Vous êtes sur la page 1sur 22

01.

DO PERFIL CONSTITUCIONAL

INTRODUO

Nos termos do art. 127 da Constituio Federal: Art. 127 - O Ministrio Pblico instituio permanente, essencial funo jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurdica, do regime democrtico e dos interesses sociais e individuais indisponveis.

A Constituio Federal de 1988, em seu artigo 129, incumbiu ao Ministrio Pblico a defesa da ordem jurdica, dos interesses sociais e individuais indisponveis e do prprio regime democrtico. O Ministrio Pblico no est includo em nenhum dos trs poderes da Nao. O artigo 127 trata o rgo como autnomo e independente, essencial funo jurisdicional do Estado, com atribuies especficas. A instituio est inserida no captulo das Funes Essenciais Justia. Podemos afirmar que a Constituio de 1988, ao fortalecer sensivelmente a instituio do Ministrio Pblico, conferiu-lhe uma posio de quase poder, haja vista que incrementou o mecanismo de imposio de limites ao exerccio do Poder pelo Estado, ampliando a efetividade dos direitos e garantias fundamentais e a conseqente realizao do indivduo na sociedade. Deste modo, conforme j dito, muito embora alguns autores insistam em asseverar o contrrio, o Ministrio Pblico no est vinculado a nenhum dos Poderes. Enquanto Instituio, o Ministrio Pblico tem autonomia oramentria, administrativa e funcional, gerindo os recursos que lhe so destinados pelo oramento, dirigindo suas Procuradorias e Promotorias e atuando, na atividade de execuo, com independncia funcional, sem qualquer subordinao, exceto Constituio e legislao vigentes. Em seu artigo 127, 2, assegurou instituio ministerial autonomia funcional e administrativa, podendo propor , na forma do artigo 169 da Constituio, a criao e extino de seus

cargos e servios auxiliares, provendo-os por concurso de provas e ttulos e dispor de sua organizao atravs da Lei Orgnica.

DOS DIVERSOS MINISTRIOS PBLICOS

Assim dispe a Constituio Federal em seu artigo 128: Art. 128 - O Ministrio Pblico abrange: I - o Ministrio Pblico da Unio, que compreende: a) o Ministrio Pblico Federal; b) o Ministrio Pblico do Trabalho; c) o Ministrio Pblico Militar; d) o Ministrio Pblico do Distrito Federal e Territrios; II - os Ministrios Pblicos dos Estados.

Inicialmente, cabe asseverar que no existe nenhuma hierarquia entre o Ministrio Pblico da Unio e o Ministrio Pblico Estadual. Cada Ministrio Pblico ter seu Procurador Geral, no caso do MPU, o Procurador Geral da Repblica. Ao passo que os Ministrios Pblicos Estaduais e do Distrito Federal tero por chefe o Procurador Geral de Justia.
MINISTRIO PBLICO FEDERAL MINISTRIO PBLICO DO TRABALHO MINISTRIO PBLICO MILITAR

MINISTRIO PBLICO DA UNIO

MP
MINISTRIO PBLICO ESTADUAL

MINISTRIO PBLICO DO DF/T

O Ministrio Pblico Eleitoral existe? No um ramo do MPU. Na verdade representa uma funo exercida pelo MPF, regulamentada pelos arts. 72 ao 80 da Lei Complementar 75/93 e que .perante a primeira instncia da Justia Eleitoral ser delegada para os membros do Ministrio Pblico Estadual.

PROCURADOR-GERAL DA REPBLICA

Conforme previsto na Constituio Federal: Art. 128 1 O Ministrio Pblico da Unio tem por chefe o Procurador-Geral da Repblica, nomeado pelo Presidente da Repblica dentre integrantes da carreira, maiores de trinta e cinco anos, aps a aprovao de seu nome pela maioria absoluta dos membros do Senado Federal, para mandato de dois anos, permitida a reconduo. O Ministrio Pblico da Unio chefiado pelo PROCURADOR-GERAL DA REPBLICA, sendo que sua escolha recair sobre integrante de qualquer uma das quatro carreiras citadas, desde que o escolhido seja maior de 35 anos. O nome do PROCURADOR-GERAL DA REPBLICA dever ser aprovado pela maioria absoluta do Senado Federal. H que se destacar que o mandato do Procurador-Geral da Repblica (PGR) de 2 anos, permitida A RECONDUO, ou seja, o PGR poder ser reconduzido vrias vezes, para que isso ocorra, basta que essa reconduo seja precedida de nova aprovao do nome pelo Senado Federal. Conforme nos ensina o grande professor Kildare Gonalves A possibilidade de reconduo, para mandatos sucessivos do Procurador Geral de Repblica, longe de fortalecer o Ministrio Pblico, afronta o princpio da periodicidade do mandato, o qual o prprio Ministrio Pblico est obrigado a defender. (artigo 127) No que tange a destituio do PGR, esta acontecer por iniciativa do Presidente e dever ser precedida de autorizao da maioria absoluta do Senado Federal. 2 - A destituio do Procurador-Geral da Repblica, por iniciativa do Presidente da Repblica, dever ser precedida de autorizao da maioria absoluta do Senado Federal.

Deve-se atentar que tanto a nomeao, quanto a exonerao do Procurador-Geral da Repblica dependem de aprovao da maioria absoluta do Senado Federal. Outro ponto de destaque diz respeito ao mandato do Procurador-Geral da Repblica que ser de dois anos, podendo ser reconduzido inmeras vezes. Diferentemente do que ocorre com o mandato dos Procuradores-Gerais de Justia que tero mandato de dois anos admitida uma reconduo. No que tange a destituio do PGR, esta acontecer por iniciativa do Presidente e dever ser precedida de autorizao da maioria absoluta do Senado Federal Importante frisar que no existe hierarquia entre os membros do MPU e membros dos Ministrios Pblicos Estaduais, haja vista que so rgos diferentes. Em cada Estado da Federao, haver um Ministrio Pblico Estadual, o qual no se confunde com o Ministrio Pblico da Unio, conforme j foi dito, nos termos do 3 do art. 128 da Constituio Federal, os chefes dos Ministrios Pblicos Estaduais sero os Procuradores-Gerais de Justia, que sero nomeados pelos Governadores. Por fim, cabe dizer que o Procurador Geral da Repblica exercer as seguintes funes: Chefe do Ministrio Pblico da Unio Chefe do Ministrio Pblico Federal Chefe do Ministrio Pblico Eleitoral - Procurador Geral Eleitoral Presidente do Conselho Nacional do MP

CHEFIA DO MP ESTADUAL

O Ministrio Pblico tem por chefe o Procurador-Geral de Justia, nomeado pelo Governador do Estado dentre integrantes da carreira, indicados em lista trplice, mediante eleio.para mandato de dois anos, permitida uma reconduo por igual perodo, na forma da lei complementar.

Importante lembrar que no caso do Distrito Federal o Procurador Geral de Justia do Distrito Federal e Territrios ser nomeado pelo Presidente da Repblica Procurador Geral da Repblica. Vejamos o que dispe a Constituio Federal: Art. 128 3 - Os Ministrios Pblicos dos Estados e o do Distrito Federal e Territrios formaro lista trplice dentre integrantes da carreira, na forma da lei respectiva, para escolha de seu ProcuradorGeral, que ser nomeado pelo Chefe do Poder Executivo, para mandato de dois anos, permitida uma reconduo. e empossado pelo

Depreende-se da anlise do dispositivo constitucional acima que, diferentemente do Procurador Geral da Repblica, os chefes dos Ministrios Pblicos Estaduais somente podero exercer suas funes por quatro anos seguidamente. Ademais, cabe a cada Lei Orgnica do MP estabelecer os requisitos para o exerccio da funo de Procurador Geral de Justia.

DA ESCOLHA DO PGJ NO MP DO RJ

Pela leitura do art. 8 da Lei complementar 106/2003, percebe-se que o nico requisito para que um membro do MP do Rio de Janeiro exera o cargo de Procurador-Geral de Justia que possua mais de dois de atividade, ou seja, em tese, at mesmo os promotores de justia poderiam exercer a funo de Procurador-Geral de Justia, vejamos o dispositivo em comento: Art. 8. - O Ministrio Pblico tem por chefe o Procurador-Geral de Justia, nomeado pelo Governador do Estado dentre integrantes da carreira , com mais de dois anos de atividade, indicados em lista

trplice, para mandato de dois anos, permitida uma reconduo, observado o mesmo procedimento.

A escolha do PGJ/RJ ser efetivada em uma lista trplice formada atravs de eleio na qual todos os membros do MP sero obrigados a votar. Essa eleio ocorre entre sessenta e trinta dias antes do trmino do mandato vigente. De acordo com a Resoluo 55 do CNMP, os Corregedores-Gerais e os CorregedoresAdjuntos ou Substitutos (no caso do MP RJ Sub-Corregedores) dos rgos do Ministrio Pblico no podero concorrer formao de lista trplice para escolha do Procurador-Geral no curso de seu mandato e at 1 (um) ano aps o seu trmino no rgo correicional.

DA DESTITUIO DO PGJ

Art. 127 4 - Os Procuradores-Gerais nos Estados e no Distrito Federal e Territrios podero ser destitudos por deliberao da maioria absoluta do Poder Legislativo, na forma da lei complementar respectiva.

Conforme dispe a Lei Complementar 106/2003, no Ministrio Pblico do RJ, cabe ao Colgio de Procuradores na sua composio plena propor ao Poder Legislativo a destituio do Procurador-Geral de Justia, pelo voto de dois teros (2/3) de seus membros e por iniciativa da maioria absoluta de seus integrantes, em caso de abuso de poder, conduta incompatvel ou grave omisso dos deveres do cargo, observando-se o procedimento para tanto estabelecido no seu regimento interno e assegurada ampla defesa.

02.

DOS PRINCPIOS INSTITUCIONAIS

DA UNIDADE

A Unidade significa que os membros do Ministrio Pblico da Unio integram um s rgo sob a direo nica de um s Procurador-Geral, porm devemos ressaltar, que s existe unidade dentro de cada Ministrio Pblico, inexistindo entre o Ministrio Pblico da Unio e os dos Estados, nem entre o de um Estado e o de outro, nem entre os diversos ramos do Ministrio Pblico da Unio. Por este princpio entende-se que o Ministrio Pblico constitui uma Instituio nica. Logo, a manifestao de vontade de qualquer um deles valer sempre como manifestao de vontade do prprio Ministrio Pblico, eis que, na realidade, no o agente poltico enquanto indivduo que est atuando, mas sim a prpria Instituio. Podemos concluir que a Unidade significa que apenas um ramo do Ministrio Pblico possui atribuio para atuar num determinado caso concreto.

DA INDIVISIBILIDADE

Este princpio est intimamente ligado ao princpio da Unidade. Significa que um integrante de um mesmo Ministrio Pblico pode ser substitudo por outro sem que haja quebra do oficio ministerial, razo por que no h de se cogitar a identidade fsica entre o membro do Ministrio Pblico e o processo no qual atua.

DA INDEPENDNCIA FUNCIONAL

Tal princpio abriga a idia de que o membro do Parquet (MP), no desempenho de suas atividades funcionais, no deve obedincia a quem quer que seja, mas apenas a sua conscincia e ao imperativo da lei, devendo sempre fundamentar suas manifestaes processuais. Os membros do MP devem atuar somente de acordo com a lei e sua conscincia. No exerccio de suas atividades institucionais no esto sujeitos s convices dos rgos de administrao superior da administrao. No existe hierarquia no sentido funcional, a chefia do MP envolve apenas a direo administrativa da instituio. Os rgos de administrao superior do Ministrio Pblico podem editar

recomendaes sobre a atuao funcional para todos os integrantes da Instituio, mas sempre sem carter vinculativo. Caso prtico do princpio da independncia funcional est inserto no art. 28 do Cdigo de Processo Penal, que dispe acerca da discordncia do Procurador-Geral de Justia da promoo de arquivamento do Promotor de Justia. Deste modo, ao discordar do arquivamento proposto, o Procurador-Geral poder oferecer denncia, ou mesmo designar outro rgo ministerial para oferecla, mas no poder determinar que o Promotor que pediu o arquivamento denuncie.

03.

DA AUTONOMIA DO MP

A Autonomia Funcional do Ministrio Pblico indica que a Instituio est imune a qualquer influncia externa no exerccio de sua atividade finalstica. Assim poder adotar medidas contempladas no ordenamento jurdico, em face de quaisquer agentes, rgos ou Instituies, de carter pblico ou privado, sempre que tal se fizer necessrio. No estando, deste modo, subordinado a nenhum outro Poder, isto , nem ao Poder Executivo, nem ao Poder Legislativo, nem ao Poder Judicirio.

A autonomia administrativa assegura ao Ministrio Pblico a prerrogativa de editar atos relacionados gesto dos seus quadros de pessoal. Esta prerrogativa , pois, incompatvel com toda e qualquer interferncia externa na direo e conduo de assuntos e questes do rgo. No que diz respeito a autonomia financeira, essa corresponde capacidade de elaborao da proposta oramentria e de gesto e aplicao dos recursos destinados a prover as atividades e servios do rgo. Cabe destacar que o Ministrio Pblico elaborar sua proposta oramentria dentro dos limites estabelecidos na lei de diretrizes oramentrias. Constituio Federal CF art. 127 2 - Ao Ministrio Pblico assegurada autonomia funcional e administrativa, podendo, observado o disposto no art. 169, propor ao Poder Legislativo a criao e extino de seus cargos e servios auxiliares, provendo-os por concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, a poltica remuneratria e os planos de carreira; a lei dispor sobre sua organizao e funcionamento. 3 - O Ministrio Pblico elaborar sua proposta oramentria dentro dos limites estabelecidos na lei de diretrizes oramentrias.

Nossa Constituio Federal prev expressamente a autonomia funcional e administrativa para o Ministrio Pblico. A autonomia financeira est configurada pela possibilidade do Ministrio Pblico elaborar sua proposta oramentria. Lei Complementar 106/2003 Art. 2 - Ao Ministrio Pblico assegurada autonomia funcional, administrativa e financeira, cabendo-lhe, especialmente: I - praticar atos prprios de gesto; II - praticar atos e decidir sobre a situao funcional e administrativa do pessoal, ativo e inativo, de carreira e dos servios auxiliares, organizados em quadros prprios;

III - elaborar suas folhas de pagamento e expedir os competentes demonstrativos; IV - adquirir bens e contratar servios, efetuando a respectiva contabilizao; V - propor ao Poder Legislativo a criao e extino de seus cargos e a fixao e o reajuste dos vencimentos dos seus membros; VI - propor ao Poder Legislativo a criao e extino dos cargos de seus servios auxiliares, bem como a fixao e o reajuste dos vencimentos dos seus servidores; VII - prover, em carter originrio ou mediante promoo e demais formas de provimento derivado, os cargos a que se referem os incisos anteriores; VIII - editar atos de aposentadoria, exonerao e outros que importem em vacncia de cargos da carreira ou dos servios auxiliares, e atos de disponibilidade de membros do Ministrio Pblico e de seus servidores; IX - compor seus rgos de administrao e organizar suas secretarias, reparties administrativas e servios auxiliares das Procuradorias de Justia e Promotorias de Justia; X - elaborar seus regimentos internos; XI proporcionar servios de assistncia mdico-hospitalar aos membros da Instituio, ativos e inativos, e aos seus dependentes, assim entendida como o conjunto de atividades relacionadas preservao ou recuperao da sade, abrangendo servios

profissionais mdicos, paramdicos, farmacuticos e odontolgicos, facultada a terceirizao da atividade ou a indenizao dos valores gastos, na forma disciplinada em resoluo do Procurador-Geral de Justia;

10

XII- licitar obras, servios e compras, empenhando as respectivas despesas, a qualquer tempo, em sistemas governamentais de que faa parte; XIII- compor frota prpria de veculos oficiais, a serem adquiridos ou locados; XIV- elaborar sistema prprio de registro de preos e aderir a registros de preos de outras entidades pblicas, de qualquer esfera federativa, desde que garantidas as mesmas condies de fornecimento ou prestao licitadas; XV- implementar programas decorrentes de normas constitucionais asseguradoras de direitos sociais; XVI- disciplinar a prestao de servio pblico voluntrio e gratuito, sem reconhecimento de vnculo empregatcio, para fins de apoio a atividades institucionais, facultada a concesso de auxlio transporte e alimentao; XVII - exercer outras competncias delas decorrentes.

A autonomia funcional no se confunde com a independncia funcional. A autonomia funcional est relacionada a instituio, ao passo que os membros do MP, no exerccio das funes institucionais, so absolutamente independentes, conforme j salientamos anteriormente. Por outro lado a autonomia administrativa assegura ao Ministrio Pblico a prerrogativa de editar atos relacionados gesto dos seus quadros de pessoal. Esta prerrogativa , pois, incompatvel com toda e qualquer interferncia externa na direo e conduo de assuntos e questes do rgo. No que tange a autonomia financeira, a Constituio no prev expressamente. Porm, sabendo-se que o Ministrio Pblico no conta com recursos financeiros prprios, a Constituio confere a instituio, no art. 127, ss3, a possibilidade do MP elaborar a proposta oramentria, dentro dos limites da Lei de Diretrizes Oramentrias.

11

Lei Complementar 106/2003 Art. 3. - O Ministrio Pblico elaborar sua proposta oramentria dentro dos limites estabelecidos na Lei de Diretrizes Oramentrias, encaminhando-a, diretamente, ao Governador do Estado, que a submeter ao Poder Legislativo. 1. - Os recursos correspondentes s dotaes oramentrias prprias e globais do Ministrio Pblico, compreendidos os crditos em

suplementares e especiais,

ser-lhe-o

postos disposio

duodcimos, entregues at o dia 20 de cada ms. 2. - Os recursos prprios, no originrios do Tesouro Estadual, sero utilizados em programas vinculados s finalidades da Instituio, vedada outra destinao.

Outra questo interessante, que pode ser tema de prova, versa sobre a fiscalizao contbil, financeira, oramentria e patrimonial do Ministrio Pblico. Quem exerce? Quem auxilia? Vejamos: 3. - A fiscalizao contbil, financeira, oramentria e patrimonial do Ministrio Pblico, quanto legalidade, economicidade, aplicao de dotaes e recursos prprios e renncia de receitas, ser exercida, mediante controle externo, pela Assemblia Legislativa, com o auxlio do Tribunal de Contas do Estado, segundo o disposto no Ttulo IV, Captulo I, Seo VIII, da Constituio Estadual, e mediante controle interno, por sistema prprio institudo por Resoluo do ProcuradorGeral de Justia.

Podemos verificar, portanto, que quem ir realizar esta fiscalizao ser a Assemblia Legislativa, porm, quem ir auxiliar nesta fiscalizao ser o Tribunal de Contas do Estado.

12

04.

DAS FUNES INSTITUCIONAIS

O elenco das funes institucionais do Ministrio Pblico se encontra no art. 129 da Constituio Federal, todas caracterizadas pela defesa dos interesses indisponveis, em suas diversas modalidades. PROMOO PRIVATIVA DA AO PENAL PBLICA

Trata-se de legitimidade exclusiva do MP, deste modo o Ministrio Pblico passou a ser o dono da ao penal pblica, atravs da qual deduz em juzo a pretenso punitiva do Estado, que surge como fruto da prtica de uma infrao penal.

PROMOO DO INQURITO CIVIL E DA AO CIVIL PBLICA

O inqurito civil e a ao civil pblica se destinam proteo, preveno e reparao de danos patrimoniais ou morais causados aos direitos ou interesses da coletividade. Neste sentido, o inqurito civil est para a ao civil pblica assim como o inqurito policial est para ao penal pblica.

DEFESA DOS INTERESSSES DAS POPULAES INDIGENAS

A legitimao do Ministrio Pblico para tutela dos interesses das populaes indgenas, no s como parte, mas tambm como fiscal da lei, naquelas hipteses em que os prprios ndios, suas comunidades ou organizaes ingressam em juzo na defesa de seus direitos, caso em que o MP intervir em todos os atos do processo.

13

REQUISIES E EXPEDIES DE NOTIFICAES

O legislador constituinte ampliou em muito o horizonte investigatrio do Ministrio Pblico, tanto na rea cvel como criminal, outorgando-lhe poderes para expedir notificaes nos procedimentos administrativos de sua competncia, requisitando informaes e documentos para instru-los e para requisitar diligncias investigatrias e a instaurao de inqurito policial, indicados os fundamentos jurdicos de suas manifestaes processuais. Requisitar o poder de exigir uma prestao, de determinar que algo se faa. Quem requisita determina, exige, no pede. poder sem intermedirios para o seu exerccio, vinculando diretamente o expedidor ao destinatrio, tendo por objeto uma atividade deste.

CONTROLE EXTERNO DA ATIVIDADE POLICIAL

Primeiramente, h de se destacar a inexistncia de qualquer vinculao administrativa ou hierrquica entre as polcias e o Ministrio Pblico. A vinculao aqui meramente funcional ou processual, deste modo, o controle exercido pelo MP exercido sobre a atividade-fim da polcia judiciria e no sobre a atividade-meio, relacionada ao funcionamento interno dos organismos policiais. Portanto, o MP no ir exercer controle administrativo e hierrquico da atividade policial, mas sim superviso tcnica da investigao, verificando a ocorrncia de quaisquer faltas disciplinares, neste ltimo caso, devendo dirigir-se aos superiores hierrquicos do funcionrio publico faltoso.

05.

DA CARREIRA DO MINISTRIO PBLICO

DO INGRESSO NA CARREIRA

14

No plano funcional, o Ministrio Pblico integrado por membros, servidores e estagirios, sendo que, dentre os primeiros esto os Procuradores e Promotores de Justia e os demais constituem os servios auxiliares. A carreira dos membros do Ministrio Pblico composta por Promotores e Procuradores de Justia, que atuam nas funes de execuo, em atividades judiciais (perante o Poder Judicirio) e extrajudiciais, nas reas criminal, cvel e especializadas (cidadania, meio ambiente, cvel e defesa do patrimnio pblico, infncia e juventude, consumidor, ordem urbanstica). O ingresso na carreira do Ministrio Pblico Estadual dar-se- no cargo de Promotor de Justia Substituto, aps concurso de provas e ttulos, vejamos o disposto no art. 128 3: Constituio Federal 128 3 O ingresso na carreira do Ministrio Pblico far-se- mediante concurso pblico de provas e ttulos, assegurada a participao da Ordem dos Advogados do Brasil em sua realizao, exigindo-se do bacharel em direito, no mnimo, trs anos de atividade jurdica e observando-se, nas nomeaes, a ordem de classificao.

A Resoluo 40 do CNMP regulamenta o que deve ser entendido como atividade jurdica Art. 1 Considera-se atividade jurdica, desempenhada exclusivamente aps a concluso do curso de bacharelado em Direito: I O efetivo exerccio de advocacia, inclusive voluntria, com a participao anual mnima em 5 (cinco) atos privativos de advogado (Lei n 8.906, de 4 Julho de 1994), em causas ou questes distintas. II O exerccio de cargo, emprego ou funo, inclusive de magistrio superior, que exija a utilizao preponderante de conhecimentos jurdicos. III O exerccio de funo de conciliador em tribunais judiciais, juizados especiais, varas especiais, anexos de juizados especiais ou de

15

varas judiciais, assim como o exerccio de mediao ou de arbitragem na composio de litgios, pelo perodo mnimo de 16 (dezesseis) horas mensais e durante 1 (um) ano

06.

DAS GARANTIAS DOS MEMBROS DO MP

Constituio Federal Art. 128 5, I I - as seguintes garantias: vitaliciedade, aps dois anos de exerccio, no podendo perder o cargo seno por sentena judicial transitada em julgado; Primeiramente, no h que se confundir a vitaliciedade, com a estabilidade, haja vista que esta ltima est relacionada aos servidores, e a aquela uma garantia conferida aos membros do MP. Portanto, j podemos perceber que os servidores do MP, no so membros. Tendo em vista a vitaliciedade o membro do Ministrio Pblico somente poder perder o cargo por deciso judicial transitada em julgado. A vitaliciedade ser adquirida aps dois anos de efetivo exerccio da carreira. Lei Complementar 75/93 Art. 197 - Estgio probatrio o perodo dos dois primeiros anos de efetivo exerccio do cargo pelo membro do Ministrio Pblico da Unio. Art. 198 - Os membros do Ministrio Pblico da Unio, durante o estgio probatrio, somente podero perder o cargo mediante deciso da maioria absoluta do respectivo Conselho Superior.

16

Cuidado, pois o termo estgio probatrio serve tanto para indicar o perodo para aquisio da estabilidade do servidor, como tambm para indicar o perodo necessrio para aquisio da vitaliciedade dos membros do MP. Portanto, o membro vitalcio s perder o cargo atravs de uma sentena judicial transitada em julgado, proferida em uma ao civil prpria, garantindo-se, evidentemente, a ampla defesa e o contraditrio.
Constituio Federal Art. 1285, I a) inamovibilidade, salvo por motivo de interesse pblico, mediante deciso do rgo colegiado competente do Ministrio Pblico, por voto da maioria absoluta de seus membros, assegurada ampla defesa;

Os membros do Ministrio Pblico no podem ser removidos compulsoriamente de seus cargos, salvo por motivo de interesse pblico, mediante deciso do rgo colegiado competente e pelo voto da maioria absoluta, assegurada a ampla defesa. De acordo com a Lei Complementar 75/93, cabe ao respectivo Conselho Superior decidir sobre a remoo por interesse pblico.

c) irredutibilidade de subsdio, fixado na forma do art. 39, 4, e ressalvado o disposto nos arts. 37, X e XI, 150, II, 153, III, 153, 2, I;

Garantia conferida pela CF de 1988, implica dizer que a remunerao fixada em parcela nica, no poder ser reduzida, exceto nos casos previstos na Constituio. O Conselho Nacional do Ministrio Pblico regulamentou a aplicao do teto remuneratrio aos membros do MP. Vejamos o que dispe o art. 1 da Resoluo 09 do CNMP:
Art. 1 No Ministrio Pblico da Unio, compreendidos o Ministrio Pblico Federal, o do Trabalho, o Militar e o do Distrito Federal e Territrios, e no Ministrio Pblico dos Estados o valor do teto remuneratrio, nos termos do art. 37, inciso XI, da Constituio Federal, o subsdio de Ministro do Supremo Tribunal Federal.

17

07.

DAS PRERROGATIVAS DOS MEMBROS DO MP

PRERROGATIVAS

Art. 81 - Constituem prerrogativas dos membros do Ministrio Pblico, alm de outras previstas nas Constituies Federal e Estadual, nesta e em outras leis: I - ser ouvido, como testemunha ou ofendido, em qualquer processo, procedimento ou inqurito, em dia, hora e local previamente ajustados com o juiz ou a autoridade competente; II - no estar sujeito a intimao ou convocao para comparecimento, exceto se expedida pela autoridade judiciria ou por rgo Superior competente do Ministrio Pblico, ressalvadas as hipteses constitucionais; III - no ser preso ou detido seno por ordem escrita do Tribunal competente, salvo em flagrante delito de crime inafianvel, caso em que a autoridade far imediata comunicao e apresentao do membro do Ministrio Pblico ao Procurador-Geral de Justia, sob pena de responsabilidade e relaxamento da priso; IV - no ser indiciado em inqurito policial, observando-se o disposto no pargrafo 1. deste artigo; V - ser processado e julgado originariamente pelo Tribunal de Justia deste Estado, nos crimes comuns e de responsabilidade, ressalvada a competncia da Justia Eleitoral; VI - ser custodiado ou recolhido a priso domiciliar ou sala especial de Estado Maior, por ordem e disposio do Tribunal competente, quando sujeito a priso antes do julgamento final; VII - ter assegurado o direito de acesso, retificao e complementao dos dados relativos sua pessoa, nos rgos da instituio. 1. - Quando, no curso de investigao, houver indcio de prtica de infrao penal por parte de membro do Ministrio Pblico, a autoridade policial, civil ou militar, remeter imediatamente, sob pena de responsabilidade, os respectivos autos ao Procurador-Geral de Justia, a quem competir dar prosseguimento apurao. 2. - O Ministrio Pblico, representado pelo Procurador-Geral de Justia, poder habilitar-se como assistente em ao civil ajuizada em face de membro do Ministrio Pblico em virtude de ato praticado no exerccio das suas funes. Art. 82 - Constituem prerrogativas dos membros do Ministrio Pblico, no exerccio de suas funes, alm de outras previstas nas Constituies Federal e Estadual, nesta e em outras leis: I - ter as mesmas honras e receber o mesmo tratamento jurdico e protocolar dispensado aos membros do Poder Judicirio junto aos quais oficiem; II - ter vista dos autos aps distribuio aos rgos perante os quais oficiem e intervir nas sesses de julgamento, para sustentao oral ou esclarecimento de matria de fato; III - receber intimao pessoal em qualquer processo ou procedimento, atravs da entrega dos autos com vista ao membro do Ministrio Pblico com atribuio; IV - gozar de inviolabilidade pelas opinies que emitir ou pelo teor de suas manifestaes, podendo ainda pronunciar-se livremente sobre os processos e procedimentos sob sua atribuio, ressalvadas as hipteses de sigilo legal; V - ingressar e transitar livremente: a) nas salas de sesses dos Tribunais, mesmo alm dos limites que separam a parte reservada aos integrantes do rgo julgador;

18

b) nas salas de audincias, dependncias de secretarias, cartrios, tabelionatos, ofcios de justia, inclusive de registros pblicos, delegacias de polcia, quartis e outras reparties, no horrio de expediente ou fora dele, sempre que se ache presente qualquer servidor ou empregado; c) em qualquer estabelecimento de internao ou segregao, individual ou coletiva, independentemente de marcao de hora, de revista ou de qualquer outra condio incompatvel com suas prerrogativas; d) em todos os locais e dependncias cujo acesso seja privativo aos magistrados, sujeitando-se s 1 mesmas restries impostas a estes; e) em qualquer recinto pblico ou privado, ressalvada a garantia constitucional de inviolabilidade de domiclio; VI - examinar, em qualquer juzo ou Tribunal, autos de processos ou procedimentos findos ou em andamento, ainda que conclusos autoridade, podendo copiar peas e tomar apontamentos; VII - examinar, em qualquer repartio policial, civil ou militar, peas de informao de qualquer natureza e autos de flagrante ou inqurito, findos ou em curso, ainda que conclusos autoridade competente, podendo copiar peas, tomar apontamentos e adotar outras providncias; VIII - ter acesso ao indiciado preso, a qualquer momento, mesmo quando decretada a sua incomunicabilidade; IX - usar vestes talares e as insgnias privativas do Ministrio Pblico; X - sentar-se no mesmo plano e imediatamente direita dos juzes singulares ou dos presidentes dos rgos judicirios ou dos demais rgos perante os quais oficiem, inclusive nas sesses solenes; XI - ter prioridade em qualquer servio de transporte ou comunicao, pblico ou privado, quando em atividade institucional de carter urgente; XII - colocar disposio dos rgos de origem, em seu local de atuao, aps o respectivo pronunciamento e a devida comunicao, os autos de qualquer processo ou procedimento que lhe tenha sido entregue com vista; XIII - ter presena e palavra asseguradas em todas as sesses dos colegiados em que oficiem; Pargrafo nico - As garantias e prerrogativas dos membros do Ministrio Pblico previstas nesta Lei Complementar so inerentes ao exerccio de suas funes e irrenunciveis, no excluindo as estabelecidas em outras leis. Art. 83 - Os membros do Ministrio Pblico tero carteira funcional, expedida na forma de Resoluo do Procurador-Geral de Justia, valendo em todo o territrio nacional como cdula de identidade e porte de arma, independentemente, neste caso, de qualquer ato formal de licena ou autorizao. Pargrafo nico - Sero consignadas na cdula de identidade as prerrogativas constantes do caput e dos arts. 81, III, IV e VI, e 82, V, c, e XI, desta Lei.

Suspensa, em concesso de liminar na Adin n 2831.

19

08.

DAS VEDAES

As vedaes aos membros do MP esto previstas no art. 128 5, II, vejamos


II - as seguintes vedaes: a) receber, a qualquer ttulo e sob qualquer pretexto, honorrios, percentagens ou custas processuais; b) exercer a advocacia;

Quanto ao exerccio da advocacia, de acordo com a Resoluo 08 do Conselho Nacional do MP:


Resoluo 08 do CNMP Art. 1 Somente podero exercer a advocacia com respaldo no 3 do art. 29 do ADCT da Constituio de 1988, os membros do Ministrio Pblico da Unio que integravam a carreira na data da sua promulgao e que, desde ento, permanecem regularmente inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil. Pargrafo nico. O exerccio da advocacia, para os membros do Ministrio Pblico do Distrito Federal e Territrios est, incondicionalmente, vedado, desde a vigncia do artigo 24, 2, da Lei Complementar n 40/81.

Percebe-se que o exerccio da advocacia representa uma vedao absoluta para os membros do MP que ingressaram aps a promulgao da Constituio Federal. Por fim, cabe ressaltar que o perodo de quarentena previsto para os magistrados, tambm se aplica aos membros do MP. Dessa forma, o membro do MP dever respeitar o prazo de trs anos para voltar a exercer a advocacia quando da aposentadoria ou eonerao.
b) participar de sociedade comercial, na forma da lei;

Nos termos do inciso III do art. 237 da LC 75, vedado ao membro do Ministrio Pblico exercer o comrcio ou participar de sociedade comercial, exceto como cotista ou acionista.
c) exercer, ainda que em disponibilidade, qualquer outra funo pblica, salvo uma de magistrio;

20

De acordo com a resoluo 03 do CNMP, ao membro dos Ministrios Pblicos da Unio e dos Estados, ainda que em disponibilidade, defeso o exerccio de outro cargo ou funo pblica, ressalvado o de magistrio, pblico ou particular, por, no mximo, 20 (vinte) horas-aula semanais. Devendo-se ressaltar que o cargo ou funo de direo nas entidades de ensino no

considerado como exerccio de magistrio, sendo vedado aos membros do Ministrio Pblico.
d) exercer atividade poltico-partidria. proibido ao membro do Ministrio Pblico o exerccio de atividade partidria, porm, nos termos do inciso V do art. 237 permitido ao membro do MPU a filiao e o direito de afastar-se do cargo eletivo ou a ele concorrer.

No entanto, de acordo com a resoluo 05 do CNMP esto proibidos de exercer atividade polticopartidria os membros do Ministrio Pblico que ingressaram na carreira aps a publicao da Emenda n 45/2004. Desse modo, o art. 237, V aplica-se somente a quem ingressou antes da EC 45/04.
f) receber, a qualquer ttulo ou pretexto, auxlios ou contribuies de pessoas fsicas, entidades pblicas ou privadas, ressalvadas as excees previstas em lei.

21

09.

DOS RGAOS DO MP

ORGANIZAO DO MP/RJ

PROCURADORIA-GERAL DE JUSTIA

COLGIO DE PROCURADORES DE JUSTIA ADM. SUPERIOR CONSELHO SUPERIOR DO MPRJ

CORREGEDORIA-GERAL DO MPRJ

PROCURADOR-GERAL DA REPBLICA COLGIO DE PROCURADORES DE JUSTIA ORGAOS EXECUO CONSELHO SUPERIOR DO MPRJ PROCURADORES DE JUSTIA PROMOTORES DE JUSTIA GRUPOS ESPEC. ATUAO FUNCIONAL

MPRJ

COMISSO DE CONCURSO CENTRO DE ESTUDOS JURDICOS ORGAOS AUXILIARES CENTROS DE APOIO OPERACIONAL CRAAIS ORGAOS ADMINISTRATIVOS ESTAGIRIOS

22

Vous aimerez peut-être aussi