Vous êtes sur la page 1sur 4

DIREITO PENAL I 22/02/11 Criminalidade: Fenmeno comum a todas as sociedades DURKHEIM: A criminalidade comum a todas as sociedades humanas portanto,

tanto, um fenmeno social normal; A criminalidade tem a importante funo social de manter aberto o canal de transformaes de que a sociedade precisa para se desenvolver (crime um indicativo social importante). ubi societas ibi ius: a cada sociedade corresponde um direito; logo, cada sociedade (Estado, agrupamento humano, aldeia, etc...) tem seu ordenamento jurdico, mais ou menos evoludo. Fatos sociais que contrariam o ordenamento jurdico de uma sociedade so chamados de ilcitos jurdicos. Existem ilcitos de varias espcies: ilcito civil, ilcito administrativo, ilcito tributrio...; Ilcito que contrariem o ordenamento jurdico atingindo os bens mais importantes (portanto, os ilcitos mais graves) so os ilcitos penais. Quando as infraes aos direitos e interesses do individuo assumem determinadas propores, e os demais meios de controle social mostram-se insuficientes ou ineficazes para harmonizar o convivo social, surge o direito penal com sua natureza peculiar de meio de controle social formalizado, procurando resolver conflitos e suturando eventuais rupturas produzidas pela desinteligncia dos homens BITTENCOURT O direito penal usado em ultima instancia em casos em que outros ramos do direito falharam, e ento o direito penal tem a inteno de modificar a mentalidade do litigante aumentando sua pena em caso de reincidncia. Portanto: o direito penal serve especialmente para proteger os bens mais importantes da sociedade (vida, integridades fsica, psicolgica etc, bens); o direito penal atuar quando outros ramos do direito falharem ou no forem suficientes, sendo excepcional e violento. Como atua o direito penal?

1. Selecionam-se (atravs da atuao do legislador) os bens e interesses mais importantes para a sociedade (bens jurdicos) e que merecem proteo penal ; 2. Elaboram-se formulas (tipos) que pretendem abarcar as condutas que so danosas a tais bens; 3. Estabelece-se uma sano de natureza penal (pena) a tais condutas; Concluso:

O objetivo do direito penal: proteger a sociedade por meio da defesa de bens jurdicos fundamentais. Essa afirmao tem alcance tanto para a vitima quanto para o delinquente. Envolve determinao de crime e imputao de pena. FORMALMENTE: o direito penal um conjunto de normas que cuida dos crimes e das sanes respectivas. SOCIALMENTE: um instrumento de controle da sociedade. O direito penal um meio de controle social formalizado (BITTENCOURT).

AULA DIREITO PENAL: FINALIDADES E FUNES DO DIREITO PENAL 01/03/11 FINALIDADES DO DIREITO PENAL: Proteo de bens jurdicos: Os mais relevantes (a proteo penal , por isso, fragmentria e subsidiaria); Ex.: vida, integridade fsica, liberdade individual, sexual etc. Conteno ou reduo da violncia estatal: Quando o Estado intervm para impor o castigo tambm pratica violncia e o direito penal existe para disciplinar essa violncia, para mant-la dentro de certos limites. Ex.: CF art. 5, XLVII... Preveno da vingana privada: Quando o Direito penal incide, evita-se que a vitima assuma, por si s, a tarefa de castigar o infrator, de fazer justia com as prprias mos. Servir como conjunto de garantias para todos os envolvidos no conflito (e no processo) penal: Esse conjunto de garantias engloba aquela decorrente do principio da legalidade: NINGUEM PODE SER PUNIDO SENO EM VIRTUDE DE LEI. H tambm outros princpios, interveno mnima, ofensividade, culpabilidade etc.

FUNES DO DIREITO PENAL: Funo instrumental: Servir de instrumento para a tutela (fragmentaria e subsidiaria) dos bens jurdicos mais relevantes (vida, integridade fsica etc.) e contra os ataques mais intolerveis (ofensas que perturbam a convivncia social). Funo promocional: Por meio do direito penal, o Poder Poltico tenta promover na sociedade o convencimento da relevncia de determinados bens jurdicos. H sempre o risco de uso exagerado do direito penal para promover certos bens jurdicos. Funo simblica: Consiste no uso do direito penal para acalmar a ira da populao em momentos de alta demanda por mais penas, mais cadeias etc. CRTICA: o problema que o poder publico no pode se valer do direito penal para cumprir unicamente essa funo, iludindo seus destinatrios com promessas irrealizveis. Significa dizer que o direito penal atua como projeto de smbolos no pensamento popular, incutindo a ideia de que o poder est agindo, ao passo que, na verdade, esta apenas municiando o discurso do direito penal simblico. Cria-se um conjunto de leis que s se destinam a existir no papel. Produz-se uma dupla legitimao do poder e do prprio direito penal. Atravs do direito penal simblico, o discurso mostra que o Direito est acima das diferenas de classes (punindo, por exemplo, a lavagem de dinheiro e os crimes tributrios). Produz tambm a legitimao do controle social, no centro do qual est o direito penal. Novos exemplos: reduo da maioridade penal projeto em trmite no Congresso Nacional; Adoo da pena de morte; Regionalizao da competncia para legislar sobre matria penal.

OBJETIVOS DO DIREITO PENAL (Juarez Cirino dos Santos) Objetivos declarados do direito penal: so aqueles destacados pelo discurso oficial da teoria jurdica da pena. Objetivos reais do direito penal: so identificados pelo discurso de teoria criminolgica da pena, correspondentes s dimenses de iluso e de realidade de todos os fenmenos ideolgicos das sociedades capitalistas contemporneas (CIRINO DOS SANTOS).

Os objetivos declarados dos direito penal servem apenas para encobrir os reais objetivos do DP que se confundem com os interesses do Capitalismo como forma de explorao. Objetivos declarados (discurso tradicional) encontrados atravs da aplicao apenas da lei como nica fonte formal (lgica formal); Produzem uma aparente sensao de neutralidade do DP; mantem os interesses capitalistas de explorao. Objetivos reais (discurso critico) encontrados atravs do estudo de outras fontes, especialmente o modo de produo da vida material (lgica material) incluso da Criminologia e da Sociologia Jurdica; Propem o repensar do crime e do controle social; Abrem caminho critica do DP.

Vous aimerez peut-être aussi