Vous êtes sur la page 1sur 7

Superior Tribunal de Justia

RECURSO ESPECIAL N 1.024.691 - PR (2008/0015183-5) RECORRENTE ADVOGADO RECORRIDO ADVOGADO : : : : PAWLOWSKI E PAWLOWSKI LTDA E OUTROS JOS CARLOS DEL GROSSI PETROBRS DISTRIBUIDORA S/A KENNEDY MACHADO E OUTRO(S) RELATRIO A EXMA. SRA. MINISTRA NANCY ANDRIGHI (Relatora): Cuida-se de recurso especial interposto por PAWLOWSKI E PAWLOWSKI LTDA. e OUTROS, com fundamento no art. 105, III, a e c, da CF/88, contra acrdo proferido pelo Tribunal de Justia do Estado do Paran TJ/PR.

Ao: embargos execuo de ttulo extrajudicial opostos pelos recorrentes em face de PETROBRS DISTRIBUIDORA S.A. Segundo consta da inicial da ao de execuo, a recorrida alega ser credora da importncia de R$ 202.354,89 (duzentos e dois mil trezentos e cinquenta e quatro reais e oitenta e nove centavos), em razo da aquisio de produtos lubrificantes devidamente entregues aos recorrentes (e-STJ fls. 69/71). Os recorrentes, contudo, requerem a extino do processo executivo ante a ausncia de ttulo extrajudicial hbil a fundamentar a ao de execuo, pois a empresa recorrida apresentou somente boletos bancrios acompanhados das respectivas notas fiscais, sem contudo indicar as duplicatas mercantis que tiveram origem no negcio jurdico celebrado entre as partes (e-STJ fls. 5/21). Sentena: julgou procedentes os embargos execuo opostos pelos recorrentes, pois o denominado boleto bancrio de cobrana, no guardando equiparao, por sua emisso atpica, duplicata ou a qualquer outro ttulo de crdito, no documento cambial que viabilize o ajuizamento de processo de execuo, ainda que acompanhado de notas fiscais de servio e protesto (e-STJ fls. 476/482). A recorrida interps recurso de apelao face essa deciso (e-STJ fls. 486/493). Acrdo: o TJ/PR deu parcial provimento apelao interposta pela recorrida, nos termos da seguinte ementa (e-STJ fls. 534/548):
Documento: 14331560 - RELATRIO E VOTO - Site certificado Pgina 1 de 7

Superior Tribunal de Justia


APELAO CVEL - EMBARGOS DO DEVEDOR - EXECUO DE TTULO EXTRAJUDICIAL - PROTESTO DE DUPLICATA VIRTUAL PROTESTO POR INDICAO MEDIANTE APONTAMENTO DO BOLETO BANCRIO - POSSIBILIDADE - PROVA DE ENTREGA DA MERCADORIA - EXECUO PERFEITAMENTE INSTRUDA APLICAO DO INPC - INDEXADOR QUE MELHOR REFLETE A INFLAO - RECURSO PARCIALMENTE PROVIDO - INVERSO DO NUS DA SUCUMBNCIA. 1. A legislao no exige mais a existncia da duplicata materializada em papel para viabilizar a execuo judicial. 2. Hodiernamente, admite-se o protesto por indicao mediante apontamento do boleto bancrio, desde que presentes os requisitos necessrios. 3. Perfeita a execuo fundada em duplicata virtual, protestada por indicao, se provada a realizao do negcio e o recebimento da mercadoria pelo devedor. 4. O ndice a ser aplicado na atualizao monetria o INPC, por ser o que melhor reflete e recompe as perdas inflacionrias. Apelao cvel parcialmente provida.

Embargos de declarao: interpostos pelos recorrentes (e-STJ fls. 553/559), foram rejeitados (e-STJ fls. 574/578). Recurso especial: alega violao dos arts. 585, 583, 586, 614, I, e 618 do CPC; arts. 13, 1 e 15, II, da Lei 5.474/68 e art. 21, 3, da Lei 9.492/97, alm de divergncia jurisprudencial. Segundo os recorrentes, analisando-se os artigos violados, verifica-se que nenhum deles faz meno possibilidade da execuo ser embasada em 'ttulo virtual' ou 'boleto bancrio', sendo indispensvel a apresentao fsica do ttulo exequendo (...). Os aludidos 'boletos bancrios' so documentos atpicos e apcrifos, ou seja, no cumprem os requisitos ditados pela legislao, no esto elencados no rol taxativo do art. 585, do Cdigo de Processo Civil e no contm assinatura de seu emitente, sendo, portanto, imprestveis a instruir uma execuo de ttulo judicial (e-STJ fls. 582/600). Exame de admissibilidade: o TJ/PR admitiu o recurso especial, determinando a remessa dos autos ao STJ (e-STJ fls. 624/625). o relatrio.

Documento: 14331560 - RELATRIO E VOTO - Site certificado

Pgina 2 de 7

Superior Tribunal de Justia


RECURSO ESPECIAL N 1.024.691 - PR (2008/0015183-5) RELATORA RECORRENTE ADVOGADO RECORRIDO ADVOGADO : : : : : MINISTRA NANCY ANDRIGHI PAWLOWSKI E PAWLOWSKI LTDA E OUTROS JOS CARLOS DEL GROSSI PETROBRS DISTRIBUIDORA S/A KENNEDY MACHADO E OUTRO(S) VOTO A EXMA. SRA. MINISTRA NANCY ANDRIGHI (Relatora): Cinge-se a lide a determinar a exequibilidade de boletos bancrios cujo protesto foi efetuado por indicao, tendo em vista a emisso eletrnica das respectivas duplicatas e a apresentao de comprovante de entrega de mercadorias.

I. Admissibilidade do recurso especial. Divergncia jurisprudencial

De acordo com a leitura que os recorrentes fazem do acrdo proferido pelo TJ/PR, a possibilidade de protesto mediante indicao de boletos bancrios, alm de absolutamente indevida, diverge da posio adotada pelo TJ/SC em hiptese muito semelhante dos autos, na qual restou consignado que os boletos bancrios (...), ainda que acompanhados dos instrumentos de protesto e dos comprovantes de entrega das mercadorias, no constituem documentos hbeis a ensejar ao de execuo (e-STJ fl. 604). O dissdio, portanto, est bem demonstrado, pois o recurso especial preocupou-se em aproximar as hipteses fticas, fazendo o cotejo entre referidas decises. Nesse ponto, o recurso especial rene os requisitos de admissibilidade.

II Delimitao da controvrsia

A tese dos recorrentes resume-se impugnao da regularidade formal dos ttulos executivos que fundamentam a execuo ajuizada pela recorrida, pois os boletos bancrios que a instrumentaram no dispensam a apresentao fsica do ttulo
Documento: 14331560 - RELATRIO E VOTO - Site certificado Pgina 3 de 7

Superior Tribunal de Justia


exequendo (e-STJ fl. 589). Diante do inadimplemento da obrigao assumida pelos recorrentes, a recorrida emitiu boletos de cobrana bancria, encaminhando-os a protesto na modalidade por indicao. As notas fiscais referentes s mercadorias comercializadas e o recibo de entrega dos produtos tambm acompanharam a inicial da ao de execuo, conforme atesta o acrdo recorrido (e-STJ fl. 541). Os recorrentes, no entanto, insistem na imprescindibilidade da apresentao da cambial, porque a hiptese dos autos no permite a aplicao da exceo regra legal (art. 13, 1, e 15 da Lei 5.474/68), segundo a qual a duplicata somente pode ser protestada via indicao na falta de devoluo do ttulo, dentro do prazo legal (e-STJ fl. 593).

III. A duplicata virtual

Antes de passar anlise da questo colocada a debate nestes autos, julgo conveniente lembrar que a Lei das Duplicatas Mercantis (Lei 5.474/68) foi editada em uma poca na qual a criao e posterior circulao eletrnica dos ttulos de crdito era inconcebvel. Na dcada de 60, no havia o registro do crdito por meio magntico, ou seja, sem papel ou crtula que o representasse fisicamente. O princpio da Cartularidade, que condiciona o exerccio dos direitos exarados em um ttulo de crdito sua devida posse, vem sofrendo cada vez mais a influncia da informtica. A praxe mercantil aliou-se ao desenvolvimento da tecnologia e desmaterializou a duplicata, transformando-a em registros eletromagnticos,

transmitidos por computador pelo comerciante ao banco. O banco, a seu turno, faz a cobrana, mediante expedio de simples aviso ao devedor - os chamados 'boletos', de tal sorte que o ttulo em si, na sua expresso de crtula, somente vai surgir se o devedor se mostrar inadimplente. Do contrrio, - o que corresponde imensa maioria dos casos - a duplicata mercantil atem-se a uma potencialidade que permite se lhe sugira a designao de duplicata virtual' (Frontini, Paulo Salvador. Ttulos de crdito e ttulos circulatrios: que futuro a informtica lhes reserva? Rol e funes vista de sua crescente
Documento: 14331560 - RELATRIO E VOTO - Site certificado Pgina 4 de 7

Superior Tribunal de Justia


desmaterializao . In RT 730/60). Os usos e costumes desempenham uma relevante funo na demarcao do Direito Comercial. Atualmente, os hbitos mercantis no exigem a concretizao das duplicatas, ou seja, a apresentao da crtula impressa em papel e seu encaminhamento ao sacado. fundamental, portanto, considerar essa peculiaridade para a anlise deste recurso especial, a fim de que seja alcanada soluo capaz de adaptar a jurisprudncia realidade produzida pela introduo da informtica na praxe mercantil - sem, contudo, desprezar os princpios gerais de Direito ou violar alguma prerrogativa das partes. importante ter em vista, ainda, que a m interpretao da legislao aplicvel s transaes comerciais pode ser um srio obstculo agilidade negocial, de maneira a tornar a posio do Brasil no competitivo mercado internacional cada vez mais desvantajosa. Diante dessas consideraes, no causa espcie que na relao comercial estabelecida entre as partes no tenha sido constatada a existncia fsica do ttulo. O legislador, atento s alteraes das prticas comerciais, regulamentou os chamados ttulos virtuais na Lei 9.492/97, que em seu art. 8 permite as indicaes a protesto das Duplicatas Mercantis e de Prestao de Servios, por meio magntico ou de gravao eletrnica de dados. O art. 22, pargrafo nico, da mesma Lei dispensa a transcrio literal do ttulo ou documento de dvida, nas hipteses em que o Tabelio de Protesto conservar em seus arquivos gravao eletrnica da imagem, cpia reprogrfica ou microgrfica do ttulo ou documento de dvida. Os ttulos de crdito virtuais ou desmaterializados obtiveram, portanto, o merecido reconhecimento legal, posteriormente corroborado pelo art. 889, 3, do CC/02, que autoriza a emisso do ttulo a partir dos caracteres criados em computador ou meio tcnico equivalente e que constem da escriturao do emitente. Verifica-se, assim, que as duplicatas virtuais encontram previso legal, razo pela qual inevitvel concluir pela validade do protesto de uma duplicata emitida eletronicamente. No obstante a inexistncia de previso especfica acerca da duplicata virtual na Lei 5.474/68, o art. 13 desse mesmo diploma legal permite o protesto por indicao do ttulo de crdito. O art. 15, II, estabelece os requisitos para conferir eficcia
Documento: 14331560 - RELATRIO E VOTO - Site certificado Pgina 5 de 7

Superior Tribunal de Justia


executiva s duplicatas sem aceite. Na hiptese dos autos, que trata de duplicata emitida eletronicamente, a executividade do boleto bancrio vinculado ao ttulo est condicionada apresentao do instrumento de protesto e do comprovante de entrega das mercadorias ou prestao dos servios, bem como inexistncia de recusa justificada do aceite pelo sacado. A admissibilidade das duplicatas virtuais um tema ainda bastante polmico na doutrina. Willie Duarte Costa, por exemplo, afirma que a desmaterializao da duplicata incentiva a fraude, pois muitos boletos bancrios tm sido emitidos como se fossem baseados em algumas duplicatas, mas estas na verdade no existem e nunca existiram, no tm lastro e so consideradas 'frias'. Segundo o autor, muitos cartrios dispensam a apresentao de comprovante de entrega das mercadorias ou de prestao dos servios para efetuar o protesto por indicao do boleto, ou seja, a prova da remessa da duplicata no levada ao Cartrio (COSTA, Wille Duarte. Ttulos de Crdito. Belo Horizonte: Del Rey, 4 Ed., 2010, p. 428). A prtica da simulao de uma compra e venda mercantil para a emisso de duplicatas, contudo, anterior existncia da duplicata virtual. O art. 172 do CP, com a redao que lhe foi dada pela Lei 8.137/90 - bem antes, portanto, da vigncia da Lei 9.492/97 - descreve o delito da duplicata simulada, cuja ao tpica emitir fatura, duplicata ou nota de venda que no corresponda mercadoria vendida, em quantidade ou qualidade, ou ao servio prestado. Verifica-se, portanto, que impossvel atribuir a existncia das duplicatas frias implantao das chamadas duplicatas virtuais, pois a materializao dos ttulos de crdito jamais teve o condo de impedir a ocorrncia desse crime. Disso decorre que no h justificativa para o verdadeiro fetiche que os recorrentes desenvolveram pela representao fsica da crtula. No se trata, aqui, de atribuir eficcia executiva ao boleto singularmente considerado. Esse documento bancrio apenas contm as caractersticas da duplicata virtual emitida unilateralmente pelo sacador, e no se confunde com o ttulo de crdito a ser protestado. Se, contudo, o boleto bancrio que serviu de indicativo para o protesto (i) retratar fielmente os elementos da duplicata virtual, (ii) estiver acompanhado do comprovante de entrega das
Documento: 14331560 - RELATRIO E VOTO - Site certificado Pgina 6 de 7

Superior Tribunal de Justia


mercadorias ou da prestao dos servios e (iii) no tiver seu aceite justificadamente recusado pelo sacado, passa a constituir ttulo executivo extrajudicial, nos termos do art. 586 do CPC. Como bem destaca o Prof. Luiz Emygdio F. da Rosa Jr., no caso da duplicata virtual, o ttulo executivo extrajudicial corresponde ao instrumento de protesto feito por indicaes do portador, mediante registro magntico, como permitido pelo pargrafo nico do art. 8 da Lei n 9.492/97, acompanhado do comprovante de entrega e recebimento da mercadoria pelo sacado (Rosa Junior, Luiz Emygdio Franco da. Ttulos de Crdito . Rio de Janeiro: Renovar, 6 Ed., 2009, p. 759). Portanto, se a lei exige do sacador o protesto da duplicata para o ajuizamento da ao cambial e lhe confere autorizao para efetuar esse protesto por mera indicao - sem a apresentao da duplicata -, evidente que a exibio do ttulo no imprescindvel para o ajuizamento da execuo judicial, bastando a juntada do instrumento de protesto e o comprovante de entrega das mercadorias ou da prestao dos servios. Assim, os boletos de cobrana bancria, devidamente acompanhados dos instrumentos de protesto por indicao e dos comprovantes de entrega da mercadoria ou da prestao dos servios, suprem a ausncia fsica do ttulo cambirio em questo e constituem, em princpio, ttulos executivos extrajudiciais.

Forte nessas razes, NEGO PROVIMENTO ao recurso especial.

Documento: 14331560 - RELATRIO E VOTO - Site certificado

Pgina 7 de 7

Vous aimerez peut-être aussi