Vous êtes sur la page 1sur 7

AGNCIA GOIANA DE MEIO AMBIENTE DIRETORIA DE QUALIDADE AMBIENTAL MCL MODELO MEMORIAL DE CARACTERIZAO DO LOTEAMENTO I.

. NATUREZA DO LOTEAMENTO 1 Residencial II. 2 Comercial 3 Industrial 4 Outros (especificar)

IDENTIFICAO DO LOTEAMENTO 1 Denominao 2 Municpio e Setor 3 Ttulo de Propriedade

III.

Distribuio das reas em metros quadrados (m) e suas respectivas percentagens 1 reas dos lotes (m, %) 2 reas das vias pblicas (m, %) 3 reas institucionais (m, %) 4 reas livres (m, %) 5 Outras reas (m, %) 6 rea total da gleba (m, %)

Exemplo QUADRO DE AREAS ORDEM 01 DISTRIBUIO rea dos lotes M 5.000.000,00 % 65,3

7 rea mnima dos lotes 8 Nmero de lotes 9 Nmero de quadras 10 Nmero de quadras e unidade de parcelamento correspondente 11 Memorial descritivo dos lotes

Exemplo MEMORIAL DESCRITIVO DOS LOTES QD LT CONFRONTANTES Esq 1 IV. 22 L21 Dir L23 Fren R02 Fun L07 DIMENSES (m) Esq 30 Dir 30 Fren 12 Fun 360,00 12 AREAS (m)

Informaes sobre o aspecto fsico da gleba 1 solos 2 vegetao 3 recursos hdricos 4 topografia

V.

Informaes sobre saneamento bsico e proteo aos recursos naturais 1 Sistema de abastecimento de gua 2 Sistema de esgoto sanitrio 3 Faixa de proteo aos recursos naturais 4 rea de interesse paisagstico 5 outros

VI.

Complementao 1 Nome legvel do responsvel 2 Local e data 3 Assinatura do responsvel ou procurador INSTRUES GERAIS MCL

I.

Indicar a natureza do loteamento. Em caso de loteamento misto, utilizar o item 4 (outros), especificando o tipo. Ex.: Residencial, Comercial II. Identificao do loteamento

1 Nome comercial do loteamento 2 Indicar o municpio e setor 3 Nome do cartrio onde foi registrada a gleba, objeto do loteamento a ser analisado, bem como informar o nmero do registro, nmero do livro, nmero das folhas e a data do respectivo registro.

III.

Distribuio das reas 1 Escrever o total da rea dos lotes, que a parcela a ser loteada (objeto de compra e venda). 2 Escrever o total das reas que se destinaro s vias pblicas. 3 Escrever o total das reas que se destinaro s reas institucionais. Entende-se por rea institucional toda rea reservada a fins especficos de utilidade pblica, tais como: Educao, Sade, Cultura, Administrao, Culto etc. 4 Escrever o total das reas que se destinaro s reas livres. Entende-se por rea livre, toda rea de recreao, reservada a atividades culturais, civis, esportistas e contemplativas da populao, tais como: Praas, Bosques, Parques etc. 5 Citar e indicar outras reas no mencionadas tais como: rea de preservao permanente, faixas de domnio de redes de gua, esgoto (sanitrio, pluvial), eltrica, oleodutos, aquedutos, reservatrios etc. 6 Escrever a rea total da gleba loteada. Obs.: fazer a distribuio das reas de acordo como o quadro exemplificado. 7 Citar a menor rea do lote. 8 Citar o nmero de lotes. 9 Citar o nmero de quadras. 10 Distribuir de acordo com o projeto, as quadras e suas unidades de parcelamento correspondente. Exemplo: QUADRAS 01 02 LOTES 20 35

11 Descrever pormenorizando cada lote do projeto, seguindo o quadro exemplificado. IV. Informaes sobre o aspecto fsico da gleba 1 Caracterizar o solo quanto ao tipo e textura. 2 Classificar a vegetao (cerrado, cerrado, matas ciliares etc.). 3 Indicar e dimensionar os recursos hdricos. 4 Indicar se acidentada, plana, ondulada etc. V. Informaes sobre saneamento bsico e proteo aos recursos naturais 1 Item 1 e 2 Indicar se o loteamento ou no servido por rede pblica de gua e esgoto. Apresentar certido da SANEAGO ou rgo competente. 3 Indicar de que forma foram protegidos os recursos hdricos existentes na rea a lotear, conforme condies a serem observadas para o parcelamento do solo no Estado de Gois, se for o caso.

Exemplo:

Ao longo do Crrego do Bagre, permanece como proteo uma faixa de 30 metros para cada lado, pois sua largura inferior a 10 metros.

4 Citar e indicar as reas de interesse paisagstico como: quedas dgua, cachoeiras, lagoas, afloramento de rochas etc. 5 Citar e indicar quaisquer outros tipos de reas que no foram mencionadas. DOCUMENTOS A SEREM APRESENTADOS 1. Requerimento fornecido pela Agncia Ambiental para o pedido de licena. 2. Guia de Recolhimento autenticada pelo Banco autorizado. 3. Procurao do interessado, nomeando seu representante perante a Agncia Ambiental, se for o caso. 4. Certido da Prefeitura Municipal, especificando claramente as diretrizes de uso do solo estabelecidos para o local pretendido e a Lei que aprovou estas diretrizes. Dever ser indicado claramente o tipo de uso do solo permitido (industrial leve, industrial, comercial, rural etc.). No caso de no existncia de plano Diretor ou Zoneamento, dever contar este fato na certido, ficando o interessado incumbido de averiguar todas as diretrizes estaduais e federais. Quando o loteamento estiver localizado em zona rural, tal fato dever constar nesta certido. 5. Certido da Prefeitura ou rgo competente sobre o abastecimento de gua e sistema de esgoto do municpio, informando se a rea pretendida para o loteamento atendida pela rede de abastecimento da gua e rede de esgoto sanitrio e tambm se est contida nos planos de expanso pela Prefeitura ou rgo competente. 6. Xerox da Certido de Registro de Imveis. 7. MCL (Memorial de Caracterizao do Loteamento) em papel timbrado da empresa, quando for o caso. 8. Termo de compromisso, garantindo incluso de uma clusula no contrato de compra e venda, das exigncias aos adquirentes dos lotes, das obras de saneamento conforme as normas na NBR-7229 da ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas. 9. Laudos Tcnicos conforme Resoluo n. 03/81 do CREA-GO que dispe sobre loteamento, com respectiva A.R.T. 10. Resoluo CONAMA 006/86 11. Apresentar Projeto Hidrossanitrio conforme NBR 7.229 da ABNT constando Memorial descritivo, Teste de Percolao e com A.R.T. 12. Apresentar Laudo Geolgico acompanhado da A.R.T. 13. A.R.T. Anotao de Responsabilidade Tcnica do Projeto de Clculo e Implantao do Loteamento

DEVEM CONSTAR NO PROJETO 1. Planta planialtimtrica - Escala 1:1000 ou 1:2000 Loteamento - 1 em 1 metro Stios de Recreio (Chcara) 5 em 5 metros CONTENDO A. As divisas da gleba a ser loteada como indicaes dos proprietrios dos terrenos confrontantes. B. Curva de nvel em relao ao R.N. mais prximo (RN - referencial de nvel) C. Localizao dos cursos dgua, represas, lagoas, bosques, construes, construes existentes etc. D. Dimenses lineares e angulares da gleba a ser dividida. E. Indicao exata da posio dos marcos do R.N. F. Locais de interesse histrico, paisagstico ou arqueolgico porventura existente. G. Arruamentos vizinhos a todo permetro, com locao exata das ias de comunicao, reas de recreao e locais de uso institucionais. H. Servios de utilidade pblica existentes no local e adjacncias. I. Legenda-convenes-indicao do norte verdadeiro. J. Memorial descritivo do permetro da gleba a ser subdividida. L. Outras citaes e indicaes de interesse para o empreendimento. M. As plantas devero ser executadas de acordo com a NB-8 da ABNT e apresentadas devidamente dobradas pelo proprietrio ou procurador e pelo responsvel tcnico devidamente habilitado. 2. PROJETO COMPLETO DO PARCELAMENTO DO SOLO Escalas 1:1000 ou 1:2000 CONTENDO A. Indicao precisa do sistema virio com a respectiva hierarquia. As dimenses lineares e angulares do projeto, com eixos traados e cotados, determinando os pontos de tangncia e indicando os ngulos centrais e os raios das vias curvilneas. B. Subdiviso das quadras em lotes com as respectivas dimenses e numeraes. C. Indicao exata da disposio da forma e dimensionamento dos espaos livres de uso pblico, reas para equipamentos comunitrios e outros equipamentos pblicos. D. Indicar nos lotes as fossas spticas individuais e os poos de captao de gua (sistemas), quando for o caso de acordo com as normas do rgo competente. E. Localizao dos cursos dgua, represas, lagos, bosques, locais de interesse paisagsticos etc. F. Indicao dos proprietrios dos terrenos confrontantes. G. Legenda-Quadro de reas-convenes-norte verdadeiro. H. Curva de nvel de 1 em 1 metro ou de 5 em 5 metros sobreposta ou sob o projeto. I. Planta de situao do imvel: na escala 1:25000 quando o projeto estiver na escala de 1:100 e 1:50000 quando estiver na escala 1:2000.

J. As plantas devero ser executadas de acordo com a NB-8 da ABNT e apresentadas devidamente dobradas e assinadas pelo proprietrio ou pelo procurador e pelo responsvel tcnico devidamente habilitado. LEGISLAO BSICA LEI FEDERAL N. 6.766, de 19/12/79 DECRETO ESTADUAL N. 1.745, de 06/12/79 DECRETO ESTADUAL N. 1.909, de 04/05/81 (EMCIDEC) PORTARIA FEMAGO N. 239/88 LEI ESTADUAL N. 8.956, de 27/11/80 (AGLOMERADO URBANO) LEI FEDERAL N. 7.511, de 07/07/86 ( modifica o CDIGO FLORESTAL)

OBS.: Os documentos xerocados devero ser autenticados.

MODELO TERMO DE COMPROMISSO

CNPJ (CPF/MF)___________________________________sediado(a)_________________________ quadra n._________ Municpio de_____________________ Estado de Gois, compromete-se junto a Agncia Goiana de Meio Ambiente de constar uma clusula no contrato de compra e venda do loteamento_____________________________________________________________________ localizado no Municpio de _______________________________________________________ Estado de Gois, a qual responsabiliza os adquirentes dos lotes executarem obras de saneamento, de acordo com a NBR 7.229 da ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas, conforme projeto apresentado e aprovado na Agncia Ambiental.

_________________________________________________ Nome Legvel CPF/CNPJ

Vous aimerez peut-être aussi