Vous êtes sur la page 1sur 7

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHO UEMA

ELESBO PINTO MAGALHES FILHO

SISTEMAS OPERACIONAIS MOBILES

COELHO NETO (MA) JUL 2011

Elesbo Pinto Magalhes Filho

SISTEMAS OPERACIONAIS MOBILES

Pesquisa

apresentado

Universidade

Estadual do Maranho UEMA, como requisito para obteno da nota final na disciplina Sistemas Operacionais do

professor Luis Andre.

COELHO NETO (MA) JUL 2011

SUMRIO

1. SISTEMAS OPERACIONAIS MVEIS ................................................04 2. IOS .......................................................................................................04 3. SYMBIAN .............................................................................................04 4. WINDOWS PHONE .............................................................................05 5. ANDROID .............................................................................................06 6. BIBLIOGRAFIA ....................................................................................07

SISTEMAS OPERACIONAIS MVEIS

Processadores mais velozes, mais memria e um salto considervel no que diz respeito ao armazenamento foi dado nos gadgets mobile.

O que antes era possvel apenas pelos computadores de mesa agora pode ser feito em qualquer lugar, a qualquer hora do dia, direto da palma mo. Junto evoluo, chegaram s empresas querendo ganhar o seu na guerra da mobilidade.

OSX - IOS A interface simplificada, composta por cones espalhados na rea principal e outros fixos na parte de baixo da tela, chamada de Dock, para ligao, mensagens, email e outros de sua preferncia. Para trocar de telas, basta arrastar o dedo de um lado para o outro, ao passo que para abrir o aplicativo necessrio apenas um toque sobre seu cone.

O iOS tambm um sistema com restries estranhas para um smartphone. At o iOS 3 no existia suporte a MMS e algo simples extremamente simples como copiare-colar. S a partir do iOS 4 que o sistema passou a suportar multi-tarefa, e mesmo assim de forma extremamente limitada (o aplicativo s consegue rodar alguns processos em background, no realmente multi-tarefa real).

Para contornar as limitaes do iOS, muitos usurios apelam para o jailbreak, um processo que remove as limitaes impostas pela Apple. Um exemplo era nas primeiras verses do sistema, onde o jailbreakpermitia instalao de aplicativos bem antes da chegada do iOS 2.0.

SYMBIAN Fruto da parceria entre Ericsson, Nokia, Motorola e PSION, o sistema operacional amplamente utilizado pela Nokia e se faz presente tambm em outras marcas, tendo como objetivos primrios manter integridade e segurana dos dados, evitar desperdcio de tempo do usurio e trabalhar com recursos escassos. Esse desenvolvimento em conjunto resultou na formao da fundao Symbian, no ano de 1998, visando aproveitar ao mximo a convergncia entre dispositivos portteis do tipo PDA e de telefones celulares. Uma dcada depois, a Nokia

anunciou a compra de todas as aes, prometendo o desenvolvimento de programas sem custos e acelerar a inovao no mercado.

O Symbian j foi o sistema operacional mobile mais popular do mundo, graas ao lanamento de bons celulares equipados com o sistema na poca de ouro da Nokia. Porm a chegada do iPhone e Android e a demora para o Symbian se adaptar aos novos tempos, onde interfaces otimizadas a toque se tornaram obrigatrias, fizeram o Symbian perder popularidade rapidamente.

WINDOWS PHONE 7 O Windows Phone o Android da Microsoft. Enquanto o Android integrado aos servios do Google, o Windows Phone integrado com os servios da Microsoft (Windows Live, Xbox Live, Skydrive, Bing, Office 360). Ele tambm um sistema que pode ser licenciado para vrios fabricantes. Seu principal destaque sua interface Metro, uma interface otimizada a telas de toque nica, onde cada "cone" tambm serve para notificaes.

Apesar da bela interface e a integrao com os servios da Microsoft, o sistema ainda no conseguiu ganhar popularidade e mesmo com o crescimento do nmero de aparelhos com o sistema, o Windows (tanto o Mobile quanto o Phone) nos dispositivos mobile est perdendo espao.

Mas o futuro do sistema promete: a prxima atualizao ("Mango") vai trazer multitasking e copiar-colar, dois recursos muito exigidos pelos seus usurios. E a parceria com a Nokia e os servios da Ovi sendo integrados dentro da plataforma Windows Phone pode deixar o sistema bem mais interessante.

ANDROID O SO da gigante Google (que conta com um consrcio de mais de 34 empresas para banc-lo) tambm o que mais causa alarde na indstria de sistemas para portteis e celulares, justamente por ter um apoio to forte e pela sua natureza, de programao aberta, acessvel a todos os interessados.

Baseado em Linux, ele traz consigo suporte para todo tipo de conexo sem fio (3G, EDGE, Wi-Fi e Bluetooth), para multimdia inclusive vdeos de alta definio e extremamente verstil, facilmente adaptado a PDAs ou aos tradicionais telefones em barra, com suas telas menores.

A Android Inc. comeou em 2003 como uma pequena empresa desenvolvendo um sistema operacional mobile sem grandes pretenses, baseado no kernel Linux. Em 2005 ela foi comprada pelo Google, o que gerou aqueles rumores que a gigante de buscas estaria desenvolvendo um smartphone. Mas o Google tinha projetos muito maiores para aquele sistema que eles tinham nas suas mos, e em 2008 (cerca de um ano depois do primeiro iPhone) chegava ao mercado o primeiro smartphone equipado com aquele sistema operacional, pelas mos da HTC.

REFERNCIAS

REVISTA INFO. So Paulo: Editor, Roberto Civita, julho de 2011.

THECTUDO. Internet, http://techtudo.com.br.

Vous aimerez peut-être aussi