Vous êtes sur la page 1sur 6

SOHC (em lngua inglesa Single Over Head Came ) ou rvore simples de cames cabea, o nome dado em engenharia

ia mecnica a um motor de exploso de quatro tempos que usa comando simples de vlvulas (duas por cilindro) para controlar a abertura e fecho das vlvulas de admisso e de escape.

DOHC (em lngua inglesa double overhead camshaft) ou duplo comando de vlvulas no cabeote (no Brasil), ou dupla rvore de cames cabea (em Portugal), o nome dado em engenharia mecnica a um motor de exploso de quatro tempos que usa dois comandos de vlvulas para controlar a abertura e fechamento das vlvulas de admisso e de escape.

Descrio
Este tipo de distribuio utilizado em motos, carros e qualquer outro motor com exploso interna. O duplo comando de vlvulas (DOHC) um comando de vlvulas com duas vlvulas de entrada e sada,o que o torna mais complexo que os motores com s um comando de vlvulas OHC (Over Head Cams) ou SOHC (Single Over Head Cams).

Utilizao
O motor DOHC utilizado na maioria dos automveis, uma vez que permite extrair at de um motor pequeno uma potncia razovel. Nas motos, sobretudo as de estrada (no desportivas), no se usa em demasia essa tecnologia do duplo comando de vlvulas, uma vez que elas no necessitam de muita potncia, pois so feitas para circular a baixas velocidades estabilizadas. Motos ligeiramente desportivas que fazem uso dessa tecnologia.

Vantagens e Desvantagens
Tanto a distribuio DOHC como SOHC possuem as suas vantagens e desvantagens. Por exemplo, o motor DOHC (as vezes pode ser at oito vlvulas por cilindro) tem mais torque e potncia em altas rotaes, mas no tem nenhuma vantagem a baixas rotaes; j o motor SOHC (com duas vlvulas por cilindro), no tem muita potncia em altas rotaes mas tem um bom binrio em baixas rotaes sendo ligeiramente mais econmico.

Customizao
Pode-se otimizar a faixa de potncia do motor alterando as rvores de cames, modificamos a abertura e temporizao das vlvulas de admisso e de escape, mudando assim o desempenho do motor em altas e baixas rotaes de acordo com o estilo de conduo. Mas, quando aumenta-se a potncia em altas rotaes, estamos a reduzi-la nas baixas e preciso ter cuidado para no tirar a elasticidade do motor. Por exemplo, um carro simples e vulgar, um GOL 1.0 que feito a pensar numa conduo descontrada e tem seu torque mximo s 3.500rpm, sendo um carro confortvel de conduzir. Subindo o regime de binrio mximo por exemplo para as

5000rpm, tem-se que estar a trabalhar constantemente com a caixa de velocidades para manter o carro em altas rotaes o que seria muito desagradvel para um carro do dia-adia. Esses automveis utilizam tcnicas engenhosas de forma a obter a mxima potncia e binrio em todos os regimes do motor. O sistema VTEC da Honda um bom exemplo de um destes sistemas. A Honda popularizou o sistema VTEC, tendo-o utilizado na maioria dos seus automveis. Quem nunca ouviu falar no Honda Civic Type-R, Honda Integra Type-R ou Honda S2000?. Todos estes automveis possuem uma potncia especfica igual ou superior a 100cv/litro, tratando-se de um excelente rendimento. O motor DOHC tem mais potencia que um motor SOHC somente em alta, devido o fato de haver mais entradas e sadas para os gases. Uma analogia pode ser descrita da seguinte maneira. Imagine que o motor um salo grande, com movimentao constante de pessoas a entrar e sair, como acontece em um motor, mas s que no motor, as pessoas so a gasolina e o ar. No salo onde h apenas 2 portas, uma de entrada e uma de sada, o processo demorado e lento. Imagine agora que existem 4 portas, duas de entrada e duas de sada. A passagem fica mais livre! No motor passa-se o mesmo, um DOHC possui 4 portas, duas de entrada e duas de sada e ento a passagem de ar/gasolina fica mais livre A vlvula de um motor de combusto interna um dispositivo que visa permitir ou bloquear a entrada ou a sada de gases dos cilindros do motor.

Constituio e funcionamento

Identificao de componentes.

A vlvula constituda por uma cabea em forma de disco (1 na imagem da figura ao lado) fixa a uma haste cilndrica (2). A haste desliza dentro de uma guia (7) constituda por metal que provoque reduzida frico (ex: ferro fundido, bronze). O topo da haste est em contacto mecnico com um impulsor (4) que, accionado pelo came ou excntrico (5) da rvore de cames, provoca a sua abertura, possibilitando fluxo (entrada ou sada) de gases do motor.[1]

Uma mola (3) assegura que a vlvula feche assim que cesse a presso mecnica do came. Em alguns motores, esse regresso da vlvula sua posio de repouso sobre o assento (6, sede da vlvula) feito por comandos pneumticos, e no mecnicos.
Vlvulas desmodrmicas

Alguns motores de competio - da Mercedes Benz em meados dos anos 50 e actualmente os das motos Ducati - tm um tipo de vlvulas em que o movimento de fecho tambm forado pelo excntrico da rvore de comando de vlvulas, no existindo assim a mola de retorno. Este sistema chamado de desmodrmico, por derivao do grego desmos (controlado, ligado) e dromos (curso, percurso).[1][2]pg.58
Controle eletrnico

Sistemas como o Honda VTEC e o BMW Valvetronic possibilitam controlar eletronicamente a abertura das vlvulas.[3][4] Tal controle pode aumentar a eficincia do motor, dado que, com o comando mecnico (pela rvore de cames), algumas rotaes so mais favorecidas do que outras, a depender do ngulo entre cames de admisso/exausto.

Tipo de vlvulas

Figura 3-Animao de vlvulas em funcionamento.

Num motor de combusto interna existem dois tipos de vlvulas:


as vlvulas de admisso( direita na figura 3), que controlam a entrada de mistura gasosa no cilindro do motor, e as vlvulas de escape( esquerda), que permitem a sada dos gases aps a exploso.

Alguns motores a cabea da vlvula de admisso tem uma dimenso superior de escape visando facilitar a entrada de gases no cilindro. A cabea das vlvulas de admisso atinge uma temperatura de cerca de 250 C e a sua haste sujeita a cerca de 100C, enquanto que as vlvulas de escape atingem temperaturas bastante superiores: 750 na cabea da vlvula e 400 na respectiva haste.[1]pg.108. A elevada temperatura das vlvulas de escape faz com que algumas delas sejam ocas, tendo no interior sdio que, fundido a cerca de 100 C e deslocado pelo movimento alternado da vlvula, permite que o calor gerado se dissipe rapidamente e a vlvula seja sujeita a um menor desgaste.[1][5]pg.50

Disposio e nmero de vlvulas por cilindro


As vlvulas podem ter duas disposies face aos cilindros:

laterais tambm chamadas simplesmente SV, acrnimo do ingls Side Valve, ou cabea(ou cabeote no Brasil) chamadas OHV acrnimo de OverHead Valve.

Hoje em dia mais de 97% dos motores possuem as vlvulas cabea.[1]pg.52

Nmero de vlvulas
De forma a aumentar a eficincia dos motores, cada cilindro pode ter mais do que duas vlvulas, sendo frequentes cilindros com quatro vlvulas, duas de admisso e duas de escape. Os automveis so por vezes identificados pelo nmero total de vlvulas que os seus motores possuem: um motor de quatro cilindros com quatro vlvulas por cilindro denomina-se um "motor de dezesseis vlvulas"(16 V), sendo um motor de 6 cilindros com 4 vlvulas denomina-se um 24V.

Performance das vlvulas a alta rotao

Cabea do motor desmontada, mostrando as vlvulas.

Num motor a quatro tempos cada vlvula abre e fecha durante cada duas voltas da cambota ou virabrequim do motor. Em um motor a 6.000 rpm, portanto, as vlvulas so atuadas 3.000 vezes por minuto, ou 50 vezes por segundo. A esta elevada velocidade a prpria inrcia da mola pode impedi-la de fechar totalmente e provocar vibraes que impeam o fecho correcto das vlvulas, prejudicando a performance do motor. Para ultrapassar esta dificuldade, alm dos comandos hidrulicos ou desmodrmicos j referidos, podem ser usadas tambm duas molas concntricas. Assim, alm de proteger-se o motor no caso de quebra de uma mola, fica assegurado um funcionamento mais suave a altas rotaes.[1]pg.57

Desgaste das vlvulas


Nos motores mais antigos, a operao de mudana de vlvulas tinha que ser efetuada com regularidade devido ao elevado desgaste provocado pelo seu funcionamento. A gasolina com adio de tetraetilchumbo (agora proibida na Unio Europeia e no Brasil) reduzia este problema, pois o chumbo depositava-se no assentamento das vlvulas. O uso de ligas de ao mais resistentes e o revestimento das cabeas e sedes das vlvulas com estelite vieram tornar a operao de mudana de vlvulas desnecessria, tornando obsoleto o tetraetilchumbo

Vous aimerez peut-être aussi