Vous êtes sur la page 1sur 4

Os instrumentos pticos

Associando-se espelhos, lentes e prismas, constroem-se os vrios instrumentos pticos.

23

O olho humano normal sempre capaz de perceber e focalizar um certo campo de viso, dentro do qual se inserem vrios objetos. Porm, para focalizarmos um objeto prximo, tudo aquilo que est distante perde a nitidez. Em nosso campo de viso sempre existiro objetos que se encontram a diferentes distncias de nossos olhos. Se alguns objetos estiverem muito afastados, como a Lua e as estrelas, poderemos focaliz-los, mas seus detalhes no sero percebidos. Por outro lado, se o objeto estiver prximo mas for muito pequeno, como um inseto, muitos detalhes sero perdidos. A associao conveniente de lentes a um olho de viso normal (ou corrigida) pode permitir que vejamos detalhes que a olho nu no seria possvel, por esses objetos estarem muito distantes ou por serem muito pequenos. Para que um olho normal possa observar tais detalhes, necessrio ampliar a imagem do objeto, o que pode ser conseguido com o uso de determinados instrumentos pticos, como lupa, microscpio, retroprojetor, projetores de filme e de slide, luneta, telescpio, binculo...

89

23

Os instrumentos pticos

Instrumentos de observao

Lunetas, telescpios e binculos so alguns dos instrumentos que nos auxiliam a enxergar detalhes de objetos distantes, como as montanhas, a Lua, as estrelas e muitos outros. Se quisermos observar em detalhes objetos pequenos, como um inseto, recorremos a outros instrumentos, como a lupa e o microscpio, cuja funo ampliar a imagem de objetos que se encontram prximos. Esses instrumentos pticos so constitudos basicamente pela associao de uma ou mais lentes. A lupa - tambm denominada microscpio simples - constituda de uma nica lente esfrica convergente.

Em relao primeira lente (objetiva), o objeto encontrase posicionado entre uma e duas distncias focais, o que permite a formao de uma imagem invertida e maior. Essa primeira imagem deve estar posicionada dentro da distncia focal da lente ocular, para que esta ltima funcione como uma lupa, cujo objeto a imagem obtida com a objetiva. A imagem final fornecida pela lente ocular ser maior ainda e invertida em relao ao objeto.

Um microscpio composto - para ver coisas muito pequenas

Uma lente convergente - a lupa

Os projetores de filmes e slides, assim como os retroprojetores tambm tm a funo de fornecer uma imagem maior que o objeto. Nos projetores isso conseguido colocando-se entre o filme e a tela onde a imagem ser projetada uma lente convergente. Nesses instrumentos, o filme (objeto), alm de bem iluminado, deve estar um pouco alm da distncia focal da lente, para que a imagem formada seja real e maior, tornando possvel sua projeo na tela. Dessa forma, a lente no funciona como uma lupa, pois nesse caso a imagem obtida, apesar de ainda maior, seria virtual, inviabilizando a projeo. Como a imagem formada invertida, o filme/slide colocado invertido no projetor, para obtermos uma imagem final direita.

Quanto maior for o aumento desejado, menor deve ser sua distncia focal. A lente s se comportar como lupa quando o objeto estiver colocado numa distncia inferior sua distncia focal. Apesar dessa ampliao, a lupa no serve para a observao de objetos muito pequenos como clulas e bactrias, pois nesses casos se faz necessrio um aumento muito grande. A soluo associarmos duas ou mais lentes convergentes, como no microscpio composto.

90

Uma lente de distncia focal da ordem de milmetros denominada objetiva (prxima ao objeto) - associada a uma segunda lente - denominada ocular (prxima ao olho) - que funciona como lupa.

A luneta astronmica constituda de duas lentes convergentes, uma objetiva e uma ocular, sendo a primeira de grande distncia focal - da ordem de decmetros e at metros -, e a segunda com distncia focal menor - da ordem de centmetros. O fato de o objeto estar muito distante faz com que a imagem formada pela lente objetiva fique posicionada na sua distncia focal, comportando-se como objeto para a lente ocular. Deste modo, o comprimento do tubo do instrumento corresponde aproximadamente soma das distncias focais das lentes objetiva e ocular. A lente ocular pode funcionar de duas formas: como uma lupa, fornecendo uma imagem final virtual, invertida em relao ao objeto e mais prxima, quando observamos diretamente os astros; ou como a lente de um projetor, fornecendo uma imagem real, que pode ser projetada, como realizada na observao indireta do Sol num anteparo. A luneta astronmica no adequada para a observao de objetos na Terra, pois a imagem final formada por esse instrumento invertida em relao ao objeto. As lunetas terrestres so adaptadas para fornecer uma imagem final direita. Podem ser feitas vrias adaptaes. Na luneta de Galileu, essa inverso obtida usando-se como ocular uma lente divergente, e como objetiva uma lente convergente. Essas lentes localizam-se uma em cada extremidade de um tubo, cujo comprimento depende das caractersticas e da necessidade de a imagem final estar localizada no ponto prximo do observador. Nas lunetas, a dimenso das imagens formadas nas lentes depende de suas distncias focais. Quanto maior a distncia focal da objetiva, maior a imagem por ela formada.

Com relao ocular, quanto menor sua distncia focal, maior o tamanho da imagem final, pois mais prxima da lente a imagem-objeto dever estar posicionada. O telescpio tambm parecido com a luneta astronmica. constitudo por duas lentes convergentes, sendo a objetiva de grande distncia focal, e a ocular de pequena distncia focal. Ele recebe o nome de telescpio de refrao e construdo de forma que possa trabalhar com diversas oculares, de diferentes distncias focais, e ser ajustado para vrios aumentos. As caractersticas das lentes objetiva e ocular determinam o aumento de que capaz um telescpio refrator. Esse aumento possui limitaes relacionadas ao tamanho do tubo necessrio para acomodar as lentes e tambm aos fenmenos de difrao e de aberraes cromtica e esfrica. O binculo um instrumento que pode ser construdo a partir de duas lunetas terrestres do tipo Galileu. Esse instrumento proporciona a sensao de profundidade, pois ao olharmos para um objeto com os dois olhos, cada olho fornece a mesma imagem vista de ngulos ligeiramente diferentes, que ao ser interpretada pelo crebro nos d a sensao de uma imagem tridimensional. A ampliao obtida com esse tipo de binculo menor se comparada com a obtida por um binculo construdo a partir de lunetas astronmicas. Neste caso a imagem fica invertida, e por isso so utilizados dois prismas de reflexo total para cada luneta, de forma que a imagem fique direita. A disposio desses prismas permite tambm que o comprimento do instrumento seja reduzido.

91

No retroprojetor, a associao de lentes convergentes e um espelho plano tambm fornece uma imagem ampliada do objeto, que neste caso um texto ou uma figura impressa num tipo de plstico, conhecido como transparncia. A luz, posicionada na base do instrumento, atravessa a figura a ser projetada e incide numa lente convergente, que forma no espelho plano uma imagem maior do que o objeto. O espelho reflete essa imagem, que servir de objeto para uma segunda lente convergente colocada em ngulo reto. Essa segunda lente forma na tela uma imagem final direita e maior que o objeto. Nesse instrumento as imagens formadas pelas duas lentes tambm devero ser reais, pois a primeira imagem ser objeto para a segunda lente, enquanto essa imagem final dever ser real para tornar possvel sua projeo. Dessa forma, tanto a imagem-objeto como a final devero estar posicionadas fora da distncia focal das lentes.

Questes
1) O tamanho da imagem obtida por uma luneta maior do que o tamanho do objeto? Justifique. 2) A lupa uma lente de faces convexas geralmente usada como "lente de aumento". Usando uma lente desse tipo, possvel queimar pedaos de madeira seca ou de papel quando nela incidem os raios de Sol. Como se explica esse fato? 3) Um microscpio caseiro foi construdo com duas lentes convergentes de distncias focais iguais a 1 cm (objetiva) e 3 cm (ocular). De um objeto situado a 1,2 cm da objetiva, o instrumento fornece uma imagem virtual localizada a 25 cm da ocular. Determine: a) o aumento linear transversal fornecido pela objetiva e pela ocular; b) o aumento linear transversal do microscpio; c) a distncia entre as duas lentes. 4) Uma luneta astronmica simples constituda por duas lentes convergentes com distncias focais de 60 cm (objetiva) e 1,5 cm (ocular). A imagem de um astro, observada atravs desse instrumento, forma-se a 43,5 cm da ocular. Determine: a) o comprimento do tubo que constitui a luneta;

Um projetor de slides

b) o aumento linear transversal fornecido pela luneta.

92
Num retroprojetor o espelho plano faz a diferena

Vous aimerez peut-être aussi