Vous êtes sur la page 1sur 12

CENTRO UNIVERSITRIO DE GOIS

ADMINISTRAO FINANCEIRA
DENER MORAIS
GOINIA 2011

DENER MORAIS DA SILVA


ADMINISTRAO FINANCEIRA
Importncia da Administrao Financeira nas empresas:
Artigo acadmico para elaborao de nota final do semestre, para aprovao no 7 Perodo do curso de administrao disciplina Tpicos Especiais em Administrao do curso de graduao em Administrao, do Centro Universitrio de Gois - Unianhanguera.

PROFESSOR RODRIGO GOINIA 2011

RESUMO

O objetivo deste artigo e mostrar a importncia das informaes financeira para o gestor de uma organizao na tomada de decises. Bem como contextualizar os processos e a integrao de outros departamentos no processo de tomada de decises ou na gerao de informaes. A pesquisa tambm mostra que mesmo nas pequenas empresas primordial uma anlise financeira para qualquer deciso que venha ser tomado respeito de investimentos ou qualquer outro gasto que venha a ser feito, com recursos prprios ou at mesmo na busco por recursos de terceiros, como financiamentos e emprstimos. Devido imensa competitividade no mercado deste mundo globalizado, onde qualquer deciso pode ser definitiva para a permanncia das empresas no mercado, torna-se cada vez mais importante o papel do gestor financeiro dentro das empresas ou dependendo do porte da empresa um sistema financeiro Analisando informaes e demonstrativos financeiros para chegar melhor deciso em um investimento. Assim tornando esta empresa slida e mais rentvel diante do mercado. Tradicionalmente a Administrao financeira tem sido de importncia crescente para as empresas de pequeno e mdio porte, o sucesso empresarial demanda cada vez mais o uso de prticas financeiras apropriadas. Durante anos a Administrao financeira foi meramente executiva, consistindo basicamente em receber e pagar, e por isso era considerada uma simples extenso da administrao geral. Esse quadro mudou ,surgindo maiores exigncias para as funes financeiras em virtude da crescente complexidade da economia brasileira e da expanso e sofisticao de nosso mercado financeiro. A administrao financeira enfatiza a maximizao da riqueza do acionista, o gerenciamento da estrutura de capital da empresa e o processo de fuses e incorporaes, principalmente nas empresas de capital aberto.

INTRODUO O resultado que as empresas mostram ou querem alcanar dependem de vrios fatores, que podem ser ou no benficos para a ela, uma empresa voltada para o controle financeiro est na verdade preparada para o futuro onde. Qualquer que seja a deciso a ser toma da dentro da empresa tem que ser planejada. As empresas brasileiras, independentemente do tamanho ou estrutura, esto enfrentando desafios jamais vistos, tais como: a globalizao da economia, os ambientes externos e internos cada vez mais dinmicos, os clientes cada vez mais exigentes, rpidas mudanas nos produtos e processos em funo de avanos tecnolgicos. Todas essas mudanas contribuem para aumentar o risco e a incerteza, tornando o gerenciamento das empresas uma atividade bastante complexa e desafiante. As micro e pequenas empresas, pela sua estrutura organizacional e tambm pela forma como so gerenciadas, so muito vulnerveis s mudanas do ambiente e, por isso, precisam desenvolver ferramentas gerenciais que possibilitem agilizar e aperfeioar o processo decisrio. SANTANA (1999) afirma que, se as MPEs demoram a perceber o turbilho que as assola e em adotar medidas gerenciais eficazes, elas perdem competitividade e acabam sendo devoradas pelos concorrentes. Neste contexto faz-se algumas consideraes sobre as particularidades e sobre a necessidade de se medir o desempenho financeiro das MPEs. O trabalho pretende, tambm, propor uma pesquisa para diagnosticar o nvel de utilizao da gesto financeira nestas empresas. A questo central que precisa ser respondida : por que as MPEs necessitam de uma gesto financeira mais adequada sua realidade? A administrao financeira uma ferramenta ou tcnica utilizada para controlar, de forma eficaz, no que diz respeito concesso de credito para clientes, planejamento, analise de investimentos e, de meios viveis na obteno de recursos para financiar operaes e atividades da empresa, visando sempre o desenvolvimento, evitando gastos desnecessrios, desperdcios, observando os melhores caminhos para a conduo financeira da empresa. O Brasil uma nao empreendedora. Entretanto, como se sabe boa parte das empresas que so abertas todos os anos no pas no sobrevivem. A cada ano, cerca de 500 mil novas empresas so criadas e com elas surgem cerca de 1,5 milhes de postos de trabalho. (SEBRAE, 2005). Por outro lado, algo em torno de 29%

das mesmas no consegue ultrapassar o primeiro ano de funcionamento e 56% fecham suas portas antes de completar o 5 ano de atividade (SEBRAE, 2006). Assaf Neto e Silva (1997, p.35) asseveram que o objetivo bsico da funo financeira prover a empresa de recursos de caixa suficientes de modo a respeitar os vrios compromissos assumidos e promover a maximizao de seus lucros. Nessa mesma direo, Griffin (2007, p.480) diz que a gesto financeira das empresas o controle dos recursos financeiros medida que eles entram na empresa (receitas, investimentos de acionistas), so mantidos por ela (capital de giro, lucros retidos) e dela saem (pagamentos, despesas). Mais ainda, Griffin (2007, p.480) ressalta que as organizaes devem gerenciar suas finanas de modo que as receitas sejam suficientes para cobrir custos e gerar dividendos para os proprietrios. Numa perspectiva mais ampla, Arruda, Whitaker e Ramos (2007, p.113) ressaltam que comum exprimir-se o objetivo das finanas como a maximizao do valor dos investimentos dos acionistas, porm asseveram que a maximizao do valor deve ser corretamente compreendida. Nessa direo, a funo financeira, segundo Arruda, Whitaker e VII SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia 2010 3 Ramos (2007, p.113), volta-se para a busca da maximizao do valor, dentro da observncia das leis, com respeito aos direitos e interesses de cada um dos grupos de stakeholders. Embora se verifique que o controle financeiro seja uma funo administrativa bsica, nota-se que, muitas vezes, no h uma distino conceitual clara entre os empresrios de MPEs sobre os conceitos de pr-labore, receita e lucro e, mais grave ainda, as retiradas mensais ocorrem de acordo com a disponibilidade de caixa, no sendo necessariamente considerado o valor do pr-labore estabelecido ou mesmo se a empresa gerou lucro ou no (COSTA, LAS CASAS e SILVA, 2008). Ou seja, o a grande maioria dos empresrios brasileiros no se preocupam em definir suas retiradas mensais, os pr-labores, que so feitos sem nenhum controle ou anlise para ver a capacidade de retirada que a empresa dispe. No e feito um controle de custo ou de lucros pra se fazer as retiradas, que so feitas de acordo com a disponibilidade do caixa no momento. Isto uma das principais causas do grande nmero de empresas que no conseguem se manterem nos primeiros cinco anos de funcionamento.

Como se pode notar, no Brasil pequeno o nmero de empresas que usam esta ferramenta que pode tornar a gesto desta empresa mais seguro e responsvel em relao sobrevivncia da empresa. Quando a atitude tica negligenciada, esquecida ou mesmo deliberadamente deixada de lado pelo empresrio, em especial no que tange a administrao financeira que, um ponto muito delicado na gesto empresarial. A Administrao Financeira est estreitamente ligada Economia e Contabilidade. A Administrao Financeira pode ser vista como uma forma de economia aplicada que se baseia amplamente em conceitos econmicos. A Administrao Financeira tambm aproveita certos dados da Contabilidade, outra rea da Economia aplicada.

RELAO ENTRE ADMINISTRAO FINANCEIRA E ECONOMIA

A importncia da Economia para o desenvolvimento do ambiente financeiro e teoria financeira pode ser mais bem descrita em funo de suas duas reas mais amplas Macroeconomia e Micro economia. A Macroeconomia estuda o ambiente global, institucional e internacional em que a empresa precisa operar, enquanto que a Micro economia trata da determinao de estratgias operacionais timas para empresas e indivduos.

ADMINISTRAO FINANCEIRA E CONTABILIDADE O conjunto de informaes com origem contbil necessrio, como auxilio aos gerentes no processo de tomada de decises, principalmente sabendo que os recursos so escassos e devendo utiliz-los de forma racional atravs de um confivel sistema de informaes gerenciais Muitos consideram a funo financeira e a contbil dentro de uma empresa como sendo virtualmente a mesma. Embora haja uma relao ntima entre essas funes, exatamente como h um vnculo estreito entre a Administrao Financeira e Economia, a funo contbil mais bem visualizada como um insumo necessrio funo financeira isto , como uma subfuno da Administrao Financeira. Esta viso est de acordo com a organizao tradicional das atividades de uma empresa em trs reas bsicas produo, finanas e mercadologia. Em geral considera-se que a funo contbil deve ser controlada pelo vicepresidente financeiro. Contudo, h duas diferenas bsicas de perspectiva entre a

Administrao Financeira e a Contabilidade uma se refere ao tratamento de fundos e a outra tomada de deciso..

Tratamento de Fundos

O Contador, cuja funo bsica desenvolver e fornecer dados para avaliar o desempenho da empresa, apurar sua situao financeira e pagar imposto, difere do Administrador Financeiro da maneira como v os fundos da empresa. O Administrador financeiro est mais preocupado em manter a solvncia da empresa, proporcionando os fluxos de caixa necessrios para honrar as suas obrigaes e adquirir e financiar os ativos circulantes e fixos, necessrios para atingir as metas da empresa. Ao invs de reconhecer receitas no ponto de vendas e despesas quando incorridas, reconhece receitas e despesas somente com respeito s entradas e sadas de caixa.

Tomada de Deciso

Os deveres do executivo financeiro diferem dos do Contador, pois este se dedica basicamente, a coleta e apresentao de dados financeiros. O executivo financeiro avalia as demonstraes do Contador, desenvolve dados adicionais e toma decises com base em anlises subsequentes. O papel do Contador prover dados que sejam desenvolvidos e interpretados com facilidade, sobre operaes passadas, presentes e futuras da empresa. O Administrador Financeiro usa estes dados, seja em sua forma bruta, seja depois de fazer certos ajustes e anlises, como um importante insumo ao processo de tomada de deciso financeira. O Administrador Financeiro deve visar atingir os objetivos dos proprietrios da empresa. No caso de sociedades annimas, os proprietrios da empresa normalmente no so os administradores. A funo destes no realizar seus prprios objetivos (que podem incluir o aumento de seus ordenados, a obteno de prestgio ou a manuteno de sua posio). Antes,

maximizar a satisfao dos proprietrios (acionistas). Presumivelmente, se forem bemsucedidos nesta tarefa, tambm atingiro seus objetivos pessoais. J que a maioria das decises tomadas dentro da empresa medida em termos financeiros, no surpreende que o administrador financeiro desempenhe um papel-chave na operao da empresa. importante que os executivos responsveis por decises em todas as reas contabilidade, produo, mercadologia, pessoal, pesquisa, etc. tenham uma compreenso bsica da funo financeira. Durante os ltimos dez anos, registrou-se a tendncia de um nmero cada vez maior de executivos de cpula surgirem da rea financeira. Em resposta a esta tendncia, a maioria das universidades tem experimentado um nmero crescente de matrculas no programa financeiro, tanto a nvel de graduao quanto de psgraduao. Para obter a necessria compreenso da funo financeira preciso examinar detalhadamente o seu papel dentro da empresa, as funes chaves do administrador financeiro e do seu objetivo global. A extenso importncia da funo financeira dependem, em grande parte, do tamanho da empresa. Em empresas pequenas, a funo financeira geralmente realizada pelo departamento de Contabilidade. medida que a empresa cresce, a importncia da funo financeira leva criao de um Departamento Financeiro separado uma unidade organizacional autnoma, ligada diretamente ao Presidente da companhia, atravz de um Vice-Presidente de Finanas. A figura 1.1 mostra um organograma, destacando a estrutura da atividade financeira dentro da empresa. Reportando ao Vice-Presidente de Finanas esto o Tesoureiro e o Controller. O Tesoureiro geralmente responsvel por conduzir atividades financeiras, tais como a administrao de atividades de crdito e a administrao da carteira de investimentos. O Controller geralmente conduz as atividades contbeis relacionadas com impostos, processamento de dados, contabilidade de custos e contabilidade financeira. Presidente

Vice-Presidente de Produo

Vice-Presidente de Finanas

Vice-Presidente de Marketing

Tesoureiro

Controller

CONCLUSO Administrao financeira pode ser exercida nas mais diversas organizaes, indstrias, comrcio ou servios; empresas estatais ou privadas; voltadas ou no para o lucro. E muito comum dentro das organizaes brasileiras o descontrole financeiro que se submetem os empresrios, colocando suas empresas em situaes difceis. Um fato muito comum que ocorre na maioria das empresas so as retiradas de caixa que ocorrem, sem nenhum controle, nem mesmo planejamento. Muitos empresrios misturam suas contas pessoais com a empresa sobrecarregando o caixa e deixando-o descoberto, o que dificulta muito as contas da empresa. Melhorar a gesto das grandes, mdias e pequenas empresas uma questo de sobrevivncia, considerando a alta competitividade do mercado. Sugere-se que o processo de melhoria da gesto tenha como ponto de partida a gesto financeira da empresa. Com o processo de gesto financeira dentro das organizaes as empresas que antes tomavam suas decises no escuro, passam a ter mais opes na hora da tomar de deciso essa deciso, Como o sistema contbil no est apto a fornecer informaes relevantes para decises de planejamento e controle, torna-se necessrio desenvolver dentro de cada organizao um sistema de gesto financeira, obedecendo e respeitando as particularidades da empresa para buscar um melhor desempenho de longo prazo, e que tambm permita medir a capacidade financeira da empresa em um curto prazo. Outras particularidades que tambm devem ser observadas e a incluso da administrao financeira dentro das estratgias organizacionais e, tambm, a criao de valor para a empresa. Com base nessas preocupaes, sugere-se uma mudana na cultura organizacional, no que se refere ao controle financeiro dentro das empresas, visando um maior desenvolvimento para maximizar a rentabilidade nas empresas e torn-las mais competitivas. Pelo fato de que a grande parte do empresariado brasileiro no entender nem definir um planejamento financeiro, muitas empresas passam por srios riscos. Conclui-se que para uma gesto eficaz da sade financeira das empresas, necessria a utilizao eficiente de controles financeiros, sem os quais empresas podem contrair altos prejuzos e chegarem a uma posio que pode se tornar sem definitiva para a empresa. Uma boa alternativa para as pequenas e micro empresa a implantao de um sistema de controle financeiro na

organizao. Faz necessrio o planejamento em todas as atividades da empresa, mas principalmente nas atividades da rea financeira, uma gesto financeira eficaz tornou-se atualmente um fator crtico de sucesso.

Bibliografia

Princpios de administrao financeira - Ross, Stephen A. Princpios de administrao financeira - Lawrence J. Gitman Administrao Financeira - Idalberto Chiavenato http://pt.wikipedia.org/wiki/Administraofinanceira http://www.aedb.br/seget/artigos10/275_Artigo%20Seget%20identificado. pdf ASSAF NETO, A.; SILVA, C.A.T. Administrao de capital de giro. 2. ed. So Paulo: Atlas, 1997 GRIFFIN, R.W. Introduo administrao. So Paulo: tica, 2007. ARRUDA, M.C.C.; WHITAKER, M.C.; RAMOS, J.M.R. Fundamentos de tica empresarial e econmica. 3. Ed. So Paulo: Atlas, 2007. COSTA, PM; LAS CASAS, A.L.; SILVA, W.E. Percepo dos micro e pequenos empresrios industriais na regio do Alto Tiet sobre os conceitos de pr-labore, receita e lucro um estudo exploratrio. In: XI Congresso de Iniciao Cientfica; Mogi das Cruzes; 17 a 19 de set. 2008. Anais do XI Congresso de Iniciao Cientfica. Bauru, SP: Canal 6, 2008. Lawrence J. Gitman. Princpios de Administrao Financeira 3 edio, editora Harbra folhas 5 a 14 - Captulo 1.
MARTINS, Roberto A. Sistemas de Medio de Desempenho: um modelo para estruturao do uso. Tese de Doutorado. So Paulo: Escola Politcnica da USP, 1998.

Vous aimerez peut-être aussi