Vous êtes sur la page 1sur 2

Prticas Devocionais

As Disciplinas Espirituais
Aula 1

Cresamos em tudo naquele que o cabea, Cristo


Efsios 4.15b

Caminhar na graa
Qual o lugar das disciplinas espirituais na vida de homens e mulheres salvos pela graa como ns? Certamente, as disciplinas espirituais no afrontam em momento algum a doutrina da salvao pela graa de Deus em Cristo Jesus, mas depende absolutamente dela. O Apstolo Paulo deixa de maneira perfeitamente clara em sua epstola aos Efsios, captulo 4, versos 7 a 16, que a graa nos foi concedida em Cristo. Mas quando Jesus foi exaltado destra de Deus, ele nos deu com a salvao uma srie de dons e recursos espirituais para que pudssemos crescer nele mesmo (v.12). A salvao pela graa a base do crescimento espiritual. S crescem os que nasceram, e s podemos nascer espiritualmente pela graa do Pai. Contudo, uma vez nascidos devemos nos esforar para continuar crescendo em Jesus para ser cada vez mais parecido com o Mestre (v.13 e 14). Mas como nos conectarmos com todos esses recursos e finalmente crescer? Escrevendo a seu discpulo Timteo, Paulo exorta que seu filho na f se entregue ao exerccio da piedade (1Tm 4.7b), sempre recorrendo a disciplinas de meditao nas Escrituras (1Tm 4.13-16), orao (1Tm 2.1), e outras tantas (1Tm 6.11). As disciplinas no so opostas graa de Deus nem devem ser motivo de orgulho espiritual, mas devemos sempre reconhecer que as disciplinas repousam sobre a graa de Deus, descansam em seu favor, focam sua misericrdia, exaltam suas ddivas. Praticar as disciplinas espirituais caminhar na graa na qual fomos salvos.

Mas afinal, do que se trata?


Passo pela vida como um transeunte a caminho da eternidade, feito imagem de Deus mas com essa imagem aviltada, necessitando de que se lhe ensine a meditar, adorar, pensar1. As disciplinas so prticas que inserimos em nossa vida, hbitos que possam nos voltar para Jesus e para a conscincia da nova vida que o Esprito de Deus est gerando em ns. separar tempo, lugar e corao para estar com Jesus, de diversas maneiras e em diversos modos, cada qual com sua nfase e mtodo. Devemos compreender que devido flexibilidade e pessoalidade das disciplinas, no podemos formular uma lista definitiva delas, mas um ensaio sobre as mais comumente usadas. Com relao s categorias de classificao das disciplinas, podemos observar duas opes.

Donald Coggan, Arcebispo de Canturia, citado por Richard Foster em Celebrao da Disciplina, p.4.
1

A diviso de Richar Foster, que classificas as disciplinas em interiores, exteriores e associadas2. As disciplinas interiores teriam o objetivo de nos levar a uma atitude mais profunda, sem necessariamente qualquer mudana externa, como o caso da meditao, orao e jejum. As disciplinas exteriores so prticas que nos levariam a atitudes externas visveis, como solido e simplicidade. As disciplinas associadas so comunitrias, como confisso, adorao, orientao e celebrao. J Dallas Willard divide as disciplinas em dois tipos, disciplinas de "absteno" e disciplinas de "engajamento"3, sendo que as disciplinas de absteno exigem separao, privao e solido, enquanto as de engajamento exigem uma atitude contrria ao abandono, uma atitude de apego e cultivo. So Disciplinas de absteno: solitude, silncio, jejum e frugalidade. So Disciplinas de engajamento: meditao, adorao, celebrao, servio, orao, comunho, confisso e submisso.

2 3

Richard Foster, Celebrao da Disciplina, p.2. Dallas Willard, Esprito das Disciplinas, p.157.

Vous aimerez peut-être aussi