Vous êtes sur la page 1sur 12

Das Provas do Negcio Jurdico

1. CONSIDERAES PRELIMINARES O Cdigo Civil vigente dedicou-se a tratar da prova (1) judiciria nos artigos 212 a 232 (Ttulo V Das provas, do Livro III Dos fatos jurdicos, do Livro I Parte geral), repetindo o que fizera o Cdigo revogado (arts. 136 a 144). Cumpre-nos, ento, fazer uma breve anlise quanto s possveis novidades introduzidas no direito (diante da importncia desse tema para as causa judiciais), sem a preocupao de emitir consideraes absolutas e definitivas, posto que a novidade do assunto as impede. Somente o debate e o amadurecimento de idias capaz de solidificar opinies.

2. CONCEITO DE PROVA JUDICIRIA Quase todos os juristas que conceituam a prova judiciria o fazem adotando isoladamente as noes de atividade, meio ou resultado. Couture assevera que em "sua acepo comum, a prova a ao e o efeito de provar; e provar demonstrar de algum modo a certeza de um direito ou a verdade de uma afirmao". (2) Arruda Alvim, de sua parte, conceitua prova judiciria, dizendo consistir esta "naqueles meios definidos pelo direito ou contidos por compreenso num sistema jurdico (v. arts. 332 e 366), como idneos a convencer (prova como resultado) o juiz da ocorrncia de determinados fatos, isto , da verdade de determinados fatos, os quais vieram ao processo em decorrncia de atividade principalmente, dos litigantes (prova como atividade). (3) Para Moacyr Amaral Santos, prova judiciria " a verdade resultante das manifestaes dos elementos probatrios, decorrente do exame, da estimao e ponderao desses elementos; a verdade que nasce da avaliao, pelo juiz, dos elementos probatrios". (4) Humberto Theodoro Jnior diz que provar " conduzir o destinatrio do ato (o juiz, no caso dos litgios sobre negcios jurdicos) a se convencer da verdade acerca de um fato. Provar conduzir a inteligncia a descobrir a verdade". (5) Segundo Manoel Antonio Teixeira Filho, prova resultado e no meio. Em no sendo assim, "ter-se-ia de admitir, inevitavelmente, por exemplo, que qualquer documento juntado aos autos constituiria, por si s, prova do fato a que se refere, ignorando-se, com isto, a apreciao judicial acerca desse meio de prova, apreciao que resultaria na revelao do resultado que tal meio produziu, conforme tenha eficcia para tanto. Ademais, se o meio a prova,

como sustentar-se essa afirmao diante de declaraes conflitantes de duas testemunhas sobre o mesmo fato?". (6) A amplitude da prova judiciria, porm, impe anlise de seu conceito sob duas vertentes: uma subjetiva e outra objetiva, que renam conjuntamente, e no isoladamente, forma, meio, atividade e resultado. Sob o aspecto subjetivo, prova judiciria : a) atividade ao que as partes realizam para demonstrar a veracidade das afirmaes (a prova a ao realizada pelas partes). Nesse caso, diz-se que a parte produziu a prova quando, atravs da demonstrao de algo que pretendia provar, fez aparecer circunstncias capazes de convencerem o juiz quanto veracidade das afirmaes (ao de provar). b) resultado soma dos fatos produtores da convico do juiz apurados no processo. a verdade extrada pelo juiz (resultado) dos elementos probatrios produzidos pelas partes (atividade), atravs do desenvolvimento do seu trabalho intelectual de avaliao, pelo qual pesa e estima tais elementos (a prova o resultado da atividade das partes para o convencimento do juiz). Sob o aspecto objetivo, prova judiciria : a) forma instrumento posto disposio dos litigantes para demonstrem a existncia dos fatos alegados. No se trata, ento, da ao de provar, mas do instrumento prprio (forma definida pelo ordenamento jurdico para o conhecimento dos fatos pelo juiz). Nesse caso, diz-se que a prova documental, testemunhal, pericial, etc. b) meios emanaes das pessoas ou coisas, que oferecem ao julgador percepes sensveis atinentes ao thema probandum. Assim, o contedo ideal dos documentos, o contedo ideal do depoimento das partes ou das testemunhas so meios de prova.

3. FUNO DA PROVA Segundo Wilhelm Kisch, as conseqncias jurdicas esto associadas s afirmaes sobre fatos. (7) Assim, a parte que deseja obter no processo um efeito jurdico deve primeiro afirmar algo sobre certo fato e, a seguir, comprovar a veracidade dessa afirmao. As dvidas que emergem quanto veracidade das afirmaes feitas pelas partes (questes de fato), dada a sua contradio, devem ser dirimidas pela atividade probatria. Tal atividade de fundamental importncia.

Para que as afirmaes feitas pelas partes sejam levadas em consideraes pelo juiz no momento de julgar, imperiosa a demonstrao de sua veracidade. A prova, nesse caso, a verdade extrada pelo juiz (resultado) dos elementos probatrios produzidos pelas partes (atividade), atravs do desenvolvimento do seu trabalho intelectual de avaliao. Pode-se afirmar, portanto, que a funo da prova a de formar a convico do julgador, a fim de que este faa incidir a norma jurdica ao fato. (8)

4. NATUREZA JURDICA DA PROVA Segundo Joo Mendes Jnior, "foi Bentham, dominado pela mania de atacar a tcnica do Direito Romano e criar uma tcnica para o Direito Ingls, que dividiu as leis em substantivas e adjetivas". (9) Surgia, assim, a distino do direito em material e processual. Dentro dessa classificao, at hoje adotada pela universalidade do direito, cumpre definir a natureza jurdica das leis relativamente prova. No obstante o respeito s outras correntes existentes (10), penso que as normas que dispem sobre a prova pertencem exclusivamente ao direito processual (11), posto que seu escopo reside na idia de convencimento do magistrado (judici fit probatio). (12) Vale dizer: "as provas somente assumem real importncia dentro do processo". (13) Alm disso, a cincia do processo "a nica que se dedica ao estudo sistematizado e completo do instituto da prova, perquirindo sob todos os ngulos seus fins, suas causas e efeitos". (14) Cabe ao direito processual, portanto, regular a matria em toda sua amplitude e em todos os seus aspectos, valendo lembrar a advertncia de Liebman, para quem a identificao da natureza jurdica das leis no uma questo topogrfica. (15) Assim, so de direito processual as normas sobre prova inseridas no Cdigo Civil. (16)

5. PROVA EMPRESTADA O art. 212 do CC-2002 deu a impresso de haver suprimido a possibilidade de utilizao da prova emprestada em juzo, uma vez que no arrolou entre as formas de prova, como fazia o Cdigo revogado (art. 136, inc. II), os atos processuais processados em juzo. Trata-se, porm, de mera iluso.

O texto vigente apenas corrigiu impreciso at ento existente. Os atos processuais praticados em juzo, ainda que orais (como v.g., o interrogatrio de uma das partes), quando transportados para outro processo o so sob a forma documental (CC-2002, art. 216). (17) A prova emprestada, portanto, espcie de prova documental (18) (cuja fora probatria ser valorada pelo juiz, que no est obrigado a dar-lhe idntico valor ao que teve nos autos em que foi produzida). Ainda que assim no se entenda, cumpre asseverar que o novo Cdigo Civil ao tratar da prova no esgota todas as formas possveis de comprovao das afirmaes sobre fatos feitas em juzo. (19) Alm disso, no restou revogado o art. 332 do CPC, segundo o qual todos os meios legais, bem como os moralmente legtimos so hbeis para provar a verdade dos fatos em que se funda a ao ou a defesa. (20)

6. PRESUNES Repetindo o art. 136, inc. V, do Cdigo revogado, o art. 212, inc. IV, do CC2002 reabre a discusso acerca da presuno ser, ou no, forma de prova. Presuno (21) o raciocnio desenvolvido pelo magistrado. A partir do conhecimento de um fato deduz ele a existncia de outro fato que lhe desconhecido e que, normalmente, est associado ao primeiro. (22) Partindo, ento, da convico de ocorrncia de um certo fato, o juiz, por deduo lgica, infere "a existncia de outro fato (23), j que, comumente, um decorre do outro ou devem, ambos acontecer simultaneamente". (24) Esse mero raciocnio lgico, por si s, no constitui forma de prova (25), ao menos no sentido de instrumento posto disposio dos litigantes para que demonstrem a existncia dos fatos alegados. (26) Acorrem, nesse mesmo caminho, as lies de Cndido Rangel Dinamarco: "Nenhuma presuno meio de prova, quer as absolutas ou as relativas, as legais ou as judiciais. Nenhuma delas se resolve em tcnica de exame das fontes probatrias, a ser realizado segundo as regras do procedimento e com a participao dos litigantes em contraditrio. Todas elas constituem processos de raciocnio dedutivo que levam a concluir que um fato aconteceu, quando se sabe que outro haja acontecido". (27) A presuno, portanto, no uma forma de prova, a despeito da letra do art. 212, inciso IV, do CC-2002, que no tem o poder de alterar a natureza das coisas.

7. CONFISSO

Por definio legal, confisso o fenmeno processual em que a parte admite a verdade de um fato contrrio ao seu interesse e favorvel ao adversrio (CPC, art. 348). (28) Conceitualmente, a confisso no forma de prova (no obstante esse seja o tratamento a ela dispensado pelo CC-2002 e pelo CPC), "porque no constitui tcnica para extrair de uma fonte informes sobre fatos". Ela o prprio informe "que uma das fontes de prova fornece ao juiz (a parte fonte ativa de prova)." (29) Tambm no se pode dizer que a confisso seja um negcio jurdico como preconizam, v.g., Luiz Guilherme Marinoni e Srgio Cruz Arenhart (30) no obstante a legislao induza a essa concluso ao estabelecer meios processuais para revog-la (CC-2002, art. 214; CPC, art. 352) e o CC-2002 trate do assunto prova dentro do Livro III sob a epgrafe: dos negcios jurdicos , posto que "no cria direitos e obrigaes para as partes, no vincula o juiz e no se confunde com o reconhecimento do pedido ou com a renncia ao direito". (31) 7.1. Capacidade para confessar Segundo a regra indita do art. 213 do CC-2002, para que a confisso produza efeitos deve a parte ser capaz de dispor do direito a que se referem os fatos confessados (CC-2002, art. 5o). (32) Referida regra no inova o direito probatrio. A exigncia de capacidade para confessar sempre foi tida pela doutrina como elemento subjetivo da confisso (33), uma vez que "somente o capaz pode praticar validamente atos de disposio processual". (34) 7.2. Confisso e representante Segundo o pargrafo nico do art. 213 do CC-2002, a confisso feita pelo representante somente eficaz nos limites em que este pode vincular o representado. O representante de que fala a lei o mandatrio, o procurador. A confisso do representante legal de incapaz, cujos poderes so apenas de gesto, nenhum efeito produz. Como observa Humberto Theodoro Jnior, invocando lio de Maria Helena Diniz, "o incapaz no pode confessar nem mesmo por seu representante legal, porque a confisso s pode ser produzida por pessoa capaz e no gozo de seus direitos". (35) A confisso efetuada pelo representante (CC-2002, art. 213) produzir efeito desde que o instrumento de mandato expressamente outorgue poderes

especiais para confessar (CPC, art. 349, pargrafo nico), no sendo suficiente para tanto os poderes da clusula ad judicia (CPC, art. 38). Debate-se a doutrina, ento, em dar adequado tratamento aos atos praticados pelo advogado em juzo que (especialmente na contestao), sem a outorga expressa de poderes para confessar (CPC, art. 38), admite como verdadeiros os fatos articulados pelo adversrio, em prejuzo do representado. Possuem referidos atos fora probatria? A regra dos art. 213 pargrafo nico do CC-2002 c/c a do art. 349, pargrafo nico do CPC impede a produo de efeitos? Sob a viso literal dos dispositivos legais mencionados, a resposta s indagaes acima seria a de que nenhum efeito produz a confisso feita por mandatrio sem poderes especiais expressos. Contudo, no se pode negar efeitos ao reconhecimento de fatos pelo mandatrio. O que deixa de ocorrer, apenas, o que se convencionou chamar de prova plena. O juiz apreciar a declarao dando-lhe valor relativo. Segundo Pestana de Aguiar o reconhecimento de fatos feito pelo mandatrio judicial no deve ser classificado como confisso, mas como admisso. Essa admisso produz "presuno relativa contra a parte, atravs da palavra de seu patrono" e adquire carter decisivo. Ou seja, "a admisso do advogado do ru ou do autor possui efeito decisivo no processo". (36) 7.3. Irrevogabilidade da confisso Ao ditar que a confisso irrevogvel (37), mas pode ser anulada se decorreu de erro de fato ou de coao, o art. 214 do CC-2002 modificou em parte o art. 352 do CPC, na medida em que: a) corrige defeito de redao do dispositivo processual que menciona que a confisso pode ser revogada pelos vcios de consentimento que nomina. A confisso irrevogvel. A possibilidade que se abre de subtrair-lhe os efeitos relaciona-se com a invalidade, abrindo-se oportunidade anulao, e no revogao. (38) b) restringe a possibilidade de anulao da confisso na hiptese de erro, unicamente ao erro de fato. O erro de direito, ento, no enseja mais a anulao da confisso. E "compreensvel que assim seja, porquanto a confisso meio de prova e no

negcio jurdico; a ela, portanto, s interessa o aspecto ftico revelado pelo confitente. Pouco importa que, psicologicamente, a parte tenha revelado certo fato porque tinha errnea noo de sua situao jurdica. O que vale para o direito, na espcie, o fato em si, j que, na tcnica das provas, quem confessa o faz com relao a fatos e no a direitos". (39) c) elimina a possibilidade de anulao da confisso na hiptese de dolo. A eliminao do dolo como hiptese ensejadora de anulao da confisso deve-se ao fato de que referido vcio no compromete a vontade da parte em revelar a verdade. O dolo importa em astcia que leva "a parte a confessar fato contrrio a seu interesse, mas no necessariamente inverdico. Assim, mesmo ilaqueado no tocante a convenincia prtica de confessar, a confisso permanecer como meio revelador da verdade do fato narrado pela parte. O que importa a veracidade e no o motivo pelo qual a parte confessou". (40) Crticas a parte, os instrumentos processuais adequados para o interessado fazer valer o seu direito de invalidar a confisso continuam ditados pelo art. 352 do CPC: a) ao anulatria, se pendente o processo em que foi feita a confisso; b) ao rescisria, depois de transitada em julgado a sentena, da qual a confisso constituir o nico fundamento.

8. DOCUMENTOS Documento toda coisa capaz de representar um fato. Qualquer representao material histrica de um fato documento (v.g., um escrito, uma fotografia, um CD, fitas, etc.), ex vi dos arts. 383 do CPC e 225 do CC-2002. (41) Instrumento, gnero da espcie documento, o escrito que compe a prpria essncia de determinado ato jurdico, destinado a fazer prova solene da celebrao deste. 8.1. Cpias autenticadas De acordo com a primeira parte do caput do art. 223 do CC-2002, a cpia fotogrfica de documento, conferida por tabelio de notas, valer como prova de declarao da vontade. Referida norma est em consonncia com o disposto no art. 830 da CLT e com a jurisprudncia atual, que preconizam a aceitao, para prova, do documento oferecido atravs de cpia, desde que conferida a respectiva pblica-forma ou cpia perante o juiz ou Tribunal ou notrio. (42) Como o artigo 223 do novo Cdigo (embora faa referncia a cpias autenticadas) no recusa valor probatrio para cpias no-autenticadas, deve prevalecer o entendimento jurisprudencial dominante segundo o qual, mesmo

sem autenticao possuem fora probatria os documentos cuja: a) conferncia com o original foi efetuado pelo adversrio (CPC, art. 383); b) impugnao no se refere autenticidade contedo (OJ n. 34 da SBDI-1 do TST) (43); c) apresentados por pessoa jurdica de direito pblico (Lei n. 10.522/2002, art. 24; OJ n. 130 da SBDI-1 do TST). (44) Sendo impugnada a autenticidade da cpia conferida por tabelio de notas, dever ser exibido o original (CC-2002, art. 223, caput, segunda parte), o mesmo devendo se dar em relao s copias no-autenticadas, quando impugnado o seu contedo. Cessa, portanto, a presuno relativa de conformidade da cpia se restar impugnada sua autenticidade em seu contedo (CC-2002, art. 225), cabendo parte que produziu o documento nos autos exibir o original, sob cominao de subtrao de sua fora probatria. 8.2. Documento eletrnico Segundo o art. 225 do CC-2002, as reprodues fotogrficas, cinematogrficas, os registros fonogrficos e, em geral, quaisquer outras reprodues mecnicas ou eletrnicas de fatos ou de coisas fazem prova plena destes, se a parte, contra quem forem exibidos, no lhes impugnar a exatido. Referido dispositivo legal amplia o espectro da regra disposta no art. 383 do CPC (45) e o modifica em parte. a) Documento eletrnico como prova O art. 225 do CC-2002 amplia o espectro da regra do art. 383 do CPC na medida em que atribui fora probatria tambm ao documento eletrnico, assim considerado "todo documento gerado, transmitido ou armazenado em ambiente digital". (46) A evoluo da cincia, especialmente na comunicao e na informtica, demonstra quanto insuficientes so as regras legais relativas documentao e autenticao de atos e negcios jurdicos. Como ressalta Miguel P. Neto, as informaes dispostas na internet devem ser "foco do ordenamento jurdico vigente, que se deve adequar nova forma de comunicao e regrar as relaes jurdicas desta advindas, no s no que tange ao direito material, mas segurana jurdica e pacificao social, a propiciar a satisfao dos direitos" (47) No mais admissvel, ento, "que o conceito de documento particular autntico fique restrito s escrituras com assinatura autgrafa do declarante. Os computadores e a internet absorveram a imensa maioria das operaes bancrias e seu emprego generalizou-se no comrcio internacional. Os mais significativos negcios, no plano empresarial, se ajustam e se executam por via eletrnica, sem assinatura manual alguma das partes". (48)

b) Eficcia das reprodues fotogrficas, cinematogrficas, fonogrficas, mecnicas ou eletrnicas O art. 225 do CC-2002 modifica a regra do art. 383 do CPC na medida em que, diferentemente deste, que exigia expressa concordncia, condiciona a eficcia das reprodues fotogrficas, cinematogrficas, fonogrficas, mecnicas ou eletrnicas no-impugnao pela parte contra quem o documento foi produzido. Referida norma, contudo, no deve ser tomada em sua literalidade. No basta simplesmente impugnar o documento para anular a sua fora probatria. A impugnao simplesmente desencadear um procedimento probatrio (percia) a fim de avaliar a idoneidade da reproduo fotogrfica, cinematogrfica, fonogrfica, mecnica ou eletrnica. Incumbir ao perito, no caso, "verificar a ausncia de montagens ou cortes, ou o emprego de qualquer artifcio para iludir e falsear o ambiente ou as pessoas e coisas retratadas". (49) No caso do documento eletrnico, o grande problema ainda a ser resolvido diz respeito segurana quanto identificao do autor e autenticidade do contedo. Assegurados esses dados, bem como a tempestividade, deve-se atribuir fora probatria aos registros eletrnicos, no produzindo qualquer efeito a impugnao a eles dirigida. Os mecanismos at ento desenvolvidos para garantir a inalterabilidade dos registros e a identificao do emitente so, respectivamente, a certificao digital e a assinatura digital. (50) Esses dois mecanismos so realizados atravs de sistemas de criptografia, que transformam o contedo da informao transmitida "em um cdigo cifrado, s entendido pelas partes interessadas". (51) A Medida Provisria n. 2.200, de 24-8-2001 instituiu a infra-estrutura de chaves pblicas, visando garantir a autenticidade de documentos eletrnicos, mediante certificao digital e assinatura digital, "possibilitando vislumbrar em um futuro prximo, certa estabilidade aos documentos transmitidos (e contidos) por computadores e, via de conseqncia, autorizando o seu uso como meio de prova confivel, protegida de fraudes e erros normais nas transmisses de dados". (52) 9. TESTEMUNHAS Testemunha toda a pessoa que, pelos sentidos, tomou conhecimento de algum fato. 9.1. Prova exclusivamente testemunhal

Segundo a regra do art. 227 do CC-2002 (idntica do art. 401 do CPC): a) salvo os casos expressos, a prova exclusivamente testemunhal s se admite nos negcios jurdicos cujo valor no ultrapasse o dcuplo do maior salrio mnimo vigente no Pas ao tempo em que foram celebrados (caput). b) qualquer que seja o valor do negcio jurdico, a prova testemunhal admissvel como subsidiria ou complementar da prova por escrito (pargrafo nico). A restrio legal prova exclusivamente testemunhal, herana do Direito Romano " poca do fenmeno conhecido por decadncia dos costumes" (53), refere-se prova da existncia ou inexistncia do negcio jurdico. Os fatos relacionados com esse mesmo negcio podem ser provados por qualquer forma. Restam excludas, tambm, das restries probatrias do art. 227, a "atividade de interpretao do negcio jurdico, que pode socorrer-se de prova testemunhal, com liberdade e amplitude". (54) A restrio prevista no art. 227 do CC-2002 no se impe no mbito trabalhista. O contrato de trabalho, alm de no ter um valor preestabelecido, no possui forma solene (55) e pode decorrer at mesmo de ajuste tcito (CLT, arts. 442 e 443), sendo possvel comprovar a sua existncia por qualquer forma de prova. (56) 9.2. Pessoas no admitidas como testemunhas criticvel toda e qualquer restrio ao testemunho. A valorao das informaes prestadas em juzo, bem como da capacidade de iseno daquele que testemunha, deveria caber exclusivamente ao juiz, e no lei. De qualquer sorte, o art. 228 do CC-2002, ao relacionar pessoas que no podem ser admitidas como testemunha, no ab-rogou nem derrogou os artigos 405 do CPC (57) e 829 da CLT. Dessa forma, salvo se incapaz, impedido ou suspeito e, ressalvada a hiptese do art. 406 do CPC, toda pessoa obrigada a testemunhar sobre os fatos que so do seu conhecimento e que interessam soluo da causa. Os incisos I a V do art. 228 do CC-2002 nada inovam e pouco acrescentam aos dispositivos legais j existentes, porquanto correspondem, respectivamente, ao 1o, incisos III, II e IV, ao 3o, inciso IV e ao 2o, inciso I, do art. 405 do CPC. A inovao trazida pelo art. 228 do novo Cdigo est no seu pargrafo nico ("Para a prova de fatos que s elas conheam, pode o juiz admitir o

depoimento das pessoas a que se refere este artigo"), que altera, por acrscimo, o 4o do art. 405 do CPC. O 4o, do art. 405, do CPC, que permite ao juiz, julgando estritamente necessrio, tomar o depoimento de pessoas impedidas e suspeitas, resta agora acrescido da possibilidade concedida ao juiz de ouvir, tambm, os incapazes, quando referente a fatos que s eles conheam. (58)

10. PERCIAS 10.1. conceito Percia o meio de prova feita pela atuao de tcnicos ou doutos promovida pela autoridade policial ou judiciria, com a finalidade de esclarecer Justia sobre o fato de natureza duradoura ou permanente.

10.2. Finalidades da percia tcnica

Levar conhecimento tcnico ao juiz, produzindo prova para auxili-lo em seu livre convencimento e levar ao processo a documentao tcnica do fato, o qual feito atravs de documentos legais.

10.3. Classificao das percias Judicial determinada pela justia de ofcio ou a pedido das partes envolvidas; Extrajudicial feita a pedido das partes, particularmente. Necessria (ou obrigatria) imposta por lei ou natureza do fato, quando a materialidade do fato se prova pela percia. Se no for feita, o processo passvel de nulidade. Facultativa quando se faz prova por outros meios, sem necessidade da percia; Oficial determinada pelo juiz; Requerida solicitada pelas partes envolvidas no litgio; Contempornea ao processo feita no decorrer do processo;

Cautelar realizada na fase preparatria da ao, quando realizada antes do processo (ad perpetuam rei memorian); e Direta tendo presente o objeto da percia; Indireta feita pelos indcios ou seqelas deixadas.

11.NOTAS BIBLIOGRFICAS

MONTEIRO, Washington de Barros. Curso de direito civil, v. 1 : parte geral.40. ed. ver. e atual. por Ana Cristina de Barros Monteiro Frana Pinto. So Paulo : Saraiva, 2005.

DINIZ, Maria Helena. Curso de direito civil, v. 1 : teoria geral do direito civil.- 19. ed. De acordo com o novo cdigo civil ( lei n. 10.406, de 10-01-2002 ) - So Paulo : saraiva, 2002. RODRIGUES, Silvio. Direito civil ,v. 1. ed. 34a So Paulo : saraiva, 2003. Cdigo Civil. Legislao. Brasil I PINTO, Antonio Luiz de Toledo. II WINDT, Mrcia Cristina Vaz dos Santos. III CESPEDES, Lvia. IV TITULO. V.serie. 54a ed., So Paulo : Saraiva, 2003.

PEDRO, Nunes, dicionrio de tecnologia jurdica, 13a ed., rev. e atual. Por ARTHUR ROCHA. Rio de janeiro : renovar, 1999.
Autoria: Eduardo Cesar Loureiro

Vous aimerez peut-être aussi