Vous êtes sur la page 1sur 7

Macroambiente Econmico Respostas s listas de exerccios 1o bim (2o sem)/2011. Lista 1 1.

. Seja uma economia que produza trs bens, A, B e C. No perodo inicial, o produto A teve preo igual a 8 unidades monetrias (u.m.) e quantidade de 12; o produto B, preo igual a 5 e quantidade de 10; o produto C, preo igual a 2 e quantidade de 5. No perodo final, o produto A teve preo igual a 10 unidades monetrias (u.m.) e quantidade de 20; o produto B, preo igual a 9 e quantidade de 12; o produto C, preo igual a 3 e quantidade de 6. Pergunta-se: a) Qual a variao nominal do produto entre os dois perodos? b) Qual a variao real do produto entre os dois perodos pelo critrio de Laspeyres? c) Qual a variao real do produto entre os dois perodos pelo critrio de Paasche? d) Qual a variao de preos por Paasche? e) Qual a variao de preos por Laspeyres?

(a) 108,97%; (b) 48,72%; (c) 44,89%; (d) 40,52%; (e) 44,23%. 2. Em uma economia fechada e sem governo em que tipo de conta, do Sistema de Contas Nacionais (SCN), possvel observar qual destinao (ou uso) os agentes produtivos conferem s suas rendas? Essa destinao se reflete sobre qual outra conta do SCN? Nessa outra conta, essa destinao est atrelada a que tipo de gastos da economia? Nas contas de apropriao, em poupana que pode ser destinada a investimentos (formao bruta de capital fixo e variao de estoques). Complemento resposta orientada em sala. A conta de apropriao revela que os agentes, de posse de suas rendas, podem destin-las poupana e ao consumo. A parcela que vai para o consumo refletida novamente na conta de produo, e nesse caso, significa que os agentes vo demandar produtos de consumo das empresas. Para melhor entendimento dessa relao, mais conveniente considerara conta de produo 1 verso, em que a referida demanda reflete-se no produto lquido (do lado do dbito). Veja-se que essa anlise tambm aplicvel aos investimentos. Tendo a poupana dos agentes rumado para a FBKF, essa FBKF retorna para a conta de produo 1 verso como demanda pelos agentes s firmas que ofertaro como produto justamente esse tipo de produto. Ento, o item produto lquido no lado do dbito engloba a produo de vrios tipos de bens (destinados, entre outros, a consumo e formao bruta de capital fixo). 3. Imagine uma economia que apresente em certo ano um PIB a preos de mercado de 1000, uma renda lquida enviada ao exterior de 50, depreciao de 30, 200 de impostos indiretos,e 20 de subsdios. Responda: a) trata-se de que tipo de economia (fechada, com governo etc.)? b) qual ser sua renda nacional lquida a custo de fatores?

(a) economia aberta e com governo; (b) RNLcf = 740; 4. Suponha que esta mesma economia no ano seguinte apresente o mesmo PIB e que o governo decida aumentar a carga de impostos diretos. Esse aumento deve alterar o perfil de utilizao da RNLcf dessa economia. Responda: a) em que conta do Sistema de Contas Nacionais pode ser observada essa alterao? b) Com base em sua resposta anterior e supondo que o governo no observe alterao em outras receitas correntes lquidas que apresente, o aumento de impostos diretos pode impactar em quais agregados econmicos? c) O impacto negativo ou positivo sobre esses agregados? (a) Conta de apropriao; (b) A questo pede para imaginar que a hipottica economia, alm de ter sofrido um aumento de impostos, no tenha apresentado alteraes em outras receitas correntes lquidas do governo. Alm disso, diz que o total do PIB continuou o mesmo de um ano para o outro, o que significa que a RNLcf tambm no se alterou. Ento o referido aumento de impostos provoca uma alterao na composio do uso da RNLcf (conforme o lado do dbito da conta) de um ano para o outro. Assim, um aumento de impostos (diretos) no outro ano deve significar que o governo, ao tambm no ter mudado suas outras receitas correntes lquidas, necessariamente retirou renda disponvel para outros usos (ou agregados), no ? Quais so esses usos? Consumo e/ou poupana; (c) O que o item c pede, est praticamente respondido: ao aumentar impostos sobre uma renda que no cresceu, o impacto sobre os agregados que sofreram com esse aumento s pode ser negativo. Lista 2 1. No curto prazo, o principal fator de produo o trabalho. Explique por que e descreva as principais caractersticas da Produtividade Marginal do Trabalho. Os demais fatores so fixos no curto prazo, dada a impossibilidade de aument-los ou dispens-los nesse perodo de tempo por exemplo, uma usina hidreltrica, que leva anos para ser construda. J o trabalho pode responder rapidamente s necessidades de produo das empresas em curto espao de tempo. A PMgL positiva, porm, decrescente. (Esta a essncia de toda a resposta; porm, deve ser mais trabalhada). 2. Sobre o mercado de trabalho, explique como determinada a demanda por trabalho e como ocorre o equilbrio no mercado de trabalho. A curva de demanda por trabalho. Para contratar trabalhadores, as empresas consideram seu lucro. Como a produtividade marginal do trabalho (PMgL) decrescente, as empresas desejam que o seu principal item de custo (o trabalho) tenha seu custo (salrio) tambm decrescente, para que seja mantida a lucratividade da produo. Por essa razo, para cada trabalhador adicional que queiram contratar, as empresas oferecem salrios cada vez menores (no mximo, iguais produtividade marginal).

p.Q w.L Q/L w/p (em que Q/L = PMgL)

O equilbrio de mercado de trabalho. Para se obter esse equilbrio, preciso, ainda, tratar da oferta de mo de obra. Os agentes econmicos ao oferecerem trabalho para as empresas levam em considerao a utilidade que esse trabalho pode lhes trazer. Essa utilidade refere-se ao que o salrio pago (a renda do trabalhador) pode propocionar em termos de consumo. Por outro lado, quanto mais tempo o agente dedica ao trabalho, menor tempo lhe resta ao lazer. Com o balano desses dois itens, os agentes oferecem mo de obra s empresas sempre que estas oferecerem salrios mais elevados. O confronto dessas duas foras antagnicas resulta no equilbrio de mercado de trabalho, no qual se define a quantidade de trabalhadores efetivamente empregada e o salrio pago pelas empresas. Ver os grficos dos slides da aula 4. (como resposta adequada, interessante o desenho do grfico, aliado sua explicao). 3. Uma certa economia apresentou durante certo ms uma Populao em Idade Ativa de 10.349.000 e uma Populao Economicamente Ativa de 9.840.000. Alm disso, Apurou 594 mil pessoas desocupadas. Sobre essa economia, responda s seguintes questes: a) Qual foi sua taxa de atividade? b) Qual foi sua taxa de desemprego? c) Suponha que, historicamente, a economia em questo nunca apresentou taxa de desemprego inferior a 4,5%. Quais podem ser as principais causas de essa taxa de desemprego no cair abaixo desse patamar? a) taxa de atividade = 95,08%; (b) taxa de desemprego = 6,04%; (c) A questo colocou a realidade do mercado de trabalho, de sempre existir uma taxa positiva de desemprego e solicitou razes para tal. Basicamente, esto vinculadas ao desemprego friccional (mudana de emprego que deixa o trabalhador transitoriamente desempregado, e a causas institucionais que fazem elevar o salrio efetivamente pago acima daquele que equilibra plenamente o mercado de trabalho, conforme visto na explicao acima (ocasionando o desemprego). Aqui, a resposta ideal com o desenho do grfico de equilbrio de mercado de trabalho, no qual deve-se apontar o efeito de um salrio superior ao de equilbrio sobre o emprego e o desemprego.

4. Sobre a discusso do produto (PIB) e (des)emprego no incio do sculo passado, explique quais eram os principais pontos de divergncia entre os economistas clssicos e Keynes. (Para responder, ver pontos 3.1, 3.2 e 5.1 do Livro do Froyen) Os economistas clssicos defendiam que a renda de equilbrio da economia est sempre em seu mximo com pleno emprego dos fatores produtivos (inclusive, trabalho); ou seja, a demanda est sempre no ponto mximo da oferta que a economia pode apresentar. De outro

modo, os economistas clssicos consideram que a oferta determina a demanda. Por isso, raciocinavam que intervenes do governo sobre a economia no tinham qualquer serventia sobre o nvel de renda de equilbrio que j estava em seu mximo. A divergncia de Keynes era que nem sempre ou quase nunca, a economia em seu ponto mximo (ou de pleno emprego), porque, para ele, a demanda que determina o nvel de oferta e no o contrrio. Por isso, defendeu poder haver ociosidade produtiva e desemprego. Em funo desse diagnstico, via nos gastos pblicos uma forma efetiva de interferir no nvel de renda e de emprego.

5. Suponha uma economia que tenha apresentado em determinado ano, gastos em investimentos de 15 unidades monetrias (u.m.), de Governo de 25 u.m., montante de tributos de 30 u.m., exportaes de 20 u.m., importaes autnomas de 5 u.m. Ao mesmo tempo, que houve um consumo autnomo de 5 u.m., que a propenso marginal a consumir foi de 0,7 e a propenso marginal a importar de 0,3. Pede-se: a) calcular a renda de equilbrio nesse ano. Qual o multiplicador de renda? b) apresentar uma funo de balana comercial e, em seguida, calcular o saldo comercial. (a) Y = 65,13; = 1,67; (b) = -4,54 6. Ainda considerando a economia da questo 4, observe-se que para o ano seguinte o governo decidiu melhorar suas contas, reduzindo seus gastos de 25 u.m. para 20 u.m.. a) Qual ser o impacto sobre a renda? b) Acontece algo com o saldo comercial? Por qu? (a) Y = 56,67; (b) = -2,034. A reduo dos gastos do governo provoca reduo da demanda agregada e da renda da economia. Com renda menor, as importaes acabam sendo reduzidas (dado que estas dependem da renda gerada na economia); por isso, o saldo da balana comercial torna-se menos deficitrio. Lista 3 1. Quais so as ticas pelas quais o conceito de produto interno bruto pode ser entendido? Aponte como essas ticas podem ser observadas nas contas do Sistema de Contas Nacionais de uma economia aberta e com governo. O PIB pode ser entendido sob a tica da oferta, da demanda e da renda, que no fundo compem a idia de sistema econmico (ver material da aula 2). Nas contas nacionais (material dos slides): a tica da oferta no exatamente visualizvel na verso final da conta de produo, mas, sim, no lado do dbito da conta de produo 1 verso de economia fechada e sem governo (item produto lquido). Notar que o conceito de produto lquido refere-se ao conceito de valor adicionado (ver item 2.2 sobre Atividade Econmica, material aula 2). A tica da demanda perceptvel em todo o lado do crdito da conta de produo (verso final), no lado do dbito da conta de apropriao (item consumo pessoal), no lado do dbito

da conta de capital (itens variao de estoques e formao bruta de capital fixo) no lado do dbito da conta de governo (item consumo do governo), nos lados do dbito e crdito da conta do setor externo (itens exportaes e importaes). A tica da renda notvel no lado do dbito da conta de produo (verso final), exceo dos itens importaes, depreciao e todos os itens relativos a governo; no lado do crdito da conta de apropriao, retirando os itens relativos a governo; no lado do crdito da conta do setor externo (item renda lquida enviada ao exterior). Destacam-se, ento, salrios, juros, lucros aluguis. Retirando os itens de governo, privilegia-se a noo de renda como sendo gerada pelo setor produtivo privado, da qual o governo retm uma parte para seus fins (impostos diretos, impostos indiretos) ou transfere para a sociedade (transferncias, subsdios). 2. Uma economia produz trs tipos de bens, sendo que no perodo inicial preos e quantidades para o produto A foram 2,2 e 10, para o produto B, 3 e 13, e para o produto C, 8 e 13, respectivamente. No perodo final, preos e produtos de A foram 2,3 e 11, de B, 3,5 e 14, e de C, 15 e 8. Solicita-se a variao real do PIB pelo critrio de Paasche e variao implicita de preos. Calcule a variao do PIB real por Laspeyres. O resultado diferente do de Paasche? Por qu? PIB por Paasche: -26,26%; PIB por Laspeyres: -21,09%; Os resultados de taxa de crescimento do PiB real so diferentes devido a estrutura de preos de cada perodo utilizados serem diferentes. Fazendo-se uma soma simples desses preos e verificando os pesos em cada perodo, observa-se que cada um tem um peso ou uma influncia diferente sobre a variao final do ndice de quantidades.
perodo 1 preo (R$) 2,2 3 8 13,2 perodo 2 preo (R$) 2,3 3,5 15 20,8

Produto A B C Total

Peso (%) 0,17 0,23 0,61 1,00

Peso (%) 0,11 0,17 0,72 1,00

3. Uma certa economia apresentou no ano de 2010 um Produto Nacional Bruto de 3030 (milhes), tendo gastos com consumo, de 1800, e gastos governamentais de 600. Como mantm relaes com o exterior apresentou exportaes de 415, importaes de 408 e renda lquida enviada ao exterior de 30. Sob essas condies qual foi a participao percentual dos investimentos no PIB, sob o critrio preos de mercado? Apresente as etapas do clculo. Participao dos investimentos no PIB: 21,34% 4. Suponha que, para uma determinada economia, durante um certo perodo, os investimentos tenham sido iguais a 75, que os impostos lquidos tenham sido fixados em 100, que os gastos do governo tenham sido de 80 e que o consumo (C) tenha sido expresso pela funo:

C = 25 + 0,8.Yd Onde Yd a renda disponvel e Y o PIB. Questiona-se: a) qual o nvel de renda de equilbrio (Y)? b) Qual o valor do multiplicador dos gastos do governo (Y/G)? E o multiplicador dos impostos (Y/T)? De que forma, cada um deles, impacta sobre a renda de equilbrio? Ainda: qual deles tem maior impacto? c) Suponha que os investimentos tenham cado em 40 unidades, para um nvel de 60. Qual ser o novo nvel de renda de equilbrio? d) Na questo anterior, qual o efeito implcito da variao dos investimentos sobre a renda? Explique-o. a) Y = 500; b) para essa questo, consultar captulo 5 do Froyen e arquivo aula 5.pdf. (Y/G) = 5 (Y/T) = -4 c) A formulao da questo ficou ambgua, podendo haver duas respostas. Se o valor dos investimentos cair em 40 unidades, tem-se o nvel investimentos de 35. Da, Y = 300. Se se usar investimentos iguais a 60 unidades, Y = 425. Por conta da impreciso, so aceitveis as duas respostas. d) O efeito implcito referido na questo o multiplicador de renda: qualquer variao em consumo autnomo, tributos, investimentos e gastos do governo ampliada pelo multiplicador de renda. 5. Explique do ponto de vista neoclssico qual o impacto da elevao da oferta monetria sobre a economia, com apoio da teoria quantitativa da moeda. a viso de neutralidade da moeda, sob duas proposies: uma, de neutralidade total sobre a renda (ou PIB); outra (de Cambridge), de impacto efetivo durante um perodo de tempo sobre a renda, para, em prazo maior, esse impacto se desfazer e transformar-se em aumento de preos (como na primeira proposio). Em ambos os casos, V por hiptese, fixo. Na primeira proposio, o produto est a pleno emprego e qualquer aumento de moeda aumenta apenas os preos. Na outra, aceita-se a possibilidade do produto ser transitoriamente influenciado pelo aumento de moeda, ficando em nvel acima do normal (pleno emprego) para depois retornar ao seu nvel natural e dar lugar a uma elevao de preos. Ver material das aulas 7 e 8.

6. Explique como o Banco Central pode interferir na oferta de moeda O banco central pode afetar a oferta de moeda por meio de: operaes de open market, de operaes de redesconto e de depsitos compulsrios; outro meio adicional: controle e seleo de crdito. (Resposta adequada: analisar cada um dos mecanismos mencionados). Para maiores detalhes, ver texto Cleto-Lucas alm daqueles j mencionados no guia de estudo.

Vous aimerez peut-être aussi