Vous êtes sur la page 1sur 19

O templo era uma rplica fsica da morada celestial de Deus.

Quando Moiss foi o primeiro mandou construir um templo, foi-lhe dito para torn-lo porttil - que era uma tenda, ou tabernculo. "Deixe-me fazer um santurio que eu possa habitar no meio deles. De acordo com tudo o que eu te mostrar, aps o padro do tabernculo, eo padro de todos os seus instrumentos, mesmo assim ser que voc faa isso. " 1

xodo 25:8-9

No livro de Hebreus nos dito que o tabernculo e todos os seus servios, eram "figuras das coisas que nos cus" (Hebreus 9:23). Os objetos fsicos associados com o santurio terrestre eram "figura do verdadeiro" (Hebreus 9:24) - a "sombra das coisas celestiais" (Hebreus 8:5). Cada item fsica teve sua contraparte espiritual no cu. Assim, enquanto havia um tabernculo ou templo na Terra, houve um reflexo material do palcio celestial de Deus para a humanidade a ver. 2 O templo representado casa de Deus na Terra. claro que Deus no literalmente habita em templos feitos com as mos (Atos 17:24), e embora o templo em Jerusalm era uma verdadeira imagem do celestial, em Hebreus muito claro que o santurio terrestre de Deus no " a prpria imagem do [celeste] as coisas "(Hebreus 10:1). Foi s "figura do verdadeiro" (Hebreus 9:24). 3 Se quisermos saber o que morada celestial de Deus realmente gosta, ento devemos entender o significado dos trs compartimentos geral no santurio terrestre, os mveis, e as pessoas (os sacerdotes) que serviu nas reas santo. Todas estas coisas fsicas tipificam contrapartes espirituais no cu. A morada celestial o lugar onde Deus est presente. No livro do Apocalipse, que descreve um perodo de tempo ainda no futuro para ns, John transportado pelo Esprito para o cu (Apocalipse 4:2). Enquanto estava l, ele viu um trono com Deus sentado sobre ela. Ao redor do trono havia 24 ancios e quatro seres viventes (querubins). Diante do trono era um candelabro de sete ramificada e um mar de vidro. Os seres celestiais deram glria e honra ao Pai que estava assentado sobre o trono (Apocalipse 4:2-11). Dentro deste templo celestial - o templo interior - John tambm viu pessoas adorando a Deus que j no precisava do sol para a luz (Apocalipse 7:14-16). No templo interior, ele testemunhou a "arca do testamento" verdadeiro (Apocalipse 11:19) eo pote de man (Apocalipse 2:17). E, finalmente, o santurio interior continha "a rvore da vida, que est no meio do paraso de Deus" (Apocalipse 2:7). Fora do Santo dos Santos e apenas para o Oriente do que foi o Lugar Santo geral. Nele John viu um altar de ouro, incenso e com um censor associado a ele (Apocalipse 8:3). Localizado em frente a este altar do incenso, fora do Lugar Santo, foi outro altar sob o qual eram as "almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus" (Apocalipse 6:9). Todos esses recursos celeste foi representado na forma tpica pelo santurio fsica na Terra. O templo completa e permanente foi o de Salomo, que ele construiu em Jerusalm. Tinha todos os fatores expostos celeste. O trono celestial de Deus foi retratado pelo propiciatrio localizado no Santo dos Santos.

"Tendo, pois, irmos, ousadia para entrar no santurio, [o Santo dos Santos] pelo sangue de Jesus atravs do vu."

Hebreus 10:19-20

"Cheguemos, pois, com confiana ao trono da graa, para que possamos alcanar misericrdia."

Hebreus 4:16

O trono de Deus um de misericrdia. Tambm dentro da rea mais sagrada do templo de Salomo era "pote de ouro do man" (Hebreus 9:4). Aqueles que iro comer deste man "deve servi-lo dia e noite em seu [interior] templo [o Santo dos Santos] ... eles tero fome nem mais, nem mais sede "(Apocalipse 7:15-16).

A Arca da Aliana
Paralelamente a este pote de man foi a "arca do testemunho" (Hebreus 9:4). No tabernculo terreno de Moiss e no templo de Salomo, tbuas de pedra sobre a qual estavam inscritos os Dez Mandamentos foram colocadas dentro desta arca, uma estrutura quadrada suportada por duas varas horizontais que lhe permitiam ser carregada. 4 Essas tbuas foram chamadas de "tbuas da aliana ou concerto" (Hebreus 9:4). Estas tbuas de pedra com suas leis foram criadas apenas para Israel sob a Antiga Aliana. cinco Seres espirituais no precisam dessas leis da Antiga Aliana fsica, de modo que a Arca da Aliana no cu no tem dentro de si as duas tbuas de pedra literalmente ou os varais posicionados em suas alas (xodo 40:20, Deuteronmio 31:26). Somente a arca em si est nos cus. Ela representa o testemunho externo que Deus tem o poder de fazer as leis necessrias superviso do universo. A arca poderia conter figurativamente leis diferentes para a administrao das vrias fases do governo divino que Deus impe s Suas criaturas. Assim, as tbuas de pedra que se originou a partir da afloramentos granticos no Monte. Sinai nunca foram posicionados na arca celestial. Eles foram esculpidos fora do Sinai e apenas colocada no tabernculo no tempo de Moiss. De fato, pouco antes de o templo foi destrudo pelos babilnios no sculo 6 aC, as pedras, segundo a tradio judaica, foram depositados leste do Mar Morto por Jeremias perto de onde Moiss foi enterrado (2 Macabeus 2,4-8). Jeremias era suposto ter profetizado que a arca fsica um dia ser encontrada no final da poca e que, juntamente com as suas pedras, ser substitudo no templo milenar. Isso altamente provvel. Uma coisa certa: Aquelas pedras material nunca foram colocados dentro da arca celeste. Eles esto enterrados leste do Mar Morto. Tanto quanto sabemos, no h nada (no sentido literal) dentro da arca celeste.

O Santo dos Santos

Mas o que mais foi localizado no Santo dos Santos? No cu havia 24 ancios. Na terra estas foram tipificadas pelos cursos 24 sacerdotal (cada um liderado por um sacerdote chefe), que realizaram os servios regulares diariamente no templo, numa base de rotao (2 Crnicas 24:1-19). O pai de Joo Batista estava retratando o papel de um desses ancios celestial, quando ele administrou no decorrer da oitava ordens 24 (Lucas 1:5, 8). Havia tambm os Querubins no templo celestial. Esttuas foram feitas deles e colocados perto do propiciatrio no templo terrestre. Tambm dentro do Santo dos Santos era "a vara de Aro que floresceu" (Hebreus 9:4). Este pessoal foi feita a partir de um galho de uma amendoeira (Nmeros 17:08). A amndoa a primeira das rvores da primavera para florescer na Terra Santa. Ela representa uma nova vida - a primeira vida nova de cada ano novo. Esta haste feita a partir de uma amendoeira era tpico da rvore da vida localizado no Jardim do den. "Ao que vencer darei a comer da rvore da vida, que est no meio do paraso [parque ou jardim] de Deus"

Apocalipse 2:7

Com essa referncia rvore da vida, estamos prontos a investigar o tema desta exposio: "O Simbolismo do Templo em Gnesis." Os eventos associados com a histria de Ado e Eva, no Jardim do den, Caim e Abel, a terra de Nod, etc, vai assumir funes normais que qualquer um templo no tempo de Moiss teria reconhecido. Mesmo no Novo Testamento, as cenas dentro do Jardim do den eram reflexos das coisas no templo celestial de Deus. John disse igreja de feso que eles poderiam ter o direito de participar da "rvore da vida", localizado no paraso de Deus no cu (Apocalipse 2:7). Era uma vez uma "rvore da vida" real no Jardim do den. Se todos os recursos simblicos tm contrapartidas literal (o que eles fazem), ento esta "rvore da vida" deve ter sido representado por uma rvore de amndoa crescimento real no Jardim do den. Mas havia tambm uma outra rvore no Jardim chamada "rvore do conhecimento do bem e do mal" (Gnesis 2:17). Nossos primeiros pais foram autorizados, no incio, para comer de qualquer rvore do jardim (incluindo at mesmo a rvore da vida). Somente a rvore do bem e do mal estava fora dos limites para eles. Se a rvore da vida era a amendoeira, o que foi esta ltima rvore? A identificao tambm pode ser dada na Bblia. Vamos mostrar isso em devido tempo.

O Plano do Templo
necessrio reconhecer os padres bsicos do templo antes que se possa entender o que aconteceu (de forma simblica) com a histria de Ado e Eva. O templo tinha trs compartimentos com grandes peas de mobilirio localizada dentro de cada um deles. Note-se que a entrada no Templo era no Oriente (Leste, o lado direito). Apenas israelitas estavam autorizados a passar o porto leste e entrar no trio de Israel. No lado oeste (esquerda) deste trio, e pouco antes da entrada do Lugar Santo, existia o "altar de

sacrifcios ou holocaustos." Este era o altar em que os animais eram sacrificados. No compartimento seguinte (Lugar Santo) somente os sacerdotes podiam entrar (eles tambm entravam pelo Leste). E no terceiro compartimento (o Santo dos Santos), apenas o Sumo Sacerdote poderia entrar no Dia da Expiao (ele tambm entrava pelo Leste). Estou enfatizando que a entrada para todos os compartimentos era pelo Leste. H uma razo importante para isso, que vou explicar em determinado momento.

O Templo e o Jardim do den


Quando Ado e Eva foram colocados no Jardim eles estavam em um estado de perfeio moral e espiritual. 6 Como resultado, eles eram capazes de observar Deus em um sentido visvel e at mesmo falar com ele em determinados momentos do dia. Somente depois que eles pecaram que esse privilgio foi retirado. Isto ocorreu quando eles foram expulsos do Jardim. Antes que eles pecassem, no entanto, eles estavam em um estado muito privilegiado. De todas as multides de seres espirituais do universo, quantos deles so capazes de ter um contato to prximo e dirio com o Deus Criador? Muito poucos (provavelmente aqueles associados com o prprio trono, como os Querubins e os 24 ancios). Mas no Jardim havia dois seres humanos com altssimo grau de intimidade com o prprio Deus. Era como um paraso na terra! E, de fato, era isso mesmo que era, de forma simblica. Era como se o palcio celestial de Deus temporariamente viesse para a terra. O Jardim, os Querubins do Jardim, o altar construdo por Caim e Abel, a terra do den, e a terra de Node, esto todos conectados com o simbolismo do templo e imagens da morada celestial de Deus. E no breve perodo de tempo antes do pecado de Ado e Eva, o "cu" era realmente aqui na terra. No Jardim nossos primeiros pais foram capazes de falar cara a cara com Deus. Mas note-se um ponto importante. Eles s tinham conversas com ele em determinados momentos do dia. Eles no O viam a todo momento. Era "na virao do dia" que vinha "a presena do

Senhor" (Gnesis 3:8). As expresses "virao do dia" e "a presena do Senhor" eram uma parte da linguagem do templo. 7 "A virao do dia" era o perodo em que o Sol ficava mais baixo no cu e as brisas frescas do mar normalmente varriam a regio da palestina. Este era o perodo em que ocorriam os sacrifcios da tarde (1 Reis 18:36; Daniel 9:21) (cerca de trs horas da tarde). Este era o momento em que os animais eram sacrificados regularmente (e tambm na parte da manh, cerca de nove horas). Nessas ocasies as pessoas eram, ento, considerados como estando"na presena de Deus" (2 Crnicas 20:19).

Por fim, Ado e Eva pecaram. Eles comeram da rvore da qual eles eram proibidos. Esta rvore, como a rvore da vida, tambm estava no meio do jardim. Mas quando tomaram o fruto dela, Deus ficou irado e enviou-os para fora do Jardim. Nunca mais eles poderiam entrar no Jardim, nesta vida. "E o Senhor Deus disse: 'Eis que o homem se tornou como um de ns, conhecendo o bem e o mal: e agora, para que no estenda a sua mo, e tome tambm da rvore da vida, e coma e viva para sempre" Por isso o Senhor Deus os lanou fora do jardim do den, para lavrar a terra de onde ele foi levado. Assim, ele expulsou o homem, ps ao oriente do jardim do den querubins e uma espada flamejante que se revolvia, para guardar o caminho da rvore da vida ".

Gnesis 3:22-24

Este episdio tem algumas caractersticas muito significativas associados com ele. Observe que eles foram expulsos do Jardim para o Oriente (leste). Querubins (seres angelicais que mais tarde sero ligados com o simbolismo do templo) tambm foram colocados no porto leste do jardim, com uma espada flamejante para impedir Ado e Eva entra novamente. 8 Quando isso aconteceu, a rvore da vida ficou fora do alcance deles . O contato face a face com Deus chegou ao fim. Os querubins guardavam a entrada leste do Jardim e proibiam

qualquer pessoa de entrar. Veremos em breve que esses recursos representam modalidades precisas encontradas no tabernculo e depois no templo.

Caim e Abel
Nossos primeiros pais foram expulsos do Jardim - para nunca mais voltar a entrar nesta vida. No entanto eles ainda permaneceram no territrio do den. importante notar que o "Jardim" e a regio do "den" no eram a mesma coisa. O Jardim estava no den, mas o Jardim no representa todo o den. Olhe para um exemplo moderno. Minha residncia em Pasadena, Califrnia. Pasadena na Califrnia, mas a Califrnia no Pasadena. Ado e Eva foram simplesmente expulsos do Jardim do den. Eles ainda eram capazes de viver em outras regies do den. Ado e Eva, ento, tiveram filhos. Os primeiros de que temos registro foram Caim e Abel. Caim tornou-se um lavrador da terra, um agricultor (ele levou frutas e legumes). Abel era um pastor (Gnesis 4:2). "E no decorrer do tempo veio a passar, que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor. E Abel tambm trouxe dos primognitos das suas ovelhas e da sua gordura. E o Senhor atentou para Abel e sua oferta: Mas para Caim e para a sua oferta no atentou. Caim ficou muito irado, e seu semblante. E o Senhor disse a Caim: "Por que voc est irado? e por que teu semblante? Se voc faz bem, voc no deve ser aceito? e se voc no faz bem, o pecado jaz porta. E vos ser o seu desejo, e voc deve domin-lo. " E falou Caim com o seu irmo Abel: e sucedeu que, quando estavam no campo, se levantou Caim contra Abel, seu irmo, e o matou ".

Gnesis 4:3-8

H trs pontos principais a considerar nesta narrativa Primeiro, os dois homens decidiram trazer ofertas em um momento determinado do ano, em um determinado dia. A frase "ao cabo de dias", em hebraico, significa "no final do dia." Muitas vezes, significou o fim do ano agrcola (ou civil) (1 Reis 17:7) e era perto do incio do Outono. Lembre-se que os israelitas eram obrigados a comparecer trs vezes ao ano no templo (xodo 23:14-17). Uma dessas ocasies foi "no final do ano" (v. 16). Esta era a Festa dos Tabernculos. Caim trouxe uma oferta simblica de suas colheitas "no fim do dia." Isso mostra que os irmos devem ter aparecido diante de Deus em um momento preciso prximo do Outono. Isso significa que eles devem ter sido informados por Deus de quando traz-las. Segundo, eles tambm devem ter sido informados onde deveriam traz-las porque "trouxeram" suas ofertas para um altar. Terceiro, eles foram, sem dvida, informados do que trazer. Deus no teria ficado furioso com Caim, a menos que ele tenha trago ofertas no permitidas por Deus. Isto semelhante ao que aconteceu com os israelitas depois em relao ao templo. Eles foram informados de quando, onde e o que trazer ao templo. Todas as ofertas de sacrifcio

s poderiam ser apresentadas no santurio. Sob nenhuma circunstncia foi permitido em qualquer outro local (Deuteronmio 16:5-6, 11, 16). Com Caim e Abel, os mesmos fatores esto em evidncia. Voltar naquela poca, eles foram para o lugar onde sabiam que Deus tinha habitado (Ele foi um morador do Jardim). Eles construram seu altar o mais perto possvel de Deus, prximo da entrada ao leste do Jardim. Quando o bom tempo veio ambos ofereceram seus presentes, acenando-los em louvor de sacrifcio para Deus, a quem eles acreditavam estar no Jardim. Deus, ento, emitido Sua aprovao da oferta de Abel, mas Ele estava descontente com a oferta de Caim. O irmo mais velho, sem dvida, tinha sido dito para trazer um cordeiro ou cabrito, mas Caim ofereceu frutas e legumes. Deus no se agradou de Caim e semblante. Deus ento respondeu: "Por que teu semblante? Se voc faz bem [no futuro e trazer o sacrifcio apropriado], no ser aceito? E se voc no faz bem, o pecado [a oferta pelo pecado] jaz porta ".

Gnesis 4:6-7

Muitas pessoas por geraes tm tropeado sobre o significado deste versculo. No entanto, bastante claro o que se entende e se compreende que a linguagem do templo est sendo usada. Deus estava realmente sendo misericordioso para com Caim. A misericrdia foi esta: Se Caim iria se arrepender e ainda trazer a oferta adequada ("se voc faz bem"), ento ele seria aceito, mas se ele no o fez, em seguida, "pecado [oferecendo um pecado] jaz porta . "Esse" pecado "foi uma oferta pelo pecado. Deus disse que daria uma oferta pelo pecado, que estaria "na porta." O que foi essa porta?

O porto do jardim, a Porta do Templo


A questo torna-se compreensvel uma vez que esta "porta" identificado. A palavra em hebraico pehthagh e refere-se em outras partes do Antigo Testamento para a entrada de qualquer tenda (Gnesis 18:1), mas mais particularmente para a "porta da tenda" (xodo 29:4), ou a porta " do templo "(Ezequiel 08:07, 16), ou" a entrada da porta oriental da casa do Senhor "(Ezequiel 10:19). No caso de Caim e Abel, eles construram seu altar no porto leste do Jardim em frente os Querubins, que defenderam a sua entrada (Gnesis 3:24). Deus estava indicando a Caim que ele ainda teve a chance de obter uma oferta adequada e oferec-lo. Caim, por outro lado, era um lavrador da terra. Ele no tinha nenhum cordeiro para dar a menos que ele tem um do seu irmo. Deus entendeu o problema, ento Ele acrescentou ainda: "se voc no faz bem" (mesmo que Caim no conseguiu obter o sacrifcio animal adequado) Deus teria uma oferta pelo pecado que jazia " porta" do Jardim, onde o altar foi localizado. 9 A prxima frase tem sido um enigma para muitos. "E a vs ser o seu desejo, e voc deve domin-lo." Esta expresso explicado em Gnesis 3:16. Como uma mulher desejada e seu marido como um marido governou sua esposa nos tempos do Antigo Testamento (Gnesis 3:16), Caim teria uma oferta pelo pecado prevista a ele que lhe permitiria

governar "pecado". Ele simplesmente quis dizer que Cain seria ganhar o domnio sobre o pecado - sobre seus erros - por uma oferta fornecida por Deus. (Gnesis 4:7). Este foi um gesto nobre da graa da parte de Deus. No entanto, apesar deste ato de misericrdia Cain no obteve o animal adequado, nem aceitar a graa de Deus de fornecer uma oferta pelo pecado para ele dominar o pecado. Ele respondeu com alguma coisa muito ruim e de nenhuma maneira, de acordo com a ordem divina. Ele ofereceu o seu prprio irmo. "E falou Caim com Abel" (Gnesis 4:8). A margem tem "brigado". Eles entraram em um argumento. "Levantou Caim contra Abel, seu irmo, e o matou" (Gnesis 4:8). Este assassinato aconteceu no campo. Deus, ento, repreendeu Caim. "O que voc fez? a voz do sangue do teu irmo clama a mim do cho "(Gnesis 4:10). Em tempos mais tarde foi reconhecido que o assassinato de Abel foi um sacrifcio de um dos santos de Deus. Tais sacrifcios simbolicamente teve lugar no altar de Deus. Jesus disse: "Para que sobre vs [os fariseus] pode vir todo o sangue justo derramado sobre a terra desde o sangue de Abel, o justo at ao sangue de Zacarias, filho de Baraquias, a quem matou voc entre o [interior] templo e o altar. "

Mateus 23:35

Em Apocalipse o sangue dos santos justos tambm foi considerado como flui a partir do altar de onde eles estavam figurativamente sacrificado. "Eu vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus, e do testemunho que deram e clamavam com grande voz, dizendo: At quando, Senhor, santo e verdadeiro, no julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra. '"

Apocalipse 6:9-10

Isto muito semelhante ao que Deus disse sobre Abel. "A voz do sangue de teu irmo clama a mim do cho" (Gnesis 4:10). Claramente, uma ligao do Novo Testamento foi feita entre Abel e os mrtires do tempo do fim mencionado no Apocalipse. Como Abel, seu sangue estava escorrendo de seus corpos sacrificados na piscina localizada sob o altar. Este receptculo de sangue deveria ser para que a dos animais, mas no caso de Abel, o justo (e todos os outros santos martirizados), suas mortes eram consideradas sacrifcios humanos morto no altar de Deus. Assassinato de Abel foi demais para Deus para levar: "Agora voc [Caim] amaldioados da terra, que abriu sua boca para receber sangue de teu irmo de sua mo ... fugitivo e vagabundo sers na terra. "

Gnesis 4:11-12

Considerando Cain tinha trabalhado na mesma rea de Eden com seu irmo e os pais, estava agora a ser mandado embora da terra. Ele era para ser um andarilho - um sem

residncia fixa. Ele estava a viver a uma distncia de Deus, mesmo "fora de sua vista." Caim considerou esta quase demais para carregar. "Meu castigo maior do que posso suportar. Eis que me expulsaram da face da terra [a terra onde viveu Cain], e de sua presena ficarei escondido ".

Gnesis 4:13-14

Caim castigo o envolveu sendo "expulsos" da terra que anteriormente lavrada, e longe do "rosto" de Deus. "E saiu Caim da presena do Senhor, e habitou na terra de Nod [Wandering], em no lado leste do den ".

Gnesis 4:16

O que ensinado neste ltimo versculo maravilhoso, uma vez que entendido que a linguagem do templo estava sendo usado por Moiss. Note que Caim foi enviado para FORA DO DEN. Ele foi para o Leste do den. E, deixando o den, ele "saiu da presena do Senhor." Agora olhe para o segundo diagrama. Ser semelhante ao contorno do templo que demos anteriormente, mas desta vez vamos envolver a histria de Ado e Eva, o Jardim, os Querubins com as espadas flamejantes, o altar de Caim e Abel, a terra do den, e a terra de Node [Wandering]. Ele tem um excelente ensinamento.

O Tabernculo de Moiss
Toda a histria gira em torno do projeto do tabernculo de Moiss e do templo de Salomo. O jardim em que Ado e Eva foram colocados mais tarde foi representado pelo Lugar Santo, em que s os sacerdotes podiam entrar. Quando Salomo construiu o templo em Jerusalm, decorou as paredes dentro e fora do Lugar Santo de forma que parecesse um jardim. "Ele esculpiu todas as paredes da casa em redor, com figuras esculpidas de querubins, palmeiras e flores abertas, no prazo de [nas paredes internas] e sem [nas paredes externas]."

1 Reis 6:29

Israel entrava no trio do templo e olhava para o oeste para alm do altar do holocausto, ou seja, para o Lugar Santo, ele parecia um jardim protegido por querubins. Isso retratava o Jardim do den. Quando Ado e Eva foram os primeiros no Jardim, que podiam falar com Deus em determinados momentos. Eles estavam "entre as rvores" (Gnesis 3:8). As duas rvores importantes (a rvore da vida e a rvore do conhecimento do bem e do mal) estavam localizadas "no meio do jardim" (Gnesis 2:9). E no Santo dos Santos (no "meio" do

templo), estava colocada a vara de Aro que floresceu e produziu amndoas. Esta vara no estava ligada terra, no precisava de gua ou de nutrientes para crescer. Ela representava a vida proveniente de uma fonte sobrenatural. Era uma descrio da rvore da vida. A rvore da vida era, sem dvida, simbolizado pela rvore de amndoa. Mas havia muitos tipos de rvores no Jardim (Gnesis 2:9; Ezequiel 31:9). Mas o principal tipo que Salomo mais associou com o Jardim foi a palma - a palma de data (1 Reis 6:29). De fato, no templo de Salomo apenas a palma foram o destaque. 10 Este foi tambm o caso de Ezequiel em seu futuro templo. Assim, ao lado da amendoeira principal, ele poderia muito bem ser que uma palmeira representava a rvore do conhecimento do bem e do mal. Eva "viu que a rvore era boa para se comer, e que era agradvel aos olhos" (Gnesis 3:6). Este poderia muito bem descrever as datas que crescem em cachos no topo da palmeira. Talvez tenha sido ou talvez no, mas dentro do templo futuro como descrita por Ezequiel, h representaes de querubins e palmeiras diretamente dentro do Santo dos Santos (Ezequiel 41:18-20, 25-26). 11 Isto poderia mostrar que a rvore do conhecimento do bem e do mal, no meio do jardim ao lado da rvore da vida (a amndoa) foi a tamareira. interessante que Jeremias considerada a palma era uma rvore relacionado com o bem e o mal (Jeremias 10:5). Claro, no h nada de errado com palmas data ou as datas que eles produzem, mas se Deus disse para no comer de uma rvore do Jardim (seja ela de qualquer tipo de rvore), tornou-se ruim - no para a rvore - mas para qualquer que iria participar dele. Esta a essncia da narrativa.

Ensino Temple mais


Cain foi enviado para a terra de Nod, East of Eden, longe da presena de Deus. Ele tornouse isolada do Eterno. Deus ento deu-lhe uma "marca" para mostrar que Caim no foi completamente esquecido e que uma medida de proteo que seria proporcionado ele e seus descendentes. Caim tornou-se um representante de todos os gentios. Eles foram contados como sendo de Nod (errantes - sem um lar fixo espiritual). E, enquanto eles poderiam abordagem da entrada leste para Eden, eles no podiam ir dentro Uma barreira foi colocada ao redor de Eden. O altar que Caim e Abel construdo na rea do den perto do porto do leste (porta) do Jardim estava fora dos limites para aqueles que viviam em Nod. Esta condio existe durante todo o perodo antediluviano. Mas com a grande inundao de No, tudo foi destrudo - Jardim da, o altar, as barreiras, etc Quando No e seus filhos comearam a repovoar a terra, nenhuma dessas coisas antigas foram mantidas - exceto na memria do homem, e somente em smbolo. No tempo de Moiss, no entanto, Deus escolheu os israelitas para ser sua nao - no estado favoreceu a ele. Moiss recebeu ordens para construir um tabernculo que se assemelhava a condio de que existia na era prinundao. Fora da tenda foi representado na terra de Nod. O tribunal do lado de dentro da tenda (o corte de Israel) foi den. Lugar Santo era o Jardim. O Santo dos Santos era o centro do Jardim. O tabernculo no s representou Eden eo jardim, mas era tambm um tipo fsico de morada celestial de Deus.

Os israelitas foram contados como sendo no den, como Ado e Eva foram. No entanto, mesmo a nao privilegiada s poderiam ir at a entrada leste para o Lugar Santo - o que representou o Jardim. No Lugar Santo (o Jardim), apenas os sacerdotes Aarnico poderia ir no momento da manh e noite (pela virao do dia) sacrifcios. E at os sacerdotes foram impedidos de entrar "no meio do Jardim" - o Santo dos Santos. Eles s foram capazes de chegar perto da cortina que separava o jardim exterior de seu meio. Apenas uma vez no ano foi ningum permisso para entrar no Santo dos Santos. No Dia da Expiao, o Sumo Sacerdote, depois de muitas cerimnias de purificao, e depois que ele nublado a cmara interna inteira com incenso para que o propiciatrio seria escondido da vista, foi capaz de empurrar a cortina de lado e rapidamente entrar no santurio interior . Depois que ele fez sua deveres exigidos, a cortina desceu mais uma vez, e no Santo dos Santos (no meio do Jardim) tornou-se fechada por um ano. Isso mostrou que, enquanto o tabernculo estava, Deus ainda contado barreiras entre Ele ea humanidade. 12 Enquanto Ado e Eva pecaram, antes eram capazes de testemunhar a presena de Deus, seus pecados lhes causou a ser enviado a partir do Jardim (Lugar Santo). Caim e seus descendentes foram enviadas mais a leste - eles foram expulsos do den e foi para o Nod. Mas quando veio o Dilvio o Jardim, o altar, Eden, etc, tudo desapareceu da Terra. Humanidade agora se viu sem espao fsico na terra em que Deus habitava. por isso que os antigos descendentes de No queria construir uma torre "para chegar ao cu" (Gnesis 11:1-9). Eles queriam chegar a Deus, para ter acesso sua presena celestial. Mas Deus no permitiria isso. Ele tinha sido irritado com o homem para os seus caminhos, e ele mudou suas lnguas e os espalhou por toda a terra. Ele enviou toda a humanidade numa condio de "Nod". Finalmente, Deus escolheu Abrao para ser o pai de uma nao que seria responsvel pelo protagonista (em uma maneira passo a passo) de volta para Deus. Pelo tempo de Moiss, a famlia de Abrao tinha agora alcanado nacionalidade. Moiss construiu o tabernculo, e Israel foi trazido de volta ao den, mais uma vez. A parede de separao foi erguido, no entanto, que manteve todos os gentios para fora. Deus at mesmo colocar restries sobre Israel. Mesmo eles foram orientados a ficar de fora do Lugar Santo (representando o Jardim). Os sacerdotes Aarnico foram autorizados a ir dentro Mas ningum era permitido no Santo dos Santos, exceto o sumo sacerdote no Dia da Expiao - e mesmo assim ele (o santo homem na terra, simbolicamente) no foi permitido ver o propiciatrio . Tudo isso mostra que Deus ainda tinha vrias barreiras que manteve muitas sees da humanidade longe de uma associao ntima com ele.

Revelao de "o mistrio"


Atravs de Cristo (que era a oferta pelo pecado que Deus disse a Caim primeiro sobre, o que Deus colocar no altar porta do Jardim de graa) que a oferta por meio do sistema de barreira inteira devia ser abolida. Em vez de uma expulso passo-a-passo do homem para o leste no esquecimento relativo (como aconteceu com Ado, Eva, Caim, o mundo antediluviano, e aqueles na Torre de Babel), todas as barreiras para Deus, como mostrado pelo templo (e o Jardim) estavam a ser removidos em Cristo. Paulo disse: "O muro de

separao" foi agora dividido (Efsios 2:14). Isto significa que os gentios (como Caim) que estavam em um estado de vida nmade e sem casa fixa espiritual, pode entrar no tribunal de Israel, onde o altar est localizado. Isso tem-los de volta ao den. Mas h mais do que simplesmente ter acesso ao santo altar. Uma vez que a "oferta pelo pecado porta" aceito que podem unir as mos com israelitas (com ambos os povos, agora chamado de "homem novo" - no israelita ou gentio), e ambos a p at os quinze passos para o Lugar Santo. Os Querubins j no vai mant-los com sua espada flamejante. Eles agora esto de volta no Jardim de onde nossos primeiros pais foram expulsos. Mas isso no o fim. Quando Cristo morreu na cruz, o vu do templo que separava o Lugar Santo do Santo dos Santos ("o meio do jardim") foi sobrenaturalmente rasgou em dois, de cima para baixo (Mateus 27:50-51). Em Hebreus nos dito que a destruio dessa barreira final agora nos d "ousadia para entrar no Santo dos Santos [o Santo dos Santos] pelo sangue de Cristo ... atravs do vu" (Hebreus 10:19-20). "Cheguemos, pois, com confiana ao trono da graa, para que possamos alcanar misericrdia e achar graa para socorro em ocasio oportuna."

Hebreus 4:16

O que o ensino glorioso! Todos os obstculos que Deus estabeleceu em um sentido progressista de alienar-se do homem (de uma forma espiritual) do tempo de Ado e Eva em diante, Ele tem sistematicamente abolidos pela obra de Cristo Jesus. "Aboliu, na sua carne a inimizade, a lei dos mandamentos contidos em ordenanas [decretos de separao], para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz ".

Efsios 2:15

Todos os mandamentos e decretos que Deus anteriormente ordenado separar-se de vrios povos, foram removidos em Cristo. Ado e Eva, Caim e Abel, israelitas e gentios, voc e eu, agora esto de volta "no Jardim" - e agora no meio muito dele. Ns nem mesmo ter que esperar pela "virao do dia" para entrar em contacto com o nosso Pai. Temos agora uma presena constante - em um sentido espiritual. E o dia logo vem quando ns mesmos seremos seres espirituais (1 Corntios 15:42-55). Quando esse dia chegar, no s ser capaz de falar com Deus face a face como fizeram nossos primeiros pais, mas "seremos semelhantes a ele, porque haveremos de v-lo como ele " (1 Joo 3:2). Como Deus Esprito, assim que seremos. Ns, ento, ser "como ele " - como o Seu prprio Esprito-nascidos. Isto muito mais glorioso do que foi com nossos primeiros pais. De fato, chegar a essa posio o propsito para viver. Nossa experincia com o pecado, com um afastamento de Deus, com o sofrimento, vai ajudar-nos para toda a eternidade do amor de Deus, nosso Pai, de uma forma muito maior do que nossos primeiros pais foram capazes de experimentar. O que um futuro glorioso aguarda a humanidade atravs de Cristo.

O Santo dos Santos est agora aberto a todas as pessoas na terra, sem social, racial, ou para fora distino religiosa. Cristo que redimiu Adam e sua famlia para si mesmo. A morte de Cristo na cruz e sua ressurreio dentre os mortos so garantia da humanidade de uma salvao certa. Ele vem a ns pela graa de Deus, e no obras do homem. Um dia toda a humanidade vai entender essa verdade. ELM

Apndice 1: O Jardim do den eo Templo


Em que tipo de regio geogrfica era o Jardim do den? A Bblia d a resposta. Moiss disse que um fluxo banhava o Jardim. De seu meio, tornou-se as cabeceiras dos quatro grandes rios. Uma vez que evidente que os rios correm ladeira abaixo, isso uma indicao de que o Jardim foi localizado em uma rea elevada da terra - provavelmente em uma montanha. Ezequiel disse que Eden "jardim de Deus" era "a montanha santa de Deus" (Ezequiel 28:13-14). 13 Quando o tabernculo foi estabelecido na terra da Palestina por Josu, colocou-o no monte de uma colina chamada Shiloh. Lembre-se que o tabernculo e os templos representou o Jardim ea Terra do den. Eles foram colocados em cada um "lugar alto", a fim de se parecer com o "monte de Deus", no qual nossos primeiros pais o viram. por isso que Salomo seguiu o mesmo padro e construiu o templo no Monte Mori, em Jerusalm (2 Crnicas 3:1). Todos os povos do mundo reconheceu que o Jardim de Deus tinha sido previamente localizado em uma montanha. por isso que quase sempre erguida seus altares pagos ou templos em "lugares altos", a fim de imitar essa situao primitiva. Embora este ponto em si foi boa, eles combinaram prticas pags, tais com o seu culto que os profetas se sentiu compelido a vilipendiar os "lugares altos" (Nmeros 22:41; Jeremias 48:35). Os pagos a crena de que seus templos em "lugares altos" made-los em contato mais prximo com os seus deuses nos cus. Esta era uma crena muito cedo e se reflete na construo da Torre de Babel no muito tempo depois do Dilvio. Eles construram alta para que seu "top atinja os cus" (Gnesis 11:4). Eles queriam a Deus para entrar em contato com eles neste santurio da Mesopotmia. Professor Mercea Eliade, o famoso historiador de antigas crenas religiosas, disse: "De acordo com a crena da Mesopotmia, uma montanha central une o cu ea terra." 14 A "montanha" foi o meio de alcanar o cu. Ento, ou era um templo em uma montanha ou uma torre alta para os cus que os antigos usavam como um meio de adorar os seus deuses ou at mesmo o Deus verdadeiro. Quando Jac estava em um local chamado Luz viu uma escada que parecia chegar ao cu "Eis que uma escada posta sobre a terra, e o topo chegava ao cu: e eis que anjos de Deus subindo e descendo por ela". ( Gnesis 28:12). Ficou to impressionado Jacob sobre este evento que ele chamou o lugar de "Betel" - a Casa de Deus. Este termo foi sinnimo da tarde palavra "templo". E, curiosamente, a regio onde Jacob teve essa experincia foi chamado de "Monte Betel" (1 Samuel 13:2).

Tudo isso reflete o fato de que o Jardim do den original (onde Deus veio pela primeira vez em contato com o homem) foi em uma montanha - a ". Lugar alto" The Garden, como mostramos no corpo da Exposio, foi olhado sobre como um arqutipo da morada celestial de Deus. O tabernculo e os templos mais tarde mostrou a mesma coisa. Mesmo os gentios queriam seus templos (ou reas santa) para assemelhar-se - em sua maneira de pensar - os locais de vida para os deuses. Cidade ideal de Plato, foi considerado como tendo uma contrapartida celestial (Repblica de Plato, 592b;. 500e cf). Os pagos consideravam que Deus viria visit-los e se eles construram uma casa ou uma cidade na terra como o que Ele viveu no meio das estrelas. E verdadeiro, Deus disse a Moiss (e mais tarde David) de lhe edificar uma casa na terra como seu lar no cu. Assim, o tabernculo eo templo foram construdas. Estes foram apenas os tipos, mas serviu para dar humanidade um exemplo do que o palcio de Deus foi realmente gosta. Sabendo casa de Deus nos ajuda a conhec-Lo. Ernest L. Martin, 1977 Editado por David Sielaff, Maro de 2004

Apndice 2: A Salvao, o Jardim eo Templo


Eden se encaixa nas descries aceita do que um "templo" . John Lundquist em seu artigo "O que um templo? Uma tipologia preliminar ", enumera 15 motivos descritivo para perto dos templos Oriente. 15 interessante notar que embora a maioria dos templos no cabem mais do que a maioria desses motivos, Eden encaixa-los todos em algum grau. Lundquist notas que perto dos templos East: 1. So exemplos arquitectnicos de "montanhas csmicas." O templo a prpria montanha 2. So nas montanhas que surgiram das guas que cobrem a Terra primordial durante a criao 3. Tm guas da vida que vem com eles (se no figurativa real) 4. So construdos no set-apart ou espao sagrado 5. So orientados para todas as quatro direes cardeais 6. Tm uma orientao de arquitetura para o cu 7. Tm planos arquitetnicos revelado ao homem pela divindade 8. So instituies centrais (a) para a unidade social e prosperidade, (b) a sua perda um desastre para a comunidade 9. So o lugar onde os reis, sacerdotes, adoradores e imagens da lebre deuses feitos santos para o contato com a divindade, a vida eterna e casamento sagrado 10. So o ponto de conexo "entre este mundo eo outro" 11. So para refeies ritual 12. So para a comunicao com a divindade 13. So onde divindade d direito ao homem 14. So para o sacrifcio 15. So um lugar de sigilo.

Na verdade, provvel que mais correto dizer que o den era o arqutipo ou o padro para todos os templos subseqentes no Oriente Mdio, incluindo o Tabernculo e do Templo em Jerusalm. Sim, como o Dr. Martin aponta corretamente no incio, o autor de Hebreus diz que o Tabernculo era uma sombra das coisas celestiais, mas para o perodo antes do dilvio, Eden era o lugar onde o prprio Deus andou. E, tanto quanto sabemos, Eden continuou a existir at o dilvio na poca de No. Como o Dr. Martin notas acima, Eden continuou at o Dilvio. den era um lugar de contato direto com Deus onde a terra estava conectado com o cu, ainda que Eden estava fora dos limites depois do pecado de Ado, tanto quanto o cu para ns hoje. Se colocarmos todos os lado a lado os fatores, os paralelos entre den eo Templo podem ser resumidas da seguinte forma (os itens em itlico so exclusivas para um lado) 16 :

17

Deus no vive no Jardim, mas foi onde sua presena era. Deus no vive no Tabernculo, mas foi onde se encontrou com Israel. O Tabernculo era uma tenda da congregao (xodo 25:22, 29:42, 30:36). nem YHWH ao vivo no templo (2 Crnicas 6:21, 33). O Jardim, o Tabernculo eo Templo foram onde Deus estava presente em vrios momentos. As relaes entre os seguintes regimes de progresso pode ser entendida pelo outro diagrama:

O esquema de cima tem a ver com a relao de Deus com vrias pessoas. Relaciona-se com o sistema ritual. Os gentios s podiam se aproximar de Deus atravs de Israel (um reino de sacerdotes). Este ser o caso, mesmo no Milnio, quando os gentios viro a Deus atravs de Israel (Isaas 2:2-4 e Miquias 4:1-3). Como resultado os gentios no s ir reconhecer YHWH como seu Deus, mas eles vo comear a servi-Lo tambm. At que Cristo, Israel s poderia se aproximar de Deus atravs do levitas e sacerdotes. Os sacerdotes s podiam se aproximar de Deus em determinados momentos e em certos lugares que Deus escolheu. Que terminou e todas as exigncias foram cumpridas em Cristo, e Deus, o Pai pode ser abordado, simbolicamente face-a-face.

Para voc e para mim todo o esquema simplificado. Podemos nos aproximar de Deus diretamente com somente um mediador: "Porque h um s Deus e um s Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem" (1 Timteo 2:5, ver tambm Glatas 3:1924 e Hebreus captulos 8 e 9). Barreiras para Deus no existem mais para voc e para mim. Simbolismo do templo cumprida em voc, no em um lugar, ou em um esquema de fronteiras, ou em dias do ano, ou em tarefas a serem executadas, mas simplesmente na pessoa do ressuscitado Jesus Cristo. S ele nos leva diretamente para a presena de Deus Pai, pelo Esprito de Deus, "o poder do Altssimo" (Lucas 1:35) que vem do Pai e de Cristo atravs de voc de modo que so agora um filho de Deus: "Voc recebeu o Esprito de adoo, pelo qual clamamos: 'Abba, Pai'. O prprio Esprito testifica com o nosso esprito que somos filhos de Deus: E, se filhos, somos logo herdeiros tambm, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se certo que com ele padecemos, para que possamos tambm ser glorificados juntos.

Romanos 8:15-17

Voc tem todo o direito de agir e se relacionar com outras pessoas como o filho de Deus que voc realmente , agindo com amor e considerao pelos outros. de sua herana realiz-lo, abra-la, viv-la. DWS

1 Veja o artigo "Os Padres do Templo" ( http://www.askelm.com/temple/t031102.htm ), que mostra a mesma palavra "padro" (ou modelo ou diagrama) utilizado pela primeira vez em xodo para o Tabernculo utilizado mais tarde em relao ao Templo. DWS 2 Considere que o simbolismo do Tabernculo / Templo durou de alguma maneira desde a poca de Moiss cerca de 1450 aC a 70 dC, com uma interrupo com a destruio do Templo, o exlio dos judeus para a Babilnia ea reconstruo do Templo em cerca de 520 aC Este notavelmente longo perodo de cerca de 1.450 anos (1.520 anos, se contar o resto da terra 70 anos e exlio do povo). Agora, a ekklesia de Deus o Templo de Deus e da famlia de Deus (Efsios 2:19-22; 1 Timteo 3:15, Hebreus 3:2-6, 1 Pedro 2:5). DWS 3 Em Hebreus 0:24 o sangue que Jesus derramou no cu comparado com o sangue de Abel, de Gnesis 4:8. 4 Para mais informaes sobre a arca e os querubins, que envolveu-lo, consulte o artigo, "Os Querubins Had Wheels" no www.askelm.com . DWS 5 Note que nem todas as leis dos Dez Mandamentos gravados nas pedras so aplicveis a seres espirituais. Desde que os seres de Deus ou o esprito no pode cometer adultrio, nem quebrar o Sabbath, essas leis em tbuas de pedra so redundantes para eles. O sbado foi feito s para o homem (Marcos 2:27) - e Deus trabalha sempre no sbado (Joo 5:17). Alm disso, a legislao Dez Mandamentos, embora bonito para o tempo que foi destinado, foi reconhecida por Paulo como "o ministrio da morte, escrito e gravado em pedras ... o ministrio da condenao "(2 Corntios 3:7, 9)." A letra mata, mas o esprito vivifica "(2 Corntios 3:6). Legislao como um sistema de governo "era para ser feito fora" (2 Corntios 3:7). "Onde est o Esprito do Senhor, a h liberdade" (2 Corntios 3:17). ELM 6 Nota ao de Deus, "E o Senhor Deus plantou um jardim no den para o leste, e ps ali o homem que tinha formado. ... E o Senhor Deus tomou o homem, eo ps no jardim do den para o lavrar eo guardar. "Gnesis 2:08, 15. Ado foi no den. YHWH "pegou" e "put" Ado no jardim do den a partir do exterior. Como observa Walter Vogels, o verbo "," levou " usado em muitos textos bblicos para expressar a idia de um trazendo para o propsito de uma entrada (Dt. 30:4;. Ez 36:24, 27:21; Is . 14:2). O verbo contm simultaneamente a idia de eleio "Veja Pacto Universal de Deus:. Um Estudo Bblico (University of Ottawa Press, 1986), pg 19. Ele observa que essa idia de eleio j no vem atravs de qualquer uma de nossas tradues. Vogels pergunta por que, "Ser que esse paraso maravilhoso e jardim de Deus, com todas as rvores boas para comida (2:9), precisa ser cultivada? Eo que poderia ser o significado de "manter este jardim? Contra quem? O entendimento pode bem tornar-se muito mais fcil quando visto no contexto da aliana. "

Vogels, p. 20

Para Vogels "aliana" significa que o sistema inteiro, incluindo o ritual do Tabernculo e do Templo. DWS

7 Isaac notas Hellmuth que os rabinos considerado o "cara" ou "presena de YHWH para ser um indicativo da glria Shekinah. Veja Thesaurus bblica, Gnesis (Londres, 1884), p. 49 em Gnesis 3:8. DWS 8 Ado foi para proteger o Jardim. Quando Ado foi expulso, os Querubins foram atribudos a guarda do Jardim, aparentemente transferidos de onde Deus estava (no meio do Jardim) para fora do jardim. Umberto Cassuto, num comentrio sobre o Livro do Gnesis (Jerusalm, 1961), p. 122, observa que a palavra hebraica shamar usado para descrever a funo dos Querubins ", para guardar o caminho da rvore da vida", a mesma palavra como em Gnesis 2:15 quando Ado comandado enquanto que no Jardim do den, "para o lavrar (em hebraico, abad) e mant-lo (em hebraico, shamar) ". Shamar significa no s manter, mas tambm para guardar e proteger. Assim tambm No foi para "manter" os animais (Gnesis 6:19-20, 7:03) e Abrao e Israel foram exortados a "guardar" a aliana de Deus. Os sacerdotes e levitas eram tambm para servir (Abad), proteger (shamar) e guarda (outra palavra hebraica, mishmereth) o santurio de pessoas no autorizadas, com a espada, se necessrio. Ver Nmeros 1:51-53, 8:26, 18:2-7, 31:30, 47; Josu 22:27 e Ezequiel 44:8, 15. Ver Edmund P. Clowney, "O Templo Final" em Westminster Theological Journal, vol. 35 (Inverno 1973), p. 160, on-line completo disponvel em http://www.beginningwithmoses.org/articles/finaltemple.htm DWS 9 Isto foi reconhecido por Edmund Clowney em "Temple The Final", em O Jornal Teolgico de Westminster, v.35 (inverno 1993), p. 160. DWS "O porto do jardim foi barrada por ... os Querubins [que detinha espadas]. ... No tabernculo e no templo da espada [detidos por sacerdotes e levitas] continua a manter o porto. Mas o altar do sacrifcio oferece uma vtima ... de forma que o adorador pode vir diante de Deus. " 10 Salomo construiu o Templo de acordo com o padro Rei Davi recebeu do prprio Deus (1 Crnicas 28:11-13). Salmo 92 (que fala sobre um descanso sabtico futuro para os justos) evoca Eden-como simbolismo. DWS "O justo florescer como a palmeira [a tamareira], Ele crescer como o cedro no Lbano. Plantados na casa do Senhor, Eles vo florescero nos trios do nosso Deus."

Salmo 92:12-13

11 Mais uma vez, os querubins so simbolicamente protegendo as rvores no meio do jardim, mesmo no Templo de Salomo. DWS 12 Josu Berman observa no templo: seu simbolismo e significado Then and Now (Northvale, NJ: Jason Aronson, Inc., 1995), p. 30 Querubins que, alm de guardar o caminho da rvore da Vida no Jardim. Eles tambm cobertas ou guardado as tbuas da lei na arca do testamento no Santo dos Santos, tanto no Tabernculo e no Templo. Lembre-se que tocar a arca causou a morte (2 Samuel 06:07), assim como os Querubins ameaou fazer com as suas espadas em Eden. Eles simbolizavam a inacessibilidade do homem com Deus.

13 Ezequiel 28 preenchido com imagens de ambos den e no Templo. Por exemplo, Berman no Templo, p. 26, observa que os nove pedras preciosas listadas em Ezequiel 28:13 so 9 dos 12 pedras presentes no sumos sacerdotes couraa descrito em xodo 28:17-20. Na verdade, existem vrios pontos onde o den do Gnesis identifica com o Eden de Ezequiel 28: ambos tm um jardim, ambos tm rvores milagrosas dentro do jardim, ambos tm pelo menos um querubim que lhes esto associados, ambos esto em montanhas, ambos tm as criaturas que transgridem, ambos contm frases que se assemelham entre si ("no dia ... criado", "andar" no Jardim), ambos tm a guarda ser o transgressor, ambos os transgressores so expulsos e os dois so feitos para serem exemplos para os outros. 14 Mercea Eliade, Cosmos e Histria, trans por Wullard Trask (New York: Harper & Row, 1959) p. 13. 15 Em The Quest para o Reino de Deus: Estudos em homenagem a George F. Mendenhall, ed. Por HB Huffman, et al. (Winona Lake, IN, 1983), pp 207-219. 16 By the way, esses diagramas, esquemas e modelos so apenas para ilustrao. 17 H diferenas, claro, entre Eden e do Tabernculo / Templo. O jardim no tem elementos como o pote de man, a arca, a mesa dos pes da proposio, altar do incenso ou candelabro. As propores e tamanhos do Jardim no so dadas para ns.

Vous aimerez peut-être aussi