Vous êtes sur la page 1sur 24

Uma Histria de Sucesso!

A Alpargatas

Dados Importantes

Empresa lder do setor de calados do Brasil Nvel 1 de Governana Corporativa da Bovespa 8 fbricas em 6 estados 12.500 funcionrios Empresa do Ano por Maiores e Melhores de Exame em 2006

Responsabilidade Social

Em 1 de janeiro de 2003, passou a vigorar a entidade sem fins lucrativos criada pela So Paulo Alpargatas, o Instituto Alpargatas.

Misso: Melhorar, por meio do esporte, a qualidade da educao de crianas e adolescentes nas comunidades em que a empresa atua.

Viso: Ser reconhecida pelas comunidades em que opera como empresa que atua com responsabilidade social.

A Histria das Havaianas

Linha do Tempo Havaianas


1 onda at 1993
196 2 A empresa lana um calado de borracha com preo acessvel aos trabalhadores brasileiros: as sandlias de dedo Havaianas, inspiradas nos chinelos Japoneses. 196 5 As Havaianas rapidamente atingem a marca de mil pares vendidos por dia. De to populares, so expostas em caixas de papelo nos mercados de bairro. 197 0 Multiplicam-se suas imitaes e surgem as campanhas protagonizadas pelo comediante Chico Anysio, que proclama as Havaianas como as legtimas.

2 onda at 1996
199 4 A marca Havaianas comea a ser revitalizada com o lanamento de uma sandlia monocromti ca em cores vibrantes que conquistaram a classe mdia. 199 5 Alm de vendidas em sapatarias, as Havaianas passam a ser expostas de modo diferenciado. 199 6 A nova e elegante publicidade das Havaianas veiculada tambm em revistas para atingir novos segmentos de pblico.

Linha do Tempo Havaianas


3 Onda at 2001
199 8 Novas linhas e modelos no param de ser incorporados famlia, como as Havaianas Brasil, aproveitando a Copa do Mundo de Futebol de 1998, na Frana. 200 0 Celebridades so fotografadas calando Havaianas no diaa-dia. 200 1 Embora as sandlias fossem exportadas desde 1994, os negcios internacionais ganham maior impulso em 2001.

4 Onda
2002/2003/200 4
2007/2008

Campanha Havaianas da Copa

As Havaianas se tornam mania nacional e internacional. So estampadas nas pginas de grandes veculos de comunicao mundiais. As Havaianas tambm ocupam algumas das vitrines mais concorridas do planeta. A Alpargatas coloca suas sandlias em alguns dos eventos mais prestigiados do Brasil e do mundo, como a So Paulo Fashion Week e o Oscar.

A Alpargatas inaugura o seu primeiro escritrio prprio de Havaianas no exterior. O escritrio se localiza em Nova Iorque. No ano seguinte, o segundo escritrio internacional de Havaianas inaugurado em Madri Espanha, para gerenciar os negcios do continente Europeu.

1 Onda - Lanamento
As sandlias Havaianas foram lanadas em 14 de junho de 1962. Pioneira da introduo do conceito chinelos de dedo no Brasil, a marca teve a patente de seu modelo industrial registrada em 1964, sob o ttulo: Novo modelo de palmilha com forquilha. Hoje, a marca considerada sinnimo de sua categoria e calada por brasileiros de todas as classes sociais.

1 Onda - A Origem

Zori Sandlias de origem japonesa

O design das sandlias Havaianas foi inspirado no modelo de sandlia japonesa conhecida como Zori. Composta por fino solado de palha (a mesma usada para produo de tatame) e tiras de tecido, tir-la ao entrar em casa, no Japo, sinnimo de respeito e humildade. Para adaptao do modelo japons ao mercado brasileiro, a So Paulo Alpargatas utilizou como matria-prima a borracha. Embora o design das sandlias Havaianas seja de origem oriental, seu nome foi inspirado no Hava, o paraso de sol e mar que tem tudo a ver com o astral de Havaianas. A escolha do nome foi considerada ideal, j que a sandlia era adequada para o uso em lugares de clima quente, deixando os ps livres e descobertos. O Hava tambm remete sensao de desfrutar um momento agradvel e relaxante, o que uma ocasio perfeita para gozar do conforto de um par de Havaianas.

1 Onda O 1 Modelo
Simples, mas inovadora para sua poca, a sandlia que ganhou o nome de Havaianas, tinha o solado da cor das tiras e palmilha branca. Durante 32 anos o modelo reinou sozinho no portflio da marca e foi adotado rapidamente pela classe trabalhadora. Em menos de um ano de seu lanamento, fabricavam-se mais de 1.000 pares de sandlias/dia. O sucesso do produto e a facilidade de produo, levaram ao aparecimento das imitaes. A fim de combat-las, a agncia de publicidade JW Thompson, que detinha a conta da marca na poca, criou o slogan Legtimas, s Havaianas. Para diferenciar as legtimas Havaianas de suas imitaes, tambm criaram As nicas que no deformam, no tm cheiro e no soltam as tiras, anunciadas por muitos anos na televiso pelo humorista Chico Anysio. As vendas das tradicionais sandlias de dedo cresciam ano aps ano, chegando ao seu pico de vendas em 1988, com o volume de 88 milhes de pares.

1 Onda -

Proposta de Valor at 1993 Produto bom e barato...

Apenas um modelo de Havaianas...

... em apenas quatro cores.

2 Onda - Revitalizao da Marca


Nessa etapa, a marca estabeleceu uma nova relao com o consumidor. O esforos da marca voltaram-se para a criao de um vnculo emocional.

A primeira novidade para o mercado foi o lanamento do modelo Havaianas Top. Inspirada na moda inventada pelos prprios consumidores, que viravam as palmilhas de suas Havaianas a fim de deixar a face colorida voltada para cima, a empresa lanou uma sandlia com tiras e solados monocromticos.

Ainda nesse movimento de apostar na percepo de maior valor agregado em relao ao produto, a revitalizao passou tambm pela criao de novas embalagens e expositores nos pontos de venda do produto.

2 Onda Comunicao
A partir de 1994, com sua nova agncia de publicidade, a ALMAPBBDO, a Alpargatas decidiu tirar o foco da comunicao no produto e coloc-lo no usurio. Com humor, descontrao, simpatia e envolvimento, personalidades foram convidadas a dar seu testemunhal, passando credibilidade e veracidade aos comerciais e tambm gerando um processo de identificao do consumidor com o produto.

Alguns desses artistas foram: Malu Mader, Vera Fischer, Luma de Oliveira, Marcelo Anthony, Carolina Ferraz, Dborah Secco, Giovanna Antonelli, Fernanda Lima, Luciano Huck, Rodrigo Santoro, Carolina Dieckman e Selton Mello.

3 Onda Constante inovao em produtos


O lanamento da Havaianas Top(1) foi seguido por diversos outros modelos, como a Havaianas Fashion(2), Havaianas Surf(3), Havaianas Floral(4), entre outros. A compra do produto tornou-se, ento, mais impulsiva. O consumidor comeou a colecionar modelos para uso em ocasies especiais e com roupas diferentes, a cada nova estao.
Havaianas Top(1) Havaianas Fashion(2)

Havaianas Surf (3)

Havaianas Floral(4)

3 Onda Novo modelo de operao


Durante 32 anos, do seu lanamento em 1962 ao ano de 1994, a marca Havaianas comercializou apenas uma linha de produto a Tradicional. Em 2008, a marca conta com mais de 70 linhas de produtos, destinadas a diferentes segmentos do mercado interno e externo. Antenada nas tendncias fashion do mercado mundial, a marca Havaianas lanou uma gama cada vez mais variada de cores de produto, novas estampas e tambm novos formatos de sandlia. Para que a Alpargatas conseguisse acompanhar todas estas transformaes que estavam ocorrendo com as Havaianas, foram necessrias algumas mudanas estruturais:

1 e 2 Onda
Estrutura baseada em funes Fbrica orientada para produo 1 modelo para os mesmos canais

Hoje
Estrutura baseada em Unidades de Negcios Fbrica orientada para o mercado Vrios modelos focados em canais diferenciados

3 Onda Evoluo da comunicao


Acompanhando o crescimento da marca Havaianas, a comunicao tambm foi passando por mudanas ao longo dos anos. As campanhas, que eram feitas apenas nas temporadas, passaram a ser veiculadas o ano todo. A mdia impressa ganhou importncia na divulgao das novas linhas de produto. Assessoria de Imprensa, Relaes Pblicas, Promoo e Eventos passaram a ter tanta importncia quanto as outras mdias. Foram criados projetos para a diferenciao da marca nos canais de distribuio, atravs dos materiais de ponto de venda. Atravs do site www.havaianas.com.br - os usurios passaram a se interar da nova coleo e tambm comprar seu par favorito de Havaianas.

Assessoria de Imprensa: Mdia Espontnea

Harper's Bazaar - Junho/2006 Revista Veja - Julho/2006

Assessoria de Imprensa: Mdia Espontnea


PIB - Presena Internacional do Brasil Abril 2008

Manequim Abril 2008

Promoo e Eventos - exemplo: Camarote Brahma 2008 - Carnaval RJ

www.havaianas.com.br a primeira Loja Virtual

Case de sucesso
De 1962 aos dias de hoje, a marca Havaianas traou uma histria de muito sucesso.
De uma simples sandlia...
At incio dos anos 90: Commodity Uso utilitrio Calado funcional e acessvel

a um objeto de desejo
Havaianas atualmente: Acessrio fashion Todo mundo usa Diversas ocasies de uso 100% de reconhecimento de marca no Brasil

Havaianas no mercado, escondidas em caixas de papelo perto dos produtos de limpeza.

Modelo especial de Havaianas para a Joalheria H. Stern vendido por US$ 25.000 o par.

4 Onda Internacionalizao
As Havaianas comearam a ser exportadas em 1994, apenas para alguns pases da Amrica do Sul. A partir de 2001, as sandlias passaram a ser exportadas tambm para pases da Europa, como a Frana, um pas formador de opinio que foi essencial para fortalecer a marca no exterior. Atualmente, as sandlias Havaianas so exportadas para mais de 80 pases de todos os continentes, marcando presena em lojas e butiques sofisticadas do exterior. Os mercados internacionais que mais se destacam no momento so EUA, Austrlia, Frana e Espanha. O ponto mais importante da internacionalizao que a marca soube ocupar seu espao no mercado mundial, baseada em 4 pilares: Pessoas (equipe interna e os distribuidores de cada pas), Promoes e Eventos, Assessoria de Imprensa e Parcerias com lojas formadoras de opinio. A internacionalizao da marca continua a passos largos. O ano de 2007 marcou a abertura da operao prpria da Alpargatas nos EUA, com a inaugurao de um escritrio de Havaianas em Nova Iorque, no descolado bairro do Soho. Em 2008, mais um passo importante foi dado no mercado internacional com a abertura da operao prpria de Havaianas na Europa, com escritrio em Madri.

E daqui para frente?

Quem pode dizer o que acontecer nos prximos anos? Uma coisa certa: As Havaianas vo continuar a ser as sandlias do corao - e dos ps - de todos os apaixonados pelo Brasil.

Vous aimerez peut-être aussi