Vous êtes sur la page 1sur 15

1 GUIA DE UTILIZAAO DO IMOBILISADOR-II COM OP-COM Introduo Desde 1995, os veculos Opel / Vauxhall j vem de fbrica com um imobilizador

instalado. O sistema de imobilizador-I pode ser encontrados nos Astra-F, Corsa-B, Omega-B, Vectra-B. O sistema de imobilizador-II pode ser encontrado nos Astra-G, Corsa-C, Omega-B, Vectra-B, Zafira, Meriva. Este guia aborda sistema de imobilizador-II. Com OP-COM voc pode executar vrios tipos de operao relacionados a imobilizadores. O que voc pode fazer: Apagar todos os transponder das chaves cadastradas Gravar novos chaves com transponder no imobilizador Resetar a central do motor Resetar a central do imobilisador Trocar a central do imobilizador Trocar a central do motor Programar a sada do imobilisados Programar cdigo de segurana Programar o nmero da mecnica da chave (MKN) Programar o nmero de identificao do veculo (VIN)

Note: Para qualquer operao relacionadas com imobilizador ser requerido o cdigo de segurana. O cdigo de segurana pode ser encontrado no Carto do carro.

Voc deve pedir o carto do carro ao comerciante, ou ao proprietrio anterior , juntamente com todos os documentos do veculos (Manual de instrues, o livro de servio, etc) que contm o VIN, o cdigo de segurana, o tipo do motor, cdigo do radio, etc.

2 O cdigo de acesso tem apenas 4 dgitos e este contm apenas nmeros, de 0 a 9. Se voc no tem o carto do carro, voc deve visitar o comerciante, onde voc pode pedir um novo carto. Primeiro, eles verificam seus documentos, e se est tudo ok, voc consegue um novo carto. Isto tem custo, mas pelo menos voc ir obter o seu cdigo de segurana. Nesta demonstrao, ns usamos um MY 2001 Astra-G, Motor Z 16 XE. Primeiro, voc pode facilmente verificar que o veculo equipado imobilizador. Olhe nas medidas dos blocos da central do motor, onde voc encontrar a resposta.

Como voc pode ver, Immobiliser Function Programmed = Yes . Quando voc abrir o imobilizador, voc pode ver o seguinte:

Voc pode facilmente verificar o funcionamento correto, ou o estado da Imobilizador, clique sobre o o boto [Measuring Blocks].

3 Para o sistema de imobilizador, voc pode programar at cinco chaves. Nesse exemplo, voc pode ver, que apenas uma chave est programada.

Imobilizador do motor e do ECU conectada entre si atravs da W-Line. (W vem de uma palavra alem, WegfahrSperre = Imobilisador)

O tempo de espera de segurana tambm importante, porque quando um cdigo de segurana for introduzido errado, o sistema ir travar-se, por algum tempo. Nesse caso, voc tem que esperar, e tentar mais uma vez s, se o tempo de espera de Segurana est inativo. Os valores possveis podem ser qualquer coisa at 21 horas! Se voc de alguma forma criou um longo tempo de espera de Segurana, necessrio cuidar da bateria de carro, pois a ignio precisa ficar ligada. Possveis tempos de intervalos de espera de Segurana: (hh:mm:ss) 00:00:10, 00:10:00, 00:20:00, 00:40:00 01:20:00, 02:40:00, 05:20:00, 10:40:00 21:20:00 (Sim! 21 horas, 20 minutos o maior intervalo de tempo)

4 dentro das funes especiais [Special Functions], voc pode Ler a Identificao da central do Motor Resetar a central do Imobilizador Resetar a central do motor Limpar todas as Chaves programadas

Clique no boto de identificaoda central do motor [Read ECU Identification] Esta funo no requer o cdigo de segurana, e voc pode ler o VIN do veculo e os MKN. Voc precisa ter o VIN, e o MKN, quando voc requisita fazer novas chaves (parte mecnica da chave).

Primeiro - Para ter acesso aos outros botes, voc tem que digitar o cdigo de segurana.

5 Quando um cdigo de segurana correto foi inserido, todas as opes estaro disponveis.

Quando um cdigo de segurana for digitado errado, o programa avisa [Wrong Security , Code Entered] e todos os demais botes tem suas opes desativados.

6 Ento, vamos ver cada funo em detalhes: [Reset Immobiliser] Esta funo ir resetar a central do imobilizador para seu estado padro de fbrica. Antes de substituir, voc tem que resetar o imobilizador de volta ao seu estado original de fbrica. Desta forma, voc pode instalar -lo em outro carro. Isso tambm ir apagar todas as chaves transponder. Note que depois de utilizar este funo, voc no ser capaz de ligar o motor.

Aps o resetar do imobilizador, voc pode verificar nos blocos de medio, que todas as entradas principais apagados successfully.

Importante: No estado padro de fbrica, a central do imobilizador aceita qualquer novo cdigo secreto.

7 [Reset Engine Control Module] Esta funo ir resetar o mdulo de controle do motor ao seu estado original de fbrica. Antes de substituir por uma nova, volte a antiga ao seu estado original de fbrica. Desta forma, voc pode instal-lo em um outro carro. Voc pode verificar o estado do imobilizador nas informaes nos blocos de medio da central do motor. Note que depois de utilizar esta funo, voc pode no ser capaz de ligar o motor. No padro de fbrica, a central do motor deixa apenas um nmero limitado de tentativas, sem imobilizador (10 tentativas). Aps esse nmero, a ECU do motor ir travar, at se iniciar com um imobilizador em pleno funcionamento. No Corsa-C, Meriva, Tigra e-B do BCU, no painel de instrumentos que existe o Imobilizador.

Importante: Antes de trocar ou substituir qualquer mdulo de imobilizador (central motor, central Imobilizador), voc tem que reseta-las primeiro. O funcinamento do imobilizador tem algum atraso (geralmente 5-10 min), entre 5-10 min voc deve ligar o carro. Mas aps este prazo expirar, voc no ser capaz de ligar o motor, o imobilizador ir bloquear o veculo. Uma luz indicadora (SVS, ou MIL) vai estar piscando no painel, mostrando um problema relacionado com imobilizador.

8 Importante: Quando voc pretende comprar um motor usado ou Imobilizador ECU, certifique-se que: Receber uma chave que funcione, ouo carto do carro do carro, ou ento se as peas utilizadas foram resetadas.

[Erase Transponder Keys] Com esta funo, voc pode apagar todas as chaves transponder. A funo til, por exemplo quando o cliente compra um carro usado, com trs chaves programada, mas ele / ela s tem uma ou duas na sua mo. Nesse caso, voc pode apagar todas as chaves do transponder, e s reprogramar as chaves, que seu cliente tem.

Importante: Isso no vai apagar os controles remotos programado para o carro. Para apagar os controles remotos podem ser feitos em diretamente no alarme.

9 Dentro do menu [Programming], voc pode

Funo programao do Imobilizador Programao das sada do Imobilizador Programao das chaves com transponder Keys (Novas e Velhas) Programao Nmero de Identificao do Veculo (VIN) Programao Nmero Mecnico da Chave (MKN)

Depois que voc entrou com sucesso um cdigo de segurana vlidos, tudo ser ativo.

Importante: Uma nova chave com transponder s pode ser programada uma vez para uma immobiliser ECU. Na primeira tentativa de programao, o imobilizador escreve seus prprios dados (cdigo secreto, NIV, etc) para a transponder, e em seguida, o transponder ser travada para que imobilizador. Apesar da programao das chaves poderemm ser apagados e reprogramados para o mesmo carro, sem qualquer problema, um transponder programado no pode ser reprogramado para outro carro, ou para outro mdulo de immobilisador. O imobilizador totalmente funcional, quando todos os componentes tm o VIN mesmo e Cdigo Secreto. Um transponder de um Imobilizador tipo II j programado, pode ser programado para um Imobilizador diferentes tipo I Imobilizador ECU, sem qualquer problema.

Vamos ver cada funo em detalhes:

10 [Program Immobiliser Function] Quando voc substitui um imobilizador, ou uma cental do motor, ou ambos, voc pode usar esta funo do programa para funcionar estes COMPONENT (s). Quando voc clica no boto, voc vai ver, que tem tres escolhas:

Imobilizador instalado (substitudo) Controlador do motor instalado (substitudo) Ambos Imobilizador do motor e controlador instalado (substitudo)

Escolha uma das opes, ento, pressione o boto [OK].

Quando voc troca o imobilizador, voc deve ver algo como isto:

11 Quando voc troca a central do motor, voc deve algo como isto:

Quando voc quer substituir e imobilizador do motor ECU, tanto de rotina de programao ser executado aps o outro. Primeiro, o ECU Immobilser sero programados com a Secret Cdigo, VIN, MKN e, em seguida, uma nova ECU do motor pode ser adaptado ao sistema. Depois de concluda com sucesso a funo de programao Imobilizador, voc tem de programa pelo menos uma chave para o sistema imobilizador. [Program Immobiliser Output] Quando o carro est equipado com um sistema de alarme anti roubo (Alarme), voc deve programa a sada imobilizador conformidade.

12 [Program Transponder Key - NEW]

Com esta uno, voc pode programa novo, no previamente programado (s) chave para oCom esta funo, v sistema imobilizador. Apenas uma chave pode ser progr Ammed de uma vez. Depois de cada chave, o ciclo d the ignition. If you want to program two, or three keys, please repeat the procedure. [Program Transponder Key - OLD] With this function, you can program OLD, previously already programmed key(s) to the immobiliser system. Only one keys can be programmed at once. After each key, please cycle the ignition. If you want to program two, or three keys, please repeat the procedure.

If the program gives you the following message: Programming Failed! then please check the measuring blocks for more information about your transponder-key. The reasons could be as simple as wrong transponder type key contains no transponder at all (dropped out from key, etc.) transponder already programmed to other car Wrong transponder-key programming routine selected (trying to program a previously programmed transponder as a new one)

On the next page, you will see some example pictures, I hope these can helps you to identify the problem more easily. When the immobiliser system working perfectly, the Transponder status must be Correct TP-Key.

13

Transponder identification OK, system working properly:

Key does not contains valid transponder:

Key contains a transponder (new, or previously programmed):

14 [Program Vehicle Identification Number (VIN)]

With the help of this function, you can program the VIN of your car into the immobiliser ECU.

[Program Mechanical Key Number (MKN)] With the help of this function, you can program the MKN of your car into the immobiliser ECU. This information is helpful, when you want to order some spare keys to your car, and you can only order fine, mechanically working keys to your car, if you know the Mechanical Key Number.

15 Summary: In this guide, we wanted to summarize you what OP-COM can do with the immobiliser. Important note: Please, First always read the factory repair manual of your car! There are some steps, which require great attention from the user. Please, take your time, do not rush, and think it over at least twice, which functions do you chooses. Do not click automatically on OK, if you dont know whats going to happen.

You cannot do any harm accidentally, because every important step has its own safetywarning box.

I hope you will find this manual helpful. If you need assistance, or have questions, or comments, do not hesitate to contact us at:

Vous aimerez peut-être aussi