Vous êtes sur la page 1sur 46

12 Edio do Curso de Estudos Avanados em Gesto Pblica (CEAGP)

MISSO DO INA

Contribuir, atravs da formao, da investigao cientfica e da assessoria tcnica, para a modernizao da Administrao Pblica e para a actualizao dos seus trabalhadores

Formao Pluridisciplinar

Cooperao Internacional

Investigao e Consultoria

OBJECTIVOS DO CURSO

Formar uma nova gerao de tcnicos superiores com potencialidade para o exerccio de funes dirigentes

Desenvolver perfis de competncias mais abrangentes requeridos pela complexidade crescente das funes tcnicas superiores
Preparar agentes de mudana para promover modernizao e a inovao do servio pblico a

Possibilitar a continuidade de estudos, nomeadamente de cursos de Mestrados, atravs de protocolos com instituies do ensino superior.

12 Edio do Curso de Estudos Avanados em Gesto Pblica (CEAGP)

OBJECTIVOS PEDAGGICOS

Desenvolver competncias, capacidade de mobilizar conhecimentos (saberes), saber aplic-los (saber-fazer) e adoptar atitudes e comportamentos (saber-ser e saber-estar). Promover uma aprendizagem activa e participada, sustentada em leituras prvias dos textos de apoio. Cada sesso iniciada com uma exposio terica, seguida de uma discusso sobre os textos ou tpicos previamente indicados. Promover o trabalho de grupo orientado para a anlise de casos prticos (estudos de caso) e/ou discusso de temas especficos que problematizem assuntos relacionados com a matria.

12 Edio do Curso de Estudos Avanados em Gesto Pblica (CEAGP)

PIRMIDE DA APRENDIZAGEM

Taxa mdia de reteno


Palestras Leitura Audiovisual Demonstraes Grupos de discusso Praticar fazendo Ensinar os outros

5% 10 % 20 % 30 % 50 % 75 % 80 %

Fonte: Instituto for Applied Behavioural Sciences

12 Edio do Curso de Estudos Avanados em Gesto Pblica (CEAGP)

PERCURSO FORMATIVO

Trabalho final + Porteflio individual

Competncias especficas

Competncias bsicas

12 Edio do Curso de Estudos Avanados em Gesto Pblica (CEAGP)

1 TRIMESTRE
3 de Outubro a 23 de Dezembro

Unidades Curriculares

Horas/aula

Professores

Administrao e boa Governana Direito Administrativo Economia do Sector Pblico Finanas pblicas Estatstica Comunicao pessoal Informtica para utilizadores (4 mdulos) TOTAL

30 20 30 30 20 10 (10) 150

Srgio Silva Lus M. Lucas Pires/Nuno Rolo J. Albano Santos J. Albano Santos Helena Carvalho Cristina Campelo Estudo individual

12 Edio do Curso de Estudos Avanados em Gesto Pblica (CEAGP)

2TRIMESTRE
02 de Janeiro a 11 de Maio
Unidades Curriculares Estratgia, gesto por objectivos e sistemas de avaliao na AP Gesto da informao/reorganizao de processos/administrao electrnica Gesto da qualidade e sistemas da qualidade Unio Europeia Concepo, gesto, avaliao e comunicao de PP: o processo poltico Contabilidade pblica Liderana, pessoas e desenvolvimento organizacional Contratao e negociao social TOTAL Gesto de materiais e da logstica Politicas pblicas econmicas Politicas pblicas sociais Politicas pblicas ambientais TOTAL TOTAL GERAL Horas/au la 40 30 20 20 30 20 30 20 210 20 20 20 20 40 250 Jos Miguel Celestino Soares Augusto Mateus Jos Pereirinha J. Batptista/Antnio G.Henriques/Filomena Lobo Professores Rui Marques/Miguel Rodrigues Henrique ONeill Zulema Lopes Pereira/Ana Sofia Matos Eduardo Lopes Rodrigues Vitor Santos/Zorro Mendes Ana Calado Pinto/Paula Santos Nuno Guedes/Paula Nanita/Ana Barros Joo Proena

12 Edio do Curso de Estudos Avanados em Gesto Pblica (CEAGP)

3 TRIMESTRE

14 de Maio a 11 de Junho (Data limite para envio do Portflio: 21 de Maio; TCC: 11 de Junho) Termo oficial do curso: 29 de Junho

Trabalho de concluso de curso (TCC) Portflio individual TOTAL

Tempo estimado 150 Horas 50 Horas 200

12 Edio do Curso de Estudos Avanados em Gesto Pblica (CEAGP)

MODELO AVALIAO DO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM

Prova escrita, obrigatria, de desenvolvimento ou respostas mltiplas (pelo menos, 50% da valorao final) Realizao de trabalhos, individuais ou em grupo Trabalho de concluso de curso (TCC) Construo do porteflio individual

de

12 Edio do Curso de Estudos Avanados em Gesto Pblica (CEAGP)

PROVA ESCRITA: CRITRIOS DE AVALIAO

Domnio do contedo tcnico nas questes suscitadas e das fontes de conhecimento complementares

Capacidade de sntese
Diferenciao entre o essencial e o acessrio Estrutura lgica da resposta Conciso e preciso da linguagem Esprito crtico

12 Edio do Curso de Estudos Avanados em Gesto Pblica (CEAGP)

PROVA ESCRITA: REPETIO/ MELHORIA /REVISO

Ao formando que obtenha, na prova escrita em qualquer U.C., uma classificao inferior a 9,5 valores dada a possibilidade de uma repetio da prova, uma nica vez. O formando pode recorrer melhoria da nota, mas apenas, uma vez no 1 trimestre e duas no 2 trimestre. O formando pode solicitar reviso das notas do 1 e 2 trimestres at, no mximo, uma semana aps divulgao.

12 Edio do Curso de Estudos Avanados em Gesto Pblica (CEAGP)

MDULOS DA ECDL
Mdulos obrigatrios: Mdulo 2 - Utilizao do Computador e Gesto de Ficheiros Mdulo 3 - Processador de Texto Mdulo 4 - Folhas de Clculo Modulo 5 - Bases de Dados Os exames destes 4 mdulos so gratuitos, se no houver aprovao os exames de repetio so pagos pelos formandos, bem como os exames adicionais (15 cada).

As datas dos exames dos mdulos so indicadas no calendrio de aulas.


A inscrio no(s) exame(s) do(s) do(s) mdulo(s) feita atravs de formulrio online, disponvel na plataforma e-learning, at 5 dias antes da data prevista. As vagas so preenchidas por ordem de inscrio. A desistncia aos exames apenas ser aceite se for comunicada com, pelo menos, 3 dias antes da data prevista. Caso contrrio caber ao formando assumir o custo do exame.

12 Edio do Curso de Estudos Avanados em Gesto Pblica (CEAGP)

PORTFLIO INDIVIDUAL
Consiste num conjunto de apreciaes, reflexes crticas e contributos, relativos ao processo de ensino/aprendizagem, vivenciado pelos formandos ao longo do curso. Pretende-se que os formandos avaliem os resultados da formao luz de um quadro referencial de competncias que definem o perfil do tcnico superior para o desempenho competente das suas actividades profissionais ( Anexo VI da Portaria n. 1633/07,de 31 de Dezembro) e que apresentem contributos para melhoria dos aspectos que considerem ter ficado aqum das suas expectativas iniciais. Com base no referencial de competncias, o formando deve seleccionar, pelo menos, 5 competncias que considera terem superado as suas expectativas e, pelo menos, 3 que ficaram aqum do esperado. O grau de progresso, supostamente alcanado, deve ser justificado da forma a mais completa e objectiva possvel. Devem, tambm, ser referidas as U.C que mais (ou menos) para ele contriburam, esperando-se, ainda, que sejam apresentadas evidncias que o justifiquem. O porteflio deve ter entre 5 e 10 pginas.

12 Edio do Curso de Estudos Avanados em Gesto Pblica (CEAGP)

REFERENCIAL DE COMPETNCIAS
ORIENTAO PARA RESULTADOS: Capacidade para concretizar com eficcia e eficincia os objectivos do servio e as tarefas e que lhe so solicitadas.
ORIENTAO PARA O SERVIO PBLICO: Capacidade para integrar no exerccio da sua actividade os valores ticos e deontolgicos do servio pblico e do sector concreto em que se insere, prestando um servio de qualidade orientado para o cidado. PLANEAMENTO E ORGANIZAO: Capacidade para programar, organizar e controlar a sua actividade e projectos variados, definindo objectivos, estabelecendo prazos e determinando prioridades. ANLISE DA INFORMAO E SENTIDO CRTICO: Capacidade para identificar, interpretar e avaliar diferentes tipos de dados e relacion-los de forma lgica e com sentido crtico.

12 Edio do Curso de Estudos Avanados em Gesto Pblica (CEAGP)

COORDENAO: Capacidade para coordenar, orientar e dinamizar equipas e grupos de trabalho, com vista ao desenvolvimento de projectos e concretizao dos objectivos. NEGOCIAO E PERSUASO: Capacidade para defender ideias e pontos de vista de forma convincente e estabelecer acordos e consensos, recorrendo a uma argumentao bem estruturada e consistente. REPRESENTAO E COLABORAO INSTITUCIONAL: Capacidade para representar o servio, ou a organizao, em grupos de trabalho, reunies ou eventos, de mbito nacional ou internacional.

TOLERNCIA PRESSO E CONTRARIEDADES: Capacidade para lidar com situaes de presso e com contrariedades de forma adequada e profissional.

12 Edio do Curso de Estudos Avanados em Gesto Pblica (CEAGP)

RESPONSABILIDADE E COMPROMISSO COM O SERVIO: Capacidade para compreender e integrar o contributo da sua actividade para o funcionamento do servio, exercendo-a de forma disponvel e diligente.
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL: Capacidade para interagir adequadamente com pessoas com diferentes caractersticas e em contextos sociais e profissionais distintos, tendo uma atitude facilitadora do relacionamento e gerindo as dificuldades e eventuais conflitos de forma ajustada. COMUNICAO: Capacidade para se expressar com clareza e preciso, adaptar a linguagem aos diversos tipos de interlocutores, ser assertivo na exposio e defesa das suas ideias e demonstrar respeito e considerao pelas ideias dos outros. TRABALHO DE EQUIPA E COOPERAO: Capacidade para se integrar em equipas de trabalho de constituio variada e gerar sinergias atravs de participao activa.
12 Edio do Curso de Estudos Avanados em Gesto Pblica (CEAGP)

CONHECIMENTOS ESPECIALIZADOS E EXPERINCIA: Conjunto de saberes, informao tcnica e experincia profissional, essenciais ao adequado desempenho das funes. ADAPTAO E MELHORIA CONTNUA: Capacidade de se ajustar mudana e a novos desafios profissionais e de se empenhar no desenvolvimento e actualizao tcnica.

INICIATIVA E AUTONOMIA: Capacidade de actuar de modo independente e proactivo no seu dia a dia profissional, de tomar iniciativas face a problemas e empenhar-se em solucion-los.
INOVAO E QUALIDADE: Capacidade para conceber novas solues para os problemas e solicitaes profissionais e desenvolver novos processos, com valor significativo para o servio. OPTIMIZAO DE RECURSOS: Capacidade para utilizar os recursos e instrumentos de trabalho de forma eficiente e de propor ou implementar medidas de optimizao e reduo de custos de funcionamento.
12 Edio do Curso de Estudos Avanados em Gesto Pblica (CEAGP)

PORTFLIO INDIVIDUAL:AVALIAO
Avaliado pelos professores do CEAGP, sendo a distribuio feita aleatoriamente pela direco do curso. Considera os seguintes parmetros: Pertinncia das justificaes apresentadas (40%) Qualidade das evidncias (30%) Consistncia e originalidade das propostas de melhoria (30%). A classificao final observa a seguinte grelha: Nvel excelente: mais de 16 valores Nvel muito bom: de 15 a 16 valores Nvel bom: de 13 a 14 valores Nvel suficiente: menos de 13 valores

Tempo para elaborao:1 semana


12 Edio do Curso de Estudos Avanados em Gesto Pblica (CEAGP)

TRABALHO CONCLUSO DE CURSO


Incide sobre tema indicado pelo servio de colocao. A cada trabalho est associado um responsvel, designado pelo servio, que orienta, acompanha e avalia o trabalho. O trabalho deve incluir: resumo e sumrio executivo (em portugus e ingls), introduo, formulao/justificao do problema, metodologia adoptada, fontes de informao utilizadas e resultados alcanados. Pelo menos trs reunies com o servio so necessrias:
1no

incio do trabalho, para validar/rever objectivos / metodologia / resultados esperados a meio do trabalho, para uma apreciao crtica (sugestes de alterao ou de complementao) antes da concluso do trabalho para validao final

No deve exceder 30 pginas (includas a introduo e concluso) 12 Edio do Curso de Estudos Avanados em Gesto Pblica (CEAGP)

TCC:AVALIAO
Qualidade tcnica do trabalho (40%):

formulao do problema (20%) rigor e pertinncia (20%)

Metodologia utilizada (40%):


consistncia e originalidade da abordagem (20%) fontes de informao utilizadas diversidade e profundidade (10%) apresentao (10%)

Resultados alcanados (20%) = grau de interesse do trabalho AP

12 Edio do Curso de Estudos Avanados em Gesto Pblica (CEAGP)

OBTENO DO DIPLOMA

Nota positiva em todas as Unidades Curriculares Aproveitamento em, pelo menos, 4 Mdulos da ECDL Aprovao no TCC e no porteflio individual Mdia final mnima de 12 valores

12 Edio do Curso de Estudos Avanados em Gesto Pblica (CEAGP)

REGRAS DE COLOCAO NOS SERVIOS

A colocao dos formandos, nos postos trabalho feita segundo o grau de prioridade definido pelos rgos ou servios, passando-se para o grau de prioridade seguinte sempre que um formando tenha j sido adstrito a outro servio; Estando um formando no mesmo grau de prioridade em mais de um rgo ou servio, prevalece o rgo ou servio a que o formando, conferiu prioridade superior, de acordo com a lista ordenada das suas preferncias; Conferindo um rgo ou servio igual grau de prioridade a mais do que um formando, prevalece aquele que obteve melhor classificao no procedimento concursal de admisso frequncia do CEAGP. Para a segunda etapa passam os postos de trabalho no preenchidos na primeira e os formandos sem colocao, repetindo-se o procedimento, ou seja : Identificar, na relao de postos no preenchidos, os 6 primeiros postos pretendidos; comunicar as opes at

2 de Outubro (24H):

ivania.gomes@ina.pt
23

01-10-2011

COLOCAES 1FASE DE ENTREVISTAS ( 53 formandos colocados)


MINISTRIO RGO / SERVIO Observatrio do Trfico de Seres Humanos MAI Servios Sociais da PSP Administrao Regional Hidrogrfica do Centro Administrao Regional Hidrogrfica do Centro Direco Regional de Agricultura e Pescas do Centro Direco-Geral de Veterinria Direco-Geral do Ordenamento do Territrio e Desenvolvimento Urbano Inspeco-Geral de Agricultura e Pescas ME Direco-Geral de Recursos Humanos da Educao Faculdade de Cincias da Universidade de Lisboa Faculdade de Cincias da Universidade de Lisboa Faculdade de Cincias Sociais e Humanas Aco Social Recursos Humanos, Administrativos e Financeiros Recursos Hdricos do Litoral Delegao Regional de Leiria Gabinete Jurdico Administrao e Gesto Gesto e Desenvolvimento Administrao Geral I&D e Inovao Gesto de Projectos Recursos Financeiros e Patrimnio Planeamento
Lisboa Coimbra 1 1 H1 C2

UNIDADE ORGNICA Tratamento Dados

CIDADE Lisboa

N POSTOS 1

CD. G1

COLOCAO

Rui Filipe Mesquita Belchior (1) Maria do Carmo Cruz (2) Luis Miguel Figueiredo Lopes (2)

Coimbra Leiria Lisboa Lisboa Lisboa Lisboa Lisboa Lisboa Lisboa Lisboa Lisboa Lisboa Lisboa Porto

1 1 1 2 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

C1 A2 E1 J1 F1 S1 O2 O1 P1 Q1 T1 T2 R1 B1

Patrcia Alexandra Arajo da Silva (1)


Henrique Jos Alves Lopes (5) Ana Sofia Fonseca Silveira (5) Francisco Magalhes Sequeira (1) Maria Joana Cruz Dinis (1) Oana Violeta Cucu (2) Clia Maria Severino Rocha Vieira (3) Fernando Antnio Lopes(6) Marta Susana Oliveira Ferreira (4) Telma Sofia Matos Silva (3) Tiago Filipe Dinis Alves (6) Maria Antnia Martins Simo (4) Paula Alexandra Oliveira Vaz (2) Bruno Cardoso Baa (2) Bruna Patrcia Costa (1)

MAMAOT

Fundao para a Cincia e a Tecnologia, I.P. Gesto e Administrao MEC Gabinete de Estatstica e Planeamento da Educao Gabinete de Estatstica e Planeamento da Educao Instituto de Meteorologia, IP Inspeco-Geral da Educao Oramento e Contas Assessoria Direco Conselho Directivo

Delegao Regional do Norte

24

01-10-2011
COLOCAES 1FASE DE ENTREVISTAS (Cont.)

MINISTRIO

RGO / SERVIO

UNIDADE ORGNICA Direco Regional de Lisboa e Vale do Tejo

CIDADE Lisboa

N POSTOS 1

CDI.

COLOCAO

Autoridade para as Condies de Trabalho Autoridade para as Condies de Trabalho Direco-Geral de Energia e Geologia Direco-Geral de Energia e Geologia

SS1 SS2 X1 X2

Helder Filipe Cardoso Paiva (1) Maria Helena Lopes Gomes (5) Jos Carlos da Silva Couto (1) Jos Guilherme ODonnel T. V. Rico (1)

Auditoria e Assuntos Jurdicos


Electricidade, Combustveis, Renovveis, Assuntos Comunitrios e Ambientais Minas e pedreiras Comunicao ao Consumidor Condies de Trabalho/ Regulamentao Colectiva e Organizaes do Trabalho/ Relaes Profissionais Anlise Econmica e Previso Assuntos Europeus e Relaes Externas

Lisboa

Lisboa Lisboa Lisboa

1 1 1

Direco-Geral do Consumidor
MEE Direco-Geral do Emprego e das Relaes de Trabalho Gabinete de Estratgia e Estudos Gabinete de Planeamento Estratgico e Relaes Internacionais Secretaria-Geral Autoridade Metropolitana dos Transportes de Lisboa Autoridade Metropolitana dos Transportes de Lisboa Direco-Geral de Administrao e Emprego Pblico MF Direco-Geral de Proteco Social aos Funcionrios e Agentes da AP - ADSE Direco-Geral do Oramento Direco-Geral da Poltica de Justia Direco-Geral da Poltica de Justia MJ

V1

Rui Manuel Silva Neves (6)


Marta Susana Carvalho (3) Ins Maria Froes Correia (2) Ana Sofia Martins (1) Ana Filipa Silva dos Santos (1) Joana Ins Barreto (4) Bruno Miguel Correia Lopes (1) Carina Andreia do Nascimento Monteiro (5)

Lisboa

VV1

Lisboa Lisboa

1 1

Z1 NN1 AA1 MM2 MM1

Apoio Jurdico e Contencioso

Lisboa
Lisboa

1
1 1 1 2 1 1 1 1 1 1

Planeamento, Coordenao e Inovao Gesto Oramental e Patrimonial Auditoria e Planeamento Unidades Orgnicas Centrais Planeamento Estratgico Cooperao Internacional

Lisboa Lisboa Lisboa Lisboa Lisboa Lisboa Lisboa Lisboa Lisboa

Y1
W1 BB1 CC1 CC2 EE1 FF1

Masa Sofia Bastos (1)


Andreia Sofia Henriques Magalhes (3) Catarina Alexandra Yanez (1) Maria Teresa Gil Antunes (3) Patrcia Alexandra de Almeida e Silva (2) Ana Catarina Louo Sequeira (2) Marisa Batista Almeida (1)

Instituto de Gesto Financeira e de InfraGabinete de Oramento Estruturas da Justia, IP Instituto dos Registos e do Notariado, IP
Apoio Jurdico aos Recursos Humanos

Instituto Nacional de Medicina Legal, IP Aprovisionamento Delegao Sul

GG1

Rita Martins da Silva (1)

25

01-10-2011

COLOCAES 1FASE DE ENTREVISTAS (Cont.)


MINISTRIO RGO / SERVIO UNIDADE ORGNICA
CIDADE Lisboa Lisboa Lisboa Lisboa Lisboa Lisboa Lisboa

N POSTOS 1 1 1 1 1 1 1

CD. HH1 II1 JJ1 QQ1 QQ2 RR1 TT1

COLOCAO Vtor Hugo Miranda Faria (1) Silvia do Carmo Carrilho (4) Rita Santos Cheta Silva (1) Joana Nunes Velosa (5) Rita Jos Oliveira (1) Maria Margarida Pires da Silva (2) Maria Isabel Landeiro B. P.Henriques (3)

Inspeco-Geral Diplomtica e Consular Assessoria Jurdica MNE Instituto Cames, IP Instituto Portugus de Apoio ao Desenvolvimento Instituto Nacional de Sade Dr. Ricardo Jorge, IP Instituto Nacional de Sade Dr. Ricardo Jorge, IP Secretaria-Geral Casa Pia de Lisboa

Presidncia / Programas e Acordos Culturais


Cooperao Geogrfica Promoo da Sade e Doenas Crnicas Gabinete de Formao Informao e Documentao Auditoria Negociao e Coordenao da Aplicao dos Instrumentos Internacionais

MS

Direco-Geral da Segurana Social MSSS

Lisboa

UU1

Ana Cristina de Sousa Josu (4)

Instituto Segurana Social, IP

Servios Centrais / Lisboa / CNP / CNPRP

Lisboa

ZZ1

Patrcia Benito Vaz Pereira (1) Ana Cristina Rodrigues Monteiro (2) Pedro Antnio Maia Oliveira (1) Amlcar Dias Vieira Martins (1) Marieta Fernanda Salgado Fernandes (1) Rita Isabel Casa Branca (1) Joo Eduardo Martins Nunes (3)

Instituto Segurana Social, IP PCM Gabinete de Planeamento, Estratgia, Avaliao e Relaes Internacionais

Centro Distrital de Setbal Relaes Internacionais

Setbal

1 1

ZZ2 N1

Lisboa

26

RELAO DE POSTOS DISPONVEIS (2 FASE DE ENTREVISTAS)

01-10-2011

MINISTRIO - RGO / SERVIO

UNIDADE ORGNICA

CIDADE

N POSTOS

CDIGO

MAMAOT / Direco Regional de Agricultura e Pescas do Centro

Gesto Financeira e Patrimonial

Castelo Branco 1

A1

TOTAL NORTE Estudos, Recursos Humanos e Administrao Geral

MS / Administrao Regional de Sade do Centro, IP

Coimbra

D1

TOTAL CENTRO

ME / Secretaria-Geral

Centro de Aprovisionamento Integrado

Lisboa

U1

MF / Direco-Geral de Proteco Social aos Funcionrios e Agentes da AP - ADSE

Auditoria e Planeamento

Lisboa

W1

MEE/ Laboratrio Nacional de Engenharia Civil

Recursos Financeiros e Patrimoniais

Lisboa

OO1

MEE / Secretaria-Geral

Recursos Financeiros

Lisboa

PP1

TOTAL LISBOA E VALE DO TEJO

MS / Administrao Regional de Sade do Alentejo, IP

Gabinete Jurdico

vora

YY1

TOTAL ALENTEJO

MEE / Direco Regional de Economia - Algarve

Indstria e Recursos Geolgicos

Faro

WW1

TOTAL ALGARVE TOTAL GERAL

1 8

27

GRAU DE MESTRE
Ano complementar de formao nas universidades que celebraram protocolo de cooperao (ISCTE, ISCSP, ISEG, Universidade Autnoma de Lisboa, Universidade de Aveiro, Universidade do Minho, Faculdade de Direito, Coimbra).

As candidaturas a ser directamente apresentadas pelos diplomados junto s universidades signatrias.

Os requisitos de admisso, durao, organizao do ensino, condies de apresentao da dissertao de Mestrado e montante dos encargos, so estabelecidos pelas Universidades .

12 Edio do Curso de Estudos Avanados em Gesto Pblica (CEAGP)

APOIO AOS FORMANDOS

O INA poder estabelecer protocolos com rgos/servios para concesso de bolsas de estudo (valor da bolsa: 5.000) Aos formandos residentes fora da regio de LVT que faam prova de contrato de arrendamento, ser aplicada uma reduo de 30% do valor da propina ( 2 prestao) Concelhos abrangidos pela Regio de Lisboa e Vale do Tejo: Abrantes, Chamusca, Palmela, Alcanena, Constncia, Peniche, Alcobaa, Coruche, Rio Maior, Alcochete, Entroncamento, Salvaterra de Magos, Alenquer, Ferreira do Zzere, Santarm, Almada, Goleg, Sardoal, Almeirim, Lisboa, Seixal, Alpiara, Loures, Sesimbra, Amadora, Lourinh, Setbal, Arruda dos Vinhos, Mao, Sintra, Azambuja, Mafra, Sobral de Monte Agrao, Barreiro, Moita, Tomar, Benavente, Montijo, Torres Novas, Bombarral, Nazar, Torres Vedras, Cadaval, bidos, Vila Franca de Xira, Caldas da Rainha, Odivelas, Vila Nova da Barquinha, Cartaxo, Oeiras, Cascais, Ourm.

12 Edio do Curso de Estudos Avanados em Gesto Pblica (CEAGP)

OBJECTIVOS DO INQURITO JULHO DE 2010


1. Conhecer o que pensam os diplomados sobre trabalho que executam, situar as suas trajectrias profissionais e de continuidade dos estudos, especificamente a nvel de Mestrado 2. Saber qual a avaliao dos empregadores quanto ao desempenho profissional destes tcnicos superiores 3. Aferir o grau de adequao da formao que o CEAGP propicia relativamente s funes que estes tcnicos executam Universo: 492 Diplomados (1 9 edies) Taxa de resposta: 50%

Universo: 292 Empregadores Taxa de resposta: 42%

INQURITO AOS DIPLOMADOS PELO CEAGP

30

GRAU DE SATISFAO COM AS FUNES EXERCIDAS


60% 50%

40%
30% 20% 10% 0%

45%

48%

6%
Alto Mdio Baixo

PARTICIPAO EM PROJECTOS DE MUDANA/INOVAO

42% 58%

No Sim

INQURITO AOS DIPLOMADOS PELO CEAGP

31

EVOLUO PROFISSIONAL
Mudana de posio remuneratria Permanncia como tcnico superior devido a avaliao igual ou superior a Muito Bom mas no houve alterao de posio remuneratria Permanncia como tcnico superior devido a Insuficincia na avaliao Permanncia como tcnico superior devido a ausncia de avaliao de desempenho Mobilidade inter-carreiras

37% 22%

11%
9% 8% 6% 2% 18%
0% 10% 20% 30% 40%

Cargo de direco intermdia

Cargo de direco superior

Outra.

INQURITO AOS DIPLOMADOS PELO CEAGP

32

CONTINUIDADE DOS ESTUDOS (Mestrados)


40%

35%
30% 25% 20% 15% 10% 5% 0%

38% 27% 21%

13%

Tenho um mestrado

Estou em processo de obteno

Tenho a inteno de obter

No pretendo obter

INQURITO AOS DIPLOMADOS PELO CEAGP


33

APRECIAO DO DESEMPENHO PROFISSIONAL ( na ptica dos dirigentes)


14%
21% 43% 45% 39% 29% 4% 5%
0% 10% 20% 30% 40% 50%

Excelente

Muito Bom

Bom

Razovel

Durante todo o perodo de colaborao No ltimo Ano

INQURITO AOS SUPERIORES HIERRQUICOS


34

FACTORES DETERMINANTES PARA O BOM DESEMPENHO DE UM TCNICO SUPERIOR


Empregadores
Orientao para Resultados
Domnio das questes tcnicas Motivao Aprendizagem permanente Saber comunicar Esprito empreendedor e pr-activo Domnio das novas tecnologias de informao Criatividade e inovao Adaptao a diferentes contextos de trabalho Interpretao da viso estratgica da Organizao Saber liderar equipas de forma mobilizadora Saber negociar Qualidade do atendimento aos utentes

Diplomados
96% 87% 84% 82% 77% 48% 39% 42% 32% 46% 71% 74% 61% 69%

71%
68% 68% 68% 53% 27% 22% 18% 4% 3%

25%
19% 21% 19%

Outras

35

REAS DE CONHECIMENTO MAIS RELEVANTES PARA O DESEMPENHO DE FUNES TCNICAS SUPERIORES Empregadores
Informtica Comunicao pessoal Estratgia e sistemas de avaliao Gesto de projectos Gesto da Informao electrnica Liderana, pessoas e DO AP e Boa governana Gesto de qualidade Estatstica Direito Administrativo Reforma do Estado e da AP Contabilidade pblica Unio Europeia Polticas pblicas ambientais Finanas pblicas Economia do Sector Pblico Polticas pblicas sociais Polticas pblicas econmicas Contratao e negociao social Outras

Diplomados
70% 70% 63% 56% 35% 34% 36% 29% 33% 35% 43%

53% 44% 38%

37%
31% 31% 23%

20%
26% 48% 19% 22% 19% 15% 23% 15% 13% 13% 13% 16%

20%
19% 18% 15% 15% 13% 12% 8% 12%

36

COMO MELHORAR A FORMAO


NA PTICA DOS EMPREGADORES
Reforar as reas de conhecimento de:

NA PTICA DOS TCNICOS SUPERIORES

Formao mais profissionalizante: melhor articulao teoria/prtica Inovao pedaggica: basear mais o processo de ensino/aprendizagem nos casos de estudo, na elaborao de projectos, no trabalho de grupo... Desenvolvimento de competncias relacionais e de comunicao: liderana, inovao, criatividade, capacidade empreendedora, negociao,

Prospectiva e cenarizao Auditoria e Sistemas de Controle Inovao e Qualidade

Desenvolver competncias relacionais e de comunicao:

Criatividade, iniciativa, trabalho colaborativo,

liderana,

37

RESPOSTAS AO INA

1. Inovao pedaggica: potenciar a utilizao de casos de estudo como ferramenta de ensino/aprendizagem: Constituir uma Biblioteca de casos de estudo sobre a AP Capacitar os professores: curso sobre A utilizao dos casos de estudo como ferramenta pedaggica.

2.Actualizao de conhecimentos e desenvolvimento de competncias: formao baseada em workshops para os diplomados pelo CEAGP.

INQURITO AOS DIPLOMADOS PELO CEAGP E SUPERIORES HIERRQUICOS

AVALIAO DA 11 EDIO do CEAGP


Avaliao Global da Formao Articulao de Temas Qualidade da Formao Relevncia da Matria 3,5 3,8 3,8 3,2 3,3 3,4 3,5 3,6 3,7 3,8 3,9 3,8

AVALIAO DOS FORMADORES


Avaliao Global do Formador 3,8

Documentos de Apoio

3,7

Pedagogia

3,7

Conhecimentos
Fonte: Questionrios de Avaliao 11 Edio do CEAGP

4,1 3,4 3,6 3,8 4 4,2 39

01-10-2011

PERFIL DOS FORMANDOS (12 EDIO)

Distribuio por Faixa Etria


6% 32% 29%

33%

<25

25 a 30

31 a 35

>35

12 Edio do Curso de Estudos Avanados em Gesto Pblica (CEAGP)

PERFIL DOS FORMANDOS (12 EDIO)

Distribuio por Sexo

33% Feminino 67% Masculino

12 Edio do Curso de Estudos Avanados em Gesto Pblica (CEAGP)

PERFIL DOS FORMANDOS (12 EDIO)

Distribuio por Tipo de Relao Jurdica de Emprego

14%

86%

C/ Contrato em FB S/ Contrato

12 Edio do Curso de Estudos Avanados em Gesto Pblica (CEAGP)

PERFIL DOS FORMANDOS

Distribuio por Regio


1% 9% 17%

73%

Norte Centro Lisboa e Vale do Tejo Madeira

12 Edio do Curso de Estudos Avanados em Gesto Pblica (CEAGP)

PERFIL DOS FORMANDOS (12 EDIO)

Distribuio por rea Cintifica de Licenciatura


14% 39% 23%

24%

Economia/Gesto Cincias Jurdicas Engenharias e Tecnologias Outras

12 Edio do Curso de Estudos Avanados em Gesto Pblica (CEAGP)

PERFIL DOS FORMANDOS (12 EDIO)


Distribuio por Estgio PEPAC

14%

86%

C/ Estgio PEPAC

S/ Estgio PEPAC

12 Edio do Curso de Estudos Avanados em Gesto Pblica (CEAGP)

SERVIOS QUE RENUNCIARAM AO RECRUTAMENTO


ORGANISMOS QUE RENUNCIARAM S VAGAS - 12 EDIO
MINISTRIO - RGO / SERVIO MAMAOT / Secretaria-Geral PCM / Direco Regional de Cultura de Lisboa e Vale Tejo UNIDADE ORGNICA Gesto Financeira e Patrimonial/ /Diviso de Aprovisionamento e Patrimnio Administrativo-financeira Planeamento, Gesto e Acompanhamento MEE / Laboratrio Nacional de Energia e Geologia Gesto de Patrimnio, Aprovisionamento e Contratao Aprovisionamento e Patrimnio CIDADE Lisboa Lisboa Lisboa Lisboa N POSTOS 1 1 1 1 CDIGO

L1 M1 K1 K2 DD1 KK1 I1

MJ/Direco Geral dos Servios Prisionais PCM / Inspeco-Geral de Administrao Local MAMAOT / Administrao Regional Hidrogrfica do Tejo, I.P.

Lisboa

Administrao e Sistemas de Informao

Lisboa

Administrao e RH

Lisboa

1 8

TOTAL LISBOA E VALE DO TEJO

46

Vous aimerez peut-être aussi