorado o aumento da nota, ela ainda foi considerada pior do que regular pelo ministro da Educao, Fernando Haddad.
GOIS, Antonio; PINHO, Angela. Folha de S.Paulo, 12 jun. 2008 (Fragmento).

A partir da leitura dos fragmentos motivadores reproduzidos, redija um texto dissertativo (fundamentado em pelo menos dois argumentos), sobre o seguinte tema:

A contradio entre os resultados de avaliaes oficiais e a opinio emitida pelos professores, pais e alunos sobre a educao brasileira.
No desenvolvimento do tema proposto, utilize os conhecimentos adquiridos ao longo de sua formao. Observaes Seu texto deve ser de cunho dissertativo-argumentativo (no
deve, portanto, ser escrito em forma de poema, de narrao etc.). Seu ponto de vista deve estar apoiado em pelo menos dois argumentos. O texto deve ter entre 8 e 10 linhas. O texto deve ser redigido na modalidade padro da lngua portuguesa. Seu texto no deve conter fragmentos dos textos motivadores.

(valor: 10,0 pontos)

RASCUNHO QUESTO 10
1 2 3 4 5 6 7 8

9 10 6
ENGENHARIA GRUPO V

CONHECIMENTOS BSICOS (COMUM AOS GRUPOS DE I A VII DE ENGENHARIA)


QUESTO 11
Na linguagem da representao grfica, so utilizados recursos variados, que vo dos traos a mo livre s imagens resultantes de modelos tridimensionais (3D) em computador. Nas reas tcnicas, a comunicao por imagens se d, principalmente, por meio de desenhos em que se empregam linhas, traados, tcnicas e mtodos precisos e claramente definidos. o chamado desenho tcnico. As figuras abaixo mostram uma perspectiva tcnica de um objeto e trs de suas vistas ortogrficas, desenhadas de acordo com a norma brasileira NBR 10067.
G F D E

QUESTO 12
O gerente da diviso de carros da Pontiac, nos Estados Unidos da Amrica, recebeu uma curiosa carta de reclamao de um cliente: "(...) Eu posso parecer louco, mas o fato que ns temos uma tradio em nossa famlia, que a de comer sorvete depois do jantar. Repetimos este hbito todas as noites, variando apenas o tipo do sorvete, e eu sou o encarregado de ir comprlo. Sempre que eu compro sorvete de baunilha, quando volto da loja para casa, o carro no funciona. Se compro qualquer outro tipo de sorvete, o carro funciona normalmente." Apesar das piadas, um engenheiro da empresa foi encarregado de atender reclamao. Repetiu a exata rotina com o reclamante e constatou que, de fato, o carro s no funcionava quando se comprava sorvete de baunilha. Depois de duas semanas de investigao, o engenheiro descobriu que, quando escolhia sorvete de baunilha, o comprador gastava menos tempo, porque esse tipo de sorvete estava bem na frente da loja. Examinando o carro, fez nova descoberta: como o tempo de compra era muito menor no caso do sorvete de baunilha, os vapores na tubulao de alimentao de combustvel no se dissipavam, impedindo que a nova partida fosse instantnea. A partir desse episdio, a Pontiac mudou o sistema de alimentao de combustvel, introduzindo alterao em todos os modelos a partir da linha 99.
Internet: <newsworlds.wordpress.com> (com adaptaes).

C A B

Suponha que o engenheiro tenha utilizado as seguintes etapas na soluo do problema: I Analisando essas figuras, conclui-se que A foi empregado, nas vistas ortogrficas, o mtodo de projeo chamado 3. diedro, no qual a vista inferior desenhada abaixo da vista frontal, e a vista lateral direita desenhada direita da vista frontal. B foi desenhada, alm das vistas ortogrficas, uma perspectiva isomtrica, que permite uma boa visualizao do objeto. C as faces A e B so as faces frontais do objeto, de acordo com o posicionamento das vistas. D a linha tracejada no desenho das vistas indica a existncia de uma aresta invisvel, que no aparece na perspectiva. E a perspectiva e as trs vistas apresentadas so insuficientes para se determinar que a face oposta D vertical. 7
ENGENHARIA GRUPO V

fazer testes e ensaios para confirmar quais so as variveis relevantes; II constatar a natureza sistemtica do problema; III criar hipteses sobre possveis variveis significativas; IV propor alteraes no sistema em estudo. Considerando que as etapas I, II e III no esto listadas na ordem em que devem ocorrer, qual o ordenamento correto dessas trs etapas? A I, III, II B II, I, III C II, III, I D III, I, II E III, II, I

Texto para as questes 13 e 14 As duas figuras abaixo mostram uma representao da Terra iluminada pelo Sol. As duas figuras correspondem ao 1. dia do vero no hemisfrio sul. A primeira foi obtida s 9 h da manh com relao ao meridiano de Greenwich (GMT Greenwich Mean Time). A segunda imagem foi obtida trs horas depois, ou seja, ao meio-dia (GMT). As imagens podem ser usadas para se determinar o horrio do amanhecer e do pr-do-sol em qualquer cidade do mundo. Nas figuras, foi introduzido um sistema de coordenadas cartesianas, no qual a linha do Equador representada pelo eixo dos x (dado em graus) e o meridiano de Greenwich, pelo eixo dos y (tambm dado em graus), de modo que y = +90 no plo norte e y = !90 no plo sul.
y

QUESTO 14
As figuras do texto podem ser utilizadas para se explicar o horrio de vero. De fato, durante o vero no hemisfrio sul, a durao do dia maior que a durao da noite. O Operador Nacional do Sistema (ONS) relatou que, no vero de 2007 para 2008, houve uma reduo da carga mxima da regio Sul do Brasil da ordem de 4% e uma reduo do consumo de energia da ordem de 1%. Considerando essas informaes, correto afirmar que A as maiores vantagens econmicas do horrio de vero ocorrem nos pases cortados pela linha do Equador, onde os dias de vero tm aproximadamente a mesma durao que os dias de inverno. B os ganhos econmicos proporcionados pelo horrio de vero so menores nos pases do hemisfrio norte porque, naquela regio, o nmero de horas dos dias de vero inferior ao do hemisfrio sul. C o Sol, durante o horrio de vero no Brasil, nasce mais cedo, sendo reduzido o consumo de energia no perodo matinal, o que acarreta significativa economia de energia para o pas. D os dados do ONS apontam para uma reduo de cerca de 5% da conta mensal de eletricidade dos consumidores da regio Sul do Brasil durante o horrio de vero. E o Sol, no vero, nasce aproximadamente no mesmo momento em Natal RN e em Porto Alegre RS; no entanto, ele se pe primeiro na regio Nordeste, o que motiva a aplicao do horrio de vero nos estados do sul do Brasil.

nove horas da manh (GMT)


y

QUESTO 15
AINDA ACHA QUE FOI UMA COMPRA INTIL?

meio-dia (GMT)
Internet: <www.fourmilab.ch/cgi-bin/Earth> (com adaptaes).

Laerte. Brasil. Almanaque de cultura popular. Ano 10, jul./2008, n. 111, p. 34 (com adaptaes).

QUESTO 13
Considere que t seja o tempo, em horas, de modo que t = 0 corresponda ao meio-dia (GMT). Escolha a opo que descreve o modelo mais preciso do deslocamento da curva que separa a rea iluminada da regio de sombra na Terra, no dia representado nas figuras. A y = 75 cos(x + 15 t) B y = 75 sen(x 24 t) C y = 75 sen(x + 15 t) D y = 90 cos(x + 24 t) E y = 90 sen(x 24 t)

Paralelamente mensagem jocosa, existe, na charge acima, outra mensagem subjacente, que remete ao fenmeno conhecido como A efeito estufa, observado a partir da Revoluo Industrial, o qual corresponde ao aumento da temperatura global da Terra. B aquecimento global, que pode causar secas, inundaes, furaces, desertificao e elevao dos nveis dos oceanos. C escurecimento global, que causado pela presena, na atmosfera, de material particulado oriundo da poluio. D mudana sazonal no trajeto das correntes marinhas, que altera o ciclo migratrio dos pingins. E aumento do buraco na camada de oznio, causado pela presena, na estratosfera, de gases utilizados em sistemas de refrigerao. 8

ENGENHARIA GRUPO V

QUESTO 16
Um chuveiro eltrico de uma residncia alimentada com tenso de 220 V opera em duas posies: inverno (4.400 W) e vero (2.200 W). Considere que a carga desse chuveiro eltrico seja representada por uma resistncia pura. Sabendo que a potncia em uma carga igual ao produto da tenso pela corrente (P = VI), que a relao entre tenso e corrente em uma carga resistiva igual ao prprio valor da resistncia (R = V/I) e que a energia em uma carga de potncia constante dada pelo produto da potncia pelo tempo (E = Pt), conclui-se que A adequado o uso de um disjuntor de 15 A para proteger o circuito desse chuveiro. B a resistncia do chuveiro na posio inverno maior que a resistncia na posio vero. C a quantidade de energia gasta em um banho de 10 minutos independe da posio da chave do chuveiro: inverno ou vero. D a potncia do chuveiro na posio inverno, se ele fosse instalado em uma residncia alimentada em 110 V, seria de 1.100 W. E a potncia independe do valor da resistncia, visto que dada pelo produto da tenso pela corrente.

RASCUNHO

QUESTO 17
Aps a construo de uma barragem, detectou-se a presena de uma camada permevel de espessura uniforme igual a 20 m e que se estende ao longo de toda a barragem, cuja seo transversal est ilustrada abaixo. Essa camada provoca, por infiltrao, a perda de volume de gua armazenada.
1.200 m

camada permevel

m 20 0m

1.000 m

R = 50

Sabe-se que, sob condies de fluxo laminar, a velocidade de fluxo aparente da gua atravs de um meio poroso pode ser calculada pela lei de Darcy, que estabelece que essa velocidade igual ao produto do coeficiente de permeabilidade do meio pelo gradiente hidrulico perda de carga hidrulica por unidade de comprimento percorrida pelo fluido, h ou seja, . A vazo de gua atravs do meio o produto da velocidade l de fluxo pela rea da seo atravessada pela gua, normal direo do fluxo. Suponha que o coeficiente de permeabilidade da camada permevel seja igual a 10!4 m/s, que ocorram perdas de carga hidrulica somente no trecho percorrido pela gua dentro dessa camada e que a barragem e as demais camadas presentes sejam impermeveis. Sob essas condies, a vazo (Q) por unidade de comprimento ao longo da extenso da barragem, que perdida por infiltrao atravs da camada permevel, satisfaz seguinte condio: A B C D E Q < 10!5 m3/s/m. 10!5 m3/s/m < Q 10!4 m3/s/m. 10!4 m3/s/m < Q 10!3 m3/s/m. 10!3 m3/s/m < Q 10!2 m3/s/m. Q > 10!2 m3/s/m. 9
ENGENHARIA GRUPO V

QUESTO 18
Alguns tipos de balana utilizam, em seu funcionamento, a relao entre o peso P e a deformao elstica * que ele provoca em uma mola de constante elstica K, ou seja, P=K* (lei de Hooke). Ao se colocar certa mercadoria no prato de uma balana desse tipo, a deformao * no ocorre instantaneamente. Existe um movimento transiente que depende de outro parmetro: o nvel de amortecimento no mecanismo da balana, dado pelo parmetro adimensional ., denominado fator de amortecimento. O movimento transiente, a partir do instante em que a mercadoria colocada no prato da balana, pode ser descrito por 3 equaes diferentes (e tem comportamentos diferentes), conforme o valor de .. Para , grfico da funo quando . = 0,1.
(t) 2 P/K

QUESTO 19
Os grficos abaixo apresentam informaes sobre a rea plantada e a produtividade das lavouras brasileiras de soja com relao s safras de 2000 a 2007.

A SEMENTE DO AGRONEGCIO

em que . A figura abaixo exemplifica o

Com o crescimento desta dcada, o Brasil passou a responder por 27% do mercado global de soja. Um em cada cinco dlares exportados pelo agronegcio vem do complexo soja. A rea plantada cresceu 54%, metade da lavoura de gros do pas 23 (em milhes 18,5 de hectares) 16,4 13,6 14 21,5 22 21

P/K

0 0

0,5

1,5

2,5

3,5

2000

2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007

Para ilustrado a seguir.


(t) P/K

cujo grfico est


As lavouras brasileiras tornaram-se as mais produtivas do mundo
(em quilogramas por hectare)
2.700 2.800 2.500 2.500 2.300 2.200 2.800

0,5 P/K

2.400
0 0

0,5

1,5

2,5

3,5

t
2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007

Para em que . A figura abaixo exemplifica o grfico da funo quando . = 2.


(t) P/K

A protena do campo. In: Veja, 23/7/2008, p. 79 e Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento (com adaptaes).

Considere que as taxas de variao de 2006 para 2007, observadas nos dois grficos, se mantenham para o perodo de 2007 a 2008. Nessa situao, a produo total de soja na safra brasileira de 2008 seria, em milhes de toneladas,

0,5 P/K

0 0

0,5

1,5

2,5

3,5

Com base nessas informaes, conclui-se que a balana indica o valor da massa mais rapidamente quando A B C D E . < 0. . = 0. 0 < . < 1. . = 1. . > 1. 10
ENGENHARIA GRUPO V

A menor que 58,8. B maior ou igual a 58,8 e menor que 60. C maior ou igual a 60 e menor que 61. D maior ou igual a 61 e menor que 62. E maior ou igual a 62.

QUESTO 20
Pseudocdigo uma forma genrica de se escrever um algoritmo, da forma mais detalhada possvel, utilizando-se uma linguagem simples, nativa a quem o escreve, de modo a ser entendida sem necessidade de se conhecer a sintaxe de uma linguagem de programao especfica. Apresenta-se abaixo o pseudocdigo de um algoritmo capaz de resolver equaes diferenciais da forma , freqentemente encontrada em problemas de modelagem em engenharia.

LER (T1); LER (T2); LER (N); SE ((T2 > T1) E (N > 0)) ENTO H (T2 T1) / N; Xi x(T1); PARA (i 0) ENQUANTO (i < N) FAZ K H g(Xi); Xi Xi + K; VISUALIZAR (T1 + i H, Xi); i i + 1; FIM PARA FIM SE

Uma forma equivalente, e algumas vezes complementar, ao pseudocdigo, utilizada para se representar um algoritmo o diagrama de fluxos (fluxograma). Que fluxograma representa, de modo mais preciso, o pseudocdigo descrito acima?

A
Incio

B
Incio

C
Incio

D
Incio

E
Incio

T1 T2 N

T1 T2 N

T1 T2 N

T1 T2 N
N

T1 T2 N

T2>T 1 E N>0 S H = (T 2 - T 1 ) / N i= 0 X i =x ( T 1 )

T2>T1 E N>0 S
Fim

T2 >T 1 E N> 0 S

T 2> T1 E N >0
Fim

T 2> T1 E N >0 S H =( T2 -T 1) /N i =0 X i= x( T1 )

H =( T2 -T 1) /N i =0 X i= x( T1 )

Fim

H=(T 2- T1 )/ N i=0 Xi=x (T 1)

S H =(T2 -T1) /N i =0 X i=x( T1) K =H*g (Xi)

i < N S

i < N S

i < N S

i < N S

i < N S Fim

K=H*g(Xi)

Fim

Fim K =H *g (X i)

K= H* g( Xi )

Fim K =H *g (X i) X i= Xi +K

Xi= Xi +K

X i=Xi+K
X i=Xi +K

Xi =X i+ K

T 1+ i* H Xi

T1 +i *H Xi

T 1+i* H Xi

T 1+ i* H Xi

T 1+ i*H Xi
i= i+ 1

i=i+1

i =i +1

i =i +1

11
ENGENHARIA GRUPO V

COMPONENTE ESPECFICO
QUESTO 21 QUESTO 22
A literatura que trata dos efeitos da microestrutura sobre as propriedades mecnicas dos materiais metlicos policristalinos estabelece uma relao entre o tamanho mdio de gro e o limite de escoamento (Fy) relao de Hall-Petch. Com base nesses conceitos, foram desenvolvidas tcnicas de processamentos termomecnicos, como, por exemplo, a laminao controlada, que visam o refino de gro de aos estruturais, em que os requisitos de resistncia
Aero Magazine, ano 13, n. 145, junho de 2006.

Durante uma turbulncia, um trecho da superfcie externa da parte superior da asa de um avio, indicado na figura, estar sujeito a solicitaes mecnicas de trao e de compresso na direo ortogonal ao eixo principal da aeronave. Tais solicitaes ocasionam fadiga cclica no elemento de superfcie considerado. Considere os trs tipos de diagramas de solicitaes a seguir (tenso normal tempo).

mecnica e tenacidade so essenciais na especificao desses produtos. Acerca dessa relao, assinale a opo correta.

A Nos materiais monofsicos, o limite de escoamento (Fy) cresce com a raiz quadrada do tamanho mdio de gro. B Quando o material apresenta gros de fases diferentes, com caractersticas microestruturais muito distintas, possvel adotar uma expresso do tipo regra das misturas, utilizando a equao de Hall-Petch para cada uma das fases na proporo da frao em volume de cada fase. C A equao de Hall-Petch aplica-se apenas aos materiais com gros completamente recristalizados e que apresentem distribuio uniforme de

Considerando que a tenso na regio indicada na figura seja nula no caso de um vo sem turbulncia, qual(is) dos

tamanhos. D possvel adotar um tamanho de gro equivalente na equao de Hall-Petch, desde que uma frao dos gros de uma mesma fase no apresente subestrutura de discordncias para formao de subgros. E O tamanho mdio dos gros na relao de HallPetch representa o efeito dos contornos dos gros como barreira movimentao das discordncias. Portanto, quanto maior o tamanho mdio de gro, maior o nmero de contornos por unidade de volume e, assim, maior o nmero de barreiras movimentao das discordncias.

diagramas acima descreveria(m) melhor a situao em um vo sob turbulncia?

A A, apenas. B B, apenas. C C, apenas. D A e B, apenas. E B e C, apenas. 12


ENGENHARIA GRUPO V

QUESTO 23
Resposta em poucos minutos Aparelho porttil mede hemoglobina e permite o diagnstico da anemia em tempo real. Um mtodo simples e prtico para avaliao de anemia, composto de um aparelho porttil que mede a concentrao de hemoglobina no sangue e instantaneamente d o resultado, est em fase final de validao. A hemoglobina, protena existente nas hemcias e no plasma, responsvel pelo transporte de oxignio, o principal parmetro utilizado para indicao da falta de ferro no organismo. Uma picada no dedo suficiente para retirar o sangue com uma pipeta, que em seguida transferido para uma ampola com reagente. Depois de o contedo lquido estar homogneo, a ampola encaixada em um espao apropriado no equipamento. A leitura feita por um fotmetro, composto por um diodo emissor de luz, ou LED (da sigla em ingls light emitting diode), na cor verde comprimento de onda que a molcula de hemoglobina absorve e de um detector de luz do outro lado. Pela quantidade de luz que absorvida, possvel dosar a quantidade de hemoglobina na amostra. A leitura dos padres de hemoglobina feita por um chip.
Revista FAPESP (com adaptaes)

QUESTO 24
Banho de luz preciso

Dispositivo eletrnico monitora dose de radiao usada no tratamento de ictercia em recm-nascidos.

A ictercia um problema que atinge entre 60% e 80% dos neonatos no mundo e est relacionada falta de maturidade do fgado, incapaz de metabolizar a bilirrubina, um pigmento normal, de cor amarelada, gerado pelo metabolismo das clulas vermelhas do sangue. A principal terapia em uso para ictercia a fototerapia, com a exposio do recm-nascido a uma fonte luminosa equipada com lmpadas fluorescentes, incandescentes halgenas ou LEDs azuis. A eficincia do tratamento diretamente proporcional quantidade de energia luminosa que incide sobre o beb e rea de sua superfcie corporal exposta a essa radiao. Para o controle e o monitoramento dessa luz sobre o recm-nascido, foi desenvolvido um dosmetro

O feixe de luz absorvido pode sofrer refrao e/ou transmisso. Supondo que, nessa tcnica, a ampola utilizada no tenha influncia no resultado obtido, julgue os itens seguintes. I A velocidade do feixe de luz transmitido para o interior da ampola diminui, e, como resultado, esse feixe pode ser desviado da sua trajetria ao atingir o fluido. Esse fenmeno, denominado refrao, caracterizado pelo ndice n, definido como a razo entre a velocidade da luz no vcuo e a velocidade da luz nesse meio. II Diferentemente da absoro do feixe na ampola, o ndice de refrao do material fluido independe do comprimento de onda do feixe. III Independentemente do ngulo de incidncia, nenhuma frao do feixe de luz incidente refletida ao passar do meio externo (ar) para o meio interno (fluido) na ampola, j que os meios so transparentes e o fenmeno de reflexo independe dos ndices de refrao de ambos os meios. correto o que se afirma em A B C D E I, apenas. II, apenas. III, apenas. I e II, apenas. I e III, apenas. 13
ENGENHARIA GRUPO V

de radiao feito com uma soluo de polmeros luminescentes conhecidos como meh-ppv. O dispositivo funciona a partir da mudana de cor dessa soluo em razo do tempo de exposio radiao. O material luminescente capaz de absorver energia e, em seguida, reemitir luz visvel.
Revista FAPESP (com adaptaes)

Considerando que esse novo dispositivo funcione com luz visvel, cujo comprimento de onda 8 est entre 0,4 :m e 0,7 :m, que a velocidade da luz c = 3,0108 m/s e que a constante de Planck h = 4,1 10-15 eVAs, correto afirmar que o dispositivo funciona com radiao de energia entre A 0 e 0,18 eV. B 0,18 e 0,31 eV. C 0,31 e 1,8 eV. D 1,8 e 3,1 eV. E 18 e 31 eV.

QUESTO 25
Chips nacionais So Paulo ter a maior fbrica de chips da Amrica Latina. A primeira fbrica em larga escala de semicondutores da Amrica Latina ser na cidade de So Carlos, no interior do estado de So Paulo. A produo se dar por meio de uma parceria entre a empresa norte-americana Symetrix e o grupo nacional Encalso-Damha e contar com um investimento de mais de US$ 1 bilho (cerca de 2,5 bilhes de reais!). A fbrica produzir chips de memria ferroeltrica, capazes de armazenar mais informaes que os componentes atuais. Pela tecnologia que temos hoje, 1 cm capaz de armazenar 1 gigabyte. Com a ferroeltrica, possvel armazenar, nesse mesmo espao, 250 gigabytes. Mas tudo comeou com os ferromagnetos, um dos materiais pioneiros para armazenamento de dados utilizados, por exemplo, em fitas cassete de gravao magntica. A equao constitutiva do magnetismo, B = :0 (H + M), descreve a relao entre a induo magntica, o campo magntico aplicado e a magnetizao em um material magntico tpico, como um ferromagneto.
Revista FAPESP (com adaptaes)

QUESTO 26
O Large Hadron Collider (LHC), o maior acelerador de partculas do mundo, comeou a funcionar h algumas semanas. Entre espessas paredes de concreto, a 100 m abaixo da superfcie, encontra-se um anel de 27 quilmetros de comprimento, formado por uma sucesso de 1.624 tubos metlicos, cada um com 14 metros de comprimento e 1 metro de dimetro. Para permitir que um feixe de prtons circule no interior dos tubos, sem colidir com outros tomos ou molculas, os tubos operam em ultra-alto vcuo. Isso estabelece entre as suas superfcies interna e externa um forte gradiente de presso. Se, por essa razo, o metal utilizado for afetado pelo fenmeno de difuso no estado de equilbrio, expresso matematicamente pela Lei de Fick, ento as bombas que mantm o vcuo no anel devem ser dimensionadas para retirar um fluxo de massa difundido que A inversamente proporcional ao gradiente da concentrao dessa massa. B no depende do gradiente da concentrao dessa massa, mas apenas do quadrado da sua concentrao. C oposto e inversamente proporcional ao gradiente concentrao, ou seja, vai do valor mais baixo de concentrao para o mais alto. D no depende do gradiente da concentrao dessa massa, mas apenas da concentrao da mesma. E oposto e proporcional ao gradiente concentrao, ou seja, que vai da regio de maior concentrao para a de menor concentrao.

Fazendo-se um paralelo entre materiais ferroeltricos e ferromagnticos, correto afirmar que a polarizao em um material ferroeltrico equivale, em um material ferromagntico, A B C D E induo magntica, B. ao campo magntico aplicado, H. soma (H+ M). permeabilidade magntica no vcuo, :0. magnetizao, M.

QUESTO 27
O diagrama de fases binrio Ferro-Cementita (Fe-Fe3C), possui aplicaes tecnolgicas importantes ao permitir a compreenso das transformaes de fases no resfriamento de aos e ferros fundidos.
temperatura (C) 1600 1538C 1400 1394C 1200 2.14 1147C 4.30 1493C lquido

Com base nesse diagrama, mostrado ao lado, assinale a opo correta.

1000 A A austenita, estvel acima da temperatura 912C eutetide, magntica. 800 B A baixa solubilidade do carbono na ferrita pode ser explicada pela forma e pelo 0.76 tamanho das posies intersticiais nas 0.022 600 estruturas CCC, que dificultam a acomodao dos tomos de carbono. 400 C O carbono uma impureza substitucional 0 1 e forma solues slidas com as ferritas (Fe) (*) e (") e austenita ((), nos seus respectivos campos monofsicos. D A perlita uma estrutura lamelar bifsica formada por lamelas de ferrita (*) e cementita (Fe3C). E A cementita caracteriza-se pela alta ductilidade e baixa dureza.

727C

cementita (Fe3C) 2 3 4 5 6 6.7

composio (% peso C)

14
ENGENHARIA GRUPO V

QUESTO 28
1.200 0 20
composio (%a Ag)

QUESTO 30
40 60 80 100 2.200 2.000
lquido

A
1.000
solidus

liquidus

F E
71,9 (CE)

1.800 temperatura (F) 1.600

temperatura (C)

800

"

B
8,0 (C"E)

"+L

770 C (TE)

$+L
91,2 (C$E)

1.400 1.200

600
solvus

1.000 "+$ 800

400

C H
0 20 60 composio (% peso Ag) 40 80

O processo de deformao plstica, para uma quantidade significativa de materiais metlicos, ocorre devido ao fenmeno da movimentao das discordncias (tambm chamada de deslocaes em alguns textos). O movimento dessas discordncias se faz pela ao dos componentes de tenses cisalhantes que atuam nos cristais. Entretanto, a movimentao dessas discordncias pode ser dificultada pela presena de defeitos na estrutura cristalina. Como conseqncia da interferncia desses defeitos na movimentao das discordncias, h aumento do limite de escoamento. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. I tomos intersticiais so mais eficientes em dificultar a movimentao de discordncias que tomos substitucionais e, portanto, promovem um aumento significativo do limite de escoamento. II O refino de gro no uma barreira muito eficaz movimentao das discordncias. O efeito desse refino somente significativo quando h uma quantidade elevada de precipitados grandes e dispersos nos contornos de gro. III Um aumento da frao volumtrica de precipitados finos na matriz retarda a movimentao das discordncias. Conseqentemente, um material que contm disperso de precipitados finos possui limite de escoamento significativamente maior que outro que no contm. Assinale a opo correta. A B C D E Apenas um item est certo. Apenas os itens I e II esto certos. Apenas os itens I e III esto certos. Apenas os itens II e III esto certos. Todos os itens esto certos.

600

200

400 100

(Cu)

(Ag)

Em relao ao diagrama Cobre-Prata mostrado acima, assinale a opo correta. A Na composio 71,9 % em peso de prata, o ponto eutetide ocorre a 779 C e caracterizado pela transformao, no resfriamento, de uma fase lquida em duas fases slidas. B A curva CBA estabelece o limite de solubilidade da soluo slida rica em cobre. C A linha BEG tambm pode ser considerada uma curva liquidus e representa a temperatura mais baixa em que o lquido pode existir para quaisquer das composies. D Uma regra geral para construo de diagramas binrios estabelece que as regies monofsicas estejam sempre separadas umas das outras por outra regio monofsica. E A curva HGF delimita a soluo slida da prata no cobre.

QUESTO 29
O tratamento trmico efetuado em ligas ferrosas permite alteraes microestruturais fundamentais para o comportamento mecnico. Dependendo da velocidade de resfriamento, entre outros fatores, a microestrutura obtida pode apresentar uma ou mais fases. Considerando-se as fases oriundas de tratamentos trmicos de ligas ferrosas, denomina-se bainita A o produto da transformao austentica, cuja microestrutura consiste em ferrita (") com fina disperso de cementita. B o ferro puro com estrutura cristalina cbica de face centrada. C o produto da transformao austentica com composio eutetide, cuja estrutura consiste de camadas alternadas de ferrita e cementita. D a fase metaestvel composta por ferro supersaturado de carbono, sendo produto de uma transformao atrmica da austenita. E a cementita primria, que existe adicionalmente perlita para aos hipereutetides. 15
ENGENHARIA GRUPO V

QUESTO 31
Vrios processos foram desenvolvidos para conformao de metais. As inmeras formas que o metal assume, tais como tubos, barras e placas, podem ser geradas por meio de dois processos bsicos: deformao plstica (no qual o volume e a massa do metal so conservados) e usinagem (metal removido para gerao da pea final). O processo de conformao no qual um bloco metlico forado atravs de um orifcio em uma matriz, por meio de alta presso compressiva aplicada a um mbolo, denomina-se A B C D E estiramento. extruso. forjamento. trefilao. laminao.

QUESTO 32
Os compsitos endurecidos por disperso so capazes de promover o endurecimento de ligas metlicas, enquanto mantm inalteradas as demais propriedades mecnicas, mesmo quando solicitados a temperaturas relativamente elevadas. Isso porque no exibem superenvelhecimento, inibem o crescimento de gro e o coalescimento das fases dispersas. Um exemplo de compsito endurecido por disperso o Al-Al2O3, produzido pela sinterizao de p de Alumnio com at 14% de Al2O3. Para a formao desses compsitos, qual deve ser o comportamento qumico dos dispersides em relao matriz? A Devem ser incapazes de reagir quimicamente com a matriz durante o processo de fabricao e durante o trabalho em temperaturas elevadas. B Devem ser incapazes de reagir com a matriz quando adicionados em concentraes superiores s da matriz para obterem as propriedades pretendidas. C Devem possuir reatividade qumica com a matriz para que ocorra a formao de uma terceira fase com propriedades otimizadas. D Devem apresentar concentraes similares s da matriz para que se possa dosar as propriedades de ambas as fases aps a reao com a matriz. E Devem reagir quimicamente com a matriz para formar um composto intermetlico durante o processamento.

QUESTO 33 DISCURSIVA
A fibra retirada das folhas de curau (Ananas erectifolius), uma bromlia de grande porte da regio amaznica e que pertence mesma famlia do abacaxi, pelas suas propriedades mecnicas de alta resistncia, baixa densidade capaz de conferir leveza ao produto final e potencial para reciclagem, est cotada para substituir a fibra de vidro empregada como reforo ao plstico na fabricao de peas de tamanho reduzido e finos detalhes geomtricos. A fibra de vidro uma matria-prima que requer alto consumo de energia para ser produzida. Alm disso, os produtos feitos com esse material no podem ser reciclados por nenhum processo conhecido atualmente. A fibra do curau, por outro lado, pode ser reciclada e produzida com baixo consumo energtico, apenas o necessrio para o processo de extrao e moagem da planta.

RASCUNHO QUESTO 33

tenso

deformao

Considere que a fibra de curau seja utilizada como reforo em uma matriz polimrica de comportamento mecnico predominantemente dctil. Considerando, ainda, que a figura acima mostra as curvas de tenso-deformao para esses dois tipos de material, isoladamente, faa o que se pede a seguir. ' No grfico de tenso-deformao, escreva as letras F e M ao lado das curvas correspondentes fibra de carau (F) e matriz polimrica (M), respectivamente. (valor: 2,0 pontos) ' Desenhe no grfico a curva correspondente ao compsito resultante fibra-polmero. (valor: 4,0 pontos) ' Por meio de um conjunto de linhas paralelas aos eixos do grfico, delimite e indique os dois estgios de deformao do compsito fibra-polmero. (valor: 4,0 pontos) 16
ENGENHARIA GRUPO V

QUESTO 34 DISCURSIVA
A articulao um componente importante no sistema do esqueleto humano. A parte superior do fmur termina em um cabeote com formato esfrico, que se ajusta no interior de uma cavidade em forma de copo (o acetbulo). Alguns materiais metlicos e cermicos tm sido utilizados, com relativo grau de sucesso, na fabricao dos componentes de prteses. As restries quanto s propriedades dos materiais usados para compor estes elementos so muito rgidas, devido complexidade qumica e mecnica da articulao da bacia. Alm de serem biocompatveis e terem alta resistncia corroso, os componentes artificiais utilizados como prteses devem suportar foras de natureza complexa. Dessa forma, as caractersticas mecnicas, tais como mdulo de elasticidade, limite de escoamento, limite de resistncia trao, resilincia e a tenacidade, so importantes na seleo de materiais para compor uma prtese de bacia.

Considerando o texto acima, faa o que pede a seguir. A) Redija um pargrafo explicando a correlao entre tenso e deformao segundo a lei de Hooke. (valor: 1,0 ponto)

RASCUNHO QUESTO 34 A
1 2 3

RASCUNHO QUESTO 34 B
B) Desenhe uma curva padro de tenso-deformao de um ensaio de trao uniaxial, e indentifique, nessa curva, com as letras a, b e c os seguintes pontos notveis: (valor: 6,0 pontos) a) limite de proporcionalidade; b) limite de escoamento; c) limite de resistncia trao.

C) Defina tenacidade e os mdulos de elasticidade e de resilincia, na situao esttica, e descreva como essas grandezas podem ser identificadas na curva de tenso-deformao. (valor: 3,0 pontos) RASCUNHO QUESTO 34 C
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

17
ENGENHARIA GRUPO V

QUESTO 35 DISCURSIVA
No projeto de fabricao de uma pea, confeccionada a partir de chapa metlica, foi verificada a necessidade se fazerem dois entalhes, como mostrado na figura I. Esses entalhes permitem a passagem de pinos que atuam como guias de posicionamento e ajuste da pea na sua montagem final. Quando em operao, essa pea ser submetida a cargas que resultam em tenses de trao (cclicas), com a direo indicada esquematicamente na figura I. As anlises das tenses na pea, sem os entalhes, indicaram valores de tenso mxima de 114 MPa. Com a presena dos entalhes ocorre alterao no campo de tenses frente deles, e o valor da tenso de trao mxima na regio adjacente ponta do entalhe, perpendicular ao plano desse entalhe, pode ser calculado utilizando-se o fator de concentrao de tenses (Kt), de acordo com as curvas da figura II. Na figura III apresentada a curva de resistncia fadiga do material utilizado na confeco da pea, nas mesmas condies ambientais e de temperatura nas quais o material ser utilizado. Nessa figura, a tenso de trao (cclica) que atua na pea mxima e N representa o nmero de ciclos para a fratura associado a essa tenso mxima. O material possui limite de escoamento de 750 MPa e limite de resistncia de 850 MPa, e a pea possui dimenses h = 80cm, b = 64cm, r = 16cm.

Com base nessas informaes e nas figuras apresentadas abaixo, faa o que se pede a seguir.
fator de concentrao de tenses K t
3,8 3,4 3,0 2,6 2,2 1,8 1,4 1,0 0 0,2 0,4 0,6 0,8

Figura I

r/h Figura II
70

400
tenso, F (MPa)

60 50 40
tenso (10 psi)

300

200 100 10
4

30 20 10

10

10

10

10

10

ciclos at a falha, N (escala logartmica)

Figura III

18
ENGENHARIA GRUPO V

A) A partir das informaes fornecidas, determine o valor aproximado do fator de concentrao de tenses (Kt) para a pea e justifique como esse valor foi obtido. (valor: 4,0 pontos)

RASCUNHO QUESTO 35 A
1 2 3 4 5 6 7

B) Considerando as condies de carregamento, e a partir do valor da tenso mxima local originada pela presena dos entalhes, estime a vida em fadiga da pea. Descreva como esse resultado foi alcanado. (valor: 4,0 pontos)

RASCUNHO QUESTO 35 B
1 2 3 4 5 6 7

C) Descreva como estimar graficamente, a partir da figura III, a vida em fadiga da pea sem entalhe e compare as diferenas da vida em fadiga das duas peas (com e sem entalhe). (valor: 2,0 pontos)

RASCUNHO QUESTO 35 C
1 2 3 4 5 6 7

19
ENGENHARIA GRUPO V

1 A seguir sero apresentadas 20 (vinte) questes de Mltipla Escolha relativas ao Ncleo de Contedos Profissionalizantes Especficos dos cursos de Engenharia Grupo V. 2 Deste conjunto, voc dever ESCOLHER APENAS 5 (cinco) questes para responder. Voc dever responder s 5 (cinco) questes que desejar, independentemente de qual seja o seu curso, deixando as demais sem resposta. Se voc responder a mais de 5 (cinco) questes, SOMENTE SERO CORRIGIDAS AS 5 (CINCO) PRIMEIRAS RESPONDIDAS. 3 Observe atentamente os nmeros das questes que voc decidir responder para assinalar corretamente no Caderno de Respostas.

QUESTO 36
A introduo de tomos de soluto em soluo slida no reticulado solvente-tomo invariavelmente produz uma liga com maior dureza que o metal puro. Existem dois tipos de soluo slida. Se os tomos do soluto e do solvente so aproximadamente do mesmo tamanho, os tomos do soluto iro ocupar posies no reticulado cristalino do solvente. a chamada soluo slida substitucional. Se os tomos do soluto so muito menores que os tomos do solvente, eles ocupam a posio intersticial no reticulado. Os fatores que controlam a tendncia formao de soluo slida substitucional foram estabelecidos pelas regras de HumeRothery. Considerando essas regras, assinale a opo correta. A Se a diferena entre o tamanho dos tomos do soluto e do solvente for maior que 15%, o fator tamanho favorece a formao da soluo slida. B Metais que possuem forte afinidade qumica entre si tendem a formar soluo slida. C Metais muito prximos na srie de eletronegatividade formam compostos intermetlicos. D Para solubilidade completa em toda a faixa de composies, o soluto e o solvente tm que possuir a mesma estrutura cristalina. E A solubilidade de um metal em um solvente com maior valncia maior que em um solvente com menor valncia. 20
ENGENHARIA GRUPO V

QUESTO 37
A existncia de fratura frgil em materiais dcteis gerou a necessidade de se compreender melhor os mecanismos de fratura. As pesquisas permitiram a quantificao das relaes existentes entre as propriedades dos materiais, o nvel de tenso, a presena de defeitos geradores de trincas e os mecanismos de sua propagao. Os projetistas podem, dessa forma, antecipar e prevenir falhas estruturais. Tendo por base os princpios da mecnica da fratura, utilizada na anlise de falhas de amostras ensaiadas de forma controlada, assinale a opo correta. A Denomina-se tenacidade fratura o valor crtico do fator de intensidade de tenso para o qual ocorre uma extenso da trinca. B A condio de deformao plana na anlise de mecnica da fratura encontrada em placas finas, em que a direo de deformao zero paralela superfcie da placa. C D Os valores de tenacidade fratura so maiores nos materiais frgeis que nos materiais dcteis. O fator de concentrao de tenso a medida da resistncia de um material fratura frgil quando uma trinca est presente, e est relacionado ao comprimento da trinca e tenso aplicada. E A tenacidade fratura, por ser uma propriedade intrnseca do material, independente da temperatura, taxa de deformao e microestrutura.

QUESTO 38
Os tratamentos trmicos apropriados em ligas metlicas possibilitam alteraes substanciais nas suas propriedades mecnicas. de fundamental importncia ao engenheiro compreender, nos processamentos trmicos dos metais, os mecanismos presentes e suas correlaes com o tempo, a temperatura e suas possveis conseqncias nas propriedades previstas em projeto. Considerando os tratamentos trmicos convencionais utilizados na indstria metal-mecnica, assinale a opo correta. A O envelhecimento artificial caracterizado pelo endurecimento por precipitao decorrente de envelhecimento temperatura ambiente. B O recozimento pleno caracterizado, para ligas ferrosas, pelo aquecimento da amostra at a temperatura de austenitizao, seguido de resfriamento rpido. C A cementita globulizada, formada por lamelas alternadas de ferrita e cementita, obtida pelo resfriamento rpido das ligas ferrosas. D A fase denominada martensita formada quando ligas ferrosas austenitizadas so resfriadas lentamente. E Denomina-se recristalizao a formao de um novo conjunto de gros, livres de deformao, no interior de um material previamente deformado a frio.

QUESTO 40
A resistncia mecnica dos metais pode ser reduzida com o aumento da temperatura de ensaio. Tendo em vista que a mobilidade dos tomos aumenta com a temperatura, pode-se concluir que processos controlados por difuso tm efeito significativo nas propriedades mecnicas a temperaturas elevadas. Materiais expostos a tenses em altas temperaturas, como, por exemplo, rotores de turbinas de aeronaves, linhas de vapor de alta presso e paredes de reatores nucleares, sofrem deformaes permanentes dependentes do tempo, denominadas fluncia. Ensaios de fluncia so realizados em altas temperaturas para caracterizao mecnica a quente dos materiais. Considerando a curva tpica de fluncia apresentada na figura abaixo, assinale a opo correta.

ruptura deformao por fluncia, ,

primria

),

)t

terciria

secundria

QUESTO 39
A dureza de um material pode possuir mais de um significado. Em geral, para a maioria dos materiais, significa resistncia deformao e, para metais, essa propriedade a medida de sua resistncia deformao plstica. Considerando a dureza penetrao como a de maior interesse para metais aplicveis em engenharia, assinale a opo correta. A Dureza Brinell a escala mais indicada para materiais de alta dureza. B Esferas de ao e carbeto de tungstnio so os penetradores mais indicados para se determinar a dureza Vickers. C No ensaio de dureza Rockwell, a profundidade da impresso, que usada como base de medida, causada pela pr-carga. D Para determinao de microdureza na escala Knoop, utiliza-se um penetrador de diamante de base quadrada. E Na escala de dureza Rockwell, podem ser usados como penetradores o cone de diamante de 120 ou esferas de ao, dependendo da faixa de dureza. 21
ENGENHARIA GRUPO V

deformao instantnea tempo, t tr

A constncia da taxa de fluncia na fase secundria est relacionada ao equilbrio entre os processos concorrentes de encruamento e recuperao. Ensaios de fluncia por compresso so mais apropriados para materiais dcteis, pois, nesse caso, existiro amplificaes de tenso e propagao de trincas. Os parmetros mais importantes do ensaio so as inclinaes da poro terciria, conhecidas como taxas mnimas de fluncia. O parmetro de Larson-Miller permite a determinao do mecanismo predominante para um material especfico. O aumento da temperatura ou do nvel de tenso no ensaio de fluncia promove a reduo da deformao inicial instantnea e o aumento no tempo de vida at a ruptura.

QUESTO 41
Um componente mecnico na forma de uma barra cilndrica tem as dimenses apresentadas na figura I ao lado. Os requisitos de projeto dessa pea exigem que, aps a tmpera, sua superfcie tenha dureza maior ou igual a 50 HRC e o centro da barra, na parte de maior dimetro, apresente dureza entre 50 e 40 HRC. Para se evitarem trincas de tratamento trmico e, portanto, melhorar a produtividade, recomendado o uso de um meio de tmpera brando. Os critrios de escolha do material devem ser as curvas Jominy dos aos (figura II); as velocidades de resfriamento associadas aos meios de tmpera (figuras IIIa e IIIb); e custos para a obteno do produto final. O preo por quilo de aos para tratamento trmico tanto maior quanto maior for sua temperabilidade (endurecibilidade), conferida pela adio de elementos de liga. Com base nessas informaes, assinale a opo que apresenta o ao mais adequado aos requisitos do projeto. A O ao 4340 atende aos requisitos de projeto (durezas adequadas, mesmo utilizando-se um meio de tmpera brando) com custos de produo mais baixos. B Os aos 4140 e 4340 atendem aos requisitos de projeto (durezas adequadas, utilizando-se um meio de tmpera brando), mas o mais adequado o ao 4140, por ter menor custo, uma vez que os elementos de liga conferem menor temperabilidade em comparao com o ao 4340. C O ao 5140, a partir do critrio de temperabilidade, tem baixo custo e atende plenamente aos requisitos de projeto (dureza adequada, utilizando-se um meio de tmpera brando). D O ao 1040, por apresentar menor custo (no tem elementos de liga), satisfaz os requisitos de projeto (alcana os valores de dureza nos dois tipos de tmpera, brando ou vigoroso). E O ao 8640 pode alcanar os valores de dureza especificados para a superfcie e para o centro da pea utilizando o meio de tmpera brando. O requisito de custo, nesse caso, passa a ser irrelevante por no haver outro ao que atenda aos requisitos do projeto.

Figura I desenho esquemtico da barra.

Figura II curvas Jominy de aos selecionados.

Figura III curvas de resfriamento para barras de aos de diferentes dimetros e diferentes meios de tmpera: (a) resfriamento em gua e (b) resfriamento em leo.

22
ENGENHARIA GRUPO V

QUESTO 42
Uma pea metlica utilizada como componente na indstria automobilstica fabricada por um processo de conformao mecnica. O material utilizado uma liga metlica cuja composio qumica, pelo diagrama de equilbrio (no apresentado), indica a presena de uma nica fase desde a sua solidificao at a temperatura ambiente. Na ltima etapa desse processo de conformao, a pea apresenta duas regies distintas quanto quantidade percentual de deformao a frio: regio A = 15% e regio B = 6%. A pea resfriada rapidamente logo aps essa ltima etapa de processamento. A etapa seguinte do processo de fabricao o reaquecimento da pea em um forno cuja temperatura encontra-se entre 690 C e 700 C. Para aumentar a produtividade, o tempo de permanncia das peas no forno deve ser muito curto, de modo a garantir que ocorram os processos de recuperao e recristalizao, mas procura-se evitar crescimento de gro (se ocorrer, dever ser insignificante). Aps esse reaquecimento a pea resfriada rapidamente.
900 1.600 temperatura de recristalizao (C) temperatura de recristalizao (F) 800 1.400 700 1.200 600 1.000 500 800

400 300

10 deformao crtica

20

40

600 60 70

Percentual de trabalho a frio

Considerando o grfico acima, da temperatura de recristalizao em funo da quantidade de deformao acumulada (trabalho a frio), e os fenmenos de recuperao, recristalizao e crescimento de gro, assinale a opo que descreve corretamente a microestrutura esperada do material na temperatura ambiente e nas duas regies A e B aps os ciclos de processamento citados no texto. A Nas regies A e B, as microestruturas apresentaro gros equiaxiais e o tamanho mdio desses gros ser pequeno em relao aos gros nas demais regies da pea, pois ocorre recristalizao nessas duas regies. B O tamanho mdio de gro na regio A ser maior que o da regio B, pois toda a deformao local utilizada apenas para o processo de recuperao, e o tamanho de gro proporcional quantidade de recuperao da microestrutura. C Ocorre recristalizao na regio A, mas no na B. Na primeira etapa de processamento, as deformaes locais na regio B no alcanam valores capazes de promover a recristalizao no reaquecimento, mas possvel ocorrer recuperao devido faixa de temperaturas do processo. Deve haver, portanto, gros bem menores na regio A (gros recristalizados), em comparao com os da regio B (gros recuperados). D Quando ocorre deformao plstica elevada, h, necessariamente, precipitao induzida por deformao nas ligas policristalinas monofsicas. Essa precipitao resulta em um retardo da recristalizao. Assim, nas regies A e B deve ocorrer apenas recuperao, e os tamanhos de gro sero de valores bem prximos, mudando-se apenas a razo de aspecto dos gros localizados na regio mais deformada. E Na regio B, deve haver recuperao induzida pela deformao acumulada, seguida de recristalizao. A regio A, que apresenta deformao acumulada mais elevada, no precisa passar pela etapa de recuperao e, assim, nessa regio, deve haver somente recristalizao. No possvel comparar o tamanho de gro mdio das duas regies sem conhecer, antecipadamente, o tamanho de gro inicial da pea. 23
ENGENHARIA GRUPO V

QUESTO 43
O Brasil se destaca como um dos pases que detm grandes reservas de minrios, e as empresas que exploram e beneficiam os minrios dessas reservas j so consideradas lderes mundiais em alguns setores. Trata-se, portanto, de uma atividade promissora para engenheiros especializados nesse setor. No texto que se segue, apresentada uma descrio de uma das etapas do tratamento de minrios. Em uma planta de tratamento de minrios, o processamento comea por uma etapa de cominuio. O primeiro estgio constitudo de britadores e peneiras que reduzem o tamanho do minrio proveniente da mina para 100% abaixo de 1cm. Aps essa etapa, segue-se uma operao de moagem na qual moinhos de bolas operam em circuito fechado com ciclones. O produto deve estar 90% abaixo de 100 :m. Nessa ltima etapa, a carga circulante dos moinhos de 90%. A partir dessa descrio do processo, assinale a opo que apresenta o significado correto do termo carga circulante, referido no texto. A Para cada 900 kg de minrio que saem dos britadores, h uma tonelada que tambm chega aos moinhos, pois 100 kg so devolvidos pelos ciclones por estarem acima da especificao, no se contabilizando a massa de gua utilizada para a formao da polpa de moagem. B Para cada tonelada de minrio que sai dos moinhos, 900 kg atendem especificao e seguem para a etapa seguinte de concentrao do minrio, aps a eliminao do excesso de gua utilizada na moagem a mido e os 100 kg restantes retornam aos moinhos. C Para cada tonelada de minrio, 900 kg so ganga e, portanto, tm de ser separados e destinados a um processo de circulao para a pilha de rejeitos, aps a eliminao da gua utilizada na moagem a mido. D Para cada tonelada de minrio, proveniente da britagem, que alimentado no sistema, h 900 kg de minrio j modo que, por estarem com tamanho acima da especificao, so separados pelos ciclones e retornam ao moinho. E Para cada tonelada de minrio, h necessidade de se fazer a cominuio de 900 kg para que seja atingido o grau de liberao adequado etapa posterior do processamento, no se contabilizando a massa de gua existente na polpa de moagem. 24
ENGENHARIA GRUPO V

QUESTO 44
sabido que o principal equipamento de uma usina siderrgica o alto-forno. Nesse equipamento (um gigantesco reator qumico), o minrio de ferro,

essencialmente constitudo de hematita, alimentado pela parte superior do forno juntamente com carvo

coqueificado. Na parte inferior do forno, perto de sua base, soprado ar quente. O ar reage com o carbono, oxidando-o. O monxido de carbono produzido reage, ento, com o minrio de ferro, reduzindo-o. Considerando essa descrio sucinta do funcionamento de um alto-forno, assinale a opo correta. A O alto-forno produz, alm do ferro gusa, retirado pela parte inferior do equipamento, um gs que uma mistura essencialmente de nitrognio, proveniente do ar, e dixido de carbono, proveniente da queima do carvo. Esse gs descartado aps um procedimento de despoeiramento. B O ferro gusa produzido nada mais do que uma liga de ferro com carbono, com teor de carbono em torno de 0,76% peso. Esse o teor da composio euttica no diagrama Fe-C, sendo, portanto, o de menor ponto de fuso. C O alto-forno um reator em contra-corrente, pois os gases em ascenso reagem com a carga, de minrio e carbono, que desce lentamente medida em que o carbono consumido pela reao e o ferro gusa retirado na parte inferior. D Como o minrio de ferro e o coque so alimentados juntos, pela parte superior, e saem, aps as reaes, pela parte inferior do forno, na forma de ferro gusa, deduz-se que o alto-forno no um reator em contra-corrente. E Para que as reaes ocorram e o ferro passe para o estado lquido, o que permite sua sada do forno, necessrio fornecer calor. Isso feito pela queima de gs natural, carvo mineral ou vegetal, em

equipamentos localizados ao lado do alto-forno.

QUESTO 45
Em um laboratrio de processamento termomecnico foram realizadas as seguintes experincias associadas transformao de aos. Duas amostras de uma mesma chapa de ao (baixo teor de carbono) foram submetidas a um mesmo processo de austenitizao (temperatura e tempo iguais de austenitizao; mesmo tamanho de gro austentico) e laminadas sob um mesmo esquema de passes. Essas amostras, no entanto, ao serem retiradas do laminador, foram resfriadas de maneira distintas. Uma delas foi submetida a uma rota de resfriamento lento, resultando numa microestrutura predominantemente ferrtica, e a outra sofreu resfriamento rpido. Neste caso, o que se obteve foi microestrutura martenstica. A identificao das microestruturas foi realizada por microscopia tica. Ensaios de trao realizados com esses materiais revelaram valores de limite de escoamento muito baixos para o ao ferrtico, em comparao com ao martenstico. Assinale a opo que contm explicaes corretas quanto s diferenas do limite de escoamento observadas entre esses aos. A A transformao da austenita em martensita envolve deformao plstica, o que corresponde a um encruamento do material. Esse encruamento explica integralmente o aumento da resistncia da martensita em relao ferrita. B A transformao de austenita (CFC) para martensita (TCC) ocorre sem difuso de C. A grande quantidade de C em soluo slida (ocupando os interstcios da martensita), juntamente com grande densidade de discordncias da martensita (formada na transformao CFC 6TCC), dificulta a movimentao das discordncias na martensita, o que explica o aumento do limite de escoamento associado a essa microestrutura. C Para formar ferrita, em que a solubilidade mxima de C da ordem de 0,022% (% peso), necessrio que ocorra a difuso de C para os contornos de gro da ferrita (a difuso ocorre devido baixa velocidade de resfriamento). Os tomos de carbono segregados nos contornos de gro no contribuem para a resistncia mecnica, o que explica o baixo valor do limite de escoamento do ao ferrtico, em comparao com o do ao martenstico. D Para ocorrer a transformao martenstica, necessrio haver formao de Fe3C durante o resfriamento rpido. Essa rede de precipitados finos e dispersos na matriz (precipitao na martensita) impede a movimentao de discordncias, aumentando o limite de escoamento. Nos aos ferrticos, o C em soluo slida forma carbetos de maior tamanho, que no so eficazes para impedir a movimentao das discordncias, o que explica a queda no limite de escoamento dos aos ferrticos. E Por se tratar de um ao de baixo carbono, uma certa frao de austenita retida junto com a martensita (a fase austenita no visvel nas anlises por microscopia tica). A austenita apresenta valor de dureza muito elevado, pois essa fase mantm maior quantidade de carbono em soluo slida. Portanto, a amostra resfriada mais rapidamente, devido presena da austenita retida, apresentar um valor de dureza bem mais elevado que a da amostra resfriada mais 25
ENGENHARIA GRUPO V

lentamente, cuja estrutura final ferrtica.

QUESTO 46
Estruturas cermicas de alumina e compostos polimricos de polimetilmetacrilato (PMMA) so dois novos materiais, recentemente desenvolvidos, para a confeco de ossos artificiais. A novidade a estrutura superficial porosa e a presena de substncias que lhes conferem atividade biolgica. O que os pesquisadores fizeram foi modificar as propriedades da cermica de alumina e do PMMA. Na construo de uma prtese por polimerizao de PMMA, ocorre a repetio do mero descrito por

QUESTO 47
Um projeto de desenvolvimento de processos alternativos de reciclagem de embalagens plsticas de poli (tereftalato de etileno), o conhecido PET, revelou trs processos de reciclagem promissores. Um deles prope rota inovadora para a obteno do cido tereftlico um dos reagentes importados utilizados na produo do PET a partir de garrafas plsticas usadas e descartadas. Dados da Associao Brasileira das Indstrias Qumicas mostram que, em 2007, o Brasil importou 347.057 toneladas desse cido, no valor de US$ 337,8 milhes. Na reciclagem qumica, o objetivo forar o plstico a ter uma reao contrria ocorrida na sua formao. Em vez de os derivados de petrleo serem polimerizados para formao do plstico, se utilizam reaes de despolimerizao para obter os derivados de petrleo como o cido tereftlico. O PET, cujo processo de despolimerizao permite a obteno do cido tereftlico, A uma resina, cujo mero representado por

QUESTO 48
A luz, sob determinadas condies, contribui para acelerar processos de estruturao e de degradao de materiais polimricos, assim como ajuda a avaliar a sua composio. Essa estreita interao, em suas mltiplas facetas, a base de estudos recentemente desenvolvidos, cujos resultados so interessantes, principalmente, para a rea odontolgica. No caso dos compsitos de resinas utilizados em tratamentos dentrios, uma das pesquisas realizadas teve como foco avaliar, com auxlio da luz ultravioleta (UV), a resposta fluorescente da restaurao, ou seja, verificar se ela apresentava o mesmo comportamento de um dente natural, que possui uma fluorescncia prpria, originada de um peptdeo chamado piridinolina, presente no colgeno da dentina. Dependendo do material utilizado, a restaurao aparece na cor preta, enquanto o dente emite uma radiao branco-azulada quando exposto a luz UV. como se existisse um buraco no lugar da restaurao. Isso ocorre porque a composio da resina pode no conter agentes fluorescentes, em geral compostos de terras-raras, que tambm tm aplicao em tecnologias diversas como lmpadas fluorescentes, vidros e fibras pticas. Aplicaes como essa esto diretamente associadas s propriedades fsico-qumicas dos polmeros, principalmente seus comportamentos mecnico e trmico. Em relao a polmeros termofixos ou termoplsticos, assinale a opo correta. A Em nvel molecular, medida em que a temperatura aumenta as foras de ligao secundrias em materiais termofixos diminuem (pelo aumento do movimento molecular), de maneira tal que o movimento relativo de cadeias vizinhas facilitado quando uma fora aplicada sobre o material. B Se um material polimrico termoplstico fundido e submetido a temperaturas suficientemente altas para promover vibraes moleculares que provoquem a quebra das ligaes primrias covalentes, ento ele sofrer um processo de degradao irreversvel. C Durante o tratamento trmico inicial de materiais polimricos termoplsticos, so formadas ligaes covalentes cruzadas entre cadeias moleculares vizinhas. Essas ligaes ancoram as cadeias de tal forma que elas aumentam a resistncia do material aos movimentos vibracional e rotacional associados ao aumento da temperatura. D Se um material polimrico termoplstico fundido e submetido a temperaturas suficientemente altas para promover a quebra das ligaes primrias covalentes, ento ele sofrer um processo de degradao reversvel. E Durante o tratamento trmico inicial de materiais polimricos termoplsticos, so formadas ligaes mistas cruzadas inico-covalentes entre cadeias moleculares vizinhas. Essas ligaes cruzadas ancoram as cadeias de tal forma que elas aumentam a resistncia do material aos movimentos vibracional e rotacional associados ao aumento da temperatura. 26

B uma poliamida, cujo mero representado por

C um polister, cujo mero representado por

D um polister, cujo mero representado por

E uma borracha, cujo mero representado por

ENGENHARIA GRUPO V

QUESTO 49
Luma o nome de um rob que serve para inspeo de represas e do meio ambiente marinho e foi construdo para operar, no mximo, a 50 metros de profundidade. Pesquisadores agora querem adapt-lo para mergulhar no continente Antrtico at a profundidade de 500 metros. Para isso sua estrutura de alumnio foi trocada para poliacetal. O poliacetal um bom substituto de materiais metlicos, como o alumnio usado no rob, por ser ele A um polmero termofixo, pesado, com alto coeficiente de atrito, capaz de ser utilizado at temperaturas de trabalho prximas temperatura ambiente. B um copolmero, leve, com alta capacidade de absoro de gua e com baixa resistncia ao impacto. C um polmero termoplstico, leve, resistente gua e com alta resistncia mecnica. D uma borracha, com alta resistncia a ambientes altamente corrosivos, alta capacidade de absoro de gua e baixa resistncia ao impacto. E um compsito termofixo, pesado, com alto coeficiente de atrito, capaz de ser utilizado at temperaturas de trabalho prximas ambiente.

QUESTO 50
Por dentro da embalagem Empresa desenvolve equipamento de raios X para detectar metais, vidros e pedras em alimentos. Provavelmente, a maioria dos consumidores no sabe, mas a trajetria de grande parte dos produtos alimentcios existentes no supermercado passa por uma mquina que detecta metais no local onde so fabricados. Isso acontece com o produto j pronto e embalado, para se verificar se h pequenos pedaos de peas, parafusos ou outros contaminantes metlicos nas matrias-primas. Assim, um pacote de po de frma, de biscoitos, de sopa instantnea, ou ainda uma caixa de sabo em p, por exemplo, so averiguados quanto presena de indesejveis ingredientes metlicos. Grande parte dessas mquinas, no Brasil, fabricada pela mesma empresa que est prestes a lanar um equipamento inovador para esse nicho do mercado industrial brasileiro. Ele utiliza raios X para identificar no apenas metais, mas tambm pedras, plsticos e vidros, ou tudo o que saia da densidade tpica, como a de um pedacinho de osso num hambrguer. Os materiais inconvenientes do tamanho de at 1 milmetro podero ser visualizados e o produto retirado de circulao antes de sair da fbrica.
Revista FAPESP (com adaptaes)

QUESTO 51
No ltimo ms de setembro foi realizado, em So Paulo SP, o 3.o Encontro Brasileiro de Tcnicos em Prteses Dentrias. Nesse evento, um dos materiais dentrios de maior destaque foi a zircnia tetragonal estabilizada com tria, ZrO2(3%Y2O3), um material cermico que possui alta tenacidade fratura. Segundo os conferencistas, esse material suporta diferentes esforos mastigatrios pela alta resistncia propagao de trincas, resultante do mecanismo de tenacificao por transformao de fase. A figura abaixo representa o crescimento de uma trinca e a transformao de fase que ocorre ao redor dessa trinca, o que causa uma sensvel melhoria nas propriedades mecnicas desse material.
crescimento da trinca estgio inicial de propagao da trinca estgio final de propagao da trinca

partculas de ZrO2 na fase tetragonal

Certamente, o que a maioria dos produtos alimentcios tem em comum, a sua embalagem polimrica. Dessa maneira, para otimizar a capacidade de deteco do equipamento de raios X que a empresa desenvolveu, A A relao massa/volume do material polimrico da embalagem deve ser alta e constante, de maneira a no interferir na deteco dos tipos de materiais esprios mencionados. B a relao massa/volume do material polimrico da embalagem deve ser a maior possvel, de maneira a no interferir na deteco dos tipos de materiais esprios mencionados. C A estrutura atmica do material polimrico da embalagem deve ser a mais densa possvel, de tal maneira que os raios X interajam construtivamente com ela, satisfazendo a lei de Bragg. D a relao massa/volume do material polimrico da embalagem deve ser a menor possvel, de maneira a no interferir na deteco dos tipos de materiais esprios mencionados. E O material polimrico da embalagem deve ser recristalizado para permitir, pela lei de Bragg, que os raios X interajam destrutivamente com ele e maximizem, portanto, a capacidade de deteco do material esprio na embalagem. 27
ENGENHARIA GRUPO V

campo de tenso na fase tetragonal se transformando para a fase monoclnica

partculas de zircnia na fase monoclnica

Com o auxlio da figura acima, assinale a opo correta. A A fase tetragonal de ZrO2, ao redor da trinca, transforma-se em ZrO2 monoclnica. Isso gera uma expanso volumtrica que produz tenses contrrias ao sentido de propagao da trinca, dificultando o seu crescimento. A fase tetragonal de ZrO2 sofre retrao volumtrica de 3 a 5%, transformando-se em ZrO2 monoclnica. H sensvel diferena de coeficientes de expanso trmica entre os gros de ZrO2 tetragonal e os de ZrO2 monoclnica, gerando campos de tenso que dificultam o crescimento da trinca. A transformao de fase promove ramificao progressiva de trincas, reduzindo a energia necessria para a propagao da trinca. A transformao de fase promove aquecimento na ponta da trinca. Essa energia trmica liberada posteriormente convertida em energia de fratura que, somada aos defeitos de empilhamento, dificultam o crescimento da trinca.

B C

D E

QUESTO 52
Uma das formas mais utilizadas na conformao de um p cermico a prensagem. Essa tcnica pode ser realizada a partir da aplicao de presses uniaxiais ou isostticas. Ao desenvolver cermicas por compactao, pesquisadores de determinada empresa optaram por submeter amostras ao processo final de prensagem isosttica em meio lquido, pois, nesse caso, os compactos a verde apresentariam melhor homogeneidade de densidade na amostra.

QUESTO 53
Nos ltimos anos foram obtidos avanos expressivos no desenvolvimento de processos de sinterizao, em especial quanto reduo de consumo de energia no processo. Tal reduo de energia pode ser conseguida, por exemplo, reduzindo-se as temperaturas finais de sinterizao pelo uso de materiais densos desenvolvidos nanoparticulados. a partir Com de ps em cermicos de base conceitos

sinterizao por fase slida, assinale a opo que apresenta a justificativa correta para essa reduo na temperatura final de sinterizao. A Como a fora motriz para o processo de sinterizao a eliminao de poros, ps mais finos, quando compactados, apresentam menor porosidade e, assim, menos tempo necessrio para a completa densificao desses materiais B A sinterizao em materiais nanomtricos ocorre mais facilmente devido menor rea superficial especfica que partculas dessa ordem de tamanho possuem. Assim, h maior possibilidade de que os mecanismos densificao. C O maior grau de compatibilidade reduz a de sinterizao sejam ativados, reduzindo-se as temperaturas necessrias para total

Com relao a essa situao, assinale a opo que apresenta a justificativa correta para a escolha dos pesquisadores.

A H um aumento homogneo do atrito entre o fluido e as paredes da pea cermica, fazendo com que o material sofra compactao homognea. B A tenso de compactao na prensagem isosttica apresenta dependncia com a relao altura/dimetro e com o coeficiente de atrito entre as paredes. C Existe uma compensao de presso referente ao material que apresenta distribuio monomodal de tamanho de partculas, o que no acontece em materiais submetidos apenas a prensagem uniaxial. D As nanopartculas presentes no ncleo do compacto sero transportadas para a sua superfcie, garantindo a homogeneidade do material cermico prensado. E No h atrito entre as paredes da matriz de compactao e o material, e a presso de compactao uniforme em toda amostra devido aplicao de presso isosttica. 28
ENGENHARIA GRUPO V

necessidade de maior taxa de difuso pelo volume entre as partculas, as quais esto, necessariamente, relacionadas ao aumento da temperatura. D A reduo da energia livre superficial total de um sistema de partculas considerada a fora motriz do processo de sinterizao. Com a maior rea superficial presente nos ps nanoparticulados, h maior facilidade para que aconteam os fenmenos difusionais e de evaporao-condensao. Assim, temperaturas menores so requeridas. E Partculas nanomtricas sofrem mais facilmente o processo de agitao trmica do que partculas micromtricas. Portanto, essas nanopartculas podem ser sinterizadas a temperaturas mais baixas.

QUESTO 54
Ao adicionar dispersantes em uma suspenso cermica de Al2O3, pesquisadores concluram que

QUESTO 55
A tcnica de caracterizao cermica por dilatometria permite, entre outras coisas, avaliar a retrao de compactos cermicos em funo da temperatura atingida. A figura I a seguir apresenta as curvas de retrao de trs amostras de um mesmo tipo de material prensadas em diferentes presses de compactao.
-0,002 0,000

concentraes considerveis de slidos poderiam ser adicionadas ao lquido sem que ocorresse a formao de aglomerados. Os dispersantes usados possuam mecanismo de estabilizao estrico. Nesse mecanismo a estabilizao

taxa de retrao

se d pela adsoro superfcie da partcula de um polmero neutro, com cadeia molecular suficientemente longa.

-0,002 -0,004 -0,006 -0,008 -0,010 0,5 ton 1,5 ton 3,0 ton

Assinale a opo correta acerca do mtodo de estabilizao utilizado pelos pesquisadores.

-0,012 -0,014

A O

pH

do

meio

lquido

deve

ser

monitorado

200

400

600

800

1.000

1.200

1.400

constantemente, visando alterao transitria das cargas superficiais e permitindo, assim, a eficiente polimerizao do material. B A polimerizao parcial j suficiente para a completa individualizao das partculas, pois h uma reduo considervel na energia superficial especfica das partculas do sistema. C Para uma estabilizao eficiente, necessrio que o polmero recubra totalmente a superfcie da partcula e que a camada adsorvida possua uma espessura maior que a distncia mnima na qual as foras atrativas de van der Waals sejam significativas. D Uma eficiente esterilidade das partculas se d pela formao de espessuras polimricas menores que a espessura de estabilidade das foras atrativas de van der Waals, obtida com a compensao inica das cargas superficiais. E Como o processo de polimerizao superficial das partculas no afeta as foras de ligao, devido neutralidade eletrnica, necessrio que algumas regies da superfcie das partculas estejam isentas dessa camada polimrica, visando o ajuste de cargas superficiais. 29
ENGENHARIA GRUPO V

temperatura (C)

Figura I

1.200
Figura II

1.400

Em relao aos grficos acima, em que a figura II a ampliao de parte da figura I, correto afirmar que A B as amostras no atingem densificao completa em menores presses de compactao. maiores presses de compactao deslocam a temperatura de sinterizao para cima, pois necessrio o aumento de temperatura para que os mecanismos de sinterizao atuem. o material atinge retrao mxima em temperaturas entre 1.000 C e 1.200 C, independentemente da presso com a qual foi compactado. a densificao dos compactos no sofre interferncia da presso de compactao, pois, em temperaturas da ordem de 1.000 C, h acomodao total das partculas. a agregao das partculas cresce com o aumento da presso de compactao, o que facilita a ativao dos mecanismos de sinterizao e reduz a temperatura mxima de retrao.

QUESTIONRIO DE PERCEPO SOBRE A PROVA


As questes abaixo visam levantar sua opinio sobre a qualidade e a adequao da prova que voc acabou de realizar. Assinale as alternativas correspondentes sua opinio, nos espaos prprios do Caderno de Respostas. Agradecemos sua colaborao.

QUESTO 5
Os enunciados das questes da prova na parte de Componente Especfico estavam claros e objetivos? A B C D E Sim, todos. Sim, a maioria. Apenas cerca de metade. Poucos. No, nenhum.

QUESTO 1
Qual o grau de dificuldade desta prova na parte de Formao Geral? A Muito fcil. B Fcil. C Mdio. D Difcil. E Muito difcil.

QUESTO 6
As informaes/instrues fornecidas para a resoluo das questes foram suficientes para resolv-las? A B C D E Sim, at excessivas. Sim, em todas elas. Sim, na maioria delas. Sim, somente em algumas. No, em nenhuma delas.

QUESTO 2
Qual o grau de dificuldade desta prova na parte de Componente Especfico? A Muito fcil. B Fcil. C Mdio. D Difcil. E Muito difcil.

QUESTO 7
Voc se deparou com alguma dificuldade ao responder prova. Qual? A B C D E Desconhecimento do contedo. Forma diferente de abordagem do contedo. Espao insuficiente para responder s questes. Falta de motivao para fazer a prova. No tive qualquer tipo de dificuldade para responder prova.

QUESTO 3
Considerando a extenso da prova, em relao ao tempo total, voc considera que a prova foi A muito longa. B longa. C adequada. D curta. E muito curta.

QUESTO 8
Considerando apenas as questes objetivas da prova, voc percebeu que A no estudou ainda a maioria desses contedos. B estudou alguns desses contedos, mas no os aprendeu. C estudou a maioria desses contedos, mas no os aprendeu. D estudou e aprendeu muitos desses contedos. E estudou e aprendeu todos esses contedos.

QUESTO 4
Os enunciados das questes da prova na parte de Formao Geral estavam claros e objetivos? A Sim, todos. B Sim, a maioria. C Apenas cerca da metade. D Poucos. E No, nenhum. 30
ENGENHARIA GRUPO V

QUESTO 9
Qual foi o tempo gasto por voc para concluir a prova? A B C D E Menos de uma hora. Entre uma e duas horas. Entre duas e trs horas. Entre trs e quatro horas. Quatro horas e no consegui terminar.

Vous aimerez peut-être aussi