Vous êtes sur la page 1sur 44

Manual powerbox cabo

ndice
1 Informao Importante 3 1.1 Lista de Componentes 3 1.2 Primeiros passos 3 2 Informaes de Segurana 4 3 Instalao 5 3.1 Painel Frontal 5 3.2 Painel Traseiro 6 3.3 Ligaes 7 4 Telecomando 11 5 Configurar a powerbox 13 5.1 Servio TV Digital 14 5.2 Definies powerbox 19 5.3 Pesquisa de Canais 25 5.4 Informao do Canal 27 5.5 Editar Lista de Canais 28 5.6 Actualizao de software 29 6 Funes 31 6.1 Ligar/desligar a powerbox 31 6.2 Mudar de canal 31 6.3 Lista de canais 31 6.4 Controlo de volume 32 6.5 Barra de programao 33 6.6 udio 34 6.7 Voltar 35 6.8 Guia de utilizao do telecomando 35 7 Problemas de resoluo imediata 38 8 Garantia 41 9 Glossrio 43 10 Dados tcnicos 44

Copyright OctalTV - Engenharia de Sistemas para TV Interactiva, S.A.

1 Informao Importante
1.1 Lista de Componentes

1 Powerbox 1 Guia de Instalao Rpida + 2 Manuais 1 Telecomando 2 Pilhas para o telecomando 1 Cabo SCART simples 1 Fonte de alimentao 1 Carto de Cliente

1.2 Primeiros passos 1 2 3 4 5 6 7


Coloque as pilhas no telecomando, verificando a polaridade. Leia as instrues de segurana com ateno (Cap. 2). Ligue a powerbox sua televiso e a outros perifricos, se assim o pretender (Cap. 3). Saiba como utilizar correctamente o telecomando (Cap. 4). Saiba como configurar e actualizar o software da powerbox (Cap. 5). Caso detecte alguma anomalia, consulte a lista de problemas de resoluo imediata (Cap. 7). Consulte o glossrio, caso no perceba o significado de alguma sigla ou abreviatura (Cap. 9).

Copyright OctalTV - Engenharia de Sistemas para TV Interactiva, S.A.

2 Informaes de Segurana
Inactividade prolongada e trovoadas Desligue a powerbox da alimentao, caso esta esteja inactiva durante um longo perodo de tempo ou durante uma trovoada. Desligue tambm todos os dispositivos ligados ao mesmo. Alimentao Especificao: 220V~240V AC, 0.5A , 50/60Hz. Verifique que o cabo de alimentao no se encontra danificado. Utilize apenas a fonte de alimentao fornecida. Limpeza Desligue a powerbox da tomada antes de proceder sua limpeza. Utilize um pano seco e macio. Ligaes Utilize apenas os cabos fornecidos com a powerbox para funcionar com a mesma. Localizao Mantenha a powerbox sempre junto da televiso. Todos os equipamentos elctricos tendem a aquecer. O calor gerado pelo aparelho reduzido, mas mesmo assim o suficiente para causar pequenas alteraes em mobilirio mais sensvel. Coloque alguma proteco debaixo da powerbox. Condicionamento Coloque a powerbox num local ventilado, com as ranhuras a descoberto. No sobreponha outros equipamentos. Lquidos, Sol, Calor Mantenha a powerbox longe de lquidos e de humidade. Nunca coloque a powerbox junto de aquecedores ou exposta directamente ao sol.

Copyright OctalTV - Engenharia de Sistemas para TV Interactiva, S.A.

3 Instalao
3.1 Painel Frontal

Figura 3.1: Painel Frontal.

Luzes Indicadoras de Estado e Receptor de Infra-Vermelhos Cor Estado Verde Ligado Vermelho Em espera Laranja Em actualizao
Tabela 3.1: Estado das Luzes indicadoras.

Ranhura para Carto de Cliente


No carto indicada a posio de insero correcta.

Copyright OctalTV - Engenharia de Sistemas para TV Interactiva, S.A.

3.2 Painel Traseiro

Figura 3.2: Painel Traseiro.

Conectores SCART (TV e VCR/DVD) Conectores RCA Vermelho e Branco udio analgico Stereo Preto udio digital (SPDIF)

Conector RF OUT Conector RF IN Conector de alimentao Conector Ethernet

Copyright OctalTV - Engenharia de Sistemas para TV Interactiva, S.A.

3.3 Ligaes
Alimentao Ligue a powerbox apenas a tomadas com 220V / 50Hz AC. Utilize unicamente a fonte de alimentao fornecida com a powerbox.

Ligao da powerbox televiso Exemplo 1: Ligao da powerbox televiso atravs de um conector SCART Ligar um dos lados do cabo SCART ao conector SCART da powerbox e o outro entrada SCART da sua televiso.

Figura 3.3: Ligao televiso. Nota: A ligao do conector Ethernet opcional e no influencia o correcto funcionamento da powerbox. A ligao Ethernet a um modem de Banda Larga est condicionada disponibilizao de servios TV Cabo.

Copyright OctalTV - Engenharia de Sistemas para TV Interactiva, S.A.

Exemplo 2: Ligao da powerbox a uma televiso e a um vdeo/DVD em simultneo Para ligar a televiso e o vdeo em simultneo, necessita de dois cabos SCART. Ligue a sada SCART (TV) entrada SCART da sua televiso. Ligue a sada SCART (VCR/DVD) entrada SCART do vdeo. As ligaes so semelhantes caso use um leitor/gravador de DVD no lugar do vdeo.

Figura 3.4: Ligao a televiso e vdeo/DVD. Nota: A ligao do conector Ethernet opcional e no influencia o correcto funcionamento da powerbox. A ligao Ethernet a um modem de Banda Larga est condicionada disponibilizao de servios TV Cabo.

Copyright OctalTV - Engenharia de Sistemas para TV Interactiva, S.A.

Ligao da powerbox a sistemas de udio Exemplo 3: Ligao da powerbox a uma televiso e a um sistema de som HI-FI Ligue a sada SCART (TV) da powerbox entrada SCART da televiso. Ligue a sada RCA Stereo (Vermelho e Branco) s entradas RCA do sistema de som.

Figura 3.5: Ligao a um sistema de som Hi-Fi. Nota: A ligao do conector Ethernet opcional e no influencia o correcto funcionamento da powerbox. A ligao Ethernet a um modem de Banda Larga est condicionada disponibilizao de servios TV Cabo.

Copyright OctalTV - Engenharia de Sistemas para TV Interactiva, S.A.

Exemplo 4: Ligao da powerbox a uma televiso e a um sistema de som DOLBY DIGITAL A powerbox permite a ligao a um sistema de HomeTheater preparado para Dolby Digital. Ligue a sada SCART (TV) da powerbox entrada SCART da televiso. Ligue a sada SPDIF (RCA Preto) entrada RCA do sistema de som.

Figura 3.6: Ligao a um sistema Home Theater (Doby Digital). Nota: A ligao do conector Ethernet opcional e no influencia o correcto funcionamento da powerbox. A ligao Ethernet a um modem de Banda Larga est condicionada disponibilizao de servios TV Cabo.

Copyright OctalTV - Engenharia de Sistemas para TV Interactiva, S.A.

10

4 Telecomando

Figura 4.1: Telecomando.

Copyright OctalTV - Engenharia de Sistemas para TV Interactiva, S.A.

11

Ligar/Desligar
Liga e desliga a powerbox.

Cursores Mute
Liga e desliga o som(ON/OFF). Move cursor nos ecrs: sobre os canais regula volume e mudana de canais.

CODE
Programa o comando para que este controle tambm a TV. Pressione teclas CODE e TV em simultneo. Quando a luz encarnada da tecla TV acender, deixe de carregar nas teclas CODE e TV. Carregue novamente apenas na tecla CODE. A luz encarnada da tecla TV fica intermitente. Carregue , que liga e desliga a vrias vezes na tecla powerbox, at a sua televiso desligar automaticamente. Carregue na tecla TV e volte a ligar a televiso. O comando est agora a controloar a TV (modo TV).

OK
Confirma escolhas.

ESC
Sobre os ecrs powerbox volta emisso TV. Se estiver nos Menus Setup volta ao ecr anterior.

C
Muda de canal.

TV/AV
Em modo TV esta tecla permite mudar a fonte de sinal, optando por uma das vrias entradas de equipamento (Vdeo, DVD).

VOL
Aumenta/Diminui volume.

Teclas numricas
Teclas numricas para escolha directa de canal. A tecla 0 coloca a barra de programao na parte inferior do ecr de televiso.

TV
Para controlar a televiso carregue nesta tecla. Sabe que est em modo TV porque se carregar em qualquer tecla, a tecla TV fica intermitente.

*
Mostra Menu de informao sobre vrias opes da powerbox (programa em exibio; altera fonte de udio, verifica nvel de qualidade do sinal, indica exibies VOD disponveis, saldo VOD em , identifica a powerbox e a verso de software/hardware.

TV Cabo
Ao pressionar esta tecla, passa a controlar a powerbox. Sabe que est em modo powerbox porque se carregar em qualquer tecla, a tecla TV Cabo fica intermitente. Ex: caso tenha estado a controlar a televiso, ao pressionar a tecla TV Cabo voltar a controlar a powerbox.

#
Mostra Menu de configurao da powerbox.

Voltar
Volta ao canal ou ecr anterior.

Vdeo-on-Demand Replay
Replay (nos Canais Lusomundo Premium e Gallery)/Multicmaras (nos canais SportTV e RTP)/Multijogos (na SportTV)/Guia do Canal (na maioria dos canais)/Notcias (nos menus de servio powerbox).

Mosaico
Mosaico de canais TV Cabo e porta de entrada nos restantes servios powerbox.

Guia TV

5 Configurar a powerbox
Pode configurar e personalizar a sua powerbox. do telecomando para entrar no menu de configurao. Pressione a tecla [Setup]

Figura 5.1: Menu de SETUP.

Para escolher a opo desejada, utilize as teclas () para confirmar a sua escolha. Nota:

e ()

. Pressione o boto [Ok]

Navegao dentro dos menus atravs do telecomando da powerbox: Utilize as teclas de () e() para escolher a opo que quer alterar. pode alterar as definies anteriormente seleccionadas. Utilizando as teclas () e () Para voltar ao menu inicial pressione a tecla [ESC] .

13

5.1 Servio TV Digital

Figura 5.2: Menu Servio TV DIGITAL. O menu Servio TV Digital permite configurar e consultar informao relativa powerbox. Dentro do menu Servio TV Digital, escolha a opo que quer alterar deslocando-se entre elas, e () . Ver que a opo seleccionada apresentar uma moldura atravs das teclas () amarela. Utilize a tecla [Ok] para aceder opo pretendida. Para sair do menu Servio TV Digital e . voltar ao menu inicial, basta carregar na tecla [ESC] ID powerbox {pg. 15} Esta opo disponibiliza informao sobre a powerbox e o Carto de Cliente. VOD - Saldo {pg. 16} Nesta opo pode consultar o saldo de Video-on-Demand (VOD) disponvel e a lista de filmes adquiridos. Configurao de rede {pg. 17} Esta opo permite configurar a ligao por rede da sua powerbox. Desta forma a sua box ter um endereo ip e poder visualizar pginas desenhadas especificamente para o efeito.

14

5.1.1 ID powerbox

Figura 5.3: Opo ID powerbox. A opo ID powerbox permite-lhe consultar os dados relativos powerbox e ao seu Carto de Cliente. Verso do carto Pode consultar informao sobre a verso do seu Carto de Cliente. Verso de CA Pode consultar a verso de acesso condicional do seu carto. N de srie do carto Pode consultar o nmero de srie do seu Carto de Cliente. N de srie powerbox Pode consultar o nmero de srie da sua powerbox. Tipo de equipamento Pode consultar o tipo do seu equipamento. Estado do carto Pode consultar o estado do seu Carto de Cliente: 1. Carto OK 2. Carto Suspenso 3. Carto no registado 4. Carto invlido 5. Carto anulado

15

6. Carto ainda no registado Nota: Para resoluo dos estados 2 a 6 pressione ESC at sair do menu de configurao e siga as instrues que surgem no ecr sobre a emisso televisiva.

5.1.2 Saldo VOD Neste menu, pode consultar o saldo de Video-on-Demand (VOD) disponvel no seu Carto de Cliente, o valor de crdito gasto e a lista de filmes adquiridos.

Figura 5.4: Opo Saldo Video-on-Demand. Saldo Disponvel Pode consultar o saldo disponvel no seu Carto de Cliente. No Manual de instrues encontrar informao sobre carregamentos no Carto de Cliente.

Total de Consumos Pode consultar o valor do crdito utilizado at ao momento.


Lista de Filmes adquiridos Pode consultar o histrico dos filmes adquiridos no servio Video-on-Demand.

16

5.1.3 Configurao de rede

Figura 5.5: Opo Configurao de Rede. A opo Configurao de Rede permite configurar a ligao da sua powerbox rede Internet. Nota: A ligao da powerbox rede Internet est condicionada disponibilizao de servios TV Cabo. IP Esta opo permite-lhe optar entre a configurao automtica ou manual. Caso escolha a opo automtica, os valores sero detectados na rede e preenchidos automaticamente. Caso escolha a opo manual, dever preencher as opes em baixo de forma manual. Endereo No caso de optar pela configurao manual, deve preencher este campo com o endereo IP. Mscara No caso de optar por configurao manual, deve preencher este campo com a mscara de subrede pretendida. Gateway No caso de optar por configurao manual, deve preencher este campo com o endereo IP da porta de ligao (default gateway). Broadcast No caso de optar pela configurao manual, deve preencher este campo com o endereo de broadcast (o endereo mais alto da sub-rede pretendida). DNS No caso de optar pela configurao manual, deve preencher este campo com o endereo IP de um servidor de DNS (Domain Name System).

17

Portal IP No caso de optar pela configurao manual, o endereo http colocado automaticamente pelo servidor. Link Indica se a rede est activa ou no. Pacotes Enviados Informao sobre o nmero de pacotes enviados para a rede. Pacotes Recebidos Informao sobre o nmero de pacotes recebidos da rede.

18

5.2 Definies powerbox

Figura 5.6: Menu Definies powerbox. Dentro do menu de Definies powerbox, escolha a opo que quer alterar deslocando-se entre elas, atravs das teclas () e () (ver que a opo seleccionada apresentar uma moldura a amarelo). Utilizando as teclas ( ) e( ) poder alterar as definies. As alteraes so gravadas de forma automtica, sempre que passe para o menu anterior ou seguinte, usando as teclas
() e()

Para sair do menu Definies powerbox e voltar ao menu inicial, basta

. carregar na tecla [ESC] Para alterar as definies das opes apresentadas com a legenda Definir, pressione a tecla OK.

19

Bloqueio de Canais

Figura 5.7: Opo Bloqueio de Canais. A opo bloqueio de canais permite-lhe criar um cdigo para bloquear o acesso powerbox ou a canais pr-definidos.

I Cdigo
1. Insira um cdigo de 4 dgitos. Este ser o seu cdigo de acesso aos menus de configurao (SETUP) e powerbox ou aos canais definidos como bloqueados, consoante o tipo de bloqueio escolhido. 2. Volte a inserir o cdigo para validao.

II

Tipo de Bloqueio Seleccione o tipo de bloqueio pretendido. Esto disponveis as seguintes opes: Desligado no existe qualquer bloqueio activo; Global ser pedido o cdigo de acesso quando liga a powerbox e quando acede ao menu de Setup; Canal permite-lhe bloquear canais. Aps seleccionar esta opo de bloqueio, aceda ao menu Editar listas para seleccionar os canais que pretende bloquear. necessrio introduzir o cdigo para aceder aos canais definidos como bloqueado e aos menus de configurao (SETUP).

20

Barra de programao

I Tempo de visualizao

Fig. 5.8: Opo Barra de programao

Nesta opo pode definir o tempo que a barra de programao permanece no ecr. Pode definir que a barra nunca esteja activa, nunca desaparea ou pode tambm definir o tempo em que est activa (entre 1 e 20 segundos).

II Tempo decorrido do programa


Nesta opo pode definir se pretende que a informao do tempo decorrido do programa esteja activada ou desactivada. Esta informao aparece na barra de programao do canal, no canto direito e indica o tempo j decorrido do programa.

III VOD - Saldo


Nesta opo pode definir se pretende que o saldo de Video-on-Demand (VOD) aparea ou no na barra de programao do canal. O saldo VOD aparece na barra de programao do canal, no lado direito e indica o saldo disponvel no seu Carto de Cliente.

21

Cor dos menus Este menu permite configurar a cor dos menus da sua powerbox. para escolher a cor pretendida. Utilize as teclas () e () As cores disponveis so: Azul Azul Mate Verde Verde Mate Amarelo Amarelo Mate Vermelho Violeta Castanho Castanho Claro Castanho Mate Salmo Caramelo Cinzento Laranja

Idioma Esta opo permite escolher o idioma para navegao na sua powerbox. para escolher o idioma pretendido. Utilize as teclas () e () Esto disponveis os idiomas portugueses e ingls. Fuso Horrio: Permite configurar o fuso horrio. Para Portugal Continental e Madeira dever seleccionar o fuso horrio de Lisboa. Para os Aores escolha o fuso horrio dos Aores.

22

Imagem e Som

Fig. 5.9: Opo Imagem e Som.

Sada de vdeo TV Esta opo permite-lhe escolher o formato da sada de TV da powerbox. Esto disponveis as seguintes opes: CVBS+RGB, CVBS e apenas YC. Para obter a melhor imagem possvel, leia o manual de instrues da sua televiso, de modo a escolher a opo adequada.

II Sada de vdeo VCR


Esta opo permite-lhe escolher o formato da sada de vdeo da powerbox. Esto disponveis as seguintes opes: CVBS e apenas YC.

III Formato do ecr Esta opo permite ajustar o formato do ecr. Esto disponveis as seguintes opes: 4:3 Letterbox 4:3 CC0 16:9 Caso a sua televiso tenha ecr panormico, dever seleccionar o formato 16:9. IV Dolby Digital Esta opo permite-lhe activar/desactivar o sistema Dolby Digital. V
Controlo AV Esta opo permite-lhe activar/desactivar controlo AV.

23

Definies originais Pode repor as definies originais da sua powerbox. Ir perder as configuraes efectuadas. A powerbox ir reiniciar de forma automtica.

Fig. 5.10: Repor definies originais.

24

5.3 Pesquisa de Canais

Figura 5.11: Menu Pesquisa de Canais. Notas:

Sempre que a powerbox arranca efectuada uma pesquisa de canais, detectando alteraes feitas grelha de canais. Estes dados (frequncia de acolhimento e rede) tm de ser fornecidos pela TV Cabo. Consulte o Guia de Instalao Rpida para obter esta informao. Seleccione a frequncia de acolhimento da sua zona e a respectiva rede. Se estes valores estiverem incorrectos no sero encontrados canais. Seleccione a opo Iniciar pesquisa e carregue em [OK]. Ir aparecer o quadro da figura seguinte onde pode visualizar o estado da pesquisa. Uma instalao colectiva utiliza o sinal do satlite transmodulado para cabo em condomnios fechados. As instalaes colectivas so geralmente utilizadas em condomnios fechados, fora das grandes cidades. Active esta opo apenas se a rede de sinal TV da sua zona for uma rede privada.

25

Figura 5.12: Evoluo da pesquisa de canais. Quando termina a pesquisa, pressione [OK] para confirmar.

Figura 5.13: Pesquisa de canais bem sucedida.

26

5.4 Informao do Canal

Figura 5.14: Menu Informao do canal. O ecr Informao do Canal mostra os parmetros das caractersticas tcnicas da transmisso, bem como outro tipo de informao sobre o canal seleccionado. Estao: Frequncia: Modo: Fornecedor: Service ID: Nome e nmero do canal seleccionado. Informaes sobre o canal. Informaes sobre o canal. Nome do fornecedor do servio de televiso. Nmero de identificao da parte do pacote de transporte que contm o canal seleccionado. PID sobre o qual pode ser encontrado o Teletexto. PID do canal de udio do canal seleccionado. PID do canal de vdeo do canal seleccionado.

PID Teletexto: PID de udio: PID de Vdeo:

Potncia do sinal: Mostra a potncia do transmissor seleccionado.

Qualidade:

Mostra a qualidade de sinal do canal seleccionado.

27

5.5 Editar Lista de Canais


Nesta opo pode criar e gerir uma lista alternativa de canais, designados por canais favoritos. Pode seleccionar os canais que pretende e mov-los para a outra lista (um a um). Para mover os canais entre listas, pressione Verde ou [OK].

Figura 5.15: Menu Informao do canal.

Figura 5.16: Confirmao de alterao.

28

5.6 Actualizao de Software


Esta opo fornece informao sobre a verso de software da powerbox. A qualquer momento pode efectuar uma pesquisa para obter uma verso de software mais actualizada
1 Verso de Software

2 Verso de Hardware

3 Barra de progresso

4 Estado da pesquisa de actualizao

Figura 5.17: Menu Actualizao de Software. Para iniciar a pesquisa de software, pressione [OK]). A sua powerbox ir procurar a verso de software mais recente.

Figura 5.18: Evoluo da Pesquisa.

29

Sempre que existir uma nova verso de software, aparecer um ecr igual ao da Fig. 5.19. Se pretender que a powerbox actualize o software, pressione [OK]. Caso contrrio,pressione [ESC].

Figura 5.19: Nova verso de software encontrada. Terminado o carregamento de software, a powerbox necessita de trs minutos para completar o processo. Aguarde mais trs minutos e a powerbox reiniciar automaticamente. Pressione [OK] para finalizar o processo.

Figura 5.20: Confirmao da actualizao.

30

6 Funes
6.1 Ligar/desligar a powerbox
Ligue a powerbox, premindo a tecla [On/Off] no telecomando.

6.2 Mudar de canal


Para mudar de canal, utilize as teclas ( ) e ( ) ou as teclas de algarismos do tambm permitem mudar de canal. telecomando. As teclas

6.3 Lista de canais

Figura 6.1: Caixa de Informao e Lista de Canais. Pressione a tecla [Ok] Pressione a tecla [Sair] enquanto est a ver televiso para visualizar a lista de canais. para sair da lista de canais.

31

Pressione a tecla [Voltar]

para visualizar a lista de favoritos.

6.4 Controlo de Volume

Figura 6.2: Controlo de Volume. Poder alterar ou inibir o volume atravs do telecomando da sua powerbox. do telecomando da powerbox. Para aumentar ou diminuir o volume, utilize as teclas Aparecer no ecr uma barra, indicando o estado actual do volume. Esta barra desaparecer tambm permitem controlar o volume quando est em automaticamente. As teclas (/) / emisso televisiva. . Para anular a inibio, carregue novamente Para inibir o som, basta premir o boto [Mute] no boto [Mute] ou altere o volume.

32

6.5 Barra de programao

Figura 6.3: Caixa de Informao e Lista de Canais. Sempre que mudar de canal, surgir em rodap a Barra de programao com o nmero do canal, o nome, a hora, o incio e fim do programa actual e seguinte. Nesta barra, encontrar ainda informao sobre o saldo actual do servio Video-on-Demand. A Barra de programao ir desaparecer aps o tempo pr-definido nas configuraes. Pressione a tecla amarela para obter a sinopse do programa actual e seguinte. Se pressionar a tecla [OK], surge adicionalmente no ecr a lista de canais.

33

6.6 udio

Figura 6.4: Mudar idioma do canal. Se um programa estiver disponvel em vrios idiomas poder escolher aquele que mais lhe interessar. Para aceder a esta opo, pressione a tecla [*] e no menu seleccione a opo Idioma. Confirme com [OK]. Na opo Seleco de fonte de udio poder escolher o idioma utilizando as teclas [ ] e[ ] . Confirme posteriormente com a tecla [Ok] . Poder sair do menu sem realizar alteraes, atravs da tecla [ESC] .

34

6.7 Voltar
Pressione o boto [Voltar] , para alternar entre o canal actual e o ltimo canal seleccionado. Pode tambm alternar entre a lista de canais e a lista de favoritos.

6.8 Guia de Utilizao do Telecomando

6.8.1 Configurao do telecomando para Televiso Nota:


O telecomando fornecido permite controlar a televiso. Deve ter especial ateno s teclas TV Cabo (19) e TV (20) que permitem o controlo da powerbox ou da TV, respectivamente, s aps a seleco das mesmas.

Para configurar o telecomando para funcionar com a sua televiso, prima as teclas [CODE]

[TV]

Verifique a lista de cdigos para seleccionar o cdigo que corresponde a cada televiso. O procedimento para configurar o seguinte: 1) Prima a tecla [CODE] e [TV] ao mesmo tempo. Quando a luz indicadora da tecla TV ligar, liberte ambas as teclas; 2) Introduza a sequncia de 3 dgitos da marca de televiso correspondente, consultando a lista de cdigos (ver ponto 6.8.3); 3) Se introduzir o cdigo de 3 dgitos correctamente, a luz indicadora ir apagar. Se o cdigo no estiver na lista, a luz encarnada da tecla TV ir apagar. Se o cdigo no estiver na lista, a luz encarnada da tecla TV ir piscar 2 vezes e manter-se- no estado de programao. Neste caso, volte a repetir todo o procedimento. . O sistema sai do modo de Se quiser sair do modo de configurao, prima a tecla [TV] configurao, se nenhuma tecla for pressionada num espao de 10 segundos.

6.8.2 Busca Rpida


1) Ligue a televiso; e em seguida [TV] simultaneamente; 2) Prima a tecla [CODE] 3) Quando a luz encarnada da tecla indicadora do modo TV acender, liberte as duas teclas; outra vez para entrar no modo de Busca Rpida. A luz 4) Prima a tecla [CODE] encarnada da tecla TV vai comear a piscar; 5) Aponte o telecomando para a sua televiso, prima e liberte a tecla [Ligar/Desligar] devagar e, sucessivamente, at a televiso desligar. Se isto acontecer, avance para o procedimento 6). Se no, repita o procedimento do ponto 5); e a luz encarnada desta 6) Para sair do modo de BUSCA RPIDA, prima a tecla [TV] tecla ir apagar. 7) Experimente as outras teclas como, por exemplo, as de volume ou de mudana de canal para verificar se esto a funcionar correctamente. Se no, repita o procedimento desde o ponto 1). Ateno: Durante a BUSCA RPIDA, todas as teclas funcionam normalmente excepto a tecla [Ligar/Desligar] . Pode, portanto, verificar as outras teclas sem sair do modo de

35

BUSCA RPIDA. O sistema sai do modo de BUSCA RPIDA, se nenhuma tecla for pressionada num espao de 30 segundos. Cdigos das diferentes marcas de televises: Existem 3 dgitos para cada marca da televiso, e qualquer um desses dgitos pode ser identificado: 1) Mantenha premida a tecla [CODE] . Em seguida prima o dgito do nmero seleccionado como, por exemplo: 1, 2 ou 3; 2) Liberte ambas as teclas; 3) O cdigo de dgitos representado pelo nmero de vezes que a luz encarnada desta tecla pisca (quando no pisca significa que um zero). Reset do Telecomando: 1) Para fazer um reset para as definies de fbrica, prima [CODE] +[TV] -> 990 2) A luz encarnada da tecla TV ir piscar 3 vezes, o que significa que a configurao original est concluda.

36

6.8.3 Lista de Cdigos


MARCA Aiwa Akai Amstrad 261 005,159,169 006 010,017,018,020,054,231,232,233, 234,236,246 145,146,155 001,166,167 168,209 001,171 033,193,240 007,008,009,013,025,026,029,035, 094,161,169,221 016,160 003,004,043,080,153,172,252,700, 701 003,010,018,020,045,050,051,053, 054,056,094 004,040,041,042,044,047,055,061, 062,063,064,065,066,067,068,174, 221,222,710 077,119,178,179 025,078,079 027 052,081,155,156,189,213,242 005,045,047,055,068,083,084,085, 086,087,162,177 026,027 010,018,045,051,053 044,052,092,119,154,155,181,182, 707 184 720 006,016,028,057,088,108,109,187, 187,189 001,003,019,037,040,106,110,111, 112,114,190,212,241 TV MARCA Philco Philips Pioneer TV 019,023,024,025,151,155,169,170,2 31 003,026,027,046,073,113,115,155,1 91,192,192,193,194,223,266,230,24 2 000,027,067,243 004,005,007,008,009,010,013,016,0 26,027,028,045,050,051,052,069,09 4,153,221,231,232,234,235,236 204,210,211 000,065,067,075,085,098,099,100,1 03,117,155,185,186,222,224 005,047,048,055,066,068,069,076,0 82,086,097,162,177,195,249,250,26 7,268 026,033,043,159,160,170,175,212,2 15,702,703,716 013,031,044,074,119,120,121,122,1 23,162,167,170,182,195,205 004,011,015,019,025,036,038,255,2 58,262 096 011,058,078 044,054,119,124,196,198,225,227

Blaupunkt Century Clarivox Daewoo Elbe Fenner Finlux Funai Goldstar Grundig

Quelle RCA SABA Salora Samsung Sanyo Schneider SEG Seleco Sharp

Hitachi JVC Kennedy Konig Lowe Opta Luxor Marantz Minerva Mitsubishi NEC Nokia Orion Panasonic/ National

Siemens Singer Sony Tatung Technovision Telefunken Tensai Thomson ThornFerguson Toshiba Ultravox Univox Videocon

010,231,232,233,234,236 025,029,147,149,155 028,119,126,127,128,129,130,182,1 99,228,260,705 002,004,026,028,031,131 263 067,075,098,132,133,134,135,140,1 85,186,231,235 013,016,033,037,039,178 065,067,075,078,098,100,103,185,1 86,222,722 001,135,136,137,140,144,148,152,1 60,186,229,256 022,044,094,119,138,139,141,142 003,025,082,096,146,155 001 033,138,141,716

Tabela 6.1: Lista cdigos (CODE SETS).

37

7 Problemas de resoluo imediata


Situao Causas possveis
Transformador desligado da corrente elctrica Sem imagem e sem som Lista de canais vazia Cabo coaxial ou cabo SCART no conectado ou erradamente conectado Com som mas sem imagem Som com rudo Cabo SCART mal encaixado ou danificado Cabo SCART danificado Cabo coaxial danificado Alguns canais sem imagem ou com imagem deteriorada

Soluo
Verifique se o transformador est ligado corrente e powerbox Faa uma nova pesquisa de canais (como descrito anteriormente) Verificar ligaes de acordo com diagrama de instalao apresentado Verifique a ligao do cabo SCART Verifique se o cabo SCART est em boas condies, se possvel experimente outro cabo SCART Verifique se o cabo SCART est em boas condies, se possvel experimente outro cabo SCART Se possvel, experimente outro cabo coaxial (o cabo que liga a tomada TV Cabo powerbox)

Powerbox no responde ao comando

Desligue e volte a ligar a powerbox Faa uma nova pesquisa de canais (como descrito anteriormente) Carregue na tecla TV Cabo (se em Carregou por engano na tecla TV do seguida, ao carregar em qualquer tecla, a tecla TV Cabo ficar comando da powerbox intermitente significa que o comando est a controlar a powerbox) Defeito no canal de transmisso ou powerbox bloqueada Pilhas gastas Desligue e volte a ligar a powerbox (dever desligar da corrente) Substitua as pilhas do seu comando Prima a tecla * e verifique o valor do campo SNR. Caso seja inferior a 27db, experimente outro cabo coaxial (o cabo que liga a tomada TV Cabo powerbox). Se se mantiver o valor SNR contacte a TV Cabo.

Canal a ser transmitido com novas definies

Imagem bloqueia

Sinal degradado

Comando no controla Ligue o cabo SCART entrada SCART o som embora aparea Cabo SCART erradamente conectado para TV na powerbox indicao visual no ecr Tabela 7.1: Problemas de resoluo imediata.

38

Se verificar que h um bloqueio geral da powerbox (situao fora do normal), siga estas instrues:

Verifique a correcta insero das pilhas no telecomando e troque-as, caso estejam gastas; Se verificar que a powerbox continua a no responder ao telecomando, ento; o Desligue a powerbox da corrente de alimentao e retire o cabo de sinal; o Ligue a powerbox na ficha de alimentao e com o cabo de sinal desligado da powerbox; o Aceda ao menu "Setup" e seleccione a opo Lista de canais; o Apague todos os canais da lista de programas; o Volte a desligar a powerbox com o telecomando e, de seguida, na ficha de alimentao; o Ligue o cabo de sinal powerbox; o Ligue a ficha de alimentao da powerbox; o Assim que a powerbox arrancar, carregar a lista de canais automaticamente. Caso contrrio, deve proceder procura de canais no menu "Setup".

Se a imagem bloqueia constantemente, deve desligar a powerbox da corrente elctrica e voltar a lig-la.

Figura 7.1: Erro de autorizao. Se surgir a mensagem da figura 7.1, deve entrar em contacto com o Servio de Apoio ao Cliente da TV Cabo, para que se possa resolver a situao com a maior brevidade possvel.

39

Sempre que encontrar alguma anomalia referente a imagem e/ou som, dever verificar: O nvel do volume da powerbox e da televiso; Se a ligao da ficha SCART entre a powerbox e a televiso est bem efectuada e em perfeitas condies; Se o cabo de sinal da powerbox est bem ligado.

Sempre que qualquer uma das anomalias descritas no se resolva com as indicaes referidas neste manual, dever contactar a TV Cabo, atravs da Linha de Apoio Tcnico TV Cabo, nmero 707 266 466 (chamada de custo local), ou contactar o seu agente TV Cabo.

40

8 Garantia
- Certificado de garantia Atravs desta garantia ao consumidor, a OctalTV garante que o produto est livre de defeitos, quer de materiais quer de mo-de-obra, pelo perodo de 2 (dois) anos a partir da data de venda (mencionada no recibo ou factura). Se durante o perodo de garantia o produto acusar problemas devido a defeitos de material ou mo-de-obra, os servios Tcnicos autorizados ou Agentes de assistncia Autorizada, procedero, sem quaisquer encargos com mo-de-obra ou peas, reparao ou (ao critrio da OctalTV) substituio do produto ou dos seus componentes defeituosos de acordo com as seguintes condies. A OctalTV reserva-se ao direito, de (por seu prprio critrio) substituir os componentes de produtos defeituosos ou produtos de pequeno valor, tanto por componentes ou produtos novos, como por componentes ou produtos reciclados. O produto ou componente (s) substitudo (s) passam a ser nossa propriedade. - Condies: 1. Esta garantia s ser concedida quando a factura ou recibo de venda original (indicando a data de aquisio, tipo de produto e nome do agente de venda) for apresentada com o produto defeituoso e/ou confirmado em sistema OctalTV o produto e respectivo prazo de garantia. A OctalTV reserva-se o direito de recusar a assistncia em garantia, gratuita, se no forem apresentados os documentos acima descritos (informao completa e legvel) e/ou se o equipamento em causa no se encontrar no sistema da OctalTV ainda dentro do perodo de garantia. 2. Esta garantia no reembolsar nem cobrir os danos resultantes de adaptaes ou ajustamentos, que tenham sido feitos no produto sem o prvio consentimento escrito da OctalTV, de modo a satisfazer os padres tcnicos ou de segurana nacionais ou locais em vigor em qualquer outro pais que no o(s) pas(es) para o(s) qual/quais o produto foi originalmente concebido e produzido. 3. Esta garantia no produzir efeito se o tipo ou nmero de srie e CAS ID do produto tiverem sido alterados, apagados, removidos ou tornados ilegveis. 4. Esta garantia no cobre nenhuma das seguintes situaes: a) Manuteno peridica e reparao ou substituio de peas devido ao desgaste normal; b) Qualquer adaptao ou alterao para actualizar o produto relativamente s caractersticas que possua quando foi comprado, descritas no manual de instrues, sem o consentimento prvio por escrito da OctalTV; c) Custos de transporte, custos de deslocao em reparaes ao domiclio e todos os riscos de transporte relacionados, directa ou indirectamente, com a garantia do produto; d) Ficam excludas do mbito da garantia as situaes de avaria causadas por: d.1.(a) mau uso, uso imprudente ou manipulao indevida do equipamento contrariamente s instrues constantes do manual de utilizador do Fabricante/fornecedor; d.2.(b) interveno de terceiros no autorizados no equipamento;

41

d.2. (c)instalao deficiente e contrria s instrues do fabricante/fornecedor ou s boas regras de arte; d.2. (d) alteraes bruscas na corrente elctrica; d.3. exposio dos equipamentos, excepto no que se refere aos que compem o Kit antena, ao ar livre, chuva, sol, areia, humidade ou similares; d.4. exposio dos equipamentos a condies climatricas ou ambientais extremas e/ou a intempries ou catstrofes naturais; d.5. derramamento de lquidos, corrosivos, detergentes, ou quaisquer outros produtos de limpeza sobre os equipamentos que no os indicados pelo fabricante/fornecedor; d.6. armazenamento indevido dos equipamentos ou acondicionamento e isolamento de invlucros exteriores deficiente; d.7. ligao ou tentativa de ligao indevida dos equipamentos com outros iguais ou diferentes sem o apoio tcnico do fornecedor/fabricante ou da TV Cabo; d.8.alteraes bruscas na corrente elctrica ou na alimentao do tuner induzida pelo LNB, fora do mbito do descrito na Especificao Tcnica e no Guia de Utilizador e d.9. avarias originadas por casos fortuitos ou de fora maior. e) Equipamentos cujos selos de segurana/garantia se encontram violados; 5. Esta garantia no afecta os direitos estaturios dos consumidores consagrados nas leis nacionais em vigor, nem os direitos dos consumidores sobre o Agente que emanam do contrato de compra e venda estabelecido entre eles. A garantia abrange o aparelho fornecido no acto da venda. Todo o equipamento que se encontre danificado, mesmo que respeitando a sua devida utilizao, devido a erros de fbrica e/ou de material, ser substitudo ou reparado nossa escolha. Igualmente, reservamo-nos o direito de substituir o aparelho danificado por um aparelho mais recente. Os custos de material assim como os custos de tempo de trabalho sero suportados por ns, no estando includos nestes os custos de envio do aquisitor at ao Centro de Reparaes. Peas substitudas passam a ser nossa propriedade. Nota:
Se o direito reclamao de garantia no for efectuado conforme as alneas anteriores e/ou no caso de se verificar que o mau funcionamento do aparelho tenha sido originado por violao de Hardware ou Software instalado por terceiros, reservamo-nos o direito de debitar todos e quaisquer custos que da advenham.

Dados do Cliente Nome do Cliente: Morada do Cliente: Nr Cliente TV Cabo: Dados equipamento Nr CAS ID: Dados do Agente Nome do Agente: Assinatura Agente: Data:
(Carimbo do Agente)

Nr Srie:

Nr Carto:

42

Glossrio
CA Conditional Access.

Forward Error Correction (FEC) Sistema para controlo de erros na transmisso de dados. Frequncia Nmero de ciclos por segundo, expresso em Hertz (Hz). Frequncia Intermdia (FI) A frequncia para a qual uma portadora deslocada, como passo intermdio numa emisso ou recepo. OSD - On Screen Display

PID (Pocket Identifier) Conjunto de valores que identificam os pacotes de informao que contm dados relativos a um determinado canal. Polarizao Caracterstica de uma onda electromagntica que determina a orientao do vector campo elctrico. QAM - Modulao em amplitude e quadratura. SCART - 'Syndicat des Constructeurs d'Appareils Radiorcepteurs et Tlviseurs SPDIF Sony-Philips Digital Interface Format.

43

9 Dados Tcnicos
Geral Telecomando Universal (permite controlar TV e powerbox) Barras de funo multi-lingusticas (OSD) Teletexto Lista de canais TV e Rdio separadas Guia de programas electrnico avanado (Advanced EPG) EPG Presente/Seguinte (Short EPG) Especificaes de base Desmodulao QAM 16/32/64/128/256 (ETS 300 429) Symbol rate 1,77 Msymbols/s VHF/UHF support, 7/8 Mhz comutvel Entradas Gama de frequncia de entrada: 47...862 MHz Connector de entrada: Conector IEC fmea. Impedncia de entrada: 75 ) Nvel de sinal: -25...-65 dBm Perda mnima 6dB (75 ) Sadas: 1 SCART VIDEO/DVD: Composto, Audio L/R, Y/C 1 SCART TV: Composto, RGB, Audio L/R, Y/C 3x RCA: udio L, udio R, SPDIF (udio Digital) 1x RF OUT (funo de loop-through), Impedncia de sada: 75 Fonte de alimentao 12 V (220 V / 50Hz) Consumo inferior a 12 Watts Dados adicionais Manual do utilizador Telecomando Medidas da powerbox ca. 248mm x 147mm x 35mm Gama de temperaturas de +5 C a +40C Normas Standard ETS 300 429 MPEG2 Transport stream de acordo com ISO/IEC 13818-1 DVB-Video/udio de acordo com ISO/IEC 13818-2, -3 Teletexto em VBI de acordo com ETS 300 472 IS-13252, IS-13420, LTD20 (1971), IS-14202, IS-14231, IS-6873, IS-9000

44

Vous aimerez peut-être aussi