Vous êtes sur la page 1sur 11

1 INTRODUO

Neste trabalho vamos abordar algumas fases do processo eleitoral, como: a votao, apurao de votos e a diplomao; sendo-lhes apresentado cada um desses procedimentos com pormenores. Abordaremos os tpicos com uma linguagem acessvel de modo a facilitar a compreenso do leitor e que possa ampliar mais ainda seus conhecimentos no restando dvidas sobre o assunto. Noes bsicas acerca de nosso sistema eleitoral majoritrio e proporcional. Essa distino se fez necessria para voc compreender por que, s vezes, um determinado candidato que obtm mais votos deixa de ser eleito e outro, com menos votos, eleito. Tpicos importantes acerca dos atos
preparatrios para a votao, ou seja, aqueles que antecedem a chegada do eleitor

s urnas, em que os mesrios tm de preparar o ambiente, como ligar ligando as urnas. Ressaltando que existe, na lei, previso de preferncia para que determinadas pessoas realizem o exerccio do voto, bem como as peculiaridades no encerramento da votao. Falamos, por fim, sobre a apurao, cuja totalizao se d quase imediatamente aps o transcurso da votao e da diplomao do candidato, caracterizada como um ato declaratrio.

2 VOTAO

De acordo com o Dicionrio Aurlio Votao um processo de deciso, no qual os eleitores expressam a sua opinio por meio de um voto de maneira predeterminada.

O Voto um dos direitos polticos regulados no Brasil pela Constituio Federal em seu artigo 14, que estabelece como princpio da participao na vida poltica nacional o sufrgio universal. Nos termos da norma constitucional, o alistamento eleitoral e o voto so obrigatrios para os maiores de dezoito anos, e facultativos para os analfabetos, os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos e os maiores de setenta anos. Porm desde o Cdigo Eleitoral de 1932, que criou a Justia Eleitoral e regulou em todo o Pas as eleies federais, estaduais e municipais. Temos o voto nos moldes como conhecemos. Esse Cdigo introduziu o voto secreto, o voto feminino e o sistema de representao proporcional, em dois turnos simultneos. Pela primeira vez, a legislao eleitoral fez referncia aos partidos polticos, mas ainda era admitida a candidatura avulsa. Esse cdigo j previa o uso de mquina de votar, o que s veio a se efetivar na dcada de 90. As crticas ao Cdigo Eleitoral de 1932 levaram, em 1935, promulgao de nosso segundo Cdigo, a Lei n 48, que substituiu o primeiro sem alterar as conquistas de at ento. Atualmente a Lei n 4.737, de 15 de julho de 1965 que regula as eleies no Brasil. De acordo com esse dispositivo legal:
Art. 6 O alistamento e o voto so obrigatrios para os brasileiros de um e outro sexo, salvo: I - quanto ao alistamento: a) os invlidos; b) os maiores de setenta anos; c) os que se encontrem fora do pas. II - quanto ao voto: a) os enfermos; b) os que se encontrem fora do seu domiclio; c) os funcionrios civis e os militares, em servio que os impossibilite de votar.

Essa lei prev ainda vrias sanes para quem no observar essa obrigatoriedade, conforme podemos ver em seu artigo 7:

Art. 7 O eleitor que deixar de votar e no se justificar perante o juiz eleitoral at 30 (trinta) dias aps a realizao da eleio, incorrer na multa de 3 (trs) a 10 (dez) por cento sobre o salrio-mnimo da regio, imposta pelo juiz eleitoral e cobrada na forma prevista no art. 367. 1 Sem a prova de que votou na ltima eleio, pagou a respectiva multa ou de que se justificou devidamente, no poder o eleitor: I - inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou funo pblica, investir-se ou empossar-se neles; II - receber vencimentos, remunerao, salrio ou proventos de funo ou emprego pblico, autrquico ou para estatal, bem como fundaes governamentais, empresas, institutos e sociedades de qualquer natureza, mantidas ou subvencionadas pelo governo ou que exeram servio pblico delegado, correspondentes ao segundo ms subseqente ao da eleio; III - participar de concorrncia pblica ou administrativa da Unio, dos Estados, dos Territrios, do Distrito Federal ou dos Municpios, ou das respectivas autarquias; IV - obter emprstimos nas autarquias, sociedades de economia mista, caixas econmicas federais ou estaduais, nos institutos e caixas de previdncia social, bem como em qualquer estabelecimento de crdito mantido pelo governo, ou de cuja administrao este participe, e com essas entidades celebrar contratos; V - obter passaporte ou carteira de identidade; VI - renovar matrcula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; VII - praticar qualquer ato para o qual se exija quitao do servio militar ou imposto de renda.

A maneira mais comum de votao aquela na qual h um conjunto com um nmero inteiro de opes e cada eleitor escolhe uma delas, ou seja, cada um vota na sua opo candidata preferida. A opo vencedora a que receber mais votos. A democracia do mundo moderno tem como premissa a existncia de um corpo eleitoral periodicamente renovado e de um eleitorado composto por aqueles que tm direito de votar. No h representao poltica sem eleio. O Brasil um dos pases que sustenta a obrigatoriedade da votao, ou seja, todo cidado entre 18 a 75 anos deve comparecer s urnas no dia do pleito, onde pode escolher entre os candidatos ou o voto em branco - voto no contabilizado na urna eletrnica. O eleitor que no comparece ao pleito eleitoral deve justificar sua ausncia, sob pena de multa caso no o faa. Quem no votar ou justificar o voto em trs eleies seguidas tem seu CPF cancelado.

Art. 7 - (...) 3 Considerar-se- nulo o voto dado ao candidato que haja pedido o cancelamento de sua inscrio salvo na hiptese prevista no pargrafo anterior, in fine.

2.1 DO VOTO SECRETO

Art. 103. O sigilo do voto assegurado mediante as seguintes providncias: I - uso de cdulas oficiais em todas as eleies, de acordo com modelo aprovado pelo Tribunal Superior; II - isolamento do eleitor em cabine indevassvel para o s efeito de assinalar na cdula o candidato de sua escolha e, em seguida, fechla; II - verificao da autenticidade da cdula oficial vista das rubricas; IV - emprego de urna que assegure a inviolabilidade do sufrgio e seja suficientemente ampla para que no se acumulem as cdulas na ordem que forem introduzidas.

3 APURAO

As disposies acerca da competncia da apurao das eleies esto previstas no art. 158 do Cdigo Eleitoral, vamos identific-las.
Art. 158. A apurao compete: I - s Juntas Eleitorais quanto s eleies realizadas na zona sob sua jurisdio; II - aos Tribunais Regionais a referente s eleies para governador, vice-governador, senador, deputado federal e estadual, de acordo com os resultados parciais enviados pelas Juntas Eleitorais; III - ao Tribunal Superior Eleitoral nas eleies para presidente e vicepresidente da Repblica, pelos resultados parciais remetidos pelos Tribunais Regionais.

Cumpre observar que o Cdigo Eleitoral foi editado na dcada de 1960 e, portanto, anterior ao sistema eletrnico de apurao das eleies. No obstante, o 1 do Art. 174, includo pela Lei 6.978/82, prev que na apurao, poder ser utilizado sistema eletrnico, a critrio do Tribunal Superior Eleitoral e na forma por ele estabelecida.

Atualmente a apurao tem incio to logo encerre a votao em todas as sees e totalizada em pouco tempo, produzindo o resultado, dependendo do local, em poucas horas. Com o resultado da apurao, os candidatos eleitos sero diplomados. Na apurao dos votos, qualquer partido ou coligao poder indicar o mximo de trs fiscais por junta eleitoral, podendo, contudo, atuar uma de cada vez. Eventual impugnao dos votos dever ser feita de imediato, sob pena de precluso. Nas eleies municipais, de competncia das juntas eleitorais; nas de mbito estadual, do TRE; e para presidente da Repblica, do TSE.

3.1 BOLETIM DE URNA

o documento no qual so totalizados os votos de determinada urna. Conter o nome e o nmero dos candidatos que obtiveram votos naquela seo eleitoral. O mesrio presidente, caso haja requerimento, dever, sob pena de cometimento de crime eleitoral, franquear uma cpia para os partidos ou coligaes.

3.2 SISTEMA MAJORITRIO

Os chefes do poder executivo sero eleitos pelo sistema majoritrio, que leva em considerao os votos creditados ao candidato, no importando o nmero de votos obtidos pelo partido ou coligao do candidato. Nosso ordenamento prev o sistema em um e dois turnos: Para as eleies presidenciais, para governador de Estado ou do Distrito Federal e para prefeito de Municpios com mais de duzentos mil eleitores, ser necessrio que o candidato obtenha maioria absoluta dos votos vlidos (excludos os brancos e nulos), isto , 50% mais um, havendo possibilidade de eleio em dois turnos. Caso, antes do 8

segundo turno, um dos candidatos falea ou desista, ser chamado o terceiro colocado. Para os cargos de prefeito e vice dos Municpios com menos de 200 mil eleitores, ser eleito quem obtiver maioria simples dos votos vlidos, pois no h segundo turno. Para o cargo de senador da Repblica, o sistema tambm ser o majoritrio e ser preciso maioria simples para a eleio de um ou dois candidatos por Estado ou pelo Distrito Federal.

3.3 SISTEMA PROPORCIONAL

Utilizado para os demais cargos do poder legislativo. A eleio depende do quociente eleitoral, ou seja, divide-se o nmero de votos vlidos pelo nmero de vagas, possibilitando saber quantos votos sero necessrios para cada partido conseguir uma vaga. Aps a diviso de vagas pelos partidos que estiverem disputando o certame eleitoral, sero eleitos os candidatos mais votados de cada partido 9art. 109, Cdigo Eleitoral). Por exemplo, se, aps a obteno do quociente eleitoral, verifica-se que o partido X obteve cinco candidatos mais votados. No caso de sobrarem vagas, divide-se o nmero de votos vlidos de cada partido pelo nmero de vagas obtidas e acrescenta-se um. O partido com maior mdia fica com a vaga.

4 DIPLOMAO

A diplomao o ato pelo qual, em solenidade previamente marcada, os tribunais eleitorais entregam os ttulos que do os candidatos como eleitos. a solenidade em que entregue ao candidato eleito do documento oficial que reconhece a validade de sua eleio. o ato de recebimento do diploma.

Encerrada a apurao de votos, os candidatos, antes da posse, passam pelo ato da diplomao, em sesso presidida pelo mandatrio maior do Tribunal Superior Eleitoral, do Tribunal Regional Eleitoral ou da Junta Eleitoral, conforme a natureza do pleito, sendo ainda possvel opor recursos contra ela. Nesse sentido, poder ser proposta a impugnao, no prazo de 15 (quinze dias), a partir da diplomao para que o mandato eletivo possa ser impugnado, ante a Justia Eleitoral, de abuso do poder econmico, corrupo ou fraude. Claro que instruda com provas da verossimilhana da alegao, pois no bastar simples afirmao. O processo correr em segredo de justia. Esse prazo foi institudo pela Constituio Federal no artigo 14, 10.
Art. 14 A soberania popular ser exercida pelo sufrgio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos e, nos termos da lei, mediante: (...) 10 O mandato eletivo poder ser impugnado ante a justia eleitoral no prazo de quinze dias contados da diplomao, instruda a ao com provas de abuso do poder econmico, corrupo ou fraude.

A diplomao ato nico, no podendo ser fracionado. Tem competncia dos rgos colegiados da Justia Eleitoral (arts. 30, 215 e 218, do Cdigo Eleitoral). A convocao deve ser feita com antecedncia, j por ocasio da proclamao dos resultados da apurao. Deve-se dar cincia do ato aos partidos polticos, aos candidatos eleitos, aos que ficaram na suplncia e ao Ministrio Pblico. A audincia pblica, na cidade sede da Junta Eleitoral ou do tribunal. O que se atesta com a diplomao, a existncia de uma eleio valida e seus resultados, j divulgados, habilitando-se os eleitos, com o diploma, a exercerem seus respectivos cargos. No obrigado ao diplomado comparecer a diplomao, pois no convocado, nem intimado, mas notificado, cientificando ou convidando para o ato. A sua ausncia no acarretar nenhuma sano ou prejuzo. Pode ser representado por terceiros. A nica conseqncia que o diploma pode sofrer, de que realizado validamente o ato e a lavratura da ata da sesso tem 10

finalidade de formalizar a solenidade, comea-se a correr os prazos para as medidas processuais previstas em lei, a todos vinculando, tenham ou no estado presentes.

4.1 COMPETNCIA

Justia Eleitoral de todas as instncias cabe diplomar. O art. 215, do Cdigo Eleitoral menciona que o diploma ser assinado pelo Presidente do TSE, do TRE e da Junta, conforme o caso: a) Pela Junta Eleitoral, nas eleies municipais, onde se elegeu Prefeito, Vice-Prefeito, Vereadores e suplentes; b) Pelo Tribunal Regional Eleitoral, nas eleies gerais chamadas impropriamente, de eleies estaduais onde se elegeu Governador, Vice-Governador, Senadores, Deputados Federais, Estaduais, Distritais, e Suplentes; c) Pelo Tribunal Superior Eleitoral, nas eleies presidenciais impropriamente denominadas de eleies federais onde se elegeu o Presidente e o Vice-Presidente da Repblica. Como todo o ato jurisdicional, a diplomao ser nula de pleno pleito se realizada por autoridade judiciria incompetente.

4.2 POCA E LOCAL DA DIPLOMAO

A autoridade judiciria competente livre para marcar a data da diplomao, obedecendo ao prazo limite fixado nas resolues do Tribunal Superior Eleitoral. A Junta Eleitoral ou tribunal deve anunciar essa data, devendo ser realizado em seguida proclamao dos resultados. A propositura de recurso contra a apurao no impede a realizao da diplomao. No entanto, h uma exceo a ser observada. No art. 212, 2, do

11

Cdigo Eleitoral, diz que: havendo eleies suplementares, os candidatos a Presidente e Vice-Presidente da Repblica s sero diplomados depois delas. A diplomao ser realizada na sede da Junta Eleitoral ou do tribunal. Nos casos em que a zona eleitoral jurisdiciona mais de um Municpio, a solenidade dever ocorrer no Municpio sede da zona eleitoral.

4.3 DIPLOMA

o documento expedido pela Justia Eleitoral, a vista dos resultados apurados no pleito, a fim de que os eleitos e suplentes possam tomar posse e exercer os respectivos mandatos eletivos. Portanto, o nico documento expedido com essa finalidade, consagra o diploma como documento-smbolo da vitria nas urnas. Mais importante que o diploma, a diplomao. Pode ser repetido, por segunda via ou certido de inteiro teor, em caso de extravio. No art. 215, do Cdigo Eleitoral traz enumerado os requisitos mnimos obrigatrios que devem constar do diploma: nome do candidato eleito; legenda; cargo ou suplncia e a assinatura da autoridade judiciria. Porm, se no constar a eleio realizada, a data e o local da mesma e a de expedio do documento, ser insuficiente para emisso do documento. Ele conter todas as caractersticas de documento no sentido legal, e poder ser objeto de tutela jurdico-penal.

4.4 FISCALIZAO

A expedio dos diplomas, pela Justia Eleitoral, poder ser fiscalizada. A fiscalizao plena, podendo se objetar tanto quanto a forma quanto ao contedo do documento. 12

legitimidade para essa fiscalizao so: dos partidos polticos, das coligaes, dos candidatos, eleitos ou no, e o Ministrio Pblico, para reclamar contra as incorrees dos diplomas. Pode ser feito tanto antes da solenidade como depois dela. - os partidos polticos, as coligaes e os candidatos: podero argir s se forem atingido pelo prejuzo decorrente da incorreo ou da nulidade; - o Ministrio Pblico: poder pleitear correes diplomao e aos diplomas; ser o destinatrio de representaes nesse sentido, oriundas de terceiros que, sem legitimidade para agir por conta prpria, souberem de vcios que signifiquem violao ordem jurdica eleitoral. (art. 24, VI, Cdigo Eleitoral) Apurada sumariamente a procedncia da irresignao, a Junta Eleitoral ou o tribunal, conforme o caso, a qualquer tempo corrigir de pronto a ilegalidade nem que para isso seja necessrio cancelar a emisso anteriormente feita, determinando que outro diploma seja expedido.

5 CONSIDERAES FINAIS

De tudo que foi exposto, observa-se que o processo eleitoral , na verdade, um processo popular de seleo de pessoal para os cargos mais importantes do pas. A qualidade das pessoas selecionadas (eleitas) est diretamente ligada qualidade do processo eleitoral. Se o processo de eleio de boa qualidade, provavelmente selecionar os melhores candidatos. Mas, se o processo eleitoral for de m qualidade, certamente possibilitar a eleio de maus candidatos tambm.

13

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BRASIL. Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Braslia: Senado, 1988. CNDIDO. Joel J. Direito Eleitoral Brasileiro. 13 ed., rev., atual. E ampl. Bauru, SP: EDIPRO, 2008. ______. Lei n 6.978, de 19 de janeiro de 1992. Estabelece normas para a realizao de eleies em 1982, e d outras providncias. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/1980-1988/L6978.htm>. Acesso em: 12 nov. 2009. ______. Cdigo Eleitoral. Disponvel em: <http://www.tse.jus.br/servicos_online/catalogo_publicacoes/pdf/codigo_eleitora l/codigo_eleitoral2006_vol1.pdf>. Acesso em: 12 nov. 2009. WIKIPDIA. Diplomao. Disponvel em http://pt.wikipedia.org/wiki/Diploma %C3%A7%C3%A3o. Acessado em 27 nov 2011.

14

Vous aimerez peut-être aussi