Vous êtes sur la page 1sur 10

SUMRIO

1 - HISTRIA.......................................................................... 2 2 - PROCESSOS INDUSTRIAIS E VARIVEIS DE PROCESSO .......... 3 3 - INSTRUMENTAO............................................................... 4 4 - FUNES DOS INSTRUMENTOS DE CONTROLE........................ 5 5 - TRANSMISSO DE SINAIS................................................... 7 6 - REFERNCIAS.................................................................... 10

1 - HISTRIA
A maioria das plantas industriais eram essencialmente operadas de forma manual antes dos anos de 1940, quando usava-se apenas instrumentos e controladores elementares. Muitos homens eram necessrio para manter o controle de diversas variveis existentes nas plantas industriais. Nos processos contnuos eram empregados grandes tanques como capacitores entre estgios de uma planta. Esses tanques, embora muitas vezes de custo elevado, isolavam as perturbaes entre um estgio e outro do processo. Com o aumento dos custos de mo de obra e de equipamentos, bem como o desenvolvimento de equipamentos e processos de maior performance nas dcadas de 1940 e 1950, tornou-se anti-econmico, ou mesmo invivel, operar plantas sem dispositivos de controle automtico. Neste estgio, controladores a realimentao negativa foram introduzidos nas plantas. Paralelamente, os instrumentos e equipamentos para controle de processo evoluram desde os primeiros instrumentos mecnicos no incio do sculo, onde o controle era realizado localmente. Os instrumentos pneumticos a partir da dcada de 1940 permitiam a transmisso de sinais relativos s variveis de processo a distncias, possibilitando a concentrao de controladores em uma nica rea, dando origem ento s salas de controle de processo. Os instrumentos eletrnicos analgicos nos anos de 1950 e 1960 permitiram a simplificao e o aumento das distncias para transmisso de sinal, enquanto os instrumentos e sistemas digitais dos anos de 1970 e 1980 elevaram o grau de automao. Os transdutores, inicialmente baseados em tubos de bourdon, dispositivos mecnicos e pneumticos, evoluram at a utilizao de transdutores baseados em ultra-som e elementos radioativos emissores de raios gama.

2 - PROCESSOS PROCESSO

INDUSTRIAIS

VARIVEIS

DE

Vrios so os tipos de indstrias existentes em diversos ramos da atividade industrial. Em geral podemos distinguir indstrias em duas naturezas: PROCESSOS CONTNUOS Aqueles cujo processo produtivo envolve de maneira mais significativa variveis continuas no tempo. A produo medida em toneladas ou em metros cbicos, e o processo produtivo essencialmente manipula fluidos. Podemos citar como exemplo indstrias petrolferas, qumicas, petroqumicas, papel e celulose, alimentcia, cimenteira, metalrgica, de tratamento de gua, gerao e distribuio de energia eltrica, entre outras. As variveis mais usuais so temperatura, presso, vazo e nvel, embora exista muitas outras como anlise ("taxa de gases"), chama, condutividade eltrica, densidade, tenso, corrente eltrica, potncia, tempo, umidade, radiao, velocidade ou frequncia, vibrao, peso ou fora, e posio ou dimenso

PROCESSOS DISCRETOS OU MANUFATURAS So processos produtivos que envolvem de maneira mais significativa variveis discretas no tempo. A produo medida em unidades produzidas, tais como a indstria automobilstica e fbricas em geral. As variveis de interesse normalmente so ligado, desligado e limites de quaisquer variveis (tais como temperatura alta, nvel baixo, limite de posio etc.)

3 INSTRUMENTAO
Instrumentao a cincia que aplica e desenvolve tcnicas para adequao de instrumentos de medio, transmisso, indicao, registro e controle de variveis fsicas em equipamentos nos processos industriais. A instrumentao responsvel pelo rendimento mximo de um processo, fazendo com que toda energia cedida, seja transformada em trabalho na elaborao do produto desejado. As principais grandezas que traduzem transferncias de energia no processo so: PRESSO, NVEL, VAZO e TEMPERATURA as quais denominamos de variveis de um processo. O uso de instrumentos em processos industriais visa, alm da otimizao na eficincia destes processos, a obteno de um produto de melhor qualidade com menor custo, menor tempo e com quantidade reduzida de mo-de-obra. A utilizao de instrumentos nos permite: Incrementar e controlar a qualidade do produto; Aumentar a produo e o rendimento; Obter e fornecer dados seguros da matria-prima e da quantidade produzida, alm de ter em mos dados relativos economia dos processos;

4 - FUNES DOS INSTRUMENTOS DE CONTROLE

INDICADOR: Instrumento que dispe de um ponteiro e de uma escala graduada na qual podemos ler o valor da varivel. Existem, tambm, os indicadores digitais que mostram a varivel em forma numrica com dgitos ou barras grficas. REGISTRADOR: Instrumento que registra a trao contnuo ou pontos em um grfico. Transmissor: Instrumento que determina o valor de uma varivel no processo atravs de um elemento primrio, tendo o mesmo sinal de sada (pneumtico ou eletrnico) cujo valor varia apenas em funo da varivel do processo. TRANSDUTOR: Instrumento que recebe informaes na forma de uma ou mais quantidades fsicas, modifica, caso necessrio, estas informaes e fornece um sinal de sada resultante. Dependendo da aplicao, o transdutor pode ser um elemento primrio, um transmissor ou outro dispositivo. O conversor um tipo de transdutor que trabalha apenas com sinais de entrada e sada padronizados.

CONTROLADOR: Instrumento que compara a varivel controlada com um valor desejado e fornece um sinal de sada a fim de manter a varivel controlada em um valor especfico ou entre valores determinados. A varivel pode ser medida diretamente pelo controlador ou indiretamente atravs do sinal de um transmissor ou transdutor.

ELEMENTO FINAL DE CONTROLE: Instrumento que modifica diretamente o valor da varivel manipulada de uma malha de controle. TRANSMISSORES: Os transmissores so instrumentos que medem uma varivel do processo e a transmitem, distncia, a um instrumento receptor, indicador, registrador, controlador ou a uma combinao destes.

5- TRANSMISSO DE SINAIS
Transmisso Pneumtica Em geral, os transmissores pneumticos geram um sinal pneumtico varivel, linear, de 3 a 15 psi (libras fora por polegada ao quadrado) para uma faixa de medidas de 0 a 100 % da varivel. Podemos, entretanto, encontrar transmissores com outras faixas de sinais de transmisso. Por exemplo: de 20 a 100 kPa. O alcance do sinal no sistema mtrico , aproximadamente, 5 % menor que o sinal de 3 a 15 psi. Este um dos motivos pelos quais devemos calibrar e ajustar os instrumentos de uma malha (transmissor, controlador, elemento final de controle, etc.) sempre utilizando uma mesma norma. Note que o valor mnimo do sinal pneumtico tambm no zero, e sim, 3 psi ou 0,2 kgf/cm2. Deste modo, conseguimos calibrar corretamente o instrumento, comprovando sua correta calibrao e detectando vazamentos de ar nas linhas de transmisso. Percebe-se que, se tivssemos um transmissor pneumtico de temperatura de range de 0 a 200 C e o mesmo tivesse com o bulbo a 0 C e um sinal de sada de 1 psi, este estaria descalibrado. Se o valor mnimo de sada fosse 0 psi, no seria possvel fazermos esta comparao rapidamente. Para que pudssemos detect-lo, teramos de esperar um aumento de temperatura para que tivssemos um sinal de sada maior que 0 (o qual seria incorreto). Transmisso Eletrnica Os transmissores eletrnicos geram vrios tipos de sinais em painis, sendo os mais utilizados: 4 a 20 mA, 10 a 50 mA e 1 a 5 V. Temos estas discrepncias nos sinais de sada entre diferentes fabricantes, porque estes instrumentos esto preparados para uma fcil mudana do seu sinal de sada. A relao de 4 a 20 mA, 1 a 5 V est na mesma relao de um sinal de 3 a 15 psi de um sinal pneumtico. O "zero vivo" utilizado, quando adotamos o valor mnimo de 4 mA, oferece a vantagem tambm de podermos detectar uma avaria (rompimento dos fios, por exemplo), que provoca a queda do sinal, quando ele est em seu valor mnimo.

Protocolo HART (Highway Adress Remote Transducer) um sistema que combina o padro 4 a 20 mA com a comunicao digital. um sistema a dois fios com taxa de comunicao de 1200 bits/s (BPS) e modulao FSK (Frequency Shift Keying). O Hart baseado no sistema mestre escravo, permitindo a existncia de dois mestres na rede simultaneamente.

As vantagens do protocolo Hart so as seguintes: Usa o mesmo par de cabos para o 4 a 20 mA e para a comunicao digital. Usa o mesmo tipo de cabo utilizado na instrumentao analgica. Disponibilidade de equipamentos de vrios fabricantes. As desvantagens so que existe uma limitao quanto velocidade de transmisso das informaes e a falta de economia de cabeamento (precisa-se de um par de fios para cada instrumento).

Foundation Fieldbus um sistema de comunicao digital bidirecional, que interliga equipamentos inteligentes de campo com o sistema de controle ou com equipamentos localizados na sala de controle.

Este padro permite comunicao entre uma variedade de equipamentos, tais como: transmissores, vlvulas, controladores, CLPs, etc. Estes podem ser de fabricantes diferentes (Interoperabilidade) e ter controle distribudo (cada instrumento tem a capacidade de processar um sinal recebido e enviar informaes a outros instrumentos para correo de uma varivel: presso, vazo, temperatura, etc.). Uma grande vantagem a reduo do nmero de cabos do controlador aos instrumentos de campo, ou seja, apenas um par de fios o suficiente para a interligao de uma rede fieldbus.

6 REFERNCIAS
http://www.instrumentacao.com/ http://enfimaeletromecanica.blogspot.com/ http://eletronicos.etc.br/

10

Vous aimerez peut-être aussi