Vous êtes sur la page 1sur 8

LOGSTICA

RESUMO

O termo logstica foi desenvolvido pelos militares, para designar estratgias de abastecimento de seus exrcitos nos fronts de guerra, com o intuito de que nada lhes faltasse. No lhes poderiam faltar os armamentos, munies, medicamentos, alimentos, vesturios adequados nas quantidades certas e ao tempo certo, pois no adiantaria absolutamente nada os soldados receberem tudo aquilo que necessitavam depois de debelados pelos inimigos, logstica, ento surge a. O termo logstica est agora sendo utilizado por aquelas organizaes dependentes em pontos amplamente dispersos de fornecimento para satisfazer as necessidades de um grande nmero de clientes amplamente dispersos e pode ocorrer tanto dentro das fronteiras nacionais quanto em ambientes internacionais.

Palavras-chave: Logstica; Necessidades; Organizaes

1 INTRODUO

Irei neste trabalho apresentar uma introduo Logstica, apresentando seus principais conceitos, caractersticas, aspectos, tipos de transporte e definies. O objetivo da logstica estudar como a administrao pode prover melhor o nvel de rentabilidade nos servios de distribuio aos clientes e consumidores, atravs de planejamento, organizao e controle efetivo para as atividades de movimentao e armazenagem que visam facilitar o fluxo de produtos. Em tempos de globalizao e de alta competitividade empresarial, a logstica, hoje em dia, sem sombra de dvidas o grande diferencial em termos de gesto administrativa.

2 A LOGSTICA
1

Usando o processo de Logstica, podemos obter uma vantagem competitiva, isto significa uma supremacia duradoura em relao concorrncia, obtendo a preferncia dos clientes. A logstica preocupa-se com o gerenciamento do fluxo fsico que comea com a fonte de fornecimento e termina no ponto de consumo. claramente mais do que apenas uma preocupao com produtos acabados, a viso tradicional da distribuio fsica. A logstica est mais preocupada com a fbrica e o local de estocagem, nveis de inventrio e sistemas de informaes, bem como com transporte e armazenagem. Assim, sinteticamente, podemos definir logstica como o gerenciamento de material de cho a cho. A logstica essencial. um fato econmico que tanto os recursos quanto os seus consumidores esto espalhados numa ampla rea geogrfica. Alm disso, os consumidores no residem se que alguma vez o fizeram prximos donde os bens ou produtos esto localizados. Este o problema enfrentado pela Logstica: diminuir o hiato entre a produo e a demanda, de modo que os consumidores tenham bens e servios quando e onde quiserem, e na condio fsica que desejarem. Assim, podemos dizer que a Logstica o processo de gerenciar estrategicamente a aquisio, movimentao e armazenagem de materiais, peas e produtos acabados, e os fluxos de informaes correlatas atravs da organizao e seus canais de marketing, de modo a poder maximizar as lucratividades presente e futura atravs do atendimento dos pedidos a baixo custo. Outra definio interessante e mais abrangente diz o seguinte: trata-se do processo de planejamento, implementao e controle do fluxo e armazenagem de matrias prima, inventrio em processo, produtos acabados e informaes correlatas do ponto de origem ao ponto de consumo em conformidade com os requisitos do cliente. A logstica empresarial trata de todas as atividades de movimentao e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisio da matria-prima at o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informao que colocam os produtos em movimento, com o propsito de providenciar nveis de servio adequados aos clientes a um custo razovel. importante esclarecer que na citao acima o termo "produto" engloba tanto bens como servios.

3 A IMPORTNCIA DA LOGSTICA

A maioria das firmas de servios ou agncias e instituies governamentais, assim como todas as empresas privadas, necessitam do auxlio de um especialista em logstica em variados graus. Assim, o interesse pela logstica tem aumentado muito nos ltimos anos. Cada vez mais pessoas esto enxergando na logstica uma perspectiva de um bom emprego, o que est levando cada vez mais pessoas aos cursos sobre logstica. As organizaes e executivos esto percebendo que a logstica fundamental para o sucesso de suas organizaes. Os administradores esto reconhecendo, agora, a necessidade de se estabelecer um conceito bem definido de logstica Industrial, uma vez que comeam a compreender melhor o fluxo contnuo de materiais, as relaes tempo-estoque na produo e distribuio e os aspectos relativos ao fluxo de caixa no controle de materiais. A verdade que o enfoque da administrao est mudando o tradicional "produza, estoque, venda" para um conceito mais atualizado, que envolve "definio de mercado, planejamento do produto, apoio logstico". Assim, podemos observar que a importncia da logstica vem crescendo medida que os desafios do mercado aumentam. A globalizao, sem sobra de dvida, vem trazendo novos desafios para todos os ramos da Administrao, que est sendo obrigada a reaviar seus conceitos e modelos. Investir em logstica uma estratgia na quais empresas de transportes de carga no Brasil esto apostando para sobreviverem no mercado. Em alguns pases da sia, a logstica j se encontra num processo bastante avanado. Afinal de contas, temos que considerar o seguinte: quem vai providenciar a entrega dos produtos vendidos na era do e-commerce? Somente operadores logsticos bem estruturados sero capazes de vencer este desafio tanto em se falando de entregas locais como internacionais. Segundo KOTLER & ARMSTRONG (1999, p. 285) as empresas esto valorizando cada vez mais a logstica por vrias razes: primeiro, por ser um elemento essencial no que se refere aos servios prestados aos clientes; por produzir considerveis redues de custos para a empresa e para os consumidores; tambm devido imensa variedade de produtos criando a necessidade de um aprimoramento do gerenciamento de logstica e, por fim, aprimoramento da tecnologia de informaes criando oportunidade de maior eficincia na distribuio. As empresas Ponto.Com, que so as empresas que realizam o e-commerce, precisam dar extrema importncia logstica, tendo em vista que fazer o produto chegar at o cliente na quantidade certa, no local certo e na hora certa fundamental para o sucesso da empresa. Assim, empresas como a Americanas.com ou o Submarino, do extrema importncia a logstica.

Em um comrcio eletrnico, no basta ter um excelente site, um excelente produto e um excelente preo. imperativa uma excelente entrega. Quando falamos em desafio, nos referimos a movimentar os produtos e materiais com o menor custo e a maior eficincia possveis. Podemos afirmar que uma empresa pode alcanar uma posio de superioridade duradoura sobre os concorrentes, em termos de preferncia do cliente, atravs da logstica. As bases do sucesso no mercado so muitas, mas um modelo simples baseado na trilogia: companhia, seus clientes e seus concorrentes, chamados de os trs "Cs". A fonte de vantagem competitiva encontrada, primeiramente, na capacidade de a empresa diferenciar-se de seus concorrentes aos olhos do cliente e, em segundo lugar, pela capacidade de operar a baixo custo e, portanto, com lucro maior. A procura de uma vantagem competitiva sustentvel e defensvel tem se tornado a preocupao de todo gerente alerta para as realidades do mercado. No se pode mais pressupor que os produtos bons sempre vendem, nem aceitvel imaginar que o sucesso de hoje continuar no futuro.

3.1 Razes pelo Interesse da Logstica

A conscientizao da importncia da logstica est crescendo cada vez mais em relao ao impacto que a logstica tem na lucratividade empresarial. A maior conscientizao enfatizou o gerenciamento de todo o processo logstico assumindo maior controle sobre as aes dos fornecedores, distribuidores e clientes a fim de combinar as taxas de produo com a demanda do usurio final. Dessa forma, possvel reduzir inventrios, diminuir lead times e reduzir os custos logsticos totais.

Podemos apresentar as seguintes razes do interesse pela logstica:

* Rpido crescimento dos custos, particularmente dos relativos aos servios de transporte e armazenagem; * Desenvolvimento de tcnicas matemticas e do equipamento de computao capazes de tratar eficientemente a massa de dados normalmente necessria para a anlise de um problema

logstico; * Complexidade crescente da administrao de materiais e da distribuio fsica, tornando

necessrios sistemas mais complexos;

Disponibilidade

de

maior

gama

de

servios

logsticos;

* Mudanas de mercado e de canais de distribuio, especialmente para bens de consumo; * fabricantes. Tendncia de os varejistas e atacadistas transferirem as responsabilidades para os

Um fator importante no desenvolvimento tanto da distribuio fsica quanto do gerenciamento de materiais foi a rpida expanso da tecnologia de computador. O desenvolvimento de programas de computador operacionais e estratgicos, estratgicos no sentido de planejamento e operacionais no sentido de gerenciamento, foi vital maturidade de ambos os conceitos. Novos sistemas fornecendo processamento de pedidos e compras numa base de tempo real tornaram-se uma forma comum de operao.

3.2 Benefcios da Logstica

Os benefcios realizados com a boa logstica iro variar dependendo do enfoque das empresa se das oportunidades disponveis em cada momento. Os benefcios usualmente viro de "fazer as coisas com menor custo" e "fazer as coisas de modo melhor". Eles tambm sero realizados para obter produtos aos clientes mais rapidamente e pago mais rapidamente isto envolve o exame especialmente do conceito de lead time.

Podemos ento observar que a logstica oferece os seguintes benefcios:

* * * * * * *

Distribuio mais rpida. Menores custos de distribuio. Menores volumes e custos de estoque. Menos perda de produtos / avarias. Reaes mais rpidas s mudanas na demanda. Melhor servio ao cliente. Qualidade melhor gerenciada.

Realizar tais benefcios pode significar uma mudana radical no estilo gerencial e atributos. Isto com muita freqncia mais importante do que novas tcnicas.

4 A IMPORTNCIA DOS MEIOS DE TRANSPORTE PARA A LOGSTICA

Os sistemas de transportes de todo o mundo, seja de carga ou de passageiros, sempre assumiu uma caracterstica importante nas polticas gerenciais. Como sabida dos estudiosos em Administrao, uma organizao que necessite de algum meio de transporte para defender seus objetivos, deve trat-lo da mesma forma que trata a compra de qualquer outra mercadoria: tomando como base a qualidade, o preo e o servio. Deve, pois, transportar seus produtos por meios que garantam prontas entregas com um mnimo de extravio ou dano carga, que tenha disposio para cooperar em caso de eventuais modificaes, que cometa o mnimo de erro no faturamento e assim por diante.

5 SUPPLY CHAIN MANAGEMENT

Supply Chain Management (Gesto da Cadeia de Suprimentos) tem representado uma nova e promissora fronteira para empresas interessadas na obteno de vantagens competitivas de forma efetiva e pode ser considerada uma viso expandida, atualizada e, sobretudo, holstica da administrao de materiais tradicional, abrangendo a gesto de toda a cadeia produtiva de uma forma estratgica e integrada. SCM pressupe, fundamentalmente, que as empresas devem definir suas estratgias competitivas e funcionais atravs de seus posicionamentos, tanto como fornecedores,quanto como clientes, dentro das cadeias produtivas nas quais se inserem. Assim, importante ressaltar que o escopo da SCM abrange toda a cadeia produtiva, incluindo a relao da empresa com seus fornecedores e clientes, e no apenas a relao com os seus fornecedores. SCM tambm introduz uma importante mudana no paradigma competitivo, na medida em que considera que a competio no mercado ocorre, de fato, no nvel das cadeias produtivas e no apenas no nvel das unidades de negcios. Um objetivo bsico na SCM maximizar e tornar realidade as potenciais sinergias entre as partes da cadeia produtiva, de forma a atender o consumidor final mais eficientemente, tanto atravs da reduo dos custos, como atravs da adio
6

de mais valor aos produtos finais. Reduo dos custos tem sido obtida, atravs da diminuio do volume de transaes de informaes e papis, dos custos de transporte e estocagem, e da diminuio da variabilidade da demanda de produtos e servios,dentre outros. Mais valor tem sido adicionado aos produtos, atravs da criao de bens e servios customizados, do desenvolvimento conjunto de competncias distintas; atravs da cadeia produtiva e dos esforos para que, tanto fornecedores como clientes, aumentem mutuamente a lucratividade.

6 CONCLUSO

No Brasil, ainda hoje, poucos tm uma clara idia das operaes que envolvem a logstica. As mudanas no mundo dos negcios so contnuas, dando margem para o surgimento de novas atividades e o crescimento do mercado de operadores logsticos, que procuram acompanhar as mudanas compartimentais dos canais de movimentao e comercializao dos produtos. Estima-se em 250 o nmero de empresas que se dizem operadoras logsticas no Brasil. Conforme consenso dos grandes estudiosos do setor, mesmo no sendo todos os fornecedores de servios logsticos, necessariamente considerados operadores logsticos, existir sempre lugar para todos que oferecerem servios competitivos e de qualidade. Atualmente, as empresas dos vrios setores da economia globalizada so obrigadas a enfrentar um ambiente interno e externo que muda com uma velocidade nunca antes vista. A globalizao um fenmeno que afeta todas as reas, desde a Informtica at a Logstica. Conforme notrio em acontecimentos histricos a Logstica tem papel fundamental em grandes empreendimentos, mas somente h poucos anos as organizaes comearam a dar a real importncia a este processo facilitador. Em definio, Logstica um sistema com viso ampla de gerenciamento da cadeia de suprimentos, do fornecimento de matrias-primas at a distribuio de produtos acabados. Requer o gerenciamento de todas as funes que torna a cadeia de suprimentos uma entidade nica, ao invs do gerenciamento de funes individuais separadamente. A logstica deve ser vista de forma globalizada, onde as matrias primas so compradas em qualquer local do globo, so transformadas nas melhores empresas e vendidas onde existe mercado. Diante da importncia assumida por parte da logstica como instrumento de competitividade, do mesmo modo que o marketing, a qualidade, os recursos humanos capacitados, etc., da crescente tendncia de terceirizao das atividades que envolvem a movimentao e a logstica de produtos e
7

do uso indiscriminado do termo para designar qualquer servio. O operador logstico um fornecedor de servios logsticos, especializado em gerenciar e executar todas ou parte das atividades logsticas nas vrias fases da cadeia de abastecimento de seus clientes, agregando valor aos produtos dos mesmos, e que tenha competncia para, no mnimo, prestar simultaneamente servios nas trs atividades bsicas de controle de estoques, armazenagem e gesto de transportes.

7 REFERNCIAS

ARAJO, Jorge Siqueira de. Almoxarifados e Almoxarifes. So Paulo: Atlas, 1993. BALLOU, Ronald H. Logstica empresarial: transportes, administrao de materiais e distribuio fsica. So Paulo: Atlas, 1993. KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princpios de marketing. 7.ed. Livros tcnicos e cientficos. Rio de Janeiro: S.A.,1999

Vous aimerez peut-être aussi