Vous êtes sur la page 1sur 4

OAB 138 - 1 Fase Mdulo I - Noite Disciplina: Direito Administrativo Professor Alexandre Mazza Data: 08/04/2009

TEMAS ABORDADOS EM AULA 2 Aula: Atos Administrativos e Organizao da Administrao Pblica. 1. Atos Administrativos toda declarao unilateral do Estado ou de quem lhe faa s vezes no exerccio de prerrogativas pblicas destinada a cumprir concretamente a lei e sujeita a controle de legitimidade pelo judicirio * Regime Jurdico Administrativo * Normas de Direito Pblico * Supremacia do Interesse Pblico * Indisponibilidade do Interesse Pblico (privilgios e sujeio) Privilgio: Atributos do Ato Sujeio: Requisitos do Ato 1.2 Requisitos de Validade do Ato a) Forma (exteriorizao do ato); b) Finalidade ( o bem tutelado, o objetivo almejado); c) Competncia (est relacionado com a pessoa que pratica o ato); d) Objeto (efeito jurdico do ato); e) Motivo (pressuposto de fato e direito que leva o agente a agir) 1.3 Quanto Formao a) Simples (que pode ser singular ou composto); b) Complexo 1.4 Quanto ao Regramento a) Vinculado: (no d margem de liberdade) os quatro elementos so vinculados. Competncia, motivo, forma e finalidade. b) Discricionrio (d margem de liberdade) vinculado aos seguintes elementos: Competncia, forma e finalidade. Ex.: art.24 da Lei 8666 * Mrito Administrativo: Espao que a lei reservou para o agente pblico ( a oportunidade e a convenincia). Obs. A diferena entre os Atos Vinculados e Discricionrios: quanto margem de liberdade de atuao do agente. No ato discricionrio o agente tem margem de liberdade para atuao, dentro dos limites da lei. No vinculado o agente no tem margem de liberdade para atuao, far o que est na lei. Exemplo: licena para construir (ato vinculado). 1.5 Atributos do Ato Administrativo So as caractersticas do ato: a) Presuno de Legalidade / Presuno de Legalidade e Veracidade: os atos so presumidamente verdadeiros e legais, sendo uma presuno relativa (admite prova em contrrio)

b) Imperatividade: ato imposto aos particulares sem a necessidade de concordncia deste. c) Auto Executoriedade: executado sem precisar da anuncia do Poder Judicirio. 1.6 Formas de Extino dos Atos Administrativos a) Renncia: o beneficirio do ato abriu mo da vantagem que lhe foi concebida; b) Cumprimento de seus efeitos: o ato extinto porque cumpriu seus efeitos; Ex.: concesso de frias; Ato exaurido = ato que cumpriu seus efeitos; c) Desaparecimento sujeito/objeto: o ato est extinto porque desapareceu o sujeito ou objeto; Ex.: tombamento de uma casa e esta atravs de um vendaval derrubada, portanto, est extinto o tombamento; d) Cassao: o particular no cumpriu com seus deveres, retirada de um direito adquirido do administrado em virtude do descumprimento de suas regras. e) Caducidade: o ato extinto em razo de lei nova no mais permite a prtica daquele ato; f) Contraposio/derrubada: em razo da prtica em razo da prtica de um novo ato antagnico ao primeiro; g) Revogao: ocorre quando o ato inconveniente ou inoportuno (s se aplica aos atos discricionrios): ex nunc: legal h) Anulao: ato ilegal ex tunc (administrativo e judicial): h possibilidade de convalidao i) Nulo: ilegal ex tunc (administrativo e judicial). 2. Organizao da Administrao Pblica um aparelhamento estatal que compe a chamada Administrao Pblica Direta e Indireta. 2.1 Administrao Direta Princpio do Federalismo (art.1, CF): Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judicirio (art.2, CF). Unio (art.18, CF); Estado (art.25, CF); Distrito Federal (art.32, CF); Municpios (art.29, CF) 2.2 Administrao Indireta So as entidades de Direito Pblico e de Direito Privado que prestam servio publico ou exploram determinada atividade econmica de interesse do Estado. Formado pelas: 2.2.1 Autarquias So Pessoas Jurdicas de Direito Pblico, criadas por lei especfica (art. 37, XIX, da CF) para o desenvolvimento de funes prprias do Estado. Atividade tpica da administrao, responsabilidade objetiva, bens pblicos, tem imunidades tributria recproca (mas s para Impostos de patrimnios de renda e de servios). Passam por processo de licitao. Exemplos: INSS, Banco Central (BACEN), IBAMA, INCRA, UFMG (todas as universidades pblicas), UNB. Caractersticas a) direito pblico: servios autnomos b) so criadas e extintas por lei especfica: no podem falir c) so imunes a impostos

d) possuem autonomias gerenciais e oramentrias (capacidade de auto-governo). As autarquias no tm subordinao hierrquica, mas so vinculadas a Ministrios. e) exercem atividades prprias do Estado: nunca exercem atividades econmicas. 2.2.2 Fundaes Pblicas So pessoas jurdicas de Direito Pblico ou Privado so autorizados por lei especfica e exercem atividades sociais. 2.2.3 Empresas Pblicas So pessoas jurdicas de direito privado, criadas com autorizao legislativa com totalidade de capital pblico e forma de regime organizacional livre. Ex.: Correios, Embratur, Infraero. 2.2.4 Sociedade de Economia Mista So pessoas jurdicas de direito privado, criadas por autorizao legislativa, com maioria do capital pblico, sendo obrigatoriamente sociedade de economia mista. Ex.: Banco do Brasil, Petrobrs * As Empresas Pblicas e a Sociedade de Economia Mista se prestam servios pblicos so imunes a Impostos, a responsabilidade objetiva e no podem falir. Sofrem uma influencia maior de direito pblico e podem sofrer impetraes de mandado de segurana. Ex.: ECT (correios); Se explorarem atividades econmicas no tem imunidades, a responsabilidade subjetiva, podem falir. No sofre impetrao de mandado se segurana e sofrem uma influencia menor, das regras de direito pblico. Ex.: Banco do Brasil, Petrobrs Obs.: Empresas Estatais e Empresas Governamentais As Empresas Estatais podem atuar em duas reas: 1) Servios Pblicos: tem que licitar sempre; 2) Atividade Econmica: atividades meio tm que licitar j atividade fim no precisa licitar. * Prestadora de Servio Pblico: forma objetiva. * Exploradora de atividade econmica: forma subjetiva * No tem imunidade tributria recproca, exceto correios 2.2.5 Agncias Reguladoras So autarquias com regime especial. Seus dirigentes so estveis com e com mandatos fixos. Os dirigentes sindicais tm mandato fixo, s perde o mandato se renunciar, atravs de processo administrativo ou deciso judicial transitado em julgado. Quando sair deve cumprir quarentena que vai de 4 a 12 meses, sem poder trabalhar no Poder Pblico, e nas empresas que ajudar a fiscalizar. Exemplos: ANATEL, ANEEL, ANP, ANAC 2.2.6 Agncia Executiva uma autarquia ou uma fundao que celebra contrato de gesto, sendo apresentado um plano estratgico de reestruturao e desenvolvimento institucional. 2.2.7 Consrcio Pblico com Personalidade Jurdica de Direito Pblico um contrato cujas partes so os Entes da Federao. Regido pela Lei 11.107/05. Consrcio Pblico possui personalidade jurdica, podendo ser de Direito Pblico ou de Direito Privado art. 6, 1. 2.2.8 Associaes Pblicas Pessoas jurdicas de direito pblico, criada aps a celebrao de consrcios pblicos por entidades federativas. As associaes pblicas pertencem a administrao indireta de todas as entidades consorciadas. Obs. Os consrcios tambm podem criar entidades de direito privado.

* Para a OAB no mais uma Autarquia Especial Deciso do STF OAB uma pessoa sui generis - ADIN 3026 do DF julgada improcedente 2.3 Entidades Paraestatais ou Entes de Cooperao So pessoas jurdicas de direito privado criado por particulares sem fins lucrativos e que iro auxiliar o Estado. a) servios sociais autnomos; b) organizaes sociais (contrato de gesto); c) terceiro setor: so entidades de iniciativa privada que pertencem ao Estado. 1 Setor: o Estado 2 Setor: so atividades econmicas (que visa lucro e clientela); 3 Setor: Exercem atividades de interesse pblico, mas no visam lucro. Ex. organizao no governamentais. So as entidades do chamado sistema S (sesc, senai, sesi), que so servios sociais autnomos. QUESTES SOBRE OS TEMAS 1. (OAB/AM. 2002-1) A valorao dos motivos e a escolha do objeto do ato, feitas pela Administrao Pblica incumbida de sua prtica, quando autorizada a decidir sobre a convenincia, oportunidade e a justia do ato a realizar, consubstancia em relao ao ato administrativo: a) a forma. b) o mrito. c) a competncia. d) a finalidade 2. (OAB/AL. 2004) Analise os enunciados abaixo e assinale a alternativa CORRETA. I. A incompetncia do agente que pratica o ato administrativo, quando h interesse pblico, sempre irrelevante. II. A presuno de legitimidade dos atos administrativos absoluta. III. Os motivos expressos como razes determinantes do ato discricionrio nunca vinculam a Administrao. a) I, II e III. b) I apenas. c) I e II. d) Nenhuma das alternativas. 3. (OAB/SP 111) Para que o ato administrativo tenha eficcia externa, deve: a) ser publicado. b) ser legtimo. c) ser impessoal. d) no configurar abuso de poder. 4. (OAB/PE 127) Em relao aos atos administrativos, assinale a alternativa correta: a) Atos administrativos se confundem com atos da Administrao. b) O ato administrativo vlido quando est disponvel para a produo de seus efeitos prprios. c) Finalidade o bem jurdico objetivado pelo ato. d) Em princpio o silncio da Administrao ato jurdico. 5. (OAB/CESPE 2007.3. PR) Assinale a opo incorreta no que diz respeito administrao indireta. a) Antes mesmo de ser consagrada na CF, a exigncia de criao de autarquias por lei j estava disposta no Decreto-lei n. 200/1967. b) As empresas pblicas e as sociedades de economia mista devem ser estruturadas sob a forma de sociedades annimas. c) A acumulao remunerada de cargos pblicos estende-se a funes e empregos pblicos e abrange empresas pblicas e sociedade de economia mista. d) A criao de subsidirias de sociedades de economia mista depende de autorizao legislativa. Gabarito: 1. B; 2. D; 3. A; 4. C; 5. B.

Vous aimerez peut-être aussi