Vous êtes sur la page 1sur 4

Agrupamento de Escolas O Rouxinol ESCOLA BSICA 2,3 DE CORROIOS

Sala de Estudo

Ficha de Histria_8. ano. Tema-E.


Nome: n. turma
1.Observa o mapa.

1.1. Assinala trs cidades que se distinguiram como centro do movimento renascentista.

Grupo II Graas a Loureno de Mdicis, a cidade, quando estava em paz, vivia sempre em festa, com torneios e cortejos onde se representava a histria da antiguidade. O seu objectivo era manter Florena prspera e o seu povo unido e feliz (...). Ele acarinhava e estimulava todos aqueles que se distinguiam nas artes ; protegia os homens de letras (...) Loureno admirava sobretudo a msica , a arquitectura e a poesia.
Maquiavel, Histrias Florentinas

Loureno de Mdicis

2.1.Indica, no que consistiu o mecenato, tendo por base a figura de Loureno de Mdicis. . . 2.2.Distingue viso teocentrica de viso antropocentrica. . .

GRUPO III 3. L atentamente o texto. No nosso tempo, todas as matrias nos interessam. Aprendemos grego, hebraico e latim. Considero indispensvel que aprendas estas lnguas (...). Quanto Natureza, quero que estudes cuidadosamente: deves conhecer os peixes que enchem os mares e as aves que voam nos cus; as rvores de todas as florestas e as ervas de todos os campos; os metais ocultos no ventre da terra e as pedras preciosas de todos os continentes. Nada, absolutamente nada, devers ignorar.
Rabelais, Gargntua

3.1.Refere quais as principais caractersticas do Humanismo. . . .

3.2.Indica quais os meios que permitiram a divulgao das ideias humanistas. . . 3.3.Relaciona os elementos da coluna da direita com os da esquerda.
A Grande vulto da literatura renascentista portuguesa, autor de Os Lusadas . B Humanista dos Pases-Baixos, autor de O Elogio da Loucura . C Humanista ingls , autor de Utopia D Vulto da literatura italiana, autor de O Prncipe E - Sbio polaco que descobriu a teoria heliocntrica . F Vulto da literatura Ingles , autor de Romeu e Julieta G Experiencialista Portugus, autor de Colquios dos Simples e Drogas da ndia. H Vulto da literatura espanhola, autor de D. Quixote de La Mancha. I Inventor da imprensa.

__ __ __ __ __ __ __ __ __

Erasmo de Roterdo Tomas More Maquiavel Shakespeare Cervantes Lus de Cames Coprnico Garcia de Horta Guttenberg

Agrupamento de Escolas O Rouxinol ESCOLA BSICA 2,3 DE CORROIOS

Sala de Estudo

Ficha de Histria_8. ano. Tema-E. Cap-E2. Num-1

Vous aimerez peut-être aussi