Vous êtes sur la page 1sur 8

1

FOLHAS DE MATEMTICA
Nome do Professor: Anne Helose Coltro Stelmastchuk Escola: DEM Disciplina: Matemtica Srie: 2 ano Faixa etria do aluno: a partir de 14 anos Unidade Temtica (Tpico de Contedo): Progresses Aritmticas (PA) Ttulo: Prepare-se para o fim do mundo! Relacionado com contedos de: Matemtica ( ) Lngua Portuguesa ( X ) Arte ( ) Filosofia ( ) Biologia ( ) Educao Fsica ( ) Geografia ( ) Sociologia ( ) Qumica ( X ) Histria ( ) LEM ( ) Fsica ( )

Palavras-chave: 1- Progresso Aritmtica, 2- Frmula do termo geral da PA, 3- Seqncias, 4- Cianognio, 5-Carlos Drummond de Andrade. 1. Problema

Prepare-se para o fim do mundo!


Terremotos, inundaes, fome, peste. Isto s o comeo... Segundo Nostradamus, considerado o maior profeta do mundo, o grande rei do terror ser um cometa.
Figura 1

http://www.if.ufrj.br/teaching/astron/comets.html

Veja uma de suas quadras profticas: Quando o eclipse do Sol se der, Em plena luz do dia o monstro ser visto: A Carestia no tem guarda: Ningum tal ter previsto.

2 Segundo esta quadra de Nostradamus, um cometa devastar o mundo em plena luz do dia. Tal cometa no ser previsto por ningum ou por coisa alguma. Ou seja, ser uma surpresa!! Alguns acreditam, outros no. O que se sabe que os astrnomos tm previsto a presena de eclipses, cometas, meteoros. O que voc acha desta profecia? Ser que ela tem fundamentos cientficos? possvel acreditar em tal escrito? 2. Desenvolvimento do Tema Na Matemtica possvel fazer previses. Em muitas situaes possvel utilizar o conceito de Progresso Aritmtica, ou simplesmente P.A. Vamos imaginar uma situao para entendermos melhor o que progresso aritmtica: O cometa Halley tem perodo orbital de 76 anos em mdia, isto , a cada 76 anos ele faz sua apario na Terra. Talvez voc no fosse nascido ainda, mas a ltima apario do Halley foi em 1986. Usando o conceito de PA (Progresso Aritmtica) possvel prever os prximos anos em que ele aparecer. 1986 +76 2062 +76 2138 +76 2214 +76 2290 ...

Teramos a seguinte seqncia de anos: 1986, 2062, 2138, 2214, 2290, ... Poderamos resolver estes problemas organizando dados e fazendo algumas somas sucessivas. Mas tambm poderamos utilizar a Frmula do Termo Geral da PA para isso. Mas qual o conceito de PA? Parte-se de um nmero fixo da seqncia e se acrescenta uma mesma quantidade vrias vezes. Chamamos de razo ( r ) o valor acrescentado e ao termo fixo, se for o primeiro da seqncia chamamos de a1. Os demais termos so a2, a3, a4, a5, ..., sucessivamente. A razo a diferena entre dois termos consecutivos da seqncia. Assim, se nos anos de 1910 e 1986 houve aparies do cometa, a diferena entre esses anos a razo: r = an an-1 r = 1986 1910 r = 76 anos Se o primeiro termo e a razo forem conhecidos, ser que preciso fazer somas sucessivas? Imagine se quisssemos conhecer o 100 termo de uma PA. Que trabalho daria, hein! Mas isso no preciso, observe:

a2 = a1 + r a3 = a2 + r = a1 + 2r a4 = a3 + r = a1 + 3r a5 = a4 + r = a1 + 4r ... a20 = a19 + r = a1 + 19r ... e assim sucessivamente. Ou seja, para obtermos o segundo termo de uma PA, somamos o primeiro termo (a1) com a razo ( r ). O terceiro termo, obtm-se somando o primeiro termo com duas vezes a razo. E assim fazemos para obter todos os termos. A partir disto, chegamos a uma generalizao: An = a1 + (n 1).r Assim, para calcular um termo qualquer ( an ) preciso somar ao 1 termo, n-1 vezes a razo. Chamamos esta generalizao de Frmula do Termo Geral. Isto no quer dizer que voc agora poder fazer previses celestes. Infelizmente nem tudo no mundo constante e exato. Saber quando um cometa passar pela Terra ou quando haver um eclipse bem mais complicado. No caso do cometa Halley, somente os astrnomos podem fazer estas previses, pois a fora gravitacional de atrao dos planetas maiores altera o perodo orbital de revoluo para revoluo. Efeitos no-gravitacionais tambm so importantes, mas menores, em alterar a rbita. Talvez voc esteja se questionando quanto ao que foi feito logo acima. Expliquemos melhor... O perodo orbital do cometa Halley no fixo, isto , tem variado ao longo dos seus aparecimentos entre 74,4 e 79,4 anos. Edmund Halley, em 1705, usando a teoria recm criada por Isaac Newton, previu que um dos cometas estudados por ele, retornaria em 76 anos. Realmente o cometa retornou, mas Edmund no estava vivo para v-lo. O cometa recebeu seu nome como homenagem e ficou conhecido, desde ento, como Cometa Halley!! Talvez a manchete do incio deste texto no cause tanto alvoroo nos tempos de hoje. Mas quando o cometa Halley passou em 1910 e os astrnomos anunciaram que ele atravessaria a Terra, houve uma tremenda onda de parania pois o cometa possui um gs chamado cianognio, um dos piores venenos que se conhece. Algumas pessoas cometeram suicdio. Outras se preocuparam em fechar bem suas janelas. Realmente o cometa passou pela Terra, mas o gs foi barrado pelo escudo da atmosfera. Os cometas so compostos por trs estruturas: ncleo (ou cabea), coma (ou cabeleira) e cauda. O ncleo formado por compostos moleculares (gua-H2O, gs amonaco-NH3 , cianognio-C2N2, monxido de carbono-CO, dixido de carbono-CO2 e nitrognio-N2) e pequenas partculas slidas. Consultando um dicionrio de Qumica encontramos que o gs cianognio, cuja frmula qumica C2N2 incolor, extremamente venenoso, com cheiro de amndoas amargas. A composio em massa gs txico 46,2% de Carbono e 53,8% de Nitrognio.

4 Voc pode imaginar o fascnio que a passagem do cometa Halley causou em 1910? Veja o que escreveu um dos grandes escritores brasileiros: No ar frio, o cu dourado baixou ao vale, tornando irreais os contornos dos sobrados, da igreja, das montanhas. Samos para a rua banhados de ouro, magnficos e esquecidos da morte que no houve. Nunca mais houve cometa igual, assim terrvel, desdenhoso e belo.
http://jbonline.terra.com.br/jseculo/1910.html

Olho o cometa Com deslumbrado horror de sua cauda (...) O sentimento crava unhas Em mim: no tive tempo Nem mesmo de pecar, ou pequei bem?
http://www.estadao.com.br/drummond/vida1.htm

Essas so as impresses de um garoto de 7 anos, chamado Carlos Drummond de Andrade, que assistiu a tudo de sua cidade natal, Itabira, em Minas Gerais. Em uma entrevista para o Jornal o Estado de So Paulo, em 15 de agosto de 1987, o reprter Luiz Fernando Emediato pergunta a Drummond: Qual sua recordao infantil mais marcante? O cometa Halley. a lembrana mais profunda, pois realmente foi deslumbrante. Eu tinha sete anos. Eu no estava esperando aquilo, no estava, preparado, vivia na rotina, brincando...
Figura 2

http://www.estadao.com.br/drummond/vida7.htm

Carlos Drummond de Andrade foi um dos poetas que pertenceu a Segunda Gerao Modernista. A poesia da segunda gerao modernista foi, uma poesia de questionamento em torno da existncia humana, do sentimento de estar-no-mundo, das inquietaes social, filosfica, amorosa, etc. que a acompanham.

5 Voc j leu algum poema de Carlos Drummond de Andrade? Se no lembra, veja se esta poesia clareia a sua memria: No meio do caminho No meio do caminho tinha uma pedra Tinha uma pedra no meio do caminho Tinha uma pedra No meio do caminho tinha uma pedra. (...)
(Em Reunio. 10 ed. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1980. P. 12)

Se ainda no lembrou, veja esta: Jos E agora Jos? A festa acabou, a luz apagou, o povo sumiu, a noite esfriou, e agora, Jos? (...)
(Em reunio, p. 70.)

Esses so alguns exemplos de poemas de Drummond. Mas voltando aos cometas, at hoje, eles ainda fascinam. Voc conhece esta msica? Quando o segundo sol chegar Para realinhar as rbitas dos planetas Derrubando com assombro exemplar O que os astrnomos diriam se tratar De um outro cometa.
Composio: Nando Reis / Voz: Cssia Eller

O segundo Sol, segundo Nostradamus ser um astro (cometa) muito brilhante que parecer com um segundo sol durante um eclipse solar. E se os astrnomos mais renomados realmente previssem a chegada de um tal cometa do horror, amanh... O que voc faria? Analise os seguintes problemas: Se tivssemos dois cometas com perodos orbitais diferentes, um com 26 e outros com 76 anos. Supondo que no ano zero os dois tenham sido vistos juntos. Seria possvel prever quando os mesmo cometas seriam vistos juntos novamente? Quantas vezes cada um teria aparecido at tal encontro?

6 Pessoas que sofrem de certos tipos de doenas, muitas vezes tomam coquetis de remdios para o tratamento da doena. Cada remdio, dependendo do seu princpio ativo, tem um perodo de ao no organismo que pode variar de 6 em 6 horas, de 8 em 8 horas, de 12 em 12 horas. Por isso, as pessoas que os ingerem devem ser rigorosas quanto ao horrio de ingesto para que o remdio faa o efeito esperado. Imagine um paciente que tem uma doena crnica de fgado e que precisa tomar 4 remdios diferentes em perodos de horas diferentes? Como organizar os horrios? Ser que em algum horrio a ingesto desses remdios pode coincidir?

Poderamos resolver estes problemas organizando dados e fazendo algumas somas sucessivas. Mas tambm poderamos utilizar a Frmula do Termo Geral da PA para isso. Voc poderia encontrar algumas aplicaes do conceito de PA em alguma situao do dia-a-dia? Alguns exerccios resolvidos 1) Qual o quadragsimo (40) termo da progresso aritmtica 1, 5, 9, 13, ...? Soluo: A razo da progresso r = 5 1 = 4 e o primeiro termo a1 = 1. Desejamos calcular o quadragsimo termo, ou seja, a40. A partir da frmula do termo geral An = a1 + (n 1).r Substituindo a letra n por 40, obtemos: A40 = a1 + (40 1).r Da: A40 = a1 + (40 1).4 A40 = 1 + 39.4 A40 = 1 + 156 A40 = 157 Logo, o quadragsimo termo da progresso aritmtica 157. 2) Achar o nmero de mltiplos de 5 compreendidos entre 21 e 623. Soluo: Observamos que o primeiro termo da PA (Progresso Aritmtica) 25 e o ltimo 620, da: An = a1 + (n 1).r 620 = 25 + (n 1).5 620 = 25 + 5n 5 620 20 = 5n 600 = 5n 120 = n

7 Portanto o nmero de termos compreendidos entre 21 e 623 de 120 termos. 3) Calcular trs nmeros que esto em PA, de tal forma que a soma entre eles 18 e o produto 66. Soluo: Indiquemos (a1, a2, a3) = (x-r ,x ,x+r) 1 nmero = x r 2 nmero = x 3 nmero = x + r Resolvendo um sistema com duas variveis (x e r): (x r) + x + (x + r) = 18 (x - r).x.(x + r) = 66 Da, x = 6, r = 5 Fazendo r = 5 temos (1 , 6 , 11) Fazendo r = -5 temos (11 , 6 , 1) Logo os nmeros pedidos so 1, 6 e 11. Exerccios 1) Calcule o 24 termo da PA (6, 13, 20, ...). 2) Ache a razo de uma PA de 7 termos sabendo que o primeiro termo 2 e o ltimo termo 48. 3) Encontre o primeiro termo de uma PA onde a20 = 50 e a razo 5. 3. Proposta de Atividades 1) Um aluno escreveu todos os nmeros mpares de 27 a 105. Quantos nmeros ele escreveu? 2) Uma caixa dgua com capacidade de 1000 litros est com vazamento. Esta caixa dgua vaza 1,5 litros por hora. Aps ter sido completamente cheia, quantos litros ter a caixa dgua aps 24 horas? 3) Em uma estrada que liga duas cidades importantes, sero instalados 12 telefones pblicos. Sabendo que distncia entre as duas cidades so de 754 Km e que sero instalados telefones nos Km 0 e no Km final da trajetria, calcule em que Kms os telefones devero ficar. (Obs: A distncia entre os telefones deve ser igual.)

Desafio Ser que o cometa Halley passou prximo da Terra durante a vida de Jesus?

Referncias: CEREJA, Willian Roberto & MAGALHES, Thereza Cochar. Literatura Brasileira. 2 ed. So Paulo: Editora Atual, 1997. SARDELLA, Antnio & MATEUS, Edegar. Dicionrio Escolar de Qumica. So Paulo: Editora tica, 1992. www.cienciaonline.org (Acessado em 20/09/2004) www.if.ufrj.br/teaching/astron/halley.html (Acessado em 20/09/2004) http://www.estadao.com.br/drummond/vida7.htm (Acessado em 20/09/2004) http://jbonline.terra.com.br/jseculo/1910.html (Acessado em 20/09/2004) www.terra.com.br/istoe/ciencia/143622.htm (Acessado em 16/09/2004) http://www.brchacon.hpg.ig.com.br/cometa.html (Acessado em 23/09/2004) http://www.coladaweb.com/astronomia/cometas.htm (Acessado em 23/09/2004) Figuras: Cometa: http://www.if.ufrj.br/teaching/astron/comets.html Carlos Drummond de Andrade: http://www.estadao.com.br/drummond/vida7.htm

Vous aimerez peut-être aussi