Vous êtes sur la page 1sur 3

Uns, com os olhos postos no passado, Vem o que no vem; outros, fitos Os mesmos olhos no futuro, vem O que

no pode ver-se. . Porque to longe ir pr o que est perto A segurana nossa? Este o dia, Esta a hora, este o momento, isto quem somos, e tudo. . Perene flui a interminvel hora Que nos confessa nulos. No mesmo hausto Em que vivemos, morreremos. Colhe O dia, porque s ele. ............................................... Ricardo Reis . Aps a leitura atenta do poema Uns, com os olhos postos no passado, responda s seguintes questes de forma clara e correta: . 1. Divida o poema em partes lgicas, apontando o assunto de cada uma delas. 2. Refira o tempo que o sujeito potico valoriza, comprovando a sua resposta com elementos textuais. 3. Indique a filosofia de vida proposta pelo sujeito potico. Justifique a sua resposta com expresses do texto. 4. A perfeio do estilo clssico pode justificar-se pela utilizao de recursos estilsticos. 4.1. Identifique dois recursos estilsticos, apontando a seu valor expressivo. 5. Destaque do poema duas caractersticas deste heternimo de F. Pessoa. . Grupo II Portugal foi verdadeiramente, durante muito tempo, ao longo da Antiguidade e de quase toda a Idade Mdia, o fim do mundo (...). E isto teria, no essencial, forosamente determinadas consequncias, como muito bem mostrou Orlando Ribeiro, em dois sentidos, afinal contraditrios. Por um lado, no sentido do isolamento: no raras vezes, inovaes e correntes culturais, provenientes dos principais centros europeus, foram chegando com atraso at Portugal, mais ainda do que Pennsula Ibrica no seu todo, ficando o pas como que marginalizado relativamente evoluo que ocorria para alm das suas fronteiras terrestres e, sobretudo, para alm dos Pirenus. Claro que seria simplista explicar este fenmeno unicamente pela

posio, (...) mas no h dvida de que se trata de um fator cujos efeitos foram sensveis e perduraram at hoje, (...). Mas, por outro lado, a posio geogrfica de Portugal reflete-se tambm em sentido oposto: numa tendncia ou vocao dos seus habitantes para estabelecerem e consolidarem relaes distantes atravs do mar. Parece inegvel que para isso contriburam os condicionamentos favorveis desta parcela de terra projectada pelo Atlntico, no sentido da abertura de relaes por via martima, as quais se esboaram desde cedo e culminaram, nos tempos modernos, com a fixao de amplos circuitos comerciais, atravs dos quais foram entrando em contacto diversas e longnquas regies do mundo, que os Europeus pouco ou nada conheciam at ao comeo do sculo XV. (...) Nesta faceta do significado geogrfico da posio de Portugal, h que tomar em conta tambm os arquiplagos da Madeira e dos Aores. Ambos constituram desde cedo escalas importantes nas grandes rotas ocenicas. E quando tais escalas perderam valor ou se tornaram desnecessrias, o segundo, mais ou menos a meio caminho entre a Amrica do Norte e a Europa, em pleno oceano Atlntico, funcionou durante algum tempo como ponto de apoio imprescindvel nas ligaes areas iniciais que faziam contactar os dois continentes. Os progressos tcnicos permitiram que, a breve trecho, aquelas se fizessem diretamente. Mas os Aores conservaram valor estratgico considervel, que, em caso de tenso ou conflito internacional, se tem evidenciado at actualidade.
Carlos Alberto Medeiros, "Um Prembulo Geral", in Carlos Alberto Medeiros (dir. Geografia de Portugal, vol. 1, Lisboa, Crculo de Leitores, 2005

. 1. Para cada um dos quatro itens que se seguem (1.1., 1.2., 1.3., 1.4.) escreva, na sua folha de prova, a letra correspondente alternativa correta, de acordo com o sentido do texto. . 1.1. A afirmao Portugal foi verdadeiramente () o fim do mundo(linhas 1 e 2) significa que, nos perodos histricos referidos Antiguidade e Idade Mdia -, Portugal era um espao a) visto como um lugar terrvel e ameaador. b) situado num dos limites do mundo conhecido. c) envolvido permanentemente em desordens. d) desprovido de quaisquer meios de comunicao. . 1.2. A partir do sculo XV, a abertura de relaes, por via martima, com diversas e longnquas regies do mundo (linha 20) a) constitui um novo e grave fator de marginalizao de Portugal na Europa. b) deriva da intensificao das comunicaes entre Portugal e o resto da Europa. c) decorre da iniciativa dos grandes centros europeus situados alm-Pirenus. d) resulta da ao de Portugal, dada a sua situao junto do oceano Atlntico. .

1.3. O antecedente de aquelas (linha 27) a) relaes por via martima (linha 16). b) grandes rotas ocenicas (linha 22). c) tais escalas (linha 23). d) ligaes areas (linha 26) . 1.4. O significado da expresso no raras vezes (linha 5) a) frequentemente. b) esporadicamente. c) muito raramente. d) em nenhuma ocasio. . . 2. Neste item, faa corresponder a cada um dos quatro elementos da coluna A um elemento da coluna B, de modo a obter afirmaes verdadeiras. Escreva, na sua folha de respostas, ao lado do nmero da frase, a alnea correspondente.

GRUPO III .

1. Eu nunca passo alm da realidade imediata


Para alm da realidade imediata no h nada. .......................................Alberto Caeiro, Poemas, Ed. tica .. 1.1. Partindo dos versos transcritos e das constantes temticas da poesia de Caeiro, redija um texto expositivo-argumentativo, de 100 a 200 palavras, onde aborde a relao desse heternimo pessoano com o mundo. Apresente o plano-guia do seu texto.

Vous aimerez peut-être aussi