Vous êtes sur la page 1sur 14

Infra-estrutura de Sistemas de Ar Condicionado em Sites de Telecom Este tutorial apresenta a descrio de conceitos de Infra-estrutura de Sistemas de Ar Condicionado em Sites de Telecom.

(Verso revista e ampliada do tutorial original publicado em 17/01/2005).

Augusto Jos Maluf Engenheiro Eletrnico (Mau 1980), tendo atuado nas reas de pesquisa e desenvolvimento de sistemas de automao predial, pesquisa e desenvolvimento de perifricos, engenharia de produtos, e implantao e operao de redes de Telecomunicaes: Celulares, Fibra ptica e Rdio. Ocupou posies de coordenao e gerncia em empresas como Itautec, Intelis, Banco Safra e Pegasus Telecom. Atualmente trabalha na Telemar como consultor em sistemas de apoio operao.

www.teleco.com.br

Verglio Antonio Martins Engenheiro de Eletrnica e Teleco, formado em 1983, FACENS-Sorocaba, tendo atuado nas reas de Implantao e Gerenciamento de Projetos de Redes pticas, Sistemas Celulares e Sistemas de Automao e Controle. Mestre em engenharia pela Faculdade de Engenharia Naval - POLI-USP, com nfase em Gerenciamento de Projetos. Especialista em Gesto de Projetos pela CEGP Fundao Carlos Alberto Vanzolini. MBA em Gesto Empresarial - 2001, pela EPGE-RJ da FGV. Doutorando, com ingresso em 2007, pela Faculdade de Engenharia Naval - POLI-USP. A partir de 1998 passou a se dedicar ao segmento de telecom, tendo sido Gerente de Operao e Manuteno da Pegasus Telecom e Gerente de Planejamento e Controle de Projetos da BMT-Bechtel Mtodo Telecom. Atualmente atua como diretor da Teleco em servios de operaes de outsourcing estratgico. Atua tambm em sua empresa a Kuai Tema Engenharia, criada em 2001, que tem por finalidade a prestao de servios de gerenciamento de projetos. Email: vmartins@teleco.com.br Categoria: Infraestrutura para Telecomunicaes Nvel: Introdutrio Durao: 20 minutos Enfoque: Tcnico Publicado em: 15/12/2008

www.teleco.com.br

Sistemas de Ar Condicinado: O que uma Infra-estrutura de Sistema de Ar Condicionado? A eficincia e confiabilidade de sistemas de infra-estrutura de telecom so elementos fundamentais para a operao das redes de telecom. Os custos de down-time (indisponibilidade de servios), mesmo que de custa durao, podem representar uma perda potencial de produtividade, receitas e no limite extremo, a perda do cliente. Assim, um pequeno site, num ponto remoto da rede pode representar uma influncia enorme na disponibilidade de um servio. Para o atendimento de um servio de telecom, na maioria das vezes, no possvel realizar por apenas um ponto da rede, um site, mas sim por recursos de infra-estrutura que esto distribudos por diversos sites de telecom. Devido aos apertados tempos de implantao dos servios, as prestadoras de servio de telecom recorrem ao compartilhamento e locao de infra-estrutura com outras operadoras de telecom (concorrentes e parceiras de solues ao mesmo tempo), o que exige dessas empresas que suas infra-estruturas atendam aos requisitos mnimos de qualidade determinados pelo mercado. Dentre os sistemas de facilidades da infra-estrutura de um site de telecom, o Sistema de Ar Condicionado tem por finalidade o controle da temperatura e umidade do ambiente, dentro de limites impostos para o funcionamento dos equipamentos eletro-eletrnicos e baterias do site. Ele tem por objetivo manter a temperatura e umidade do ambiente dos equipamentos em regime constante de 24 horas por dia, considerando as variaes trmicas e de umidade no ambiente interno e externo ao site. Este tutorial traz alguns aspectos importantes quanto ao cuidado com o controle ambiental em que os equipamentos esto instalados.

www.teleco.com.br

Devido s necessidades de crescimento das redes, pressa nas implantaes e desconhecimento tcnico, muito comum encontrarmos instalaes de equipamentos de telecom com infra-estrutura inadequada de ar condicionado, o que acaba comprometendo a vida til dos equipamentos e reduzindo a disponibilidade dos servios associados a esses sites. O problema mais comum a utilizao de equipamentos especificados para controle de temperatura em ambientes de conforto para as pessoas, sendo utilizados indevidamente para uso em salas de equipamentos. Atribui-se sua utilizao pelo baixo custo de instalao e operao, mas que pode trazer a curto e mdio prazo, impactos para a operao, representando graves prejuzos operadora.

www.teleco.com.br

Princpio de Funcionamento do Sistema Um sistema de ar condicionado pode ser representado pelo diagrama apresentado na figura a seguir. O princpio de funcionamento bsico o mesmo que o de outros sistemas existentes, para diferentes aplicaes de condicionamento ambiental. Seus aspectos construtivos mudam na mediada dos requisitos ambientais a que se destinam.

So trs os fatores importantes para o controle de um sistema de ar condicionado, que influenciam na qualidade do ar: temperatura, umidade e ventilao. O sistema adequado deve ser eficiente no controle desses trs fatores. Seguindo o diagrama da figura, o ar flui a partir da esquerda, sendo sugado pelo ventilador de sada. Os filtros de entrada e de sada ajudam na limpeza do ar ambiente, e evitando o acumulo de partculas dentro do sistema. O primeiro retira a poeira grossa, por meio de um material fibroso, geralmente l de vidro, na forma de tela que substituda quando suja. A seguir, o filtro de sada, de segundo estgio, que geralmente do tipo eletrosttico, remove as partculas mais finas, como as de fumaa de cigarro. Nesse filtro usa-se alta-voltagem para carregar eletricamente as partculas de poeira, que ento so atradas para uma grelha de chapas carregadas com polaridade oposta. Dependendo da regio e estao do ano em que o sistema estiver instalado existe um pr-aquecedor na entrada, responsvel por um estgio de pr-elevao de temperatura.

www.teleco.com.br

Caso a unidade de controle perceber a necessidade de resfriamento do ar, acionado o refrigerador, que consiste de um mdulo de lminas finas e paralelas envolvendo a serpentina do fluido refrigerante, que abaixa a temperatura determinada pelo ajuste do termostato. O estgio de aquecimento tem a finalidade de elevar a temperatura ao nvel desejado para a sala de equipamentos. O refrigerador nos sistemas de ar-condicionado, quando em funcionamento, acaba abaixando a umidade do ambiente, como pode ser observado pelo grfico da figura a seguir que apresenta o comportamento do gradiente de temperatura entre o ambiente interno e externo, no sistema de ar condicionado. A umidade desejada produzida pela injeo, no ar, de vapor ou de finssimas gotculas de gua, por um vaporizador. Isso tambm controlado por um sensor, situado dentro do ambiente. No caso de umidade excessiva, o mtodo usual fazer com que o ar seja esfriado e depois reaquecido, se necessrio, no estgio de controle de temperatura, para que a umidade se condense nos tubos de refrigerao. Os componentes at aqui descritos ficam normalmente dentro do ambiente em que a temperatura controlada, ou seja, o ambiente interno. O mdulo composto pelo condensador e refrigerador, que fazem parte daquilo que os fabricantes chama de circuito de refrigerao, ficam normalmente instalados na parte externa, ou em contato com o ambiente externo. Os componentes at aqui descritos ficam normalmente dentro do ambiente em que a temperatura controlada, ou seja, o ambiente interno. O mdulo composto pelo condensador e refrigerador, que fazem parte daquilo que os fabricantes chama de circuito de refrigerao, ficam normalmente instalados na parte externa, ou em contato com o ambiente externo.

www.teleco.com.br

O fluido refrigerante, utilizado era o CFC (Cloro Flor Carbono), que afeta a camada de oznio. Esse, ou outros fluidos derivados dessas substncias, tem a propriedade de ter baixo ponto de ebulio sob presso atmosfrica e manter-se dentro de tubulaes por longo tempo, sem perder suas caractersticas. Esse o princpio de funcionamento dos sistemas considerados pequenos e confinados num s equipamento. No caso de grandes sistemas, o princpio semelhante ao descrito, tendo como diferena essencial que o fluido refrigerante utilizado a gua. O ar resfriado ento circulado por intermdio de dutos at os pontos de consumo ao longo da edificao. No mais, so vrias variaes que atendam s necessidades dos projetos e refinamentos no sentido de aumentar a eficincia do sistema, na busca de menor consumo de energia eltrica utilizada para alimentar esses sistemas. Conceito de Ar Condicionado de Preciso Os sistemas de ar condicionado de preciso so projetados exatamente para atender ao propsito de manter a qualidade do ar no ambiente controlado dentro de rigorosas especificaes. Diferentemente dos chamados condicionadores de ar, destinados ao uso domstico e de escritrios, que so projetados para dar conforto s pessoas, em uso intermitente (raramente funcionam em regime de 24 horas), mantendo a temperatura e a umidade dentro de limites aceitveis, considerando certa variao no fluxo de pessoas. Os sistemas de ar condicionado de preciso projetado para uso em infra-estrutura, em que o uso constante, requerem preciso no controle da temperatura, umidade e alta capacidade de resfriamento por rea (m), como o caso da aplicao em salas de equipamentos de telecom. importante compreender que os organismos vivos e os materiais dissipam energia de formas diferentes, a que se denomina: calor sensvel e calor latente. Calor Sensvel: o calor gerado por: mquinas, iluminao, insolao externa e parte do calor gerado por pessoas no recinto. O calor sensvel o responsvel pelo aumento da temperatura no ambiente a ser climatizado. Calor Latente: o calor dissipado pela transpirao do corpo humano. O calor latente responsvel pelo aumento da umidade relativa do ar no ambiente climatizado.

A capacidade de um condicionador selecionada a partir do calor total. CALOR TOTAL = CALOR SENSVEL + CALOR LATENTE Os sistemas de ar do tipo conforto tm o foco na capacidade de controlar a temperatura e umidade em ambientes em que as pessoas estejam trabalhando, ou seja, tratar com o calor latente gerado no ambiente.

www.teleco.com.br

J o calor sensvel dos equipamentos deve ser tratado por sistemas com a habilidade de retirar o calor dos pontos de maior temperatura nos racks onde esto instalados os equipamentos. Admite-se apenas um certo nmero de pessoas circulando nesses ambientes, apenas nos casos de rotinas de manuteno. Comparando os dois tipos de ambientes: escritrio e sala de equipamentos. No primeiro, a taxa de sensibilidade de calor de algo em torno de 0,6. Isto significa que 60% do sistema de resfriamento destinase a abaixar a temperatura do ambiente e 40% para retirar a umidade. No segundo caso, 90% para temperatura e apenas 10% para o controle da umidade. A densidade de calor em ambientes de sala de equipamentos mais elevada se comparada com as salas de escritrios. Um sistema com capacidade de uma tonelada de resfriamento (12 mil BTU/hora ou 3413 watts-hora) requerido para uma sala de 300 m. Isto que dizer algo em torno de 15 watts-hora/m. Esta mesma capacidade necessria para uma sala de equipamentos com 100 m, o que representa uma densidade de 75 watts-hora/m. Apenas os sistemas de preciso so capazes de movimentar uma massa de ar nas salas de equipamentos (tipicamente de 25 m /min.), permitindo a retirada do calor dos diversos focos de calor espalhados na sala.

www.teleco.com.br

Classificao dos Sistemas de Ar Condicionado

Sistemas em Containeres ou Shelters: Em infra-estrutura de redes de telecom do tipo wireless muito comum a utilizao desse tipo de sistema, seja em reas urbanas como rurais. Em tamanhos mais comuns os sistemas de ar condicionado devem fornecer uma capacidade de resfriamento de 70 KBTU, em mdia. As solues dos fabricantes para esses casos so tipicamente: Wall Mount (outdoor): instalados nas paredes laterais, pelo lado de fora dos containeres, numa configurao comum de redundncia 1+1. Floor Mount (indoor): semelhantes aos anteriores, onde as unidades instaladas no piso, dentro dos containeres. Split: tem essa denominao pelo fato do sistema estar "dividido" em duas partes. O evaporador (refrigerador) fica indoor e o condensador fica oudoor. Sistemas em Cabines Externas: Este tipo de infra-estrutura de site atende para aplicaes em topos de prdio, dentro de shoping-centers, ou mesmo pequenas estaes urbanas e rurais. Nesses casos os sistemas de ar condicionado devem fornecer uma capacidade de resfriamento em torno de 15 KBTU. Para essas aplicaes o espao um fator crtico, portanto, os sistemas de ar condicionado devem ter aspectos construtivos compactos, acoplados cabine.

www.teleco.com.br

Sistemas em Centrais de Telecom: Infra-estruturas prediais, onde existem espaos especficos para equipamentos separados de ambientes do tipo escritrio, os sistemas de ar condicionado devem atender as particularidades j mencionadas dos tipos de calor a serem dissipados. Sistemas de ar condicionado tpicos para essas aplicaes so de grande porte. Nesses casos comum a utilizao de sistemas do tipo chillers, com torres de resfriamento, que atendem a demandas de resfriamento na ordem de 300 a 4000 KBTU. Dependendo das dimenses e demanda de resfriamento das salas, possvel a utilizao de sistemas do tipo indoor ou split utilizando configuraes conjuntas de diversas mquinas, com redundncias N+1.

Um fator importante em grandes ambientes, como as salas de equipamentos, o projeto de dutos que distribua de forma mais eficiente o ar resfriado para os pontos de consumo. Solues comuns para esses casos a utilizao dos espaos inferiores dos pisos elevados para insuflar o ar frio, e a captao do ar quente por dutos elevados sob a sala de equipamentos. Unidade de Controle do Sistema de Ar Condicionado Os sistemas de infra-estrutura do site de telecom, tal qual o de ar condicionado, necessitam de intervenes de operao local e remota. A Unidade de Controle do sistema responsvel pelo controle, monitorao e operao do sistema, fornecendo sinalizaes de status desses componentes em indicaes locais (painis de sinalizao) ou remetendo ao sistema de gerenciamento central da rede. A Unidade de Controle atua nos equipamentos de ar condicionado de forma a manter os parmetros de temperatura e umidade dentro dos valores ajustados pela operao, e fornecer alarmes de falha nos equipamentos de ar condicionado em situaes anormais de temperatura e umidade. A Unidade de Controle realiza ainda a operao dos equipamentos de ar condicionado com as seguintes funcionalidades: Operao de reforo de carga automtica das mquinas; Bloqueio em caso de falha, com ativao da 2 unidade (em configuraes redundantes); Desligamento do ar condicionado no caso de incndio; Ajuste de set points de operao; Envio de alarmes. Abaixo esto alguns valore tpicos de ajuste (set points ) de controle dos condicionadores de ar:

Item 1 2 3 4 5

Descrio ALARME DE TEMPERATURA ALTA ALARME DE TEMPERATURA BAIXA ALARME DE UMIDADE ALTA ALARME DE UMIDADE BAIXA ATIVAO DA RESISTNCIA POR TEMPERATURA BAIXA

Valor 34 C 16 C 90 % 15 % 20 C

www.teleco.com.br

10

6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

DESLIGAMENTO DA RESISTNCIA POR TEMPERATURA ALTA TEMPERATURA PARA ATIVAO DO COMPRESSOR TEMPERATURA PARA DESLIGAMENTO DO COMPRESSOR TEMPERATURA PARA ATIVAO DA MQUINA RESERVA TEMPERATURA RESERVA PARA DESLIGAMENTO DA MQUINA

22 C 24 C 22 C 27 C 24 C 72 h SIM SIM 18 C / 60 %

TEMPO DE ALTERNAO ENTRE MQUINAS (RODZIO) HABILITA CONTROLE ENTLPICO? (SIM / NO) HABILITA DAMPER ? (SIM / NO) TEMPERATURA MXIMA PARA HABILITAR CONTROLE ENTLPICO UMIDADE MXIMA INSUFLADOR PARA ABERTURA DE DAMPER

Os parmetros acima podero ser alterados, devido s caractersticas climticas da localidade do site, e em funo de caractersticas arquitetnicas. Alarmes e Sinalizadores : As sinalizaes e comandos mais comuns presentes tanto nos painis locais quanto disponveis nas interfaces de gerenciamento dos sistemas de ar condicionado so: Alta temperatura; Rodzio das mquinas (quando em configuraes de redundncia); Avaria geral na mquina; Falta de energia de alimentao de Corrente Alternada - CA; Falta de energia de Corrente Contnua - CC: 24 ou 48 VCC; Alarme de excesso de umidade; Alarme de resumo geral, contemplando todos os anteriores, atravs de contato seco 5A/220VCA, para monitorao remota do sistema; Alarme de obstruo de filtros de ar (alarme com 50% de obstruo). O sistema de gerenciamento realiza o registro de eventos, armazenando na sua memria os eventos operacionais para que este tenha um histrico da operao do sistema (ao menos uma semana, com data e horrio associados aos eventos). A temperatura e umidade so monitoradas atravs de entradas analgicas e estes valores so indicados localmente em display de interface homem/mquina (IHM). Essas grandezas so sinalizadas remotamente em alarmes do tipo: temperatura alta e umidade alta, atravs de contatos secos. Modos de Operao do Sistema: Controle externo atravs do sistema de automao predial do site ou pela Unidade de Controle especfica do sistema; Rodzio de mquinas, usando como parmetro horas trabalhadas dos equipamentos; Habilitao do equipamento reserva em caso de falha do equipamento principal.

www.teleco.com.br

11

Acionamento do damper de ar externo pelo mdulo de controle de entalpia ou pelo sistema de ventilao de emergncia, alimentado atravs de inversor CC/CA (220 V, bifsico, 60 Hz) em caso de ausncia do fornecimento de energia comercial (concessionria). O sistema de ventilao de eergncia permite que, no caso de falta de energia, os ventiladores dos evaporadores das duas mquinas de ar no sejam desligados, havendo, assim, a circulao do ar interno sala ou container, que ir reduzir os gradientes de temperatura at a recuperao do sistema. Ocorrendo falha na unidade de controle, o controle do sistema pode ser assumido pelo modo manual de operao atravs de chave atuada localmente pelo operador. O sistema deve possibilitar, portanto, operao em manual, com atuao das mquinas atravs de termostatos. A transferncia do modo automtico para manual (termostato) ser efetuada localmente atravs de chave. Esta chave transfere para os termostatos as sadas do controlador, que comandam as mquinas de ar condicionado. Nas instalaes integradas com os demais sistemas de infra-estrutura do site, deve haver uma interface com o Sistema de Deteco e Combate de Incndio de forma que quando o sistema de combate de incndio for ativado, os condicionadores de ar sejam automaticamente desativados. Critrios Gerais para a Implantao do Sistema: O dimensionamento dos cabos alimentadores, aterramento e dispositivos de proteo dos condicionadores de ar devero obedecer s prescries da norma NBR-5410/1997; Os condicionadores de ar devero ser identificados interna e externamente atravs de plaquetas, conforme projeto; A ativao dos condicionadores de ar ( start up ) dever ser executada somente pelo fabricante ou empresa instaladora credenciada por este, cujo relatrio de partida das mquinas dever ser fornecido e mantido no as built do site; O sistema de dreno das mquinas de ar condicionado com tubulao pintada na cor verde direcionada para o ralo mais prximo, no dever haver, acmulo de gua de condensao.

www.teleco.com.br

12

Sistemas de Ar Condicionado: Consideraes Finais Os sistemas de telecom devem operar 24 horas por dias, nos 365 dias do ano. Este requisito representa um aspecto muito importante para o dimensionamento correto do sistema de ar condicionado, que afeta diretamente a vida til dos equipamentos, o que representa custos na operao e manuteno. Um sistema de ar condicionado adequado deve representar algo como 3 a 5 % do investimento num site de telecom. Dados de eficincia de consumo de energia indicam que os sistemas de preciso podem representar ganhos significativos em termos de economia de energia, se comparados com a utilizao de sistemas de conforto, quando aplicados em salas de equipamentos de telecom. Referncias Normas ASHRAE - American Society of Heating, Refrigerating, Air Conditioning Engineers. Norma NBR-5410/1997 - Norma Brasileira de Instalaes Eltricas de Baixa Tenso.

www.teleco.com.br

13

Sistemas de Ar Condicionado: Teste seu Entendimento 1. Em relao aos conceitos de sistemas de ar condicionado, qual das alternativas est incorreta? O mdulo composto pelo condensador e refrigerador, que fazem parte daquilo que os fabricantes chama de circuito de refrigerao, ficam normalmente instalados na parte interna do site. So trs os fatores importantes para o controle de um sistema de ar condicionado, que influenciam na qualidade do ar: temperatura, umidade e ventilao. Os fluidos a base de HFC no interferem com o oznio, mas contribuem para o efeito estufa. 2. De acordo com texto, qual das afirmativas est correta? O calor latente dissipado atravs de mquinas, iluminao, insolao externa e parte do calor gerado por pessoas no recinto. O calor sensvel o responsvel pelo aumento da temperatura no ambiente a ser climatizado. O calor latente responsvel pelo aumento da umidade relativa do ar no ambiente climatizado. Em salas de equipamentos a taxa de sensibilidade de calor de algo em torno de 0,6. 3. Qual das afirmativas est correta? Um BTU, por definio, a quantidade de energia (calor) requerida para elevar 1 Kg de gua em 1 C. 1 watt-hora = 3,41 BTUs. 1 watt-hora = 3,60 joules.

www.teleco.com.br

14

Vous aimerez peut-être aussi