Vous êtes sur la page 1sur 5

UNEB UNIO EDUCACIONAL DE BRASLIA CURSO: ADMINISTRAO DE SISTEMAS DE INFORMAO DISCIPLINA: PLANEJAMENTO ESTRATGICO PROFESSORA: AUREA MENDES VIANA

A ALVES NETA

AMBIENTE ORGANIZACIONAL

Alunos: Ericco Campos Bazzo Wallyson Borges Thiago Pompermayer

Marcone Nobre Pain

1. A Organizao A viso predominante concebe as organizaes como instrumentos racionais para alcanar determinados objetivos. A organizao definida como um conjunto de elementos em busca de metas especficas atravs de uma estrutura social formalizada. So sistemas racionais, que tambm tm sido normalmente definidas como sistemas naturais ou abertos. No modelo de sistema natural, as metas e estruturas organizacionais so secundrias viso da organizao como um sistema orgnico com forte desejo de sobreviver. Atualmente tem se a idia da organizao como um sistema aberto, definindo-a como uma coalizo de grupos de interesses mutantes, cada um dos quais busca atingir suas prprias metas no contexto do ambiente mais amplo. Aqui as organizaes so vistas como dependentes de fluxos de recursos do ambiente externo. Segundo Schein as organizaes so conceituadas atravs das seguintes caractersticas:

A organizao deve ser concebida como um sistema aberto, isto , em constante interao com os ambientes, importando deles matrias-primas, pessoas, energia e informao, transformando-os em produtos ou servios que sero exportados para aqueles ambientes. A organizao precisa ser entendida como um sistema com mltiplas funes e objetivos os quais envolvem mltiplas interaes entre ela e os ambientes. A organizao composta de vrios subsistemas em interao dinmica: humano, tecnolgico, estrutural e administrativo. Em funo de esses subsistemas possurem graus variveis de interdependncia, mudanas num subsistema tendem a afetar o comportamento de outros subsistemas. A organizao existe dentro de um conjunto de meios ambientes dinmicos, constitudos de vrios outros sistemas, alguns maiores, outros menores do que a organizao. Os vrios elos entre a organizao e seus ambientes dificultam a clara especificao dos limites de qualquer organizao.

2. O Ambiente Organizacional

Podemos dizer que ambientes so todos os fenmenos externos e que, de um modo potencial ou real, as influenciam. A populao estudada, aqui, so as organizaes.

Vrios fatores externos tm influencia direta sobre as organizaes. So eles: Fatores Tecnolgicos Fatores Legais Fatores Polticos Fatores Econmicos Fatores Demogrficos Fatores Ecolgicos Fatores Culturais

Entrada sass

TRANSFORMAO Ambiente

Sadas

O que todos esses fatores ambientais, embora selecionados e percebidos, provocam nas organizaes? Existem diversas respostas. Primeiro, as organizaes variam em sua vulnerabilidade s presses ambientais. Quanto mais uma organizao for dependente de seu ambiente, mais vulnervel se tornar. Quando uma organizao vulnervel, ela reage ao ambiente. Diversos estudos tm provado que grandes presses ambientais se relacionam a uma maior formalizao e a um endurecimento geral da organizao. estranho que as presses ambientais faam isso, porque, sob muitos aspectos, a organizao pouco articulada mais adaptada ao ambiente e tem maior probabilidade de desenvolver inovaes que podem ser benficas a longo prazo. Evidentemente, as organizaes vulnerveis ao ambiente correm maior risco de fracasso, caso uma inovao no venha a ser bem- sucedida. Toda organizao depende, em certo grau, de seu ambiente. Cada uma adapta estratgias internas para lidar com as presses percebidas. A teoria da contingncia sugere, de modo enftico, que no existe uma maneira tima para enfrentar as presses ambientais. O posicionamento especfico que uma organizao assume deriva das escolhas feitas em seu interior. Entre as estratgias que as organizaes desenvolvem para lidar com seu ambiente, uma das mais crticas a tentativa de moldar o prprio ambiente, quando estas tentam ganhar e manter o poder sobre condies ambientais de importncia estratgica para elas. Os ambientes organizacionais esto, portanto, sujeitos manipulao real, tentada, e talvez mesmo no intencional, pelas organizaes em seu interior. Temos avanado como se o ambiente fosse simplesmente algo l fora, distante da organizao, que todas as pessoas na organizao podem facilmente observar e identificar. Seria prtico se esse fosse o caso, mas no . O ambiente penetra na 3

organizao sob a forma de informao e, como toda informao, est sujeito aos problemas de comunicao e tomada de deciso que foram identificados. Informaes ambientais so informaes a ser processadas. Evidentemente, difcil determinar onde a organizao termina e o ambiente comea. Posies diferentes existem nas fronteiras de uma organizao, dependendo da atividade que ocorre no momento. Uma organizao seleciona os aspectos do ambiente com os quais lidar. O processo de seleo afetado pelos processos de seleo de outras organizaes com as quais est em contato. Ao mesmo tempo, evidentemente, os elos inter-organizacional so afetados pela presso ambiental. Dessa maneira, as organizaes agem construindo ou inventando seus ambientes. O alcance do domnio ou do ambiente reivindicado ou selecionado pelas organizaes exerce um impacto sobre suas operaes. Reivindicaes limitadas de domnio esto associadas estabilidade; reivindicaes amplas e incoerentes, perda de funes. Reivindicaes amplas juntamente com capacidade e inovao tecnolgica conduzem expanso do domnio. As reivindicaes de uma organizao por domnios raramente diminuem. A teoria organizacional tem ressaltado a importncia da incerteza percebida no ambiente. igualmente importante enfatizar que grande parte do ambiente percebido , na realidade, muito certo, em vez de incerto. O ambiente contm, porm, elementos de certeza e de incerteza. Mesmo quando um ambiente certo, evidentemente, no exige garantia de que ser percebido como tal. Do mesmo modo que as percepes dos indivduos, as da organizao so moldadas por suas experincias. Na realidade, pode ser que as organizaes sejam mais realistas do que as pessoas, por causa de suas constantes comparaes e rotaes de pessoal entre organizaes comparveis, mas ainda no foi demonstrado de modo claro ser esse o caso. Deve ser lembrado que aqueles que percebem o ambiente so tambm pessoas, todas possuindo idiossincrasias (cada indivduo sofre diferentemente os efeitos da mesma causa) de percepo.

3 . Bibliografia CELEPAR Companhia de Informtica do Paran. Disponvel em: http://www.pr.gov.br/batebyte/edicoes/2002/bb121/organizacoes.htm Acesso realizado em 19 de junho de 2007. DATAGRAMAZERO Revista de Cincia da Informao. Disponvel em: http://www.dgz.org.br/dez02/Art_03.htm . Acesso realizado em 19 de junho de 2007. USP Departamento de Administrao. Disponvel em: http://www.ead.fea.usp.br/semead/6semead/ADM %20GERAL/004Adm%20%20An%E1lise%20do%20Ambiente%20Organizacional.doc. Acesso realizado em 19 de junho de 2007.

Vous aimerez peut-être aussi