Vous êtes sur la page 1sur 7

http://www.portaldarte.com.br/arteromanica.

htm

Arte Romnica ..

Entende-se por romnico o estilo artstico que se elaborou pouco a pouco desde fins do sculo X, firmou-se, com caractersticas prprias, no incio do XI, e perdurou na Europa crist at o incio do sculo XIII, antecedendo ao gtico.

O termo "romnico" foi criado, no sculo XIX, por arquelogos que procuravam relacionar essas manifestaes medievais arte dos antigos romanos.

Por volta do incio do sculo XI, o romnico se definiu como estilo na Europa ocidental, favorecido pelo poder das ordens monsticas, pelas grandes peregrinaes religiosas e pelo desenvolvimento do sistema feudal.

Tal estilo inspirou as produes da primeira arte tipicamente europia, pois suas manifestaes se estenderam, com caractersticas semelhantes, de Portugal at o leste da Europa e das ilhas Britnicas Itlia.

Distingue-se o romnico pela preocupao em distribuir os espaos de forma que a parte pudesse ser divisada em separado, mas sempre subordinada ao todo, assim como por um sentimento de superfcie e textura,

manifestado na adoo de materiais suntuosos, na decorao das superfcies, na riqueza do colorido e na diversidade das texturas.

O romnico surgiu num momento em que a cristandade se encontrava empenhada em atividade criadora e expansionista, poca de reformas monsticas e de consolidao tanto do poder espiritual quanto do temporal.

A uniformidade do romnico deveu-se, em grande parte, influncia do mosteiro de Cluny, na Frana, que ditou novo modo de vida monstica e tambm, correspondendo a ele, uma nova concepo arquitetnica.

Igualmente importante, na difuso do estilo, foram as peregrinaes religiosas, em especial a que se dirigia a Santiago de Compostela, na Espanha: as rotas seguidas transformaram-se em canais para propagao das novas formas por toda a cristandade europia.

Arquitetura

As construes romnicas tiveram, como antecedentes, elementos da arquitetura ecltica do renascimento carolngio -- a arquitetura romana, a bizantina e as tcnicas de edificao em madeira dos povos brbaros -embora os resultados decisivos e a coerncia estilstica s tenham sido alcanados em meados do sculo XI, principalmente na Frana.

Equipes de arquitetos, escultores e canteiros iam de um lugar para outro realizando obras, fato que contribuiu para dar ao romnico sua unidade estilstica, sem que isso impedisse o aparecimento de escolas locais que se formavam por onde os mestres e artesos ambulantes, como se semeassem modelos, passavam com sua prtica.

As edificaes desse primeiro perodo eram feitas com pedras aparelhadas em blocos de formas regulares. Em alguns casos, a pedra era revestida de mrmore de cores diferentes, como no romnico italiano, exemplificado pelo conjunto que inclui, em Pisa, o batistrio, a catedral, e a

famosa torre inclinada.

A planta em cruz latina, de clara origem paleocrist, prevaleceu nas igrejas, que, alm de torres, tinham de trs a cinco naves terminadas por uma ou vrias absides. Plantas de outros tipos, menos freqentes, foram tambm adotadas, como a planta circular da ordem dos templrios (igreja de Vera Cruz, em Segvia, Espanha), a planta em cruz grega (Saint-Front de Prigueux, Frana, com forte influncia bizantina), e a planta poligonal, seguida em igrejas da Alemanha (Ottmarsheim) e da Espanha (Torres del Ro, em Navarra).

As igrejas romnicas impunham-se pela aparncia macia, com a predominncia de massas na horizontal. Suas paredes, grossas, tinham poucas aberturas, o que tornava os interiores escuros, compatveis com um sentido de religiosidade concentrada e mstica. Na cobertura, foi muito usada a abbada de bero ou semicilndrica, prolongada por arcos transversais de reforo.

A soluo dava solidez igreja, mas exigia apoios resistentes para o grande peso a ser sustentado. Assim, as descargas orientavam-se para as paredes largas que apoiavam o peso contnuo das abbadas e seus arcos, os quais ainda se apoiavam sobre pilares slidos. Pelo lado de fora, as paredes eram reforadas por contrafortes, e a existncia de naves laterais contribua igualmente para a sustentao da obra.

Nas igrejas de peregrinao, as naves laterais possuam um segundo andar, a tribuna, que se abria em arcadas para a nave central e servia tambm para alojar fiis, de modo a ampliar o espao til do templo.

Entre as igrejas desse tipo, dotadas ainda de passagem em volta do altar central -- o deambulatrio -- destacaram-se Saint-Sernin de Toulouse, na Frana, e Santiago de Compostela, na Espanha.

O arco mais utilizado foi o semicilndrico, em geral ornamentado. Alm das abbadas de bero com arcos de reforo, usaram-se tambm abbadas de arestas, constitudas pela interseo de duas abbadas cilndricas, com a

conseqente formao de arestas salientes para dentro do espao coberto.

As cpulas situavam-se no cruzeiro, ponto de unio da nave central com a nave transversal ou transepto. Algumas igrejas, por influncia bizantina, possuam vrias cpulas, como as catedrais de Angoulme e Puy, na Frana.

Grande parte da ornamentao das igrejas se concentrava nos prticos das fachadas, que resultavam da justaposio de vrios arcos concntricos apoiados em colunetas. Torres e campanrios flanqueavam freqentemente as fachadas.

No primeiro romnico, dito lombardo por proceder da Lombardia, regio da Itlia, o exterior era ornamentado por pequenas arcadas cegas e por fileiras de colunas, como em San Clemente de Tahull e no mosteiro de Ripoll, na Catalunha.

A arquitetura monstica correspondeu bem de perto das igrejas. O mosteiro-padro constava de uma igreja, um claustro ou ptio em arcadas e uma srie de dependncias que se desenvolviam em torno dele, como a sala capitular, a biblioteca, o refeitrio e os dormitrios.

Na formao do romnico, a importncia dos ensinamentos originrios de Cluny, desde o ano 984, foi seguida, a partir de 1100, pelas lies provenientes do mosteiro de Cister, na Borgonha. O estilo cluniacense, de ornamentao profusa e luxuosa, com pinturas murais e muitas esculturas, contrastava com a sobriedade do cisterciense, muitas vezes com paredes nuas e colunas no decoradas. A arquitetura civil, mais rara que a religiosa, tomou forma na edificao de castelos e fortalezas.

Escultura

A ornamentao escultrica, freqente nos prticos das igrejas, era tambm costumeira nos capitis das colunas. Correspondia, como a pintura,

a uma inteno didtica: narrava episdios religiosos com a finalidade de doutrinar os fiis, em sua maioria iletrados, por meio de linguagem visual expressiva e clara.

A escultura e a pintura romnicas no se propunham representao fiel da natureza. Tendiam, antes, a uma generalizao dos traos e ao expressionismo, por enfatizarem os estados psicolgicos e por darem tratamento exagerado a certos aspectos da f, de modo a realar as representaes de interesse doutrinrio, como as do mal, do pecado e do inferno.

A figura humana era representada como arqutipo, e no com traos individualizados. Havia convenes para a conformao dos corpos, as roupagens e a escala das figuras, sendo maiores as que ocupavam posio superior na hierarquia (as imagens de Deus, da Virgem e dos principais santos). Essa mesma hierarquizao prevaleceu na pintura.

A escultura estava intimamente associada arquitetura. Suas figuras, assim, ora se alongavam nas colunas, ora decoravam os capitis e arquivoltas, ora ainda compunham, nos tmpanos, cenas repletas de personagens.

Nos tmpanos, espaos semicirculares sobre as portas das igrejas, representavam-se as cenas de maior importncia: o Todo-Poderoso -- o Pantocrator --, rodeado pelos smbolos dos evangelistas, ou o Juzo Final. Entre os exemplos mais significativos, destacam-se os de Moissac e Vzelay, na Frana, bem como os tmpanos de San Isidoro de Len e da catedral de Santiago de Compostela, na Espanha.

Alm de assuntos oriundos do Antigo e do Novo Testamentos, proliferaram na escultura os temas do cotidiano e os extrados de fbulas, nos quais se alcanou elevado grau de fantasia, notvel nos capitis de claustros como o de Santo Domingo de Silos, na Espanha.

Com o tempo, a escultura romnica tornou-se mais naturalista. Assim como o estilo depurado se mostrou menos rgido, menos propenso s

convenes, a sujeio da escultura arquitetura se mostrou menor, permitindo que as figuras ganhassem bastante autonomia em relao ao espao.

Ocorreram evidentes progressos na transcrio da anatomia humana, na tcnica do modelado e na expresso de sentimentos, medida que a escultura romnica distanciou-se da influncia bizantina para atingir, no sculo XII, seu apogeu.

Pintura

Pouco restou da pintura mural romnica, que em sua maioria decorava as abbadas e as absides das igrejas. Distinguem-se duas escolas, de regies da Frana, Itlia, Alemanha e Espanha: a escola dos fundos claros, mais ligada tradio carolngia; e a escola dos fundos azuis, influenciada pela miniatura e o mosaico bizantinos.

Os murais de fundo claro, em geral amarelo, valorizavam particularmente o desenho -- em Saint-Savin-sur-Gartempe --, enquanto os de fundo azul sobressaam pela riqueza das roupagens cheias de pedrarias -em Berz-la-Ville --, lembrando a arte do mosaico.

Vrios murais de igrejas dos Pireneus, como San Feli de Guixols, San Clemente de Tahull e San Cugat de Valles, foram removidos dos locais de origem para o acervo do Museu de Arte da Catalunha, em Barcelona, um dos mais completos sobre o perodo.

No final do sculo XII, quando comeou a se firmar na Alemanha e na Frana, a pintura mural romnica foi rapidamente suplantada, como decorao iconogrfica, pelos vitrais gticos.

A iluminura ou decorao de manuscritos foi, dentro das artes da cor, a mais importante do perodo romnico. Nos sculos X e XI recebeu a influncia de Bizncio, mas guardou reminiscncias da arte brbara em suas folhagens

e animais estilizados, de entrelaados caprichosos, sem comeo nem fim, e de ricas cores entre as quais o ouro era usado com abundncia.

Vous aimerez peut-être aussi