Vous êtes sur la page 1sur 4

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

REDE DE ENSINO LUIZ FLVIO GOMES

PS-GRADUAO LATU SENSO EM DIREITO PBLICO/TURMA 11

DIREITO ADMINISTRATIVO

PAULO BRUNO NASCIMENTO

BARRA MANSA /RJ 2011

1. INTRODUO
A questo a ser desenvolvida saber se os atos de improbidade administrativa so imprescritveis. Se aplica aos atos de improbidade as regras da prescrio, e os atuais entendimentos sobre a matria no cenrio jurdico brasileiro?

2. DESENVOLVIMENTO
O tema da prescrio um tema muito discutido e complexo no mbito jurdico, nas diversas reas que aplica a regra da prescrio, h um tema polemico, e no poderia ser no ramo do direito administrativo e ainda mais em se tratando de atos de improbidade administrativa. Matria disciplinada em regra pelo direito civil, a prescrio est presente em todas as matrias jurdicas inclusive no ramo da fazendo pblica como veremos mais adiante. Com o advento da lei 8.429/92 (lei de improbidade administrativa) tornou-se vivel a punio dos agentes pblicos mprobos, no mbito civil, decorrentes de atos previstos na lei de improbidade administrativa. A prescrio ento serviria para conferir uma segurana jurdica as relaes jurdicas solidificadas no tempo, mesmo que ilegais, era de se esperar um prazo prescricional para o exerccio do poder punitivo do estado. Dessa forma aplica a essa regra da prescrio aos atos de improbidade administrativa, como regra geral. Contudo h entendimento de que os as indenizaes decorrentes de atos administrativos causadores de dano ao errio seriam imprescritveis, esses autores que defende a imprescritibilidade das aes de ressarcimento dos atos de improbidade entendem que tem esse tratamento diferenciado por ser uma ao autnoma, pois podem ser ajuizadas independente daquelas aes de improbidade administrativa. A justificativa defendida pelos esses autores a tambm pelo Superior Tribunal de Justia de que a constituio em seu art. 37 5 previu que os atos ilcitos contra a

administrao pblica teriam prazo prescricional, mas h uma ressalva no final desse pargrafo de que trata dos atos de ressarcimento. Art. 37. A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia e, tambm, ao seguinte: 5 - A lei estabelecer os prazos de prescrio para ilcitos praticados por qualquer agente, servidor ou no, que causem prejuzos ao errio, ressalvadas as respectivas aes de ressarcimento.

Portanto em razo dessa omisso prevista na constituio federal, os doutrinadores e o Superior Tribunal de Justia entendem que so imprescritveis os ressarcimento decorridos de atos de improbidade. E de certa forma entendem tambm que a inteno do legislador foi clara em querer proteger o errio pblico da prescrio.

3. CONCLUSO
Tendo em vista o assunto discutido em sntese exposio, conclumos que as aes de improbidade administrativa regida pela lei 8.429/92, aplicando-se aos ocupantes de cargo ou emprego pblico, e que em regra aplica o prazo prescricional de 5 anos previsto na respectiva lei s sanes aplicadas decorrentes de atos de improbidade. Contudo de monta observar que as aes de ressarcimento h uma exceo a regra, de forma que so imprescritveis as aes de improbidade administrativa em que seu objetivo seja o ressarcimento ao errio, mesmo com certa divergncia esse o entendimento de alguns autores renomados e tambm do Superior Tribunal de Justia.

4. BIBLIOGRAFIA
- BANDEIRA DE MELLO, Celso Antnio, Curso de Direito Administrativo, Malheiros, So Paulo, 13a ed. 2001. - DI PIETRO, Maria Silvia Zanella. Atlas, So Paulo 13a ed. 2001. - MORAES, Alexandre de. Constituio do Brasil Interpretada e legislao constitucional, So Paulo, Atlas, 2002 - SILVA, Jos Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo, So Paulo, Malheiros, 12a ed, 1196.

Vous aimerez peut-être aussi