Vous êtes sur la page 1sur 3

Prticas Profissionais I Montes Claros 13 de Outubro de 2011 Instituto Federal do Norte de Minas Gerais Montes Claros

RELGIO DIGITAL
PRIMEIRO-NOME E. LTIMO-NOME, SEPARADOS-POR VRGULAS, NOMES-INTERMEDIRIOS S. ABREVIADOS (ESTILO: <AUTORES>) Curso Tcnico em Eletrotcnica E-mails: um-autor@acme.com, segundo@acme.com.br, assim@dominio.pais UM AUTOR, SEGUNDO AUTOR, ASSIM P. O. R. DIANTE

Resumo Este o lugar de colocar o texto do resumo (um nico pargrafo, que um sumrio conciso do trabalho, menos de 200 palavras em geral). Palavras-chave Lista de palavras-chave, separadas por vrgulas contidas no resumo.

1 Introduo (Estilo: (deve conter comentrio sobre o assunto, objetivos e justificativa O I Simpsio de Engenharia Eltrica (I SIMPE) ter seus anais publicados eletronicamente (em forma de CD-ROM). Assim, os autores devem submeter a cpia final de seus artigos na forma de um arquivo PDF. Este arquivo foi criado para ajud-lo a produzir o artigo segundo as convenes do congresso. Para manter a formatao adequada, basta voc especificar o estilo certo para cada parte de seu artigo. Por exemplo, no cabealho acima, todas as partes indicam o estilo correto (entre <>). O estilo deste pargrafo <Texto>, do pargrafo anterior <Texto_depois_de_cabecalho>, do ttulo da seo <Secao>. Felizmente, voc no tem de especificar estes estilos a todo momento, porque o estilo seguinte automaticamente escolhido. Os estilos que, de fato, voc usar so <Seo> e <Subseo>, quando voc decidir comear uma nova seo ou uma nova subseo. H alguns detalhes sobre retoques finais para o espao sobre os cabealhos na Se. 2.5.

2 Fundamentao Terica (Comentrio sobre os componentes principais e teoria necessria para o desenvolvimento do trabalho) e Lista de materiais Utilizados(Estilo: <Secao>, 20pt antes) 2.1 Fontes Usadas (Estilo: <Subseo>) As fontes usadas aqui so todas fontes TrueType: Times New Roman Courier New Symbol Uma fonte como Arial poderia ser usada para textos formatados em fonte sans serif. Em geral, no boa idia usar uma profuso de fontes diferentes e pouco populares. Assim, em um artigo, estas quatro fontes citadas podem ser suficientes na maioria dos casos.
2.2

Configurando o Word <Subseo>, 20pt antes)

(Estilo:

Por causa da dependncia do programa em relao ao driver de impressora usado, sugerimos que a primeira coisa que voc faa seja instalar um driver de impressora PostScript e a torne a impressora padro. Assim, voc evita surpresas na formatao

Prticas Profissionais I Montes Claros 13 de Outubro de 2011 Instituto Federal do Norte de Minas Gerais Montes Claros de seu artigo que se modifica conforme a voc s inclua estes elementos depois de impressora especificada. pronto o texto do artigo. Em Windows 95 ou NT, para instalar Este posicionamento feito atravs de uma impressora acesse o boto Start frames (ou molduras) que podem ser fixadas (Iniciar), item Settings (Configuraes), no alto de uma coluna ou no alto de uma item Printers (Impressoras). Da pgina. Por exemplo, no topo desta coluna selecione Add Printer (Adicionar temos um exemplo de figura de uma nica coluna (Fig. 1) e no topo da coluna seguinte, um comeo de tabela de uma nica coluna (Tabela 1). Preste ateno nos parmetros especificados que podem ser vistos selecionando a moldura e com o boto direito acessando o quadro de dilogo Formatar Moldura. Sugerimos que figuras sejam mantidas com Criar Figura (que garante que os elementos da mesma continuem juntos e na posio relativa correta).
Figura 1. Pingins Radioativos (Ilustrao Virtual).

Impressora). Como no estamos bem certos se podem haver diferenas entre impressoras PostScript, recomendamos que voc instale HP LaserJet 5P/5MP PostScript como impressora local e conecte-a ao dispositivo lgico FILE: ao invs de uma porta de hardware. Toda vez que voc imprimir, surgir um quadro de dilogo para voc especificar o nome do arquivo que ser gerado, por exemplo: cbrn001.ps. Sempre que for editar o seu arquivo, certifique-se de que este driver de impressora est sendo usado. No se esquea, os seus ajustes finais como quebra de linhas e pginas podem mudar muito com outra impressora selecionada. Por exemplo, seu artigo de 6 pginas pode ganhar uma pgina a mais por conta de um driver de impressora diferente. No processo de instalao do driver de impressora, voc em geral precisar do CDROM do Windows 95 ou NT ou dos arquivos de instalao em disquetes ou no seu prprio disco rgido. 2.3 Figuras e Tabelas Diferente do tratamento automtico de LaTeX para figuras e tabelas especificadas como floating bodies, a colocao de figuras e tabelas em seu documento Word deve ser feita manualmente. Por isso, sugerimos que

2.4 Equaes Referncias cruzadas podem ser feitas manualmente ou atravs das capacidades do
Tabela 1. Comeo de uma Tabela de uma nica Coluna.

Word para manter estas referncias. (Formatar|Referncia Cruzada.) Equaes so construdas com o editor correspondente. O estilo de pargrafo <Normal> e a justificao centralizado.
D=

Para numerar as equaes, normalmente usamos uma caixa de texto (objeto da barra de desenho) posicionada junto margem direita. Esta abordagem tem problemas e sugestes para modos mais precisos de fazer este tipo de numerao so bem-vindas. 2.5 Retoques Finais A seqncia recomendada para a elaborao dos artigos : Todo o texto escrito em forma de pargrafos, subsees, sees, com as equaes entremeadas, etc.; Escolhe-se a posio das tabelas e figuras;

a +b c+d +e

(1)

Prticas Profissionais I Montes Claros 13 de Outubro de 2011 Instituto Federal do Norte de Minas Gerais Montes Claros Fazem-se os ltimos ajustes 5 Concluso ( ) de quebra de linhas, colunas e pginas. Estilos em Word so os artifcios que mais se aproximam dos conceitos de projeto lgico em LaTeX, mas ainda assim so bastante deficientes, exigindo muita manuteno por parte do autor. Um destes problemas visto nos cabealhos: um Referncias Bibliogrficas espao de 6pt esperado entre um cabealho de subseo e o texto que o Costa, O. L. V., do Val, J. B. R. e Geromel, precede. Tambm um espao de 20pt J. C. (1996). Convex programming and includo se o cabealho inicia-se logo aps o the H2-control of jump linear systems, texto. Este espao no usado se o ttulo vai Proceedings of the 11th Brazilian no comeo de uma coluna ou logo aps um Automatic Control Conference, Vol. I, outro ttulo que j gerou o espao So Paulo, pp. 067 072. necessrio. Os estilos em Word no El Ghaoui, L. e Scorletti, G. (1996). Control suportam isso e ento este espao deve ser of rational systems using linearmanualmente colocado. Nas primeiras fractional representations and LMIs, sees deste arquivo, isto exemplificado Automatica, 32(9): 1273 1284. pelas indicaes (Estilo: <Seo>) e (Estilo: <Seo>, 20pt antes) onde o ltimo indica que o espao antes foi acrescentado na preparao final. Selecionando Pargrafo com o boto direito do mouse sobre o ttulo, inclua 20pt no campo Espaamento | Antes: Outro problema do Word muito difcil de resolver o fato de no ser mantido o mesmo tamanho entre as colunas de uma pgina (o que resulta em um aspecto tipogrfico do texto deplorvel). 3 Metodologia (Lista de materiais e descrio das montagens realizadas para a realizao do trabalho ) Nada resta seno desejar-lhe boa sorte na preparao de seu artigo. Contamos com seu trabalho e sua presena no I Simpsio de Engenharia Eltrica das Faculdades Santo Agostinho. 4 Resultados (Resultados obtidos com a realizao dos trabalhos: Grficos, tabelas, medies, fotos, etc... Faa um comentrio sobre cada resultado obtido )

Vous aimerez peut-être aussi