Vous êtes sur la page 1sur 5

Fsica

Ensino Mdio

Potncia eltrica
Clculo do consumo de energia eltrica
Paulo Augusto Bisquolo* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao Muitas vezes, na propaganda de certos produtos de eletrnicos, destaca-se a sua potncia. Podemos citar como exemplos os aparelhos de som, os chuveiros e as fontes dos microcomputadores. Sabemos que esses aparelhos necessitam de energia eltrica para funcionar. Ao receberem essa energia eltrica, eles a transformam em outra forma de energia. No caso do chuveiro, por exemplo, a energia eltrica transformada em energia trmica. Quanto mais energia for transformada em um menor intervalo de tempo, maior ser a potncia do aparelho. Portanto, podemos concluir que potncia eltrica uma grandeza que mede a rapidez com que a energia eltrica transformada em outra forma de energia. Define-se potncia eltrica como a razo entre a energia eltrica transformada e o intervalo de tempo dessa transformao. Observe o quadro abaixo:

A definio de potncia eltrica, como se v no quadro acima, no o nico modo que ns temos para a sua determinao. Na eletrodinmica, lidamos muito com os valores de tenso eltrica e corrente eltrica, e, portanto, nos seria muito til termos uma maneira de determinar a potncia eltrica sabendo os valores dessas grandezas. Considere ento um dispositivo que esteja participando de um circuito eltrico. Esse dispositivo chamado de bipolo e possui dois terminais, um por onde a corrente entra e outro por onde a corrente sai. Pilhas e lmpadas so exemplos de bipolos. Para a corrente passar por esse bipolo, necessrio que seja estabelecida uma diferena de potencial (U) nos seus terminais, ou seja, uma tenso. Sabendo-se o valor dessa

tenso e o valor da corrente que flui pelo bipolo, podemos calcular o valor da potncia eltrica atravs da formula mostrada no quadro abaixo.

Potncia eltrica dissipada


Quando utilizamos algum aparelho que funciona base de transformao de energia, podemos observar que ele esquenta durante o seu funcionamento. Isso no diferente quando estamos lidando com aparelhos que funcionam base de energia eltrica. Esse aquecimento conhecido como efeito Joule, e ele fruto das colises que os eltrons sofrem contra os tomos e ons que pertencem ao condutor. A energia que drenada nesse aquecimento chamada de energia dissipada. Existem aparelhos que tm como objetivo dissipar toda a energia eltrica e transformla em energia trmica. Temos muitos exemplos cotidianos de aparelhos que funcionam assim, o chuveiro, o ferro de passar, o forno eltrico, o secador de cabelo, etc. Os aparelhos citados so providos de resistores. Esses resistores so dispositivos que transformam integralmente a energia eltrica em energia trmica, e por isso, quando a corrente eltrica flui por ele, ele esquenta. Se tomarmos a lei de Ohm, junto com a frmula que se encontra no segundo quadro deste artigo, possvel determinar o valor da potncia eltrica dissipada. Observe o quadro abaixo:

Com as duas ltimas frmulas do quadro, possvel determinar a potncia dissipada e, com a frmula que se encontra no canto inferior direito do quadro, pode-se responder uma pergunta que vrias vezes levantada nas aulas de fsica sobre esse assunto: "Quando colocamos a chave do chuveiro na posio inverno, aumentamos ou diminumos a resistncia do chuveiro?" O chuveiro ligado a uma tenso praticamente constante. Na posio inverno, a gua sai mais quente e por isso est havendo uma maior dissipao de energia. Se a tenso constante, para ocorrer o aumento da potncia necessrio diminuirmos o valor da resistncia. Observe a frmula mencionada, a resistncia est no denominador, e por isso a sua reduo acarreta no aumento da potncia dissipada.

Unidades de potncia e energia eltrica


Nos livros didticos em geral, so adotados dois sistemas de unidades, o Sistema Internacional e o sistema prtico. Vamos ver as unidades de potncia e energia eltrica nesses dois sistemas. potncia eltrica As duas unidades de potncia mais usadas so o watt (W) e o quilowatt (kW). Elas esto representadas no quadro abaixo, assim como a converso entre elas:

energia eltrica No Sistema Internacional, a unidade de energia eltrica o joule (J), mas na prtica usamos o quilowatt hora (kWh). A conta de consumo de eletricidade da sua residncia vem nessa unidade. Observe a figura a seguir:

Note que o kWh uma unidade de medida grande e por isso ela compatvel para o uso nas medidas de energia eltrica. Imagine que sem avisar a companhia de fornecimento de energia eltrica resolvesse enviar a conta de luz em joules. O valor da energia consumida seria o valor em kWh multiplicado por 3.600.000J. O resultado seria um valor muito grande que no mnimo resultaria em um susto no dono da conta.

Clculo do consumo de energia eltrica


Vamos por meio de um exemplo bem simples ver como feito o clculo do consumo de energia eltrica. Considere um banho de 10 minutos em um chuveiro eltrico de potncia de 5.200W. Primeiro, devemos passar a potncia do chuveiro para kW e o tempo do banho para horas.

Com a potncia em kW e o tempo em horas, o resultado do consumo j sair em kWh. Para obter esse consumo, usaremos a formula que foi apresentada na primeira figura deste artigo, pois ns temos o tempo e a potncia do chuveiro.

Se soubermos o valor do kWh cobrado pela concessionria, poderemos determinar qual foi o custo desse banho. Vamos tomar o preo cobrado pela concessionria que fornece energia na minha casa, que vale R$ 0,32, e vamos multiplicar esse valor pelo valor da energia consumida durante o banho, nesse caso, 0,87kWh.

Um valor relativamente pequeno, mas se considerarmos uma famlia com quatro membros, cada um tomando um banho de 10 minutos por dia, teremos um consumo dirio de mais de um real. Se pensarmos no consumo mensal, teremos na conta mais de trinta reais devido somente aos banhos da famlia. Ento podemos concluir que o chuveiro realmente responsvel por uma fatia significativa na despesa mensal com a conta de luz. * Paulo Augusto Bisquolo professor de fsica do colgio COC-Santos (SP).

Vous aimerez peut-être aussi