Vous êtes sur la page 1sur 15

DIREITO CIVIL SUCESSES

DIREITO CIVIL SUCESSES 1. Introduo 1.1. Noes conceituais Sucesso vem do latim, sucedere, que significa uns depois dos outros. A sucesso trata do instituto da transmisso, mais especificamente da transmisso causa mortis. O direito sucesso garantia constitucional. O ato de suceder direito da personalidade. A qualidade de sucessor inegocivel. Inobstante, pode ser negociado o direito de receber, efetivamente, a herana. Direito das sucesses , pois, o complexo de normas e princpios que disciplinam a transmisso do patrimnio de algum que morreu a seus sucessores. 1.2. Objeto Como visto, ocupa-se o Direito das Sucesses da transmisso mortis causa. Nem tudo transmitido, com a morte. As relaes personalssimas se extinguem. Transmitem-se, apenas, as relaes jurdicas patrimoniais. O conjunto de relaes jurdicas transmitidas recebe o nome de herana. Herana, segundo o art. 80 do nCC, bem imvel e indivisvel, ainda que composta, exclusivamente, de bens mveis e divisveis. Aberta a sucesso, forma-se um condomnio forado, que somente dissolvido com a sentena de partilha. Os herdeiros podem mant-lo aps a sentena. A, o condomnio passa a ser voluntrio. Segundo a maior parte da doutrina, se o herdeiro deseja alienar a sua cota parte, deve respeitar o direito de preferncia dos demais. Exceo regra da transmisso o direito autoral. o nico direito da personalidade que se transmite. A parte patrimonial transmitida atravs de um sistema sucessrio prprio. No segue a regra do CC. Aberta a sucesso, transmite-se aos herdeiros pelo prazo de 70 a partir do primeiro dia do ano subseqente ao da morte do autor. Findo esse prazo, a obra cai em domnio pblico. 1.3. Terminologias O Direito das Sucesses possui uma terminologia peculiar. Autor da herana: o falecido. De quem a sucesso se trata. Sucessores: Aqueles que so chamados para continuar as relaes jurdicas do falecido. Podem ser a ttulo universal (herdeiro), que concorrem no todo, ou a ttulo singular (legatrio), que recebe bem certo e determinado. Herdeiro testamentrio: Contemplado em testamento. Herdeiro legtimo: Contemplado na ordem de vocao hereditria. Podem ser necessrios ou facultativos.

Inventrio: Processo judicial tendente a promover a diviso do patrimnio dividido entre os sucessores. Pode ser substitudo por arrolamento. Arrolamento tradicional: D-se atravs de transao entre as partes. Pressupe a capacidade de todos os herdeiros. Arrolamento sumrio: Independe do consenso entre os herdeiros. Ocorre quando a totalidade do patrimnio no ultrapassa 2000 OTNs. Herana: Tambm chamada de acervo, massa ou monte hereditrio. o total do patrimnio transmitido.

1.4. Contedo O Direito das Sucesses compreende: - Sucesso em geral: Regras aplicveis a todas as espcies de sucesses. - Legtima: Sucesso de acordo com a ordem legal de vocao hereditria. - Testamentria: Sucesso de acordo com a vontade do autor da herana. - Inventrio e partilha. Determinados institutos fogem regra geral do direito sucessrio. Possuem regras sucessrias prprias: Direito autoral: J visto. Bens do estrangeiro: Se situados no Brasil, a sucesso se d de acordo com a lei mais favorvel aos herdeiros brasileiros, conforme determina o art. 10, 2o, LICC e o art. 5o, XXXI, CF. Enfiteuse: O bem enfitutico (terreno foreiro) possui sucesso diferenciada. transmitido livremente. Pode legar, em testamento. Se no houver herdeiros, nem legatrios, extingue-se a enfiteuse e a propriedade consolida-se na mo do senhorio. Alvar judicial: De acordo com a lei 6.858/80 e o Decreto 85845/81, a sucesso de pequenos valores monetrios dispensa inventrio. Independe de recolhimento tributrio. Aplica-se a resduos pecunirios de FGTS, PIS/PASEB, saldos de salrios, resciso trabalhista, depsitos bancrios e restituio de Imposto de Renda, em total inferior a 500 OTNs. Os herdeiros podem levantar mediante alvar, sem incidncia de tributao. A existncia de qualquer bem mvel ou imvel obsta a concesso de alvar. Os valores devem ir a inventrio.

2. Sucesso em geral 2.1. Momento de transmisso Aplica-se o droit de saisene, segundo o qual, transmitem-se, automaticamente, domnio e posse aos herdeiros. No momento da morte, formado um condomnio forado. tambm nesse momento que fixada a capacidade sucessria (capacidade para suceder). De acordo com a Smula 112, do STF, tambm o momento em que se estabelece a lei que rege a sucesso. So identificados os herdeiros somente os que j existiam na data de abertura da sucesso. H excees: - o nascituro - pessoa jurdica constituda com o patrimnio - prole eventual.

O nascituro o j concebido. Prole eventual o filho que algum vai ter. Se, no testamento, o autor da herana no estabelece o prazo de espera, o juiz pode determinar. 2.2. Comorincia a presuno da simultaneidade de bitos. No sendo possvel determinar, presumem-se simultneas as mortes. Diz respeito a condies de tempo e no de lugar. No precisa ser no mesmo evento, nem no mesmo lugar. Admite-se prova em contrrio. O nus de quem alega. Pode ser alegada e contestada nos mesmos autos do inventrio ou em ao autnoma. Nesse ltimo caso, se for matria de alta indagao. 2.3. Incapacidade sucessria, indignidade e deserdao A incapacidade sucessria obsta que surja o direito herana. Decorre de: - Falta de personalidade; - No encontrar-se na ordem de vocao hereditria ou disposio testamentria. Nos casos de indignidade e deserdao, o sucessor, embora possua esta qualidade, ser privado do efetivo recebimento pessoal da herana. Contudo, algum pode faz-lo em seu lugar. J o incapaz de suceder sequer possui a qualidade de sucessor. Segundo o art. 1816 do nCC, os descendentes do excludo (deserdado ou indigno) so chamados a suceder, como se este morto fosse, poca da abertura da sucesso. Deserdao e indignidade so institutos distintos, mas produzem os mesmos efeitos. Ambas so sanes civis impostas ao sucessor que se comportou de forma ignbil ao autor da herana. Possuem, portanto, finalidade punitiva. A indignidade tem como base a aplicao da sano dirigida a qualquer herdeiro ou legatrio, somente aplicvel aps a abertura da sucesso. Pressupe a propositura de ao de indignidade. O Ministrio Pblico no est legitimado a propor essa ao. O interesse em jogo meramente patrimonial. O prazo prescricional de 4 anos, a partir da abertura da sucesso. vedado o reconhecimento incidental de indignidade no inventrio. Os motivos ensejadores esto no art. 1814 do nCC: - Prtica ou tentativa de homicdio doloso: Contra o autor da herana ou seu ncleo familiar. Por se tratar de uma sano, no se pode fazer interpretao extensiva para incluir a possibilidade de instigao ou auxlio ao suicdio. No h necessidade de sentena condenatria transitada em julgado. Em caso de decises contraditrias no cvel e no criminal, pode haver modificao, se ainda estiver no prazo da rescisria. - Calnia: Em juzo. Fora dele, qualquer crime contra a honra pode ensejar a indignidade. - Violncia ou fraude: Para inibir ou obstar a livre disposio dos bens, pelo autor da herana. Esse rol taxativo.

A deserdao, de seu turno, s atinge os herdeiros necessrios. praticada antes da abertura da sucesso, em disposio de ltima vontade. As causas so as mesmas da indignidade (art. 1814) mais as dos arts. 1962 e 1963. H de se observar que o novo Cdigo apenas se refere s causas de deserdao entre ascendentes e descendentes. No menciona as causas de deserdao do cnjuge ou companheiro. Por se tratar de sano, a interpretao deve ser restritiva. Portanto, o cnjuge ou o companheiro no pode ser deserdado. Os efeitos do reconhecimento da indignidade so os mesmos da deserdao. Privam o herdeiro de receber a herana, e seus descendentes herdam como se este fosse morto. A posterior doao ao indigno ou deserdado perfeitamente possvel. A deserdao irretratvel. H, contudo, hipteses de perdo, chamadas de reabilitao (art. 1818), aplicvel tambm indignidade. A causa da deserdao deve ser confirmada em juzo, no inventrio, pelos demais interessados. 2.4. Cesso de direitos hereditrios Pressupe instrumento pblico registrado em cartrio de imveis (a herana bem imvel art. 80). Se o cessionrio for casado, requer a outorga do cnjuge, a menos que o regime seja a separao convencional de bens (no a separao obrigatria). A cesso s pode se dar dentro de determinadas circunstncias. A herana no pode ter sido partilhada definitivamente e deve ter sido aberta a sucesso. A cesso pode ser no todo ou em parte. So caractersticas da cesso de herana: - Capacidade civil e especfica; - Sucesso aberta; - Anterior ao trnsito em julgado da sentena de partilha; - Tem por objeto uma universalidade de bens. No pode ser um bem especfico, salvo se houver expressa anuncia de todos os herdeiros. Se um deles for incapaz, deve haver autorizao judicial, ouvido o Ministrio Pblico; - Respeito ao direito de preferncia (art. 1794). Trata-se de negcio jurdico oneroso e aleatrio. Pode ser que o cessionrio no venha a receber nada. No se podem alegar os riscos da evico, nem vcios redibitrios. Gera uma mutao subjetiva no recebimento da herana. 2.5. Aceitao da herana A aceitao tem natureza jurdica confirmatria. No significa aquisio. a confirmao da aquisio. A aquisio ocorre pela transmisso automtica. A aceitao produz efeitos retroativos. Ningum obrigado a aceitar a herana. possvel renunci-la. 5

A aceitao deve ser integral. O Direito Civil brasileiro, em regra, no admite a aceitao parcial. Contudo, se o herdeiro for, a um s tempo, necessrio e legatrio, pode escolher o ttulo pelo qual suceder. O ato de aceitao pode ser praticado: - Pelo prprio herdeiro ou legatrio; - Por representante ou assistente do herdeiro; - Pelo cnjuge ou companheiro do herdeiro; - Pelos herdeiros do herdeiro; - Pelo credor do herdeiro, caso em que se limitar ao valor do crdito. O remanescente retorna massa hereditria. A aceitao no pode se submeter a termo ou condio. irrevogvel. Eventual renncia posterior produz efeitos ex nunc. O ato de aceitao traz implicaes tributrias. Formas de aceitao: - Expressa: a mais incomum. Se d por meio de manifestao de vontade, por escrito pblico ou particular. - Tcita: Atos positivos ou negativos que indicam que o herdeiro est aceitando. Ressalva-se a prtica de atos meramente oficiosos, que no induzem aceitao da herana, como funeral, atos de conservao dos bens etc. - Presumida: Aps 20 dias da abertura da sucesso, sem que o herdeiro tenha manifestado sua aceitao, o interessado pleiteia ao juiz que assinale um prazo de 30 dias para que o herdeiro afirme se aceita ou no. Se o herdeiro quedar-se inerte, trata-se de aceitao presumida. A aceitao irrevogvel e irretratvel. , contudo, anulvel. 2.6. Renncia da herana Consiste no ato de repdio ao patrimnio que est sendo transmitido. S pode ser expressa e escrita. Segundo SLVIO RODRIGUES, desnecessria a outorga conjugal. H controvrsia a respeito. No se exige homologao judicial da renncia. O herdeiro deve possuir capacidade geral e especfica. A renncia obsta a qualidade de herdeiro. Os herdeiros do herdeiro no so chamados em seu lugar. A renncia abdicativa o repdio simples. J a renncia translativa a cesso de direitos travestida de denncia. Sobre ela incidem dois tributos ITD e ITIV. A renncia irretratvel e irrevogvel. possvel a anulao. A ao anulatria submete-se ao prazo decadencial de 4 anos. Na sucesso testamentria, a renncia caduca o testamento. 3. Sucesso legtima (art. 1829)

A sucesso legtima a deferida por lei, de acordo com a ordem de vocao hereditria, que o rol das pessoas que podem ser chamadas a ser sucessores, de acordo com a preferncia da lei. 3.1. Ordem de vocao hereditria um rol taxativo e preferencial. Os primeiros afastam os demais. O novo Cdigo alterou a ordem: I Descendentes; II Ascendentes; III Cnjuge sobrevivente; IV Colaterais at o quarto grau. A Fazenda Pblica no est mais na ordem de vocao. Recebe os bens, na ausncia de herdeiros, mas no herdeira. Quem recebe a Fazenda Municipal, do domiclio do autor da herana ou de onde estiverem os seus bens. 3.2. Sucesso do descendente A sucesso dos descendentes se d de forma eqitativa. Pouco importa a origem da descendncia. A partilha realizada em partes iguais. Os descendentes podem suceder: - Por cabea: Por direito prprio. - Por estirpe: Por representao, nos casos de indignidade, deserdao ou pr-morte. 3.3. Sucesso do ascendente Na ausncia de descendente de qualquer grau, so os ascendentes chamados a suceder. Dos avs em diante, so separados por linhas de ascendncia. 3.4. Sucesso do cnjuge sobrevivente O cnjuge sobrevivente herda, independentemente da existncia de ascendentes e descendentes. herdeiro necessrio e permanente, desde que no esteja separado judicialmente, ou de fato, h mais de dois anos. Pode concorrer com os ascendentes ou com os descendentes. No caso de concorrer com os descendentes, observa-se a forma do art. 1832, combinado com o 1829, I. No h concorrncia se o cnjuge for casado com o falecido no regime de comunho universal, ou separao obrigatria, ou, se no regime de comunho parcial, no deixar bens particulares. Em havendo, sua quota ser igual de cada um dos descendentes, no podendo ser menor que a quarta parte da herana. No caso de concorrer com ascendentes, no h vedao de regime. Deve observar, apenas, o disposto no art. 1837. Se concorrer com ascendentes de primeiro grau, cabe-lhe 1/3 da herana. Caber a metade, se apenas um desses ascendentes for vivo. De igual forma, cabe a metade, se concorrer com ascendentes de grau maior. 7

Alm disso, o direito real de habitao, qualquer que seja o regime de bens, relativamente ao imvel que tenha servido de residncia da famlia, ser vitalcio (art. 1831). 3.5. Sucesso do companheiro sobrevivente Observa o disposto no art. 1790. Alm da meao, oriunda da presuno legal do regime de comunho parcial, o companheiro herdar, dentre os mesmos bens que entram na meao (bis in idem), de forma proporcional existncia de descendentes, ascendentes ou colaterais. Concorrendo com filhos comuns, o companheiro ter direito a uma quota equivalente do filho. Concorrendo com descendentes s do autor da herana, ter direito metade do que couber a cada um daqueles. Concorrendo com outros parentes sucessveis, ter direito a 1/3 da herana. No havendo parentes sucessveis, ter direito totalidade da herana. O direito real de habitao vai at a morte, ou a constituio de nova entidade familiar (art. 7o LUE). Obs: Vem se discutindo a aplicabilidade ou no das regras de sucesso dos companheiros nas unies homoafetivas. 3.6. Sucesso dos colaterais A sucesso dos colaterais vai at o quarto grau. O colateral mais prximo afasta o mais remoto. Essa regra no conflita com o direito de representao. Concorrendo irmos bilaterais e unilaterais, aqueles herdam o dobro destes. Isto no inconstitucional, pois no uma regra que discrimine filhos legtimos de ilegtimos. Pode beneficiar os que, em tese, seriam ilegtimos. Se concorrerem, na mesma herana, filhos de irmos bilaterais, com filhos de irmos unilaterais, cabe queles o dobro do que couber a estes. 4. Sucesso testamentria 4.1. O testamento noes conceituais O Cdigo Civil de 1916 definia testamento de forma incompleta. O novo Cdigo deixa a conceituao de testamento para a doutrina. negcio jurdico personalssimo e causa mortis, pelo qual se dispe do patrimnio para depois da morte e se faz disposies de ltima vontade. Ex: reconhecimento de filhos, nomeao de tutor etc. Se revogado, nulo, ou anulvel, somente a parte patrimonial estar comprometida, mantendo-se ntegras as demais disposies de vontade. So caractersticas do testamento: - negcio jurdico unilateral. - negcio jurdico solene. - revogvel. 8

personalssimo. negcio jurdico gratuito.

O menor relativamente incapaz pode testar, independente de assistncia. No se admite testamento pro procurao, pois personalssimo. vedado o testamento conjuntivo (simultneo ou recproco), ou co-respectivo. Ao contrrio da capacidade sucessria, a capacidade testamentria ativa infere-se no momento da elaborao do testamento, consistindo em uma exceo ao droit de saisene. A capacidade testamentria ativa est nos arts. 1860 e 1861. J a passiva encontra-se regulada pelos arts. 1801 e 1802. 4.2. Formas testamentrias (espcies) Os testamentos podem ser comuns ou especiais, em razo das circunstncias em que foram elaborados. So formas de testamento comuns: - Pblico; - Cerrado; - Particular. So formas especiais de testamento: - Martimo; - Aeronutico; - Militar. Testamento pblico aquele que possui contedo pblico. Qualquer pessoa pode ter acesso. elaborado de viva voz pelo autor da herana perante o tabelio, ou quem exera funo notarial. Estaro presentes o testador, a autoridade e duas testemunhas, que podem ser maiores de 16 anos. a nica modalidade de testamento admitida ao cego e ao analfabeto. Nesses casos, haver mais uma pessoa: aquela que assina a rogo. Hoje no h mais a necessidade de ser manuscrito. Pode ser mecanicamente reprografado. Deve ser escrito e em vernculo. Obs: nulo o testamento pblico atravs de perguntas e respostas. Testamento cerrado aquele elaborado pelo testador, na presena de duas testemunhas. Ningum ter cincia de seu contedo. As testemunhas apenas presenciam a entrega do testamento ao tabelio. So, portanto, testemunhas instrumentais e no substanciais. O tabelio lacra o testamento com selos oficiais. A violao desses selos gera caducidade. S aberto pelo juiz das sucesses. H uma possibilidade excepcional de assinatura a rogo aquele que sabe ler, mas no sabe ou no pode escrever. O testamento cerrado pode ser escrito em lngua estrangeira. O testamento particular elaborado pelo testador, da forma que quiser e onde estiver. L para, pelo menos trs testemunhas. Se for por processo mecnico, no pode ter rasura, nem espao em branco. Se for em lngua estrangeira, as testemunhas devem entend-la.

O prprio testador guarda o testamento onde quiser. Necessita, posteriormente, de confirmao judicial. O CPC traz um procedimento especfico para a confirmao. O art. 1879 possibilita, em circunstncias excepcionais, a dispensa de testemunhas. O testamento martimo e o aeronutico so celebrados a bordo de aeronaves e navios que estejam no espao areo ou em alto mar. No pode ser em embarcaes atracadas ou em aeronave no ptio. H necessidade de duas testemunhas. Assume a forma pblica ou cerrada. Quem registra o comandante do navio ou da aeronave. O testamento militar serve tanto aos militares, como aos civis disposio das foras armadas, em tempo de guerra, em praa sitiada, ou sem comunicao. Necessita de duas testemunhas. Assume a forma pblica ou cerrada. Quem registra o comandante, em livro prprio, autenticando. Os testamentos especiais necessitam de confirmao judicial. Segundo os arts. 1891 e 1895, estes testamentos caducam se o testador no falecer na viagem ou nos 90 dias subseqentes, no caso do martimo ou aeronutico, ou no falecer em at 90 dias aps a cessao da situao de emergncia, no caso do militar. Esse prazo pressupe condies de confirmao. Ex: se a pessoa desembarca em coma, a regra s vale se sair do coma antes desse prazo. H, ainda, o testamento nuncupativo, que exclusivo do militar, que, em combate, atingido mortalmente. Diz de viva voz a outros dois militares, que esto submetidos a impedimentos. Necessita de confirmao judicial. Obs: os testamentos podem ser revogados, independentemente da forma em que foram celebrados. A revogao no precisa obedecer a mesma forma. 4.3. Clusulas testamentrias So as atribuies de bens feitas atravs do testamento. Podem ser simples ou submetidas a termo, condio ou encargo. Uma clusula nula no compromete a validade das demais. No se admite as clusulas derrogatrias, que retiram do testador o direito de revogar o testamento. Se houver clusula condicional, a termo ou modal, aplicam-se as regras relativas a condio, termo e encargo: - Condio: Impede a aquisio e o exerccio. - Termo: Impede apenas o exerccio, no a aquisio. - Modo: No impede a aquisio nem o exerccio, salvo se o encargo vier expresso sob forma de condio. possvel impor, nas clusulas testamentrias, restries relativas a incomunicabilidade, impenhorabilidade e inalienabilidade, apenas na poro disponvel. Essas clusulas duram apenas uma gerao. Embora sem previso legal, vem se admitindo clusula de administrao e de comrcio. Pode o autor da herana indicar quem administrar o bem e se este se destinar ao comrcio.

10

O prazo decadencial para a declarao de nulidade ou anulabilidade das clusulas testamentrias o mesmo de qualquer negcio jurdico, ou seja, 4 anos. As disposies testamentrias devem beneficiar pessoa certa e determinada. Pode, contudo, ser indicado o herdeiro dentro de uma coletividade. 4.4. Reduo e direito de acrescer H reduo de clusula testamentria quando o legado ou a herana so institudos acima da parte disponvel. H direito de acrescer quando herdeiro institudo no quiser ou no puder herdar. No caso de reduo, no h privilgio entre os herdeiros. feita eqitativamente. proporcional cota de cada um. S atinge o legado quando no houver mais herana. Quanto ao direito de acrescer, em se tratando de disposies conjuntivas, este se d entre os herdeiros testamentrios. Em se tratando de disposies no conjuntivas, em que se especifica o quinho de cada um dos herdeiros, a parte que cabia ao herdeiro indigno, incapaz de suceder, renunciante ou pr-morto, volta para o monte. 4.5. Substituio testamentria a possibilidade de indicar o substituto do herdeiro testamentrio ou legatrio. Existem quatro tipos: - Simples: Tambm chamada de vulgar. No possui limtes. - Recproca: No caso de mais de um herdeiro ou legatrio. Tambm ilimitada. - Fideicomissria: Quando h clusula submetendo a condio ou termo. - Compendiosa: Substituio de um dos integrantes do fideicomisso. 4.6. Revogao dos testamentos O testamento revogvel. nula a clusula que imponha a irrevogabilidade. H uma exceo: o reconhecimento de filhos, no testamento, irrevogvel. Independente da forma como foi feito, o testamento pode vir a ser revogado por qualquer outra forma vlida. A revogao pode ser total ou parcial, expressa, tcita ou presumida. 5. Inventrio e partilha 5.1. Noes conceituais O inventrio procedimento judicial obrigatrio. Serve para proceder ao levantamento dos bens existentes, pagar as dvidas e partilhar o soldo entre os herdeiros. Quando o patrimnio resumir-se a pequenos valores, podem ser levantados por meio de alvar.

11

No existe mais inventrio extrajudicial. A sentena meramente declaratria, pois j houve a transferncia da propriedade, no momento da morte. Inventrio procedimento judicial, de jurisdio contenciosa, ainda que consensual, que se bifurca em: - Inventrio propriamente dito: Levantamento dos bens e enumerao dos sucessores. - Partilha: Atribuio dos quinhes a cada um dos sucessores, de acordo com a primeira fase. A lei permite a simplificao da primeira etapa, quando o inventrio substitudo por um arrolamento. 5.2. Prazo de abertura O inventrio deve ser requerido no prazo de 30 dias, a contar do falecimento do de cujus, e ser encerrado nos seis meses subseqentes. Tal prazo pode ser dilatado, pelo juiz, se houver motivo justo. Se nenhum dos legitimados requerer a abertura do inventrio no prazo, o juiz pode determinar que se inicie de ofcio. O Estado pode instituir uma multa pela no observncia deste prazo. 5.3. Legitimidade Prioritariamente, cabe a quem estiver na posse e administrao do esplio, o requerimento de inventrio. administrador provisrio o encarregado pela herana at a nomeao do inventariante. Possuem, ainda, legitimidade concorrente para requerer o inventrio, o cnjuge suprstite, o herdeiro, o legatrio, o testamenteiro, o cessionrio do herdeiro ou legatrio, o credor destes ou do autor da herana, o sndico da falncia do herdeiro ou do legatrio, bem como do autor da herana ou do cnjuge suprstite, o Ministrio Pblico (havendo incapazes) e a Fazenda Pblica, quando tiver interesse. 5.4. Valor da causa o valor dos bens transmitidos, incluindo a meao, pois esta ser fixada e dividida no prprio inventrio. No entra para efeito de clculo de tributo de transmisso. 5.5. Questes de alta indagao Dentro do inventrio se admitem todas as discusses, exceto as de alta indagao. Alta indagao no campo dos fatos, e no do direito. So aquelas que requerem prova e contraprova. 5.6. O inventariante 5.6.1. Noes gerais No um herdeiro qualificado. algum que exerce o munus pblico de representar, ativa e passivamente, o esplio, em juzo e fora dele. Assume a obrigao de impulsionar o inventrio e levlo partilha. Esse nus mitigado se o inventariante for dativo ou judicial. O esplio consiste nas relaes patrimoniais do falecido. Quando a ao disser respeito ao patrimnio, quem responde o inventariante. Se for direito da personalidade, sero os herdeiros quem respondero. 12

5.6.2. Nomeao O art. 990 do CPC indica, em rol taxativo e preferencial, aqueles que podem ser nomeados inventariantes. Contudo, pode o juiz, fundamentadamente, inverter essa ordem. O companheiro sobrevivente, para ser nomeado, necessita de prova da unio estvel. Feita a nomeao, deve o inventariante, nos cinco dias subseqentes, prestar compromisso. O incapaz, assistido ou representado, pode ser inventariante, segundo a maior parte da doutrina. Na hiptese de inventrio conjunto, deve ser nomeado, preferencialmente, herdeiro comum. So atribuies do inventariante: - Representar o esplio em juzo e fora dele; - Administrar o esplio; - Prestar as primeiras e ltimas declaraes; - Exibir documentao; - Etc. (ver art. 991). 5.6.3. Remoo e destituio Havendo descumprimento das obrigaes, por parte do inventariante, pode ser requerida a remoo ou destituio da inventariana. A remoo uma punio. A destituio diz respeito a fato externo. A remoo um incidente, autuado em apenso. O prazo para defesa de cinco dias. Removido, o inventariante entrega ao novo nomeado a posse dos bens, pena de busca e apreenso ou imisso na posse. 5.7. Procedimento H trs procedimentos possveis: - Solene: o procedimento tradicional, o mais complexo. - Arrolamento sumrio: D-se quando todos os herdeiros forem maiores e capazes, e entre eles houver consenso. Independe do valor. O Ministrio Pblico no intervm. - Arrolamento comum: Forma simplificada, com regras diferenciadas. No pressupe capacidade, nem consenso. H um critrio objetivo, que o valor. Seja qual for o procedimento, encerra-se com a partilha. 5.8. Citaes Prestado o compromisso, o inventariante tem 20 dias para a apresentao das primeiras declaraes, com o rol dos bens, dos herdeiros e das dvidas. Prestadas as primeiras declaraes, haver as citaes do cnjuge, dos herdeiros e da Fazenda Pblica. O Ministrio Pblico intimado. Deve haver citao do testamenteiro, se for o caso.

13

A citao pessoal, se as pessoas forem residentes na comarca. As demais so citadas por edital, com o prazo de 20 a 60 dias. H julgados, contudo, no sentido de que, mesmo estes devem ser citados pessoalmente. 5.9. Impugnaes Devem ser apresentadas nos 10 dias subseqentes citao. Esse prazo comum. Mesmo que as partes tenham procuradores diferentes, no se aplica a dobra do prazo. A impugnao da qualidade de herdeiro, se no se tratar de questo de alta indagao, o juiz deve sobrestar o feito por, no mximo, 30 dias, e resolver. Se for questo de alta indagao, deve ser remetida ao juzo competente. 5.10. Avaliaes

As avaliaes, previstas nos arts. 1003 a 1010, do CPC, servem para garantir a incidncia correta do tributo e a igualdade dos quinhes. Dispensa-se as avaliaes quando todas as partes forem maiores e capazes, no houver discordncia quanto ao valor e a Fazenda concordar, ou quando os herdeiros resolvem instituir condomnio voluntrio com igualdade de quinhes e a Fazenda vier a anuir. Se houver herdeiro incapaz, a avaliao judicial obrigatria. Ser feita pelo procedimento do processo de execuo. 5.11. ltimas declaraes

Sero apresentadas aps a concluso da fase avaliatria. So 10 dias para a apresentao. o prazo para caracterizar a sonegao. 5.12. Colaes e sonegados

Colao o ato pelo qual o herdeiro traz para o inventrio o bem j recebido em vida, antecipado pelo autor da herana. Dispensa-se a colao, se, no ato de doao, o doador expressamente consignar que o bem sai de sua parte disponvel. Se exceder, deve ser levado colao. Tem por finalidade igualar os quinhes. O valor do bem computado na data da abertura da sucesso. Preferencialmente, deve ser colacionado o bem. Se este no mais existir, deve ser colacionado o seu valor. At mesmo os que sucedem por representao devem colacionar os bens, recebidos pelos herdeiros, assim como o renunciante. A sonegao importa em sano civil ao herdeiro que deveria ter colacionado os bens e no o fez, sabe onde est o bem e no indica, se recusa a restituir o bem da herana etc. Priva-se o herdeiro do direito sobre o bem sonegado. 5.13. Pagamento de dvidas

14

Os credores podem cobrar em ao autnoma o seu crdito e pedir ao juiz que bloqueie aquele valor, ou se habilitar no inventrio. Se o credor for a Fazenda, obrigatria a execuo fiscal, que no deve ultrapassar as foras da herana. 5.14. Partilha

Ser amigvel ou judicial, no caso de incapazes ou conflito de interesses. A amigvel pode ser inter vivos ou causa mortis. No primeiro caso, no pode prejudicar a legtima, mas, ainda assim, haver arrolamento. H emenda da partilha quando o juiz corrige inexatides ou erros materiais. H sobrepartilha quando descoberto novo bem depois da partilha, ou bem que antes estava em litgio. Se a deciso for homologatria, no cabe rescisria, e sim, anulatria.

15

Vous aimerez peut-être aussi