Vous êtes sur la page 1sur 6

ANA KARINE ARAUJO DE SOUSA

A CONSTRUO DAS POLITICAS SOCIAS NO BRASIL

Cruz das Almas 2011

ANA KARINE ARAUJO DE SOUSA

A CONSTRUO DAS POLITICAS SOCIAS NO BRASIL

Trabalho apresentado ao Curso de Graduao em Servio Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paran. Prof.s: Clarice da Luz Kernkamp; Daniela Sikorski; Maria Lucimar Pereira; Paulo Srgio Arago.

Cruz das Almas 2011.

INTRODUO

O capitulo apresenta primeiramente uma breve retrospectiva historica da evoluo da ao Social do estado no Brasil, tendo em vista a emergencia de questoes sociais. Na sequncia, procura-se identificar os quatro eixos do SBPS (Trabalho, Assistncia Social, Direitos Sociais de Cidadania e Infra-Estrutura Social), relacionando conjunto de Politica a certo principio que as organizam. Nas sees seguintes, analisa-se cada um destes eixos, apresentando uma nlise histrica sumariada de sua conformao, os impactos da Constituio de 1988, assim como o quadro atual de sua abrangncia, tanto no que diz respeito sua cobertura como aos recursos oramentrios disponibilizados, busca-se ainda, antes da apresentao das concluses, destacar as tenses prprias aos diferentes grupos de politicas.

A CONSTRUO DAS POLITICAS SOCIAS NO BRASIL Nas dcadas de 1980 e 1990, o pas enfrentou uma ampla agenda de reformas no que se refere ao social do estado, que teve como resultado mudanas significativas no perfil do SBPS. De fato, a Constituio de 1988 lanou as bases para uma expressiva alterao da interveno socialdo estado, alargando o arco dos direitos sociais o campo da proteo social da responsabilidade estatal, com impactos relevantes no que diz respeito ao desenho das politicas, definio dos beneficirios e dos beneficos. A ampliao das situaes sociais reconhecidas como objeto de garantias legais de proteo e submetidas regulamentao estatal implicaram significativa expanso da responsabilidade pblica em face de vrios problemas cujo enfrentamento se dava, parcial ou integralmente, no espao privado. A interveno estatal, regulamentada pelas leis complementares que normatizaram as determinaes constitucionais, passou a referir-se a um terreno mais vasto da vida social, tanto com objetivos de equalizar o acesso a oportunidades como de enfrentar condies de destituio de direitos, riscos sociais e pobreza. Entre os avanos da constituio de 1988 na determinao da responsabilidade estatal em funo da necessidade de proteo Social dos Cidados, pode-se destacar. Em que pese a importncia de tais determinaes, o texto constitucional no realizou uma refundao do SBPS. De um lado, reafirmou principios que caracterizam historicamente certas politicas, como foi o caso do carter contribuitivo da Previdncia Social ou da obrigatoriedade da educao no que se refere ao ensino fundamental. Contudo, paralelamente, incluiu principios diferenciados, e em parte, contraditorios do carter contribuitivo da Previdncia Social acompanhada do reconhecimento de uma interveno diferenciada em relao aos trabalhadores rurais. Outro exemplo a ser observado a afirmao da universalidade da Assistncia Social, a ser oferecidas a quem dela necessitar, ao mesmo tempo em que se reafirmam seus objetivos de atendimento aos grupos identificados. A questo de como em nossa Sociedade, as temticas da precariedade vulnerabilidade, pobreza e excluso passaram para o primeiro plano do debate politico e tornaram-se objeto de politicas pblicas um tema central das cincias.

CONCLUSO Entre os avanos da constituio de 1988 na determinao da responsabilidade estatal em funo da necessidade de proteo social dos cidados, pode-se destacar, a constituio da seguridade social como sistema bsico de proteo social, articulada e integrando as politicas de seguro social, assitncia social como sistema bsico de proteo social.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS Pesquisa outubro de 2011. MALLOY, James. Poltica de previdncia social no Brasil. Rio de Janeiro:n Graal, 1986. MDS. Anlise comparativa de programas de proteo social: 1995encontrada atravs do site

http://florencioaugusto.com/documentos/pol_ticas_sociais_no_brasil.pdf, em 11 de

2003. MDS, abr. 2004.

Vous aimerez peut-être aussi