Vous êtes sur la page 1sur 12

10 - A durao da nossa vida de setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o melhor deles canseira

ra e enfado, pois passa rapidamente, e ns voamos.

12 - Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corao sbio.

Gostaria de avanar sobre alguns nmeros , e fazendo isso acho que voc poder ter uma dimenso mais clara de como as coisas so de fato. Moiss fala nesse Salmo que os dias da vida de um homem so 70 ou 80 e os que heroicamente chegam aos 80 tem muito pouco vigor e satisfao nesses ltimos dias. Fiz um exerccio a partir dessa marca apresentada por Moiss. Utilizei a frao do tempo mais comumente usada por ns para orientao geral de nossas vidas , o dia. Pegamos ento 80 anos como a base de nossa reflexo. 80 anos vezes 12 meses de 30 dias nos leva ao nmero inicial (estarei sempre arredondando os nmeros para no gerar fraes) de 28.800 dias. 28800 dias o nmero dos que vo longe.

Introduo

No sei se voc se deu por conta , mas se voc algum no apaixonado por uma boa cama, ao menos um tero desse tempo (9600 dias) foi l que voc esteve ou estar. Isso nos deixa ento com somente 19200 dias. Tendo concludo isso, vamos trabalhar com esse tempo. Nascemos e de modo geral no fazemos nada produtivo at os nossos sete anos de idade. A partir da a vida comea tomar sentido de produtividade para ns , mas at ento somente choramos muito , fazemos muito corpo mole , brincamos em todo o tempo possvel , comemos muito e assistimos muita TV alm de fazer muitas outras bobagens.

Nesse tempo da infncia onde o tempo parece passar muito lentamente consumimos a quantidade de 2520 dias. Isso nos leva ento a um estoque de somente 16.680. No se assuste, pois esse ainda somente o incio. Considerando a palavra verdadeira de Moiss , vemos na pratica da vida , que uma pessoa com 60 anos passa a ser considerada intil. Ao final esses mesmos em sua grande maioria se convencem dessa situao e se entregam a uma vida segregada e ociosa.

Os ltimos 20 anos portanto para aqueles mais resistentes so anos tambm de pouca coisa a fazer que consideremos til. Bem, 20 anos significam 7200 dias que precisam ser retirados do nosso j baixo saldo. Ficamos ento com 9480 dias. exatamente nesse perodo da vida que voc vai realizar praticamente toda sua grande obra terrena. nesse tempo que voc vai estudar, trabalhar, casar, ter filhos etc. etc. etc.

Sero uns 1200 dias estudando, outros 5000 trabalhando, uns 100 namorando, outros 100 dias jogando bola, praticando jud, batendo uma bolinha, indo ao shopping com os amigos ou vendo seu time perder o jogo no estdio de futebol e mais uns outros 100 teclando mandando e-mails e scraps mundo afora.

Uns 200 dias sero consumidos em viagens e passeios e os telemaniacos investiro uns 2000 dias vendo TV. Muito bem querido, ainda restam a voc 780 dias.

Considerando que voc tenha nascido em um bero Cristo e que seus pais aos menos aos domingos o levou pra igreja desde pequeno e voc continuou sendo um freqentador assduo dos cultos ento a esto mais 720 dias da sua vida. Claro que minha observao um pouco grosseira, mas est bem prxima da realidade de todos ns.

Isso tem me levado a refletir profundamente com relao maneira como conduzo minha vida. Pr. Edson queirs

Lies de uma vida passageira


1 A vida passa rpido
Sl 90:5,6 - Tu

acabas com a vida das pessoas; elas no duram mais do que um sonho. So como a erva que brota de manh, que cresce e abre em flor e de tarde seca e morre. 1 Cr 29:15 - Tu sabes, Senhor, que tanto os nossos antepassados como ns passamos pela vida como estrangeiros, como pessoas que esto de passagem. Os nossos dias so como uma sombra que passa, e no podemos escapar da morte. Tg 4:14 - Vocs no sabem como ser a sua vida amanh, pois vocs so como uma neblina passageira, que aparece por algum tempo e logo depois desaparece.

2 No desperdice seu tempo


Sl 90:12 - Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corao sbio. Ef 5:15,16 - Portanto, prestem ateno na sua maneira de viver. No vivam como os ignorantes, mas como os sbios. Os dias em que vivemos so maus; por isso aproveitem bem todas as oportunidades que vocs tm. No ajam como pessoas sem juzo, mas procurem entender o que o Senhor quer que vocs faam.

3 Priorize o que de fato tem valor


Mt 6:19,20 -

No ajuntem riquezas aqui na terra, onde as traas e a ferrugem destroem, e onde os ladres arrombam e roubam. Pelo contrrio, ajuntem riquezas no cu, onde as traas e a ferrugem no podem destru-las, e os ladres no podem arrombar e roub-las. Pois onde estiverem as suas riquezas, a estar o corao de vocs. Fp 3:7,8 - No passado, todas essas coisas valiam muito para mim; mas agora, por causa de Cristo, considero que no tm nenhum valor. 8E no somente essas coisas, mas considero tudo uma completa perda, comparado com aquilo que tem muito mais valor, isto , conhecer completamente Cristo Jesus, o meu Senhor.

4 Aqui no o nosso lugar


Hb 11:13 - Todos

estes morreram na f, sem ter obtido as promessas; vendo-as, porm, de longe, e saudando-as, e confessando que eram estrangeiros e peregrinos sobre a terra. que, se a nossa casa terrestre deste tabernculo se desfizer, temos da parte de Deus um edifcio, casa no feita por mos, eterna, nos cus.

2 Cor 5:1 - Sabemos

Vous aimerez peut-être aussi