Vous êtes sur la page 1sur 6

Sumrio

Sumrio.................................................................................................................. 2 Introduo ............................................................................................................. 3 Resultados.............................................................................................................. 5 Discusso............................................................................................................... 5 Anexo..................................................................................................................... 6 Referncias.............................................................................................................7

Introduo Os seres humanos possuem vinte e trs pares de cromossomos sendo vinte e dois destes autossmicos e um par sexual. Os homens, geralmente possuem apenas uma dose do cromossomo sexual X, enquanto a mulher possui duas. Para compensar essa diferena, um dos cromossomos X feminino inativado, como proposto pela geneticista inglesa Mary Lyon. Essa inativao aleatria, podendo ocorrer tanto no cromossomo herdado do pai como no de origem materna. Esse cromossomo X inativado chamado corpsculo de Barr e est localizado na periferia do ncleo, prximo membrana nucelar. Homens normais no apresentam este corpsculo por possurem apenas um cromossomo X e este permanecer ativo, enquanto mulheres normais apresentam um nico corpsculo de Barr.

Objetivo

Localizar e observar a cromatina sexual, corpsculo de Barr, na interfase.

Material * Esptulas de madeira limpas e estreis; * Lminas; * Lamnulas; * Microscpio; * Orcena Actica (2 g de orcena + 65 ml de cido actico + 35 ml de gua destilada) ; *Papel Filtro;

Resultados

Aps os procedimentos, observou-se o corpsculo de Barr, como previsto, pois a clula era de um organismo feminino e foi encontrado apenas um corpsculo evidenciando um indivduo normal. O corpsculo no foi encontrado na outra amostra porque ela foi retirada de uma mucosa bucal masculina.

Discusso Nas clulas somticas das mulheres somente um cromossomo X ativo. O segundo X , assim, inativo e aparece nas clulas em interfase como cromatina sexual, corpsculo de Barr, assim denominada por ter sido observada, pela primeira vez, em 1949 por Bertram e Barr. Segundo Thompson e Thompson, a inativao do X tem trs conseqncias, sendo estas: compensao de dose, variabilidade de expresso em mulheres homozigotas e mosaicismo. Como o homem XY e a mulher XX, a inativao de cromossomo X ocorre como compensao de dose, pois, ser produzida quantidades iguais de produtos gnicos entre os sexos. No Entanto, essa inativao no completa, alguns dos genes continuam ativos.

Anexo
1) O estudo da cromatina sexual permite definir o sexo do individuo e, em alguns casos, detectar anomalias ligadas estas cromatinas, como por exemplo sndromes como a de Klinefelter e Turner. 2) Essa inativao ocorre para compensar a dose, variabilidade de expresso em mulheres heterozigotas. 3) Porque a primeira amostra pode conter impurezas. 4) No. Porque ele possui apenas um cromossomo X e este se encontra ativo.

Referncias *BORGES-OSRIO, Maria Regina. Gentica humana. Porto Alegre: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1993. 415 p. (Biomdica); *THOMPSON, James; THOMPSON, Margaret W. Gentica mdica. 6. ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 2002. 385 p. (Srie Biomdica ).

Vous aimerez peut-être aussi