Vous êtes sur la page 1sur 3

RESOLUO N.

273, DE 04 DE ABRIL DE 2008 Regulamenta a utilizao de semi-reboques por motocicletas e motonetas, define caractersticas, estabelece critrios e d outras providncias. O CONSELHO NACIONAL DE TRNSITO CONTRAN, usando da competncia que lhe confere o inciso I do art. 12 da Lei n. 9.503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Cdigo de Trnsito Brasileiro e, conforme o Decreto n. 4.711, de 29 de maio de 2003, que trata da coordenao do Sistema Nacional de Trnsito. Considerando a necessidade de regulamentar o pargrafo 3, do artigo 244 do Cdigo Brasileiro de Trnsito, com a redao dada pela Lei 10.517 de 11 de julho de 2002. RESOLVE: Art. 1 - Motocicletas e motonetas dotadas de motor com mais de 120 centmetros cbicos podero tracionar semi-reboques, especialmente projetados e para uso exclusivo desses veculos, devidamente homologados pelo rgo mximo executivo de trnsito da Unio, observados os limites de capacidade mxima de trao, indicados pelo fabricante ou importador da motocicleta ou da motoneta. Pargrafo nico: A capacidade mxima de trao - CMT de que trata o caput deste artigo dever constar no campo observao do CRLV. Art.2 Os engates utilizados para tracionar os semi-reboques de que trata esta resoluo, devem cumprir com todas as exigncias da Resoluo n 197, do CONTRAN, de 25 de julho de 2006, a exceo do seu artigo 6. Art.3 Os semi-reboques tracionados por motocicletas e motonetas devem ter as seguintes caractersticas: 1 Elementos de Identificao: Nmero de identificao veicular - VIN gravado na estrutura do semireboque II) Ano de fabricao do veculo gravado em 4 dgitos III) Plaqueta com os dados de identificao do fabricante, Tara, Lotao, PBT e dimenses ( altura, comprimento e largura). 2 Equipamentos Obrigatrios: I) II) III) IV) V) VI) VII) VIII) IX) Pra-choque traseiro; Lanternas de posio traseira, de cor vermelha; Protetores das rodas traseiras; Freio de servio; Lanternas de freio, de cor vermelha; Iluminao da placa traseira; Lanternas indicativas de direo traseira, de cor mbar ou vermelha; Pneu que oferea condies de segurana. Elementos retrorefletivos aplicados nas laterais e traseira, conforme anexo. I)

3 Dimenses, com ou sem carga: I) Largura mxima: 1,15 m; II) Altura mxima: 0,90m; III) Comprimento total mximo (incluindo a lana de acoplamento): 2,15 m; Art. 4 Cabe autoridade de trnsito decidir sobre a circulao de motocicleta e de motoneta com semi-reboque acoplado, na via sob sua circunscrio. Art.5 O descumprimento das disposies desta Resoluo sujeitar ao infrator s penalidades do artigo 244 do Cdigo de Trnsito Brasileiro. Pargrafo nico. Dirigir ou conduzir veiculo fora das especificaes contidas no anexo desta Resoluo, incidir o condutor nas penalidades do inciso X do art. 230 do Cdigo de Trnsito Brasileiro. Art. 6 Esta Resoluo entra em vigor na data de sua publicao, produzindo efeitos 90 (noventa) dias aps a data de sua publicao. Alfredo Peres da Silva Presidente Jose Antonio Silvrio Ministrio da Cincia e Tecnologia Salomo Jos de Santana Ministrio da Defesa Carlos Alberto Ribeiro de Xavier Ministrio da Educao Carlos Alberto Ferreira dos Santos Ministrio do Meio Ambiente Edson Dias Gonalves Ministrio dos Transportes Valter Chaves Costa Ministrio da Sade Marcelo Paiva dos Santos Ministrio da Justia

Anexo da Resoluo 273, de 04 de Abril de 2008 ELEMENTOS RETROREFLETIVOS DE SEGURANA PARA SEMI-REBOQUE DE MOTOCICLETAS E MOTONETAS 1. Localizao Os Elementos Retrorefletivos devero ser afixados nas laterais e na traseira da carroaria do semi-reboque, afixados na metade superior da carroaria, alternando os segmentos de cores vermelha e branca, dispostos horizontalmente, distribudos de forma uniforme cobrindo no mnimo 50% (cinqenta por cento) da extenso das laterais e 80%(oitenta por cento) da extenso da traseira. 2. Caractersticas Tcnicas dos Elementos Retrorefletivos de Segurana a) As Caractersticas Tcnicas dos Elementos Retrorefletivos de Segurana devem atender s especificaes do item 3 do anexo da Resoluo CONTRAN 128/01. b) O retrorefletor dever ter suas caractersticas, especificadas por esta Resoluo, atestada por uma entidade reconhecida pelo DENATRAN e dever exibir em sua construo uma marca de segurana comprobatria desse laudo com a gravao das palavras APROVADO DENATRAN, com 3 mm. de altura e 50 mm de comprimento em cada segmento da cor branca do retrorefletor.

Vous aimerez peut-être aussi