Vous êtes sur la page 1sur 5

CONTRIBUIO DE VIGOTSKY PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAO.

Hercules Moura da Silva Ribeiro Professor - Jorge Ariano Carneiro Nunes Centro Universitrio Leonardo da Vinci - UNIASSELVI Licenciatura em Matemtica (Mad0083) Prtica do Mdulo I 07/07/11 RESUMO Este artigo apresenta um estudo sobre a Teoria Sociocultural de aprendizagem segundo Vigotsky. A partir de reviso bibliogrfica, este estudo se prope a levantar quais as contribuies deste terico para a compreenso do desenvolvimento da educao. Vigotsky entende o conhecimento como adaptao e como construo individual, ao mesmo tempo mostra interesse na questo de como os fatores sociais e culturais influenciam o desenvolvimento intelectual. Palavras-chave: Conhecimento. Educao. Desenvolvimento intelectual. 1 INTRODUO A importncia do meio social para a constituio do indivduo uma das idias defendida por Lev S. Vygotsky (1896-1934), psiclogo russo, foi um proeminente da perspectiva contextual, especialmente em sua aplicao ao desenvolvimento cognitivo das crianas. O foco central de Vigotsky o complexo social, cultural e histrico do qual uma criana faz parte. Para Vygotsky, as crianas nascem com poucas funes mentais elementares a ateno, sensao, percepo e memria que so transformadas pela cultura em notas e sofisticadas funes mentais, sendo que cada cultura dar as suas crianas ferramentas de adaptao intelectual. (PEREIRA, Eliana Regina; CLEMENS, Juara, 2009). Vygotsky acreditava que as caractersticas individuais do individuo e at mesmo suas atitudes individuais esto compostas de trocas com o coletivo, ou seja, mesmo o que tomamos por mais individual de um ser humano foi construdo a partir de sua relao com a sociedade. Um ponto central da teoria de Vygotsky o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), que afirma que a aprendizagem acontece no intervalo entre o conhecimento real e o conhecimento potencial.

2 DESENVOLVIMENTO Vygotsky defende a idia de contnua interao entre as mutveis condies sociais e as bases biolgicas do comportamento humano. Partindo de estruturas orgnicas elementares, determinadas basicamente pela maturao, formam-se novas e mais complexas funes mentais, a depender das experincias sociais a que as crianas se acham expostas. Para Vygotsky, no adianta ter todo o aparato biolgico da espcie para realizar uma tarefa se o indivduo no participa de ambientes e prticas especficas que propiciem esta aprendizagem. No podemos pensar que a criana vai se desenvolver com o tempo, pois esta no tem, por si s, instrumentos para percorrer sozinha o caminho do desenvolvimento, que depender das suas aprendizagens mediante as experincias a que foi exposta. (PEREIRA, GILIANE BONFIM 2010). Nesta abordagem, a crianca reconhecida como ser pensante, capaz de vincular sua ao representao de mundo que constitui sua cultura, sendo a escola um espao e um tempo onde este processo vivenciado, onde o processo de ensino-aprendizagem envolve diretamente a interao entre vrios individuos. Essa interao e sua relao com a imbricao entre os processos de ensino e aprendizagem podem ser melhor compreendidos quando nos remetemos ao conceito de ZDP. Para Vygotsky (1996), Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), a distncia entre o nvel de desenvolvimento real, ou seja, determinado pela capacidade de resolver problemas independentemente, e o nvel de desenvolvimento proximal, demarcado pela capacidade de solucionar problemas com ajuda de um parceiro mais experiente. So as aprendizagens que ocorrem na ZDP que fazem com que a criana se desenvolva ainda mais, ou seja, desenvolvimento com aprendizagem na ZDP leva a mais desenvolvimento,por isso dizemos que, para Vygotsky, tais processos so indissociveis. (RABELLO, E.T. e PASSOS). justamente nesta zona de desenvolvimento proximal que a aprendizagem vai ocorrer. A funo de um educador escolar, por exemplo, seria, ento, a de favorecer esta aprendizagem, servindo de mediador entre a criana e o mundo. Como foi destacado anteriormente, no mago das interaes no interior do coletivo, das relaes com o outro, que a criana ter condies de construir suas prprias estruturas psicolgicas (Creche Fiocruz, 2004).

assim que as crianas, possuindo habilidades parciais, as desenvolvem com a ajuda de parceiros mais habilitados (mediadores) at que tais habilidades passem de parciais a totais. Temos que trabalhar, portanto, com a estimativa das potencialidades da criana, potencialidades estas que, para tornarem-se desenvolvimento efetivo, exigem que o processo de aprendizagem, os mediadores e as ferramentas estejam distribudas em um ambiente adequado (Vasconcellos e Valsiner, 1995). Temos, portanto uma interao entre desenvolvimento e aprendizagem, que se d da seguinte maneira: em um contexto cultural, com aparato biolgico bsico interagir, o indivduo se desenvolve movido por mecanismos de aprendizagem provocados por mediadores.
Para Vygotsky, o processo de aprendizagem deve ser olhado por uma tica prospectiva, ou seja, no se deve focalizar o que a criana aprendeu, mas sim o que ela est aprendendo. Em ossas prticas pedaggicas, sempre procuramos prever em que tal ou qual aprendizado poder ser til quela criana, no somente no momento em que ministrado, mas para alm dele. um processo de transformao constante na trajetria das crianas. As implicaes desta relao entre ensino e aprendizagem para o ensino escolar esto no fato de que este ensino deve se concentrar no que a criana est aprendendo, e no no que j aprendeu. Vygotksy firma est hiptese no seu conceito de zona de desenvolvimento proximal (ZDP). (Creche Fiocruz, 2004).

Lev Vygotsky desenvolveu a teoria sociocultural do desenvolvimento cognitivo. A sua teoria tem razes na teoria marxista do materialismo dialctico, ou seja, que as mudanas histricas na sociedade e a vida material produzem mudanas na natureza humana. Vygotsky abordou o desenvolvimento cognitivo por um processo de orientao. Em vez de olhar para o final do processo de desenvolvimento, ele debruouse sobre o processo em si e analisou a participao do sujeito nas actividades sociais. Ele props que o desenvolvimento no precede a socializao. Ao invs, as estruturas sociais e as relaes sociais levam ao desenvolvimento das funes mentais. Ele acreditava que a aprendizagem na criana podia ocorrer atravs do jogo, da brincadeira, da instruo formal ou do trabalho entre um aprendiz e um aprendiz mais experiente. O processo bsico pelo qual isto ocorre a mediao (a ligao entre duas estruturas, uma social e uma pessoalmente construda, atravs de instrumentos ou sinais). Quando os signos culturais vo sendo internalizados pelo sujeito quando os humanos adquirem a capacidade de uma ordem de pensamento mais elevada. (Ana Almada, 2006)

3 CONSIDERAES FINAIS O presente trabalho teve como finalidade o estudo do desenvolvimento e a compreenso da criana, focalizando a terica scio cultural proposta por Vygotsky, na qual estuda e entende o individuo como um ser que biolgico e social ao mesmo tempo. A criana esta em desenvolvimento desde o primeiro dia de vida, mudanas fsicas, biolgica, cognitivas, afetivas, emocionais, celebrais, todas estas mudanas sendo influenciadas pelo biolgico do individuo e ao mesmo tempo pela interao que este faz com a sociedade, interao scia cultural. No processo educativo, tanto o corpo docente como a criana so individuo que desempenham papel principal. Um no pode existir sem o outro, ambos tem que serem vistos como figura central na aprendizagem. O corpo discente, atravs das interaes com os professores, que desempenham papel de Mediadores, desenvolve seus conhecimentos a partir do seu biolgico e interaes com a sociedade. Sendo assim, cabe ao educador um papel importante no desenvolvimento de aprendizagem do indivduo, levando e transmitindo a estes suas experincias e conhecimento, criando um ambiente propcio ao desenvolvimento da aprendizagem e buscando compreender as diferenas individuas de cada criana, levando em considerao seu meio familiar, seu biolgico, e a cultura de cada criana, a partir da, desempenhando papel de mediador no desenvolvimento cognitivo da criana.

REFERNCIAS PEREIRA, Eliana Regina; CLEMENS, Juara. Caderno de estudos: Psicologia Geral e do Desenvolvimento Centro Universitrio Leonardo da Vinci. Indaial: Ed. Grupo UNIASSELVI, 2009.

PEREIRA, GILIANE BONFIM 2010, disponvel em http://www.webartigos.com/articles/60114/1/ABORDAGENS-SOBRE-A-CRIANCA-E-SEUDESENVOLVIMENTO-A-RELACAO-ENTRE-O-BIOLOGICO-E-O-SOCIAL-E-O-PAPEL-DAEDUCACAO/pagina1.html acessado em 13/06/2011.

CRECHE FIOCRUZ. Projeto Poltico Pedaggico. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2004.

RIBEIRO, A. M. Curso de Formao Profissional em Educao Infantil. Rio de Janeiro: EPSJV / Creche Fiocruz, 2005. VASCONCELLOS e VALSINER. Perspectivas co-construtivistas na educao. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1995. VYGOTSKY, L. S. A formao social da mente. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1996. VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1998. BASSO, Cntia Maria. ALGUMAS REFLEXES SOBRE O ENSINO MEDIADO POR COMPUTADORES, Minas Gerais. Disponvel em: http://www.ufsm.br/lec/02_00/CintiaL&C4.htm. acessado em: 10/04/2011. CARVALHO, Diana Carvalho de. http://www.scielo.br/pdf/pe/v7n1/v7n1a06.pdf. acessado em: 10/04/2011. RABELLO, E.T. e PASSOS, J. S. Vygotsky e o desenvolvimento humano. Disponvel em <http://www.josesilveira.com> no dia 10 de abril de 2011.

Vous aimerez peut-être aussi