Vous êtes sur la page 1sur 2

ARTE EGPCIA Atravs de pinturas, relevos e anotaes existentes nas paredes das runas de palcios, tmulos (hipogeu, mastabas,

pirmides) e templos conhecemos a histria do Egito. Os pequenos desenhos que aparecem ao redor das pessoas so a escrita egpcia. A esses caracteres d-se o nome de hierglifos. Dentre os povos da Antiguidade, o egpcio foi um dos mais desenvolvidos. Conhecia matemtica, artes, astronomia, medicina etc. Era socialmente organizado em fara (considerado um deus, com poderes totais), sacerdotes, escribas, nobres, militares, artesos, camponeses e escravos. Os egpcios eram extremamente vaidosos, com conhecimento profundo de cosmtica. Tanto homens quanto mulheres usavam maquiagem e tinham cuidados com o corpo e o cabelo. Eles dominavam tambm as tcnicas da ourivesaria e produziam uma grande quantidade de jias. A arquitetura egpcia apresenta propores grandiosas. Nobres, sacerdotes e faras moravam em palcios extremamente luxuosos, mas a motivao maior para a arte e a arquitetura egpcia sempre foi a religio. Os egpcios eram politestas, esculpiam imagens dos mais variados deuses. E, em homenagem a esses deuses, construam templos monumentais. Eles acreditavam que continuariam a viver em outro lugar depois da morte e, para isso, se preparavam durante toda a vida. Os mais ricos, principalmente o fara, construam seus prprios tmulos, como as pirmides, as mastabas e os hipogeus labirintos subterrneos que escondiam ao mximo de ladres e saqueadores os objetos com os quais o morto era enterrado. Havia tambm a preparao dos enxovais: objetos de uso pessoal, jias, dinheiro, alimentos, perfumes, vasos, esttuas, pois achavam que na nova vida tudo isso lhes seria necessrio. A pintura egpcia apresenta caractersticas muito marcantes. Em relao s cores, por exemplo, predominam os tons avermelhados semelhantes terra, o marrom, o preto e o branco. Quanto ao desenho, a lei da frontalidade aparece em quase todas as pinturas. Chamamos de lei da frontalidade o hbito de se desenhar os olhos e os ombros das pessoas sempre de frente para o observador, mesmo que os ps e a cabea estejam de perfil. A preocupao era mostrar cada parte do corpo pelo ngulo mais representativo. Alm de ser feita nas paredes, a pintura tambm era realizada sobre uma folha de papiro (tipo de papel usado pelos egpcios proveniente da planta com o mesmo nome).

As esculturas tem lugar de destaque na arte egpcia. Elas mostram faras, rainhas, deuses, escribas e todo o tipo de pessoa sempre com rigidez na posio do corpo e feio do rosto, e os homens (com a cor da pele mais escura) aparecendo sempre maiores que as mulheres. H esculturas de todos os tamanhos feitas em madeira, pedra, ouro e bronze.

Vous aimerez peut-être aussi