Vous êtes sur la page 1sur 4

TRABALHO DE QUMICA

Assunto: Polipeptdios

INTRODUO

As protenas (polipeptdios) so molculas formadas por aminocidos ligados entre si, atravs de ligaes peptdicas durante o mecanismo de transcrio, resultantes de uma informao gentica que regula, por intermdio dessas substncias, todas as reaes metablicas da clula. Cada tipo de protena possui os mesmos aminocidos, ordenados linearmente segundo uma mesma sequncia, o que significa a estrutura primria de um polipeptdio.

Contudo, esse filamento, em consequncia disposio espacial e a possibilidade de rotao dos aminocidos, proporciona um arranjo configurando aspecto helicoidal, ou seja, espiralada sobre si mesma, originando a estrutura secundria. Como as protenas so formadas com base em 20 tipos diferentes de aminocidos, cada um com propriedades qumicas especficas (pontes de hidrognio e bissulfeto), podem assim expressar reaes de interao atrativa ou repulso, ocasionando dobras na estrutura secundria, surgindo uma terceira conformao estrutural. Finalmente, a estrutura quartenria se refere formao de uma ou mais cadeias de protenas unidas entre si, formando novelos ou fibras. Este fato, evolutivamente, representa uma das maiores perfeies da manifestao da vida, pois a funo de uma protena est intimamente relacionada sua forma. Assim, qualquer erro, desde a coordenao a partir do DNA, pode acarretar distrbios metablicos. Muitas doenas que afetam o ser humano so provocadas por anomalias genticas que alteram a morfologia de uma protena, perdendo na maioria das vezes a sua fisiologia.

IMPORTNCIA As protenas so uma classe fundamental de molculas em Biologia. Esto presentes em todas as formas de vida na Terra, sendo responsveis pela maioria dos processos mais complexos que tornam a vida possvel e o principal constituinte estrutural dos seres vivos. De acordo com o dogma central da Biologia Molecular, proposto em 1958 por Francis Crick, a informao hereditria, contida no DNA, passada de DNA para o RNA e deste para as protenas. Assim, o DNA responsvel por armazenar a informao necessria para a sntese de protenas e o RNA toma o papel de transferir essa informao do DNA para a maquinaria de traduo nos ribossomos, onde ocorre a montagem das cadeias polipeptdicas.

CLASSIFICAO Classificao de Acordo com a Forma: 1 Globulares 2 Fibrosas PROTENAS GLOBULARES Polipeptdeos firmemente dobrados em forma de bola e solveis em gua Ex: enzimas albuminas (transporte) hemoglobina (transportador de oxignio das hemcias) PROTENAS FIBROSAS As protenas fibrosas apresentam forma alongada, so geralmente insolveis e desempenham um papel basicamente estrutural nos sistemas biolgicos. Ex: colgeno (a principal protena do tecido conjuntivo) queratina (cabelo, l, escamas, unhas e penas) elastina (encontrada nos vasos sanguneos)

OBTENO
Hidrlise de protenas

As protenas so molculas formadas por at milhares de aminocidos unidos por ligaes peptdicas (que ocorre entre a carboxila de um aminocido e o grupo amino de outro). Essas ligaes podem ser quebradas por hidrlise produzindo uma mistura complexa de aminocidos. H trs formas de se obter um peptdeo: (1) por purificao a partir de um tecido; (2) pela engenharia gentica; e (3) pela sntese qumica direta.

FUNES

Muitos peptdios encontrados na natureza desempenham funes importante atuando como hormnios (so molculas responsveis pela transmisso de informao, so mensageiros qumicos que servem para a regulao dos sistemas do organismo)

Vous aimerez peut-être aussi