Vous êtes sur la page 1sur 15

Pintura Digital para Adobe Photoshop por Julie Dillon

Eu costumava usar os traos CG em minhas fotos, mas eu descobri que isso leva muito tempo, e que mais fcil apenas usar um sketch com tinta. Depois de ter decidido qual a imagem que deseja colorir, refazer a imagem em um pedao de papel limpo e cuidadosamente a tinta-lo. Que normalmente contribui para o uso de papel grande e canetas finas, para que voc possa realmente obter um ntido contorno fino. Se voc estragar a tinta, voc pode limp-lo com whiteout ou fixando-o em Photoshop. Apagar todas as linhas de lpis e comear o contorno com tinta o mais limpo possvel. Se voc no gosta de fotos de tinta, voc pode tentar usar apenas lpis. possvel obter linhas de lpis limpa que trabalho, bem como linhas de tinta, se voc ajustar o brilho / contraste corretamente. Digitalizar o contorno e carreg-lo no Photoshop. Verifique se o seu contorno est em modo RGB antes de continuar. Para colocar o esquema em modo RGB, v ao menu Image na barra superior, ento Mode, e cor RGB. Muitas pessoas gostam de manter o contorno na parte inferior da imagem, e depois de cor em cima usando camadas definido para "Multiply". Agora, no h nada errado com isso, e pode funcionar muito bem, mas infelizmente se voc faz-lo desta maneira, voc no tem como cores o contorno. Adicionar cor ao esboo pode dar a sua imagem um toque agradvel. Para fazer isso, porm, voc tem que fazer o contorno transparente, o que lhe permitir cor abaixo dele (assim como se voc colocar o contorno em uma folha de papel de transparncia). Eu vou explicar isso em prximas etapas.

Antes de fazer qualquer coisa, ajuste o brilho e o contraste (ou os nveis) da sua imagem at as reas brancas , so o branco puro , e as linhas pretas so Dark Black , mas no pixelly. Se voc no for cuidadoso e ajustar o contraste muito, voc vai acabar com um contorno irregular, como na imagem a imagem mais esquerda. Voc no quer um esboo deste irregular e feio, voc quer que ele seja o mais suave e fresco possvel , por isso tome cuidado. Voc tambm vai querer passar por cima de reas esparsas , e limpar as linhas um pouco. Eu no sou normalmente paciente o suficiente para fazer isso muitas vezes, no entanto. Uma vez que voc encolher a imagem , haver falhas em seu esquema no vai ser to perceptvel , de qualquer maneira. Minha tinta desleixada como Parreira ( embaada / desleixada) , mas nunca ningum percebe menos que eu deixe - o sem cor .

Agora, a fim de fazer o seu esquema recm limpos transparentes , primeiro selecione a tela inteira. Cpie da camada de contorno inteiro , e cole em uma camada , como mostrado esquerda. Ento voc vai ter duas cpias de seu esboo: A camada de fundo, e Layer 1. Elimine a camada de fundo, e crie um novo em branco, fundo branco puro, indo para o menu Layers, em seguida, para novo fundo. Voc deve ter um fundo branco, e uma camada separada com seu esboo sobre ele.

Em seguida, v ao menu Channels na janela de camadas flutuantes. Clique no boto "Load Channels como Seleo" , o boto mais esquerda que se parece com um pequeno crculo pontilhado na parte inferior do menu. O que isso faz selecionar todas as reas em branco em uma imagem, para que voc no tem que usar a varinha mgica. Evite usar a varinha mgica a todo o custo (a menos que voc seja experiente e saiba como)! Ele pode fazer algumas selees muito desleixadas. Eu j vi muitas pessoas s usar essa ferramenta para selecionar as reas brancas e pint-los diretamente, o que pode parecer uma boa idia, mas deixa essas manchas brancas terrvel em todo o contorno. Enfim , depois de teminar "Selecione o boto Load Channel" , e todas as reas em branco devem ser cercadas por linhas tracejadas , como na imagem a seguir.

Certifique-se que uma camada foi selecionada , e no a camada de fundo , em seguida , clique em delete. Isto ir apagar todas as reas brancas da imagem, deixando apenas o contorno preto. Desmarque a imagem de modo que as linhas pontilhadas vo embora , deixando apenas o contorno. Voc notar que o contorno ser bastante desbotado , no entanto. No se preocupe , isso muito fcil de corrigir.

Defina o Layer 1 para " Preserve Transparency ", marcando a caixa no menu Layers, como mostrado esquerda. Isso permite que voc possa pintar em cima das linhas

existentes, sem colorao sobre elas e acabando com eles. uma caracterstica muito til. Obs: Escolha um pincel grande e pinte sobre a imagem inteira com o pure black. O esquema deve estar de volta a sua antiga forma escura.

Agora voc tem um esboo , limpo , transparente , e pronto para ser coloridos por baixo.

Crie uma nova camada entre a Background layer e a Outline layer. Esta camada ser para a pele ( Obs: voc pode colorir o que quiser primeiro, mas eu costumo comear com a pele ou o cabelo).

A maioria das pessoas usa a ferramenta varinha mgica para selecionar uma rea para pintar, mas eu descobri que a ferramenta magic wand tool no eficiente, e nem muito precisa. Alm disso, voc acaba tendo vrias reas brancas ao redor das linhas que precisam ser preenchidas. Em vez de utilizar esse recurso, tente usar a ferramenta polygonal lasso tool para selecionar as reas que voc quer colorir. preciso um pouco de dedicao, mas o processo mesmo demorado, na minha opinio. Voc no precisa se preocupar com buracos no contorno, ou as reas brancas em torno das linhas. O que voc vai fazer traar o percurso dos contornos da regio que voc est querendo cor. Isso pode ser difcil em grandes regies, ento, assim que voc comear uma seleo no pare at termin-la. Se isso se tornar um problema, a ferramenta pen tool vai funcionar to bem para esta tarefa. s vezes, regies complicadas como o cabelo

detalhado pode ser uma droga para selecionar, mas confie em mim, basta ser paciente e voc ficar feliz por ver que gastou menos tempo, em vez de usar a ferramenta magic wand tool.

Depois de ter toda a pele (ou qualquer outra parte que est trabalhando) selecionada, escolha uma cor e use o paint bucket para preench-la por dentro. Se voc tiver problemas para escolher as cores, pesquise imagens de personagens com bom tons de pele na internet, e copie a cor usando a ferramenta hte eyedropper tool. Se a cor estiver muito desbotada porque voc a tirou de uma imagem ruim, apenas ajuste at que ela fique do jeito que voc quer. Alm disso, antes de adicionar a cor, considere que tipo de iluminao haver na imagem. Ser luz do dia normal ou vai ser escuro? Que tipo de humor voc vai querer em sua imagem? As cores que voc escolher vai afetar a sensao geral da imagem, ento tome isso em conta antes de comear a adicionar a cor.

Em seguida, selecione outras regies da imagem e preencha com as cores. Certifique-se de colocar cada cor em uma camada separada, ou pelo menos tenha certeza que seu desenho no tem duas cores em uma mesma camada. Isto tornar muito mais fcil o sombreamento mais tarde. Falando nisso, no comece o sombreamento at que voc

tenha preenchido as cores para todas as reas principais. (Obs: Para que voc possa se certificar as cores combinaram). chato voc sombrear o cabelo no incio, e depois decidir que quer alterar a cor drasticamente, por causa das cores que voc escolheu para a roupa, ou o fundo. Eu queria essa imagem contendo luz e suavidade, ento escolhi cores claras e um pouco desbotadas. Lembre-se que a sua seleo de cores pode afetar muito a aparncia da sua imagem, por isso levar algum tempo para escolher todas as cores. Eu costumo passar algum tempo ajustando e reajustando as cores da pele, cabelos e roupas at que eu esteja satisfeito com a combinao.

Agora que todas as cores principais esto preenchidas, podemos comear o sombreamento. Eu costumo comear com a pele e cabelo, s porque eu acho que eles so mais divertidos. Certifique-se de que a transparency box esteja marcada, para preservar o topo dos Layers floating do menu! Isto muito importante, pois permite que voc pinte sobre a rea que voc j havia pintado em sem ultrapassar linhas. Isso far com que o sombreamento seja muito mais fcil. Selecione uma verso mais escura da cor de base da camada que voc est trabalhando. Se voc tiver problemas para selecionar uma cor agradvel, ento olhe para as outras imagens pesquisadas como referncia. Eu quase sempre uso outra imagem anime para me ajudar com o sombreamento, principalmente com padres de luz mais complicados. Eu uso uma mesa digitalizadora grfica para o sombreamento, mas um monte de gente usa um mouse em seu lugar. Para obter uma aparncia boa com um mouse, voc pode usar a ferramenta freehand pen tool(que eu prefiro, apesar de ser confuso, e demorar mais tempo) para definir o sombreamento da cor, ou usar a ferramenta polygonal lasso tool para selecionar as reas que voc deseja sombrear. H uma variedade de maneiras para que voc possa adicionar o sombreamento, o que mtodo voc quem escolhe. Basta lembrar das dicas, e ser paciente, porque pode demorar um pouco para comear a aparecer as sombras suaves, para moldar a imagem da maneira que voc quiser.

geralmente uma boa idia, adicionar vrias camadas de sombreamento para cada cor base, especialmente em reas como a pele e cabelo. Alm de adicionar outra camada de sombras, eu ajustei as cores da pele um pouco, para torn-la menos maante. Para fazer isso, use a ferramenta eyedropper tool para selecionar a cor que deseja alterar, em seguida, substitua a cor no menu da imagem superior. Ento voc poder alterar essa cor, para qualquer outra, sem bagunar o sombreamento que voc j preencheu.

Depois de terminar o sombreamento do rosto, passe para outra rea. Eu escolhi fazer o cabelo ao lado, porque como eu mencionei antes, eu gosto de colorao. O cabelo colorido da mesma forma que o rosto, eu escolhi um tom mais escuro de cor de base, que apareceu nas sombras. Certifique-se de manter um padro de luz coerente. Por exemplo, se a luz est vindo da esquerda no rosto, tenha certeza que se parece com a sua vinda da esquerda sobre o resto da imagem. Preste muita ateno nas reas onde as sombras caem, e observe se as reas de sombra esto de acordo, ou seja, proporcionais. Mais uma vez, nunca demais usar outra imagem como referncia.

Se quiser, adicione uma segunda camada de sombras no cabelo, para dar-lhe maior profundidade. Sinta-se livre para adicionar Destaques. Eu no adicionei nesta imagem particular, porque eu no sentia que meu cabelo precisava dela, mas se voc for adicionar Destaques, eu recomendo coloc-los em uma camada separada acima dos plos. Tornando as reas de luz dos Destaques, uma posio acima das sombras mais escuras, uma tima maneira de fazer o cabelo; ou nada parecer realmente brilhante, e mais fcil fazer, se eles esto se sobrepondo em camadas separadas. Dessa forma, se voc fracassar, voc no vai estragar o sombreamento existente.

Depois do sombreamento do cabelo e rosto, vamos para o cocar. Utilize um tom de cor base mais claro no incio para para ser mais fcil dar uma aparncia agradvel ao seu acessrio. Os Orbes podem parecer complicados, mas realmente muito simples para fazelos. Comece criando uma rea escura no centro do orbe. Se utilizar uma tinta muito escura no desenho, e achar que no foi uma idia boa, ento use a ferramenta smudge, para alis-lo um pouco antes de continuar.

Use um tom mais escuro da cor base escolhida para ampliar as sombras no centro do globo, e ao longo da borda inferior do orbe. Os detalhes ficam ao seu gosto.

Em seguida, adicione um tom bem fraco de sua cor base (quase branco), na rea onde a luz est vindo. Para dar ao orbe um efeito mais brilhante, coloque um pouco mais as sombras em torno do maior destaque, e pinte em cima dos destaques com um airbrush muito macio de branco. Viu? No to difcil. Para obter o efeito brilhante, basta adicionar vrias camadas de sombras e luzes que se sobrepem.

Agora adicione sombreamento em outras partes de seu desenho, comece com as reas mais detalhadas de sua imagem, e certifique-se que a fonte de luz est coerente.

Lembre-se de usar vrias camadas de luzes e sombras, para tornar a imagem mais tridimensional e arredondada. Recomendao: use pelo menos duas ou trs cores diferentes por camada.

Sombreie o resto dos detalhes. Lembrete: Quanto mais camadas de sombras voc utilizar, mais tridimensional seu desenho vai ficar. No entanto, tenha certeza de coloclos nos lugares certos, ou no vai fazer muita diferena quantas sombras voc tem.

Lembre-se, que no incio deste tutorial eu disse que a adio de cor para o contorno, pode dar a sua imagem um toque mais agradvel? Ento, agora voc pode experimentla e ver por si mesmo. Volte para a camada do esboo, certifique-se de preservar a transparncia, escolha uma verso mais escura da cor que voc vai pintar, e aplique nos contornos.( Para o cabelo, eu usei um azul mais escuro; para a pele, eu usei um castanho escuro). isso faz com que seus contornos fiquem menos proeminentes, mas continuam a dar as bordas, a definio adequada. Compare esta imagem com a logo acima. Voc v a diferena? muito sutil, mas confia em mim, ele pode fazer a sua imagem muito melhor, especialmente se voc estiver trabalhando com contornos mais grossos.

Depois de ter seu personagem colorido, voc pode querer adicionar um fundo. Mesmo que seja um fundo desleixado, pode realmente trazer a sua imagem vida. Esbocei um fundo rpido, que consistia de uma cidade e algumas montanhas, e coloquei o desenho em uma camada abaixo da imagem principal. Ento eu fiz o esboo transparentes usando o mesmo mtodo descrito na 1 parte. No entanto, provavelmente mais inteligente, incluir o fundo no seu primeiro esboo, eu s no pensei nisso at terminar a digitalizao, na verso tinta da imagem. De qualquer forma, certifique-se o esboo para a camada de fundo transparente.

Em seguida, preencha as cores base do fundo usando a ferramenta polygonal lasso tool. Eu sei que o fundo que desenhei no o mais emocionante do mundo, mas minha primeira tentativa de acrescentar um fundo desenhado mo.

Quando as cores principais forem estabelecidas, adicione um sombreamento para o segundo plano, para que ele no parea to plano. Esta parte demora um pouco ... Geralmente de grande ajuda ter algumas imagens de referncia, porque eu no sei sobre voc, mas eu pessoalmente acho a colorao de paisagens desafiador. Claro, isso provavelmente porque eu no pratico o suficiente ...

Assim que terminar de colorir o fundo, adicione um pouco de efeitos de iluminao para tornar seu desenho um pouco melhor.( Eu adicionei um reflexo de lente acima das montanhas, este um momento em que um reflexo de lente seria apropriado, pois eles so geralmente visto apenas quando uma luz est brilhando diretamente para a cmera, e acrescentei alguns raios de luz). Para obter as listras de luz, crie uma outra camada entre o fundo e o personagem, e use a ferramenta polygonal lasso tool para fazer grandes formas tringulares planas, pintando-as com o branco, turvando-as com um borro

guassian, defina a camada para "Soft Light "em vez de normal, e ajuste a opacidade do layer para cerca de 70%.

Est quase acabando agora. Se voc preferir, crie uma camada em cima de todas as outras. Nesta camada, voc vai colocar destaques extras e retoques. D uma luz com o airbrush coloque-o a uma presso baixa (20-40%), e cuidadosamente adicione luz nas reas com destaques, como as reas mais claras das partes metlicas sobre o cocar (No meu caso), na imagem para a direita. Isto lhes d um toque especial.

Caramba, quase pronto! Agora, tudo que voc tem que fazer comprimir o arquivo. Se voc tiver memria de sobra, voc pode querer manter uma verso no comprimida de sua imagem para uso futuro, querendo fazer cpias ou papis de parede por fora. Mesmo assim, se voc pretende publicar sua foto na internet, voc precisa comprimir otrabalho e salv-lo em qualquer formato JPEG ou GIF. No h nada mais irritante do que ter que esperar meia hora, para receber um arquivo de 2 megas que algum mandou, porque ele ou ela no sabia como compactar corretamente o arquivo. Para reduzir o

tamanho do arquivo, v no menu Layers na barra de menu superior, clique em "Flatten Image". Isso vai juntar todas as camadas. No salve em formato JPEG, a menos que queira achatar a imagem. Neste ponto, voc pode precisar ajustar o tamanho da imagem, tambm. Tente no deixar a imagem maior do que 800 pixels em qualquer direo; melhor ter a imagem cabendo em uma tela. Em seguida, basta ir em "salvar como", e selecione o formato JPEG a partir do menu suspenso. Quando for solicitado, escolha uma taxa de compresso para salv-lo como. Eu recomendo uma taxa de compresso de 6 ou 7, porque ele corta o tamanho do arquivo, sem sacrificar demais a qualidade. Confie em mim, muito difcil dizer a diferena entre um arquivo compactado em nvel 10, e um em nvel 6.

Vous aimerez peut-être aussi