Vous êtes sur la page 1sur 3

Virtude (latim: virtus; em grego: ) uma qualidade moral particular.

. Virtude uma disposio estvel em ordem a praticar o bem; revela mais do que uma simples caracterstica ou uma aptido para uma determinada ao boa: trata-se de uma verdadeira inclinao. Virtudes so todos os hbitos constantes que levam o homem para o bem, quer como indivduo, quer como espcie, quer pessoalmente, quer coletivamente. A virtude, no mais alto grau, o conjunto de todas as qualidades essenciais que constituem o homem de bem. Segundo Aristteles, uma disposio adquirida de fazer o bem,e elas se aperfeioam com o hbito.

A tolerncia, do latim tolerare (sustentar, suportar), um termo que define o grau de aceitao diante de um elemento contrrio a uma regra moral, cultural, civil ou fsica. Do ponto de vista da sociedade, a tolerncia define a capacidade de uma pessoa ou grupo social de aceitar, noutra pessoa ou grupo social, uma atitude diferente das que so a norma no seu prprio grupo. Numa concepo moderna tambm a atitude pessoal e comunitria face a valores diferentes daqueles adotados pelo grupo de pertena original. O conceito de tolerncia se aplica em diversos domnios:

Tolerncia social: atitude de uma pessoa ou de um grupo social diante daquilo que diferente de seus valores morais ou de suas normas. Tolerncia civil: discrepncia entre a legislao e sua aplicao e impunidade. Tolerncia segundo Locke : parar de combater o que no se pode mudar. Tolerncia religiosa: atitude respeitosa e convivial diante das confisses de f diferentes da sua. Tolerncia farmacolgica ou medicamentosa: diminuio da responsividade a um frmaco, ou seja, a diminuio do efeito farmacolgico com a administrao repetida da substncia. Tolerncia tcnica: margem de erro aceitvel (ver Tolerncia (engenharia)), ou capacidade de resistncia a uma fora externa. Tolerncia: em gesto de riscos constitui o nvel de risco aceitvel normalmente definido por critrios pr-estabelecidos.

coletividade. Podemos perceber a generalidade pela propagao das tendncias dos grupos pela sociedade, por exemplo. Para mile Durkheim, fatos sociais so "coisas". So maneiras de agir, pensar e sentir exteriores ao indivduo, e dotadas de um poder coercitivo. No podem ser confundidos com os fenmenos orgnicos nem com os psquicos, constituem uma espcie nova de fatos. So fatos sociais: regras jurdicas, morais, dogmas religiosos, sistemas financeiros, maneiras de agir, costumes, etc. um fato social toda a maneira de fazer, fixada ou no, suscetvel de exercer sobre o indivduo uma coao exterior.; ou ainda, que geral no conjunto de uma dada sociedade tendo, ao mesmo tempo, uma existncia prpria, independente das suas manifestaes individuais. Ou ainda:Todas as maneiras de ser, fazer, pensar, agir e sentir desde que compartilhadas coletivamente. Variam de cultura para cultura e tem como base a moral social, estabelecendo um conjunto de regras e determinando o que certo ou errado, permitido ou proibido. Existem tambm as correntes sociais, como as grandes manifestaes de entusiasmos, indignao, piedade, etc. Chegam a cada um de ns do exterior e no tm sua origem em nenhuma conscincia particular. Tm grande poder de coao e so suscetveis de nos arrastar, mesmo contra a vontade. Se um indivduo experimentar opor-se a uma destas manifestaes coletivas, os sentimentos que nega voltar-se-o contra ele. Estamos ento a ser vtimas de uma iluso que nos faz acreditar termos sido ns quem elaborou aquilo que se nos imps do exterior. Percebemos ento que fomos sua presa, mais do que seus criadores.

Fundamentos que determina as aes humanas.


A liberdade um tema refletido desde a antiguidade. Vale lembrar Plato e o Mito da caverna, Agostinho e o Livre arbtrio, Kant e a Autonomia da vontade, Amartya Sem e o Desenvolvimento como liberdade, entre outros que trataram do tema de forma brilhante. Embora sempre o tema liberdade fosse discutido, o homem continua buscando um princpio que conduza sua ao, de modo que no fira sua dignidade, nem a do outro. possvel a liberdade ser este fundamento? Os gregos fundaram a moral na ordem natural do cosmos, e humana. Os medievais entendia a tica como sendo Deus um princpio e modelo ordenador, e os elementos ordenados. Ou seja, conforme Lima Vaz: Deus, o paradigma tico, e as pessoas a Ele subordinadas. Na modernidade o antropocentrismo rompe com os paradigmas. O homem se torna o centro do universo, logo responsvel por suas aes. Mas, possvel fundamentar a moral no prprio homem? Esta a grande questo tratada pelos filsofos modernos, principalmente Emanuel Kant ao inaugurar a tica racionalista subjetiva, buscando um princpio racional, e universal para a moral, o imperativo categrico que se imprime pelo dever. Porm, o homem possui a liberdade entendida como autonomia. A vontade livre quando confere a lei a si mesma, sendo autolegisladora, condicionando a liberdade razo. Com Helvetius a questo simplifica-se ainda mais e vamos cair, se no expressamente no materialismo, pelo menos no mais puro determinismo. Tudo, com efeito, necessrio e necessitado, na ordem fsica pelo movimento, na ordem moral, e com o mesmo rigor, pelo sentimento. E este sentimento o interesse. O ideal do legislador deve ser o de impor leis prprias para garantir no mundo moral "a ordem que reina no mundo fsico". Nunca deve desesperar de consegui-lo e, no dia em que tal acontecer, ser "mais forte que os deuses". Assim falava Helvetius, e era escutado. A metafsica no lucrava nada com ele. Quanto moral, encontrava a um dos seus sistemas e o utilitarismo de Bentham o reivindica para si. Tem-se assinalado tambm a admirao que Stendhal nutria por Bentham e essa admirao no surpreende, embora no se deva crer seno com prudncia. Por que inclumos esses autores como defensores da idia de um determinismo.
As cincias histricas e humanas no so, pois, de uma parte, como as cincias fsico-qumicas, o estudo de um conjunto de fatos exteriores aos homens, o estudo de um mundo sobre o qual recai sua ao. So ao contrrio a anlise dessa prpria ao, de sua estrutura, das aspiraes que animam e das alteraes que sofre. De outra parte, no sendo a conscincia mais do que um aspecto real, mas parcial da atividade humana, o estudo histrico no tem o direito de limitar-se aos fenmenos conscientes, devendo vincular as intenes conscientes dos agentes da histria significao objetiva de seu comportamento e de suas aes. Seguem-se duas conseqncias: a) O processo do conhecimento cientfico ele prprio um fato humano, histrico e social; isso implica, ao estudar a vida humana a identidade parcial entre o sujeito e o objeto do conhecimento. Eis porque o problema da objetividade se coloca diferentemente nas cincias humanas do que na fsica ou na qumica; b) Sendo o comportamento um fato total (de uma totalidade relativa, claro est; no seno um elemento da totalidade homens-natureza), as tentativas de separar seus aspectos material e espiritual no podem ser, no melhor dos casos, seno abstraes provisrias, sempre implicando grande perigo para o conhecimento. a razo pela qual o investigador sempre deve esforar-se por encontrar a realidade total e concreta, ainda que saiba no poder alcan-la a no ser de uma maneira parcial e limitada, e para isso esforar-se por integrar no estudo dos fatos sociais a histria das teorias a respeito desses fatos, assim como por ligar o estudo dos fatos de conscincia sua localizao histrica e sua infra-estrutura econmica e social.

Crticas ao existencialismo sartriano 1 O existencialismo ateu de Sartre, por sua natureza avessa aos dogmas da igreja e da moral constituda, atraiu muitos grupos que viam na defesa da liberdade e da vida autntica um endosso vida desregrada - obviamente, por um erro na compreenso do que h de essencial na concepo de liberdade elaborada pelo filsofo francs. Por razes semelhantes foi vista por muitos como uma filosofia nociva aos valores da sociedade e manuteno da ordem. Seria uma filosofia contra a humanidade. Esta uma das razes porque toda a obra de Sartre foi includa no Index de obras proibidas pela Igreja Catlica. Sartre responde a isso na conferncia "O existencialismo um humanismo" em que afirma que o existencialismo no pode ser refgio para os que procuram o escndalo, a inconseqncia e a desordem. O movimento, segundo este texto, no defende o abandono da moral, mas a coloca em seu devido lugar: na responsabilidade individual de cada pessoa. O existencialismo prega uma moral laica em que nossas escolhas no so determinadas pelo medo da punio divina, mas pela conscincia de nossa responsabilidade. No meio acadmico, o existencialismo foi criticado por tratar exclusivamente de questes ontolgicas, e por sua defesa da auto-determinao. O existencialismo seria uma filosofia excessivamente preocupada com o indivduo, sem levar em conta os fatores scio-econmicos, culturais e os movimentos histricos coletivos que, segundo o marxismo e o estruturalismo, determinam as escolhas e diminuem a liberdade individual. 2 O existencialismo afirma a prioridade da existncia sobre a essncia, segundo a clebre definio do filsofo francs Jean-Paul Sartre: "A existncia precede e governa a essncia." Essa definio funda a liberdade e a responsabilidade do homem, visto que esse existe sem que seu ser seja pr-definido. Durante a existncia, medida que se experimentam novas vivncias redefine-se o prprio pensamento (a sede intelectual, tida como a alma para os clssicos), adquirindo-se novos conhecimentos a respeito da prpria essncia, caracterizando-a sucessivamente. Esta caracterstica do ser fruto da liberdade de eleio. Sartre, aps ter feito estudos sobre fenomenologia na Alemanha, criou o termo utilizando a palavra francesa "existence" como traduo da expresso alem "Da sein", termo empregado por Heidegger em Ser e tempo. Aps a Segunda Guerra Mundial, uma corrente literria existencialista contou com Albert Camus e Boris Vian, alm do prprio Sartre. importante notar que Albert Camus, filsofo alm de literato, ia contra o existencialismo, sendo este somente caracterstica de sua obra literria. Vian definia-se patafsico.

Vous aimerez peut-être aussi