Vous êtes sur la page 1sur 22

MACcaferri STability Analysis of Reinforced Slopes

MAC.S.T.A.R.S 2000

Guia para elaborao de Projetos

MACCAFERRI DO BRASIL LTDA.

2/22

O programa MacS.T.A.R.S
O programa MACSTARS 2000 foi desenvolvido para verificao de estabilidade de solos reforados, isto , estruturas que conferem estabilidade de taludes usando unidades de reforo capazes de absorver as tenses de trao. Alm de permitir a analise de estruturas de conteno gravidade usando o mesmo princpio. O programa permite conduzir as verificaes de estabilidade usando o Mtodo do Equilbrio Limite tambm considerando taludes no reforados.

DEFINIES BSICAS (ver fig.1)

Figura 1 Definies bsicas

Talude original Perfil de solo original, antes da instalao das unidades de reforos projetadas. Estrutura de conteno Seqncia de estruturas reforadas chamadas de blocos, um talude pode consistir de uma ou mais estruturas reforadas; a estrutura reforada pode ser coberta superficialmente com solo de aterro. Aterro de cobertura Perfil de solo parado sobre a estrutura de conteno que junta um bloco reforado a uma parte superior ou junta a estrutura de conteno ao talude natural. Bloco Elemento estrutural reforado que consiste no macio estrutural, nas unidades de reforo e o solo de aterro. Aterro estrutural Solo usado no bloco de reforo, distribudo em camadas entre as unidades de reforo, compactado mecanicamente para melhorar suas caractersticas mecnicas e de resistncia. Solo de aterro Camada de solo usada para preencher os espaos entre o bloco reforado e o talude original. Unidades de reforo Elemento de reforo resistente trao, instalado em camadas horizontais com o intuito de melhorar as propriedades do solo. Pode ser utilizado como reforo principal ou secundrio. Paramento frontal (Muro de fechamento) Face livre do bloco. Comprimento do envelopamento Parte da unidade do reforo estendida da face frontal superior at o solo de aterro com um comprimento de 0.50 a 1.00 m. Desenvolvimento de Projetos com Mac.S.T.A.R.S. 2

MACCAFERRI DO BRASIL LTDA.

3/22

Comprimento de ancoragem Comprimento de reforo atrs da superfcie de falha.

1.0 Interface do programa

O ambiente utilizado pelo MacStars 2000 um ambiente Windows, amigvel e de fcil manuseio, onde apresenta um menu principal similar aos programas do Office (Word, Excel, PowerPoint, etc.) que dar as opes de partida ao usurio.

2.0 Inserindo dados


2.1 Iniciando um arquivo
No menu ARQUIVO escolha a opo NOVO para comear um novo trabalho.

2.2 Escolhendo uma Norma


Sempre que um novo trabalho for iniciado ser aberta uma janela onde ser mostrada uma lista para SELECO DAS NORMAS. Essa opo permite ao usurio escolher uma das opes de norma prevista na base de dados do MacStars 2000, entre elas a British Standard 8006 que a principal norma conhecida para anlise de estruturas em solo reforado. Ao escolher uma norma, deve-se estar ciente que as mesmas so regidas por fatores de segurana parciais, ou seja, para cada parmetro de entrada, como solo, reforo, carga, haver um fator multiplicador que incrementar o valor desses parmetros. Por esse motivo aconselha-se que ao optar por trabalhar com uma dessas normas, esteja com a Desenvolvimento de Projetos com Mac.S.T.A.R.S. 3

MACCAFERRI DO BRASIL LTDA. mesma em mos, pois tambm ser pedido ao usurio o nvel de servicibilidade ou categoria que a estrutura dever ser enquadrada.

4/22

O mais comum que se opte pela opo NENHUM, que far com que a estrutura analisada esteja submetida apenas aos carregamentos impostos a ela pelo usurio. Dessa forma ser feita uma anlise de equilbrio limite, segundo o mtodo escolhido pelo usurio e o fator de segurana obtido ser a relao entre as foras estabilizantes e instabilizantes as quais a estrutura estar submetida. Nos exemplos a seguir, utilizaremos a opo NENHUM.

2.3 Tela de trabalho


Ao selecionar a norma a qual estar submetida estrutura, ser apresentada uma janela em branco com descrio de um plano de coordenadas cartesianas e uma legenda a ser preenchida.

Desenvolvimento de Projetos com Mac.S.T.A.R.S.

MACCAFERRI DO BRASIL LTDA.

5/22

3.0 Modelagem de talude


A seguir, o seguinte trabalho ser modelado e verificado quanto sua estabilidade frente s cargas aplicadas.

3.1 Propriedades do solo


O primeiro passo para a modelagem de uma estrutura, a insero das propriedades e camadas de solo existentes. Ao clicar em DADOS DE ENTRADA, PROPIEDADES DOS SOLOS, a seguinte janela surgir na tela:

Onde: Nome: cdigo mostrado na legenda para identificar o solo; Descrio: texto que descreve o solo analisado; (opcional) Parmetros necessrios para o clculo dos assentamentos: esta opo permite abrir uma nova janela, onde o usurio deve descrever os parmetros de deformao do solo; Cor: essa opo permite selecionar a cor que ser usada na representao grfica do solo; Coeso: valor da coeso em kPa; (tenso) ngulo de atrito: valor do ngulo de atrito interno do solo expresso em graus (); Ru: constante de poropresso; Fator multiplicador para o ngulo de atrito: permite selecionar no menu de rolagem a classe do multiplicador que ser utilizada pelo ngulo de atrito; (Apenas se houver uma Norma) Peso especfico: permite escrever o peso especfico em condies naturais (acima do nvel dgua) ou em condies de completa saturao (abaixo do nvel dgua); Fator multiplicador (para o peso especfico): permite selecionar no menu de rolagem a classe do multiplicador que ser utilizada pelo peso especfico; (Apenas se houver uma Norma)

Desenvolvimento de Projetos com Mac.S.T.A.R.S.

MACCAFERRI DO BRASIL LTDA. Os seguintes materiais sero utilizados nesse projeto: - Argila arenosa Coeso = 35 kPa ngulo de atrito = 18o Peso especfico natural = 18 kN/m3 Peso especfico saturado = 19 kN/m3 - Argila siltosa Coeso = 20 kPa ngulo de atrito = 24o Peso especfico natural = 19 kN/m3 Peso especfico saturado = 19 kN/m3 - Pedra Coeso = 10 kPa ngulo de atrito = 40o Peso especfico natural = 26 kN/m3 Peso especfico saturado = 28 kN/m3 - Silte arenoso Coeso = 20 kPa ngulo de atrito = 26o Peso especfico natural = 19 kN/m3 Peso especfico saturado = 20 kN/m3 - Areia mdia Coeso = 5 kPa ngulo de atrito = 28o Peso especfico natural = 18 kN/m3 Peso especfico saturado = 19 kN/m3

6/22

3.2 Geometria das camadas


Aps definidas as caractersticas de solo, devem ser definidas ento a geometria das camadas existentes. Ao clicar em DADOS DE ENTRADA, GEOMETRIA DAS CAMADAS, a seguinte janela surgir na tela:

Onde: Camada: cdigo mostrado no relatrio para identificar o solo; Descrio: texto que descreve a geometria; (opcional) Horizonte de rocha: quando esta opo for selecionada, significa que a geometria inserida um horizonte de rocha; Solo: cdigo de indicao do solo da geometria inserida; Tabela das coordenadas X: valor da abscissa; Y: valor da ordenada;

Desenvolvimento de Projetos com Mac.S.T.A.R.S.

MACCAFERRI DO BRASIL LTDA. As seguintes camadas sero consideradas nesse projeto: - Camada 1 - Camada 2

7/22

Solo: Argila Siltosa

Solo: Areia Mdia

Camada 3

- Camada 4

Solo: Argila Arenosa Solo: Silte Arenoso

As coordenadas acima descritas definem a seguinte estrutura de solo:

3.3 Superfcie piezomtrica


Pode tambm ser considerada a presena de gua no solo, atravs da considerao da superfcie piezomtrica.

Desenvolvimento de Projetos com Mac.S.T.A.R.S.

MACCAFERRI DO BRASIL LTDA.

8/22

3.4 Cargas
O programa Mac.S.T.A.R.S. realiza a verificao de estruturas sujeitas s aes concentradas, distribudas, provenientes da ao de tirantes e de ao ssmica. Nesse exemplo consideraremos a ao de uma carga distribuda de 20 kPa, da abscissa 65 m at a 95m.

4.0 Anlise de estabilidade


Para um talude no reforado, como o ilustrado neste exemplo, deve ser realizada sua verificao quanto estabilidade global.

Desenvolvimento de Projetos com Mac.S.T.A.R.S.

MACCAFERRI DO BRASIL LTDA. Para a realizao da verificao da estrutura quanto estabilidade global, devem ser selecionadas as seguintes opes: Tipo de Superfcie: Circular - Poligonal randmica Metodologia de clculo Bishop - Janbu Intervalo para os pontos de incio das superfcies - Primeira abscissa (0) - Segunda abscissa (50) Intervalo para os pontos de fim das superfcies - Primeira abscissa (55) - Segunda abscissa (90)

9/22

Comprimento dos segmentos (1) Numero de superfcies a analisar (1000) ngulo limite esquerda (0) ngulo limite direita (0) Numero de pontos iniciais (100)

Onde: Mtodo de clculo: Esta seleo fornece o comportamento das unidades de reforos; rgido ou deformvel Superfcie: define o tipo de superfcie; (circular ou poligonal randmica) Janbu ou Bishop: este boto ativa o mtodo de clculo selecionado; (a opo Bishop pode ser selecionada apenas no caso de superfcie circular) Intervalo para os pontos de incio das superfcies Par de coordenadas X que definem a seo geomtrica onde as superfcies potenciais de deslizamento iniciaram; Intervalo para os pontos de trmino das superfcies Par de coordenadas X que definem a seo geomtrica onde as superfcies potenciais de deslizamento terminaram; Comprimento dos segmentos: comprimento dos segmentos que formam a superfcie de deslizamento; ngulo limite a esquerda: o ngulo (sempre positivo) que subentende a parte superior da linha horizontal imaginria que parte do ponto inicial do primeiro segmento da superfcie de deslizamento; o programa considerar um valor de 5 graus se ambos os ngulos forem zero ngulo limite a direita: o ngulo (positivo ou negativo) que subentende a parte inferior da linha horizontal imaginria que parte do ponto inicial do primeiro segmento da superfcie de deslizamento; o programa considerar um valor de -45 graus se ambos os ngulos forem zero Nmero de superfcies a analisar: nmero de superfcies de tentativas geradas; Nmero de pontos iniciais: nmero de pontos iniciais (eqidistantes no segmento inicial) das superfcies;

Desenvolvimento de Projetos com Mac.S.T.A.R.S.

MACCAFERRI DO BRASIL LTDA. Depois de selecionada a modalidade a ser analisada, deve-se ento realizar o clculo.

10/22

Neste caso, o fator de segurana encontrado foi de 0,938; o que torna a estrutura instvel, ou seja, caso fosse realizada a construo considerada, o talude se romperia.

5.0 Modelagem de uma estrutura em solo reforado


A seguir ilustraremos o clculo de uma situao onde a mesma estrutura de solo agora contida por uma estrutura em solo reforado. A insero de uma conteno em solo reforado ser realizada atravs da janela dados de entrada blocos.

Utilizaremos nesse exemplo uma estrutura em solo reforado tipo Terramesh , com as seguintes caractersticas:

Desenvolvimento de Projetos com Mac.S.T.A.R.S.

10

MACCAFERRI DO BRASIL LTDA.

11/22

5.1 Bloco

Onde: Bloco: cdigo mostrado no relatrio para identificar o bloco; Reforo principal Fabricante: o nome da companhia que fabrica o tipo de unidade de reforo; Famlia de produtos: tipo de unidade de reforo (dado a ser selecionado da lista disponvel, dependendo do fabricante selecionado); Produto: nome da unidade de reforo (dado a ser selecionado da lista disponvel, dependendo do tipo de fabricante e famlia selecionados); Comprimento do reforo: comprimento total da unidade de reforo expresso em metros (m); (sem a ancoragem superior) Espaamento: intervalo vertical entre as unidades de reforo expresso em metros (m); para alguns modelos este dado ser preenchido automaticamente Comprimento da ancoragem superior: o comprimento da dobra sobre a unidade de reforo expresso em metros (m); para alguns modelos este dado ser preenchido automaticamente Posicionado sobre o bloco: este o campo onde o usurio tem a identificao do bloco sobre o qual poder instalar o bloco atual; esta opo s estar ativo, caso o usurio j tenha dimensionado um bloco Inclinao do paramento: valor em graus do ngulo entre a vertical e a face frontal do bloco; (um valor igual a zero identifica um bloco com face vertical) Lado do talude: indica se o aterro do bloco ser colocado a direita ou a esquerda da respectiva face do bloco; Origem do bloco: abscissa e ordenada do canto inferior esquerdo do bloco (quando orientado para a direita), ou direito bloco (quando orientado para a esquerda); se o bloco estiver sobre outro, sua origem ser dada pelo canto superior esquerdo ou direito do bloco inferior Dimenses do bloco Comprimento base: o usurio dever entrar com a largura do bloco (ao longo do eixo das abscissas); Altura: o usurio dever entrar com a altura do bloco (ao longo do eixo das ordenadas);

5.2 Solos associados


Classe do aterro estrutural: o usurio pode selecionar o tipo de solo usado como aterro estrutural entre: pedra, areia, silte arenoso e areia argilosa. Esta seleo dever ser efetuada a fim de permitir ao programa determinar os parmetros de atrito entre as unidades dos reforos e o valor padro disponvel para o solo; Aterro estrutural: seleo do cdigo que identifica o tipo de solo que ser preenchido no bloco; Solo ao tardoz: seleo do cdigo que identifica o tipo de solo entre o tardoz do bloco e o perfil do solo natural ou corte; Solo que compe o bloco de cobertura: seleo do cdigo que identifica o tipo de solo de cobertura; Desenvolvimento de Projetos com Mac.S.T.A.R.S. 11

MACCAFERRI DO BRASIL LTDA.

12/22

Solo que compe o bloco de fundao: seleo do cdigo que identifica o tipo de solo de onde o bloco estiver apoiado; Material de enchimento dos gabies: seleo do cdigo que identifica o tipo de solo usado para preencher os gabies; este campo ser ativado apenas no caso de muro de conteno em gabies ou Terramesh System

A janela cobertura se refere ao solo de cobertura, isto , definio do perfil de solo sobre o bloco. Ao Fornecer as coordenadas do perfil o usurio deve se referir a um sistema de coordenadas locais e considerar sua origem no canto superior do bloco (face externa); o eixo das abscissas se estender crescente ou decrescente dependendo da orientao do bloco (para esquerda ou direita). O ltimo segmento do perfil deve interceptor o perfil de solo original ou de corte. A janela perfil de escavao se refere ao solo de escavao antes da instalao do muro de conteno. Ao fornecer as coordenadas do perfil o usurio deve se referir a um sistema de coordenadas locais e considerar sua origem no canto inferior do bloco (face externa); o eixo das abscissas se entender crescente ou decrescente dependendo da orientao do bloco (para esquerda ou direita). O ltimo segmento do perfil deve interceptor o perfil de solo original ou de corte.

5.3 Reforo adicional

Desenvolvimento de Projetos com Mac.S.T.A.R.S.

12

MACCAFERRI DO BRASIL LTDA.

13/22

Onde: Fabricante: o nome da companhia que fabrica o tipo de unidade de reforo; Famlia de produtos: o tipo de unidade de reforo (dado a ser selecionado da lista disponvel, dependendo do fabricante selecionado); Modelo do produto: nome da unidade de reforo (dado a ser selecionado da lista disponvel, dependendo do tipo de fabricante e famlia selecionados); Comprimento do reforo: comprimento total da unidade de reforo; Offset: distncia vertical entre a primeira unidade de reforo e a base do bloco, isto , a elevao relevante a base do bloco da primeira unidade de reforo; Espaamento vertical: intervalo vertical entre as unidades de reforo; Para cada pgina o usurio pode fornecer 3 (trs) diferentes tipos de reforos adicionais. Se o nmero de tipos diferentes de reforos for maior que trs, quando o ltimo reforo da pgina for inserido e o boto avanar for pressionado ser aberta uma nova janela com a possibilidade de insero de 3 (trs) novos reforos diferentes e assim sucessivamente at que menos de 3 (trs) reforos diferentes por pgina seja inserido.

Aps a insero do bloco acima descrito, a seguinte estrutura aparecer na tela:

6.0 Nova anlise de estabilidade


Aps a insero da estrutura em solo reforado, verifica-se ento sua estabilidade. Recomenda-se para casos como o ilustrado neste exemplo, a verificao da estrutura quanto estabilidade global, e estabilidade interna, e que a estrutura seja analisada tambm como muro, onde sero verificadas sua estabilidade contra o deslizamento, tombamento e em relao presso na fundao.

6.1 Estabilidade Global

Desenvolvimento de Projetos com Mac.S.T.A.R.S.

13

MACCAFERRI DO BRASIL LTDA.

14/22

6.2 Estabilidade Interna


Primeiramente, para a realizao de um novo clculo, deve ser realizada a insero de uma nova janela. Clicando sobre o menu Janelas, em seguida sobre a opo Nova janela. Quando o usurio inserir uma nova janela, ele dever alterar a escala do desenho para a mesma escala da janela anterior, utilizando o boto de teclas rpidas Escala..

Onde: Mtodo de clculo: Esta seleo fornece o comportamento das unidades de reforos; rgido ou deformvel Superfcie: define o tipo de superfcie; (circular ou poligonal randmica) Janbu ou Bishop: este boto ativa o mtodo de clculo selecionado; (a opo Bishop pode ser selecionada apenas no caso de superfcie circular) Bloco: bloco a ser analisado; Intervalo para os pontos de trmino das superfcies Par de coordenadas X que definem a seo geomtrica onde as superfcies potenciais de deslizamento terminaram; Comprimento dos segmentos: comprimento dos segmentos que formam a superfcie de deslizamento;

Desenvolvimento de Projetos com Mac.S.T.A.R.S.

14

MACCAFERRI DO BRASIL LTDA.

15/22

ngulo limite a esquerda: o ngulo (sempre positivo) que subentende a parte superior da linha horizontal imaginria que parte do ponto inicial do primeiro segmento da superfcie de deslizamento; o programa considerar um valor de 5 graus se ambos os ngulos forem zero ngulo limite a direita: o ngulo (positivo ou negativo) que subentende a parte inferior da linha horizontal imaginria que parte do ponto inicial do primeiro segmento da superfcie de deslizamento; o programa considerar um valor de -45 graus se ambos os ngulos forem zero Nmero de superfcies a analisar: nmero de superfcies de tentativas geradas;

6.3 Verificao como muro


Onde: Bloco: o usurio deve selecionar o bloco que ser analisado; (o muro incluir todos os blocos sobrepostos ao bloco selecionado) Presso limite na fundao: valor da presso ltima (presso de ruptura) na base do bloco analisado; Um valor nulo para este parmetro, automaticamente rodar o clculo da capacidade de suporte da fundao sem solicitar dados adicionais

Desenvolvimento de Projetos com Mac.S.T.A.R.S.

15

MACCAFERRI DO BRASIL LTDA.

16/22

7.0 Relatrio
Com todas as janelas calculadas possvel gerar um arquivo de Word com o resumo de todas as anlises e os parmetros utilizados.

8.0 Utilizando o Auto Cad


Exemplo: ESTRUTURA MODELADA NO AUTOCAD Agora mova toda a estrutura para as coordenadas (0,10) com o comando move.

ESTRUTURA NA COORDENADA (0,10) NO AUTOCAD Faa uma polyline contnua at o final do perfil, a partir do ponto (0,10).

Com a polyline selecionada execute o comando list e copie as coordenadas cartesianas para o programa Excel. Onde o programa ir realizar a separao do texto, tornando assim melhor para copi-lo para o MacStars.

Desenvolvimento de Projetos com Mac.S.T.A.R.S.

16

MACCAFERRI DO BRASIL LTDA.

17/22

Aps copiar as coordenadas permanecendo com elas selecionadas como no figura acima, clique sobre o menu Dados e em seguida na opo Texto para colunas....

Desenvolvimento de Projetos com Mac.S.T.A.R.S.

17

MACCAFERRI DO BRASIL LTDA.

18/22

Clique na opo Delimitado, e em seguida em avanar.

Selecione as opes Espao, Outros e na caixa ao lado de outros digite =, depois avanar, e concluir.

Desenvolvimento de Projetos com Mac.S.T.A.R.S.

18

MACCAFERRI DO BRASIL LTDA.

19/22

Apague os textos que no sero necessrios para a configurao da geometria. No final da operao, ficar deste modo. Selecione as coordenadas e copie agora no MacStars.

Quando forem colar as coordenadas, primeiro selecione as 2 (duas) colunas (X e Y), depois cole. Caso o usurio inserir as coordenadas manualmente sem a utilizao dos passos anteriores, o usurio dever clicar 2 (duas) vezes no campo, para que o curso fique piscando.

Desenvolvimento de Projetos com Mac.S.T.A.R.S.

19

MACCAFERRI DO BRASIL LTDA.

20/22

Verifique se na opo Solo, o cdigo de identificao do solo corresponde geometria inserida.

GEOMETRIA DEFINIDA NO MACSTARS

Desenvolvimento de Projetos com Mac.S.T.A.R.S.

20

MACCAFERRI DO BRASIL LTDA.

21/22

Caso o desenho no se encontre em uma apresentao agradvel na tela, possvel alterar sua escala atravs do boto das teclas rpidas Escala (boto 09).

9.0 Exemplos de aplicao

Desenvolvimento de Projetos com Mac.S.T.A.R.S.

21

MACCAFERRI DO BRASIL LTDA.

22/22

Desenvolvimento de Projetos com Mac.S.T.A.R.S.

22

Vous aimerez peut-être aussi