Vous êtes sur la page 1sur 62

Ligaes Qumicas

Ligao qumica a juno de dois ou mais tomos. Forma-se uma ligao qumica entre dois tomos se o arranjo resultante dos dois ncleos e seus eltrons tem menos energia do que a energia total dos tomos separados. Ligao inica: o abaixamento de energia pode ser obtido pela transferncia completa de um ou mais eltrons de um tomo para outro, formando ons e composto mantn-se unido pela atrao eletrosttica entre os ons. Ex.: NaCl Ligao covalente: a diminuio de energia atingida pelo compartilhamento de eltrons. Ex.: NH3, o gs formado por molculas de NH3 tem energia mais baixa do que um gs formado pelo mesmo nmero de tomos de N e H.

Ligao metlica: ctions em grande nmero so mantidos juntos por um grande nmero de eltrons.

Ex.: pedao de cobre - formado por um conjunto de ons mantidos juntos por um mar de eltrons, onde cada um vem de um tomo da amostra.

As mudanas de energia que respondem pela formao da ligao ocorrem quando os eltrons de valncia dos tomos mudam de posio.

LIGAES INICAS

A ligao inica ocorre entre ons, positivos (ctions) e negativos (nions), e caracterizada pela existncia de foras de atrao eletrosttica entre os ons.

A ligao inica ocorre entre elementos que apresentam tendncias opostas - necessrio que um dos tomos participantes da ligao possua a tendncia de perder eltrons enquanto o outro, a de receber eltrons.

Na maioria das vezes, os tomos que perdem eltrons so os metais das famlias IA, IIA e IIIA e os tomos que recebem eltrons so os ametais das famlias VA, VIA e VIIA.

Ex.: o cristal de cloreto de sdio tem energia menor do que um gs de tomos de sdio e cloro separados.

A formao do slido ocorre em trs etapas: Os tomos de Na liberam eltrons que se ligam aos tomos de Cl, e os ons resultantes agrupam-se como um cristal.

Na grupo IA da tabela Configurao [Ne]3s1 o tomo de Na deve formar um on +1.

A energia de ionizao do Na = 494kJ.mol-1 preciso fornecer esta quantidade de energia para formar o ction Na+.
Na(g) Na + (g) + e -(g) energia necessria = 494kJ.mol-1

A afinidade eletrnica do Cl = +349kJ.mol-1 logo +349kJ.mol-1 de energia so liberados quando eltrons se ligam aos tomos de cloro par formar os nions:
Cl(g) + e-(g) Cl-(g) energia liberada = 349kJ.mol-1

O balano de mudana de energia : 494 349 = +145 aumento de energia no h razo para se formar NaCl.
4

A contribuio que falta a forte atrao Coulmbica (eletrosttica) entre os ons de cargas opostas no slido. Quando os ons sdio e cloro se juntam para formar um slido cristalino, a atrao mtua libera uma grande quantidade de energia. Assim:

Na+(g) + Cl-(g)

NaCl(g)

energia liberada = 787kJ.mol-1


Assim: 145 787 = -642kJ.mol-1 h um decrscimo de energia - A reao violentamente exotrmica. Tanto o Na+ como o Cl- tm um octeto de eltrons circundando o on central. Os ons so empacotados o mais prximo possvel.

O slido inico no se mantm junto por ligaes entre pares especficos de ons: -Todos os ctions interagem mais ou menos com todos os nions; - todos os ctions repelem-se uns aos outros e todos os nions repelem-se uns aos outros. A ligao inica uma caracterstica de um cristal como um todo e o abaixamento lquido de energia leva em conta todo o cristal. A energia realmente abaixa se a atrao entre os ons maior do que a energia necessria para faz-los. A principal contribuio energtica a energia de ionizao do elemento que fornece o ction. Geralmente, apenas os elementos metlicos tem energias de ionizao suficientemente baixas, para que a formao de ctions monoatmicos possa ser energeticamente favorvel.

Os metais podem perder seus eltrons de valncia para formar ctions. Os no-metais acomodam os eltrons na sua camada de valncia e formam nions. Um slido inico um conjunto de ctions e nions empacotados em um arranjo regular. Os slidos inicos so um exemplo de slidos cristalinos. A existncia do retculo inico determina as principais caractersticas dos compostos inicos: a) Como apresentam forma definida, so slidos nas condies ambientes.

b) Os compostos inicos apresentam elevadas temperatura de fuso e temperatura de ebulio.

c) Quando submetidos a impacto, quebram facilmente, produzindo faces planas duros e quebradios.

d) Apresentam condutibilidade eltrica quando dissolvidos em gua ou quando puros no estado lquido (fundidos), devido existncia de ons com liberdade de movimento. e) Seu melhor solvente a gua.

f) A interao coulmbica entre os ons em um slido grande quando os ons so pequenos e tem carga alta.

Esta seqncia de imagens mostra que os slidos inicos so quebradios:

CONFIGURAES ELETRNICAS DE ONS Quando um tomo de um metal do bloco s forma um ction, ele perde eltrons at atingir a configurao eletrnica de um gs nobre. Quando os tomos dos metais que esto esquerda do bloco p no perodo 4 e os mais pesados perdem seus eltrons s e p, eles expem um caroo de gas nobre rodeado por uma subcamada completa adicional de eltrons d. Ex.: Ga forma Ga3+ - [Ar]3d10 Os eltrons d dos tomos do bloco p esto firmemente unidos ao ncleo e na maior parte dos casos no podem ser perdidos. No bloco d, as energias dos orbitais (n-1)d ficam abaixo das dos orbitais ns. Os eltrons s so perdidos primeiro, seguindo-se um nmero varivel de (n-1)d.
10

Ex.: Fe ([Ar]3d6 4s2) Fe3+ ([Ar]3d5) Os no-metais raramente perdem eltrons em reaes qumicas pois suas energias de ionizao so muito altos. Mas, podem adquirir eltrons para completar sua camada de valncia e completar os oscteto. Ctions: os eltrons so removidos do orbital com o maior nmero quntico principal, n:

nions: os eltrons so adicionados ao orbital com o mais baixo valor de n disponvel: F (1s2 2s2 2p5) F- (1s2 2s2 2p6)
11

Smbolos de Lewis
Para um entendimento sobre a localizao dos eltrons em um tomo, representamos os eltrons como pontos ao redor do smbolo do elemento. Esses smbolos so chamados smbolos de Lewis. A estrutura de Lewis de um composto inico consiste na combinao entre estruturas de Lewis dos ons individuais. Ex.: Estrutura do xido de sdio Na O Na
12

2Na+[ O ]2-

LIGAO COVALENTE
Quando dois tomos similares se ligam, nenhum deles quer perder ou ganhar um eltron para formar um octeto. Quando tomos similares se ligam, eles compartilham pares de eltrons para que cada um atinja o octeto.

13

Estruturas de Lewis
As ligaes covalentes podem ser representadas pelos smbolos de Lewis dos elementos:

Cl + Cl

Cl Cl

Nas estruturas de Lewis, cada par de eltrons em uma ligao representado por uma nica linha:

Cl Cl

H F

HO H

HNH H

H HCH H

Um par de eltrons compartilhado = ligao simples (H2); Dois pares de eltrons compartilhados = ligao dupla (O2); Trs pares de eltrons compartilhados = ligao tripla (N2).
14

Em geral, a distncia entre os tomos ligados diminui medida que o nmero de pares de eltrons compartilhados aumenta. Para escrever a estrutura de Lewis necessrio saber que tomos esto ligados entre si na molcula. Um tomo terminal liga-se somente a um tomo. Para saber qual o tomo central observa-se o elemento com mais baixa energia de ionizao. Outra maneira de predizer a estrutura de uma molcula arranjar os tomos simetricamente em torno do tomo central. Ex.: SO2 SOS e no SOO Excesso: N2O NNO

H H

O O

N N

15

As frmulas qumicas simples tem o tomo central escrito primeiro. Ex.: OF2 tem arranjo FOF Excesso: H2O HOH H2S HSH ons poliatmicos como o NH4+ e o SO4- so mantidos juntos por ligaes covalentes. Cada tomo contribui com um nmero de eltrons igual ao nmero de eltrons da camada de valncia. Mas preciso ajustar o nmero total de eltrons para representar a carga total. - nion : adiciona-se um ponto para cada carga negativa. - Ction: substrai-se um ponto para cada carga positiva.

16

O ction o nion tem de ser tratados separados pois eles so ons separados no se ligam por pares compartilhados. Ex.: (NH4)2SO4

Ex.: Uria , (NH2)2CO

Como escrever estruturas de Lewis para espcies poliatmicas:


17

Estruturas de ressonncia
Algumas molculas no so bem representadas por uma nica estrutura de Lewis. Normalmente, as estruturas com ligaes mltiplas podem ter estruturas similares s ligaes mltiplas entre diferentes pares de tomos. Exemplo: NO3- - on nitrato, usado na forma de nitrato de potssio em adubos e fertilizantes.

As trs estruturas de Lewis so vlidas e tem a mesma energia. Deveramos esperar que a ligao dupla fosse mais curta do que as ligaes simples em todas as estruturas, porm todas as ligaes so iguais.
18

Como as trs ligaes so idnticas, o on nitrato representado pela fuso das trs estruturas de Lewis, com cada ligao tendo propriedades intermedirias entre uma simples e uma dupla. Esta fuso de estruturas chamada de ressonncia e a estrutura resultante da fuso - hbrido de ressonncia.
-

O O N O O

O N O O

O N O

O oznio tem duas ligaes idnticas, ao passo que a estrutura de Lewis requer uma simples (mais longa) e uma ligao dupla (mais curta).

O O

O O

19

A estrutura de ressonncia tem duas ligaes idnticas de carter intermedirio. Exemplos comuns: O3, NO3-, SO42-, NO2 e benzeno. Ex.: benzeno

A estrutura experimental do benzeno mostra que todas as ligaes C-C tm o mesmo comprimento. Da mesma forma, sua estrutura mostra que o benzeno plano.

20

CARGA FORMAL
A carga formal a carga que um tomo teria em uma molcula se todos os outros tomos tivessem a mesma eletronegatividade. possvel desenhar mais de uma estrutura de Lewis obedecendo-se a regra do octeto para todos os tomos. Para determinar qual estrutura mais razovel, usamos a carga formal. Para calcular a carga formal: 1. Todos os eltrons no compartilhados (no-ligantes) so atribudos ao tomo no qual esto localizados. Metade dos eltrons ligantes atribuda a cada tomo em uma ligao.

2.

A carga formal :

os eltrons de valncia o nmero de ligaes os eltrons de um nico par


21

Para o C: Existem 4 eltrons de valncia (pela tabela peridica). Na estrutura de Lewis, existem 2 eltrons no-ligantes e 3 da ligao tripla. H 5 eltrons pela estrutura de Lewis. Carga formal: 4 (2 +3)= -1. Para o N:

C N

Existem 5 eltrons de valncia. Na estrutura de Lewis, existem 2 eltrons no-ligantes e 3 da ligao tripla. H 5 eltrons pela estrutura de Lewis. Carga formal = 5 (2+3) = 0.
22

A estrutura mais estvel tem:


1) a carga formal mais baixa em cada tomo, 2) a carga formal mais negativa nos tomos mais eletronegativos. Exemplo: O on cianato (NCO-) tem trs estruturas de Lewis possveis. (a) Desenhe trs estruturas de Lewis e atribua as cargas formais aos tomos em cada estrutura. (b) Qual a estrutura de Lewis Preferida?

-2 0 +1

-1 0 0
-

0 0 -1
-

[N

O]

[N

C O]

[N

O]

N=5 -(6 +1) =-2 C= 4 - (4) =0 O=6 - (2 +3) =+1

N=5 -(4 +2) =-1 C=4 - (4) = 0 O=6 - (4 + 2) =0

N=5 -(2 +3) =0 C=4 - (4) =0 O=6 - (6 +1) =-1

A estrutura trs coloca a carga negativa no oxignio, o mais eletronegativo dos trs, logo deve ser a estrutura de Lewis mais importante.
23

EXCEES REGRA DO OCTETO O C, N, e F obedecem rigosamente regra do octeto, desde que existam eltrons disponveis em nmero suficiente. tomos como o P, S, Cl e outro no metais do 3 perodo e seguintes podem acomodar mais de 8 eltrons na camada de valncia. Algumas espcies tem nmero mpar de eltrons de valncia pelo menos um de seus tomos no pode ter octeto. Radicais so espcies que tem eltrons com spins no-emparelhados. Ex.: .CH3 to reativo que no pode ser armazenado ocorre na chama durante a queima de hidrocarbonetos. Os radicais contribuem para a formao e decomposio do oznio.

24

So responsveis pelo rano da comida e pela degradao de plsticos sob a luz solar. Os danos dos radicais podem ser retardados pelo uso de antioxidantes, como as vitaminas C e E, que reagem rapidamente contra os radicais antes que eles possam reagir. Expanso da Camada de Valncia A regra diz que os eltrons tendem a preencher a camada externa para atingir a configurao de um gs nobre ns2 np6. Quando o tomo central tem orbitais d vazios, ele pode acomodar 10, 12 ou mais eltrons - expanso da camada de valncia. Somente os tomos do 3 perodo em diante podem ter octetos expandidos.

25

Alm do terceiro perodo, os orbitais d so baixos o suficiente em energia para participarem de ligaes e receberem a densidade eletrnica extra. Ex.: PCl5 - composto hipervalente O tomo de fsforo ligado covalentemente a cinco tomos de cloro A camada de valncia do tomo de fsforo possui 10 eltrons. A camada de valncia do fsforo se expandiu, de maneira a acomodar cinco pares de eltrons. Elementos que podem expandir suas acamadas de valncia geralmente mostram covalncia varivel formam diferentes nmeros de ligaes covalentes. Ex.:

P4(g) + 6Cl2(g) PCl3(l) + Cl2(g)

4PCl3(l) PCl5(s)

Cl Cl P Cl

Cl Cl

Cl P

Cl Cl

26

Tricloreto de fsforo

Pentafluoreto de fluoreto de fsforo

Tetrafluoreto de enxofre

Tetrafluoreto de Xennio
27

Deficincia em eltrons Relativamente raro. As molculas com menos de um octeto so tpicas para compostos dos Grupos 1A, 2A, e 3A. Algumas vezes a camada de valncia tem menos eltrons que o octeto. Ex.:BF3 e BCl3.

F F B F

28

POLARIDADE DAS LIGAES O compartilhamento de eltrons para formar uma ligao covalente no significa compartilhamento igual daqueles eltrons. Existem algumas ligaes covalentes nas quais os eltrons esto localizados mais prximos a um tomo do que a outro. O compartilhamento desigual de eltrons resulta em ligaes polares.

29

A diferena na eletronegatividade entre dois tomos uma medida da polaridade de ligao: 1. as diferenas de eletronegatividade prximas a 0 resultam em ligaes covalentes apolares; 2. as diferenas de eletronegatividade prximas a 2 resultam em ligaes covalentes polares; 3. as diferenas de eletronegatividade prximas a 3 resultam em ligaes inicas. A extremidade positiva (ou polo) em uma ligao polar representada por + e o polo negativo por -.

30

Pauling estabeleceu as eletronegatividades em uma escala de 0,7 (Cs) a 4,0 (F). A eletronegatividade aumenta: ao logo de um perodo e ao subirmos em um grupo.

31

A polaridade como um todo de uma molcula depende de sua geometria molecular.

32

FORAS DAS LIGAES COVALENTES

A energia necessria para quebrar uma ligao covalente denominada entalpia de dissociao de ligao, D. Cl2(g) 2Cl(g). Quando mais de uma ligao quebrada: CH4(g) C(g) + 4H(g) H = 1660 kJ

A entalpia de ligao uma frao do H para a reao de atomizao: D(C-H) = H = (1660 kJ) = 415 kJ

A energia de ligao cresce quando a multiplicidade da ligao aumenta. Decresce quando aumenta o nmero de pares isolados em tomos vizinhos e decresce com o aumento do raio atmico.

33

34

Entalpias de ligao e entalpias de reao


Podemos usar as entalpias de ligao para calcularmos a entalpia para uma reao qumica. Admitimos que em qualquer reao qumica as ligaes precisam ser quebradas para que novas ligaes sejam formadas. A entalpia da reao dada pela soma das entalpias de ligaes quebradas menos a soma das entalpias das ligaes formadas. Ex.: CH4(g) + Cl2(g) CH3Cl(g) + HCl(g) H = ?

Uma ligao C-H e uma ligao Cl-Cl so quebradas enquanto uma ligao C-Cl e uma ligao H-Cl so formadas. A reao como um todo exotrmica as ligaes formadas so mais fortes do que as ligaes quebradas.

35

As ligaes mltiplas so mais curtas do que as ligaes simples. As ligaes mltiplas so mais fortes do que as ligaes simples. Quando o nmero de ligaes entre os tomos aumenta, os tomos so mantidos mais prximos e mais firmemente unidos.

36

Exerccios: 1. Estime o H para seguinte reao:


H H H C C H + 7/2O2 2 O C O + 3H O H H H

2. O fosfognio, substncia usada em gs venenoso de combate na Primeira Guerra Mundial, assim chamado, porque foi primeiro preparado pela ao da luz do sol em uma mistura de gases monxido de carbono cloro. O fosfognio tem a seguinte composio elementar:12,14% de C, 16,17% de O e 71,69% de Cl em massa. Sua massa molar 98,9g/mol. a) Determine a frmula molecular deste composto b) Desenhe trs estruturas de Lewis para a molcula que satisfaa a regra do octeto de cada tomo. c) Usando as cargas formais, determine qual estrutura de Lewis mais importante. d) Usando as entalpias de ligao, estime o valor de H para formao do fosfognio a partir de CO e Cl2.
37

LIGAO METLICA
Propriedades fsicas dos metais: - Importantes propriedades fsicas dos metais puros: maleveis, dcteis, bons condutores e frios ao tato. - A maioria dos metais slido com tomos em um empacotamento denso e apresenta cor prateada. Excees: - mercrio nico metal encontrado no estado lquido, cujo brilho caracterstico denominado aspecto metlico - o cobre (Cu) e o ouro (Au), apresentam, respectivamente, cor avermelhada e dourada. - No existem eltrons suficientes para que os tomos metlicos estejam ligados covalentemente entre si.
38

- Utilizamos um modelo deslocalizado para os eltrons em um metal - Modelo de mar de eltrons -Esses eltrons so provenientes da camada de valncia dos respectivos tomos e no so atrados por nenhum ncleo em particular.

- Os eltrons so deslocalizados - podem fluir livremente atravs do metal.

-Sem quaisquer ligaes definidas, os metais apresentam as seguintes caractersticas: condutibilidade so excelentes condutores de corrente eltrica e de calor; maleabilidade capacidade de produzir lminas, chapas muito finas; ductibilidade capacidade de produzir fios.

39

Ligas
As ligas tm mais de um elemento com caractersticas de metais. Os metais puros e as ligas tm propriedades fsicas diferentes. Na joalheria, usa-se uma liga de ouro e cobre (a liga mais resistente do que o ouro macio). As solues de ligas so misturas homogneas. Ligas heterogneas: os componentes no esto dispersos uniformemente (por exemplo, ao de perlita tem duas fases: Fe quase puro e cementita, Fe3C). Existem dois tipos de soluo liga de: Ligas substituintes (os tomos do soluto tomam as posies do solvente); Ligas intersticiais (o soluto ocupa stios intersticiais na rede metlica).
40

As ligas substituintes: os tomos devem ter raios atmicos semelhantes, os elementos devem ter caractersticas ligantes semelhantes. As ligas intersticiais: um elemento deve ter um raio significativamente menor do que o outro (para que caiba no stio intersticial), por exemplo, um no-metal. A liga bem mais forte do que o metal puro (ligao fortalecida entre no-metal e metal). Exemplo: ao (contm at 3% de carbono).

41

42

Orbitais hbridos e Arranjos das Molculas


As estruturas de Lewis fornecem a conectividade atmica: elas nos mostram o nmero e os tipos de ligaes entre os tomos. A forma espacial de uma molcula determinada por seus ngulos de ligao. Considere o CCl4: no nosso modelo experimental, verificamos que todos os ngulos de ligao Cl-C-Cl so de 109,5. Conseqentemente, a molcula no pode ser plana. Todos os tomos de Cl esto localizados nos vrtices de um tetraedro com o C no seu centro

43

Para prevermos a forma molecular, supomos que os eltrons de valncia se repelem e, conseqentemente, a molcula assume qualquer geometria 3D que minimize essa repulso. Denominamos este processo de teoria de Repulso do Par de Eltrons no Nvel de Valncia (RPENV ou VESPR). Existem formas simples para as molculas AB2 e AB3.

44

Existem cinco geometrias fundamentais para a forma molecular:

45

Ao considerarmos a geometria ao redor do tomo central, consideramos todos os eltrons (pares solitrios e pares ligantes). Quando damos nome geometria molecular, focalizamos somente na posio dos tomos.

Para se determinar a forma de uma molcula, fazemos a distino entre pares de eltrons solitrios (ou pares no-ligantes, aqueles fora de uma ligao) e pares ligantes (aqueles encontrados entre dois tomos). Definimos o arranjo eletrnico pelas posies no espao 3D de TODOS os pares de eltrons (ligantes ou no ligantes). Os eltrons assumem um arranjo no espao para minimizar a repulso e--e-.
46

Para determinar o arranjo: Desenhe a estrutura de Lewis, conte o nmero total de pares de eltrons ao redor do tomo central, ordene os pares de eltrons em uma das geometrias acima para minimizar a repulso e-e e conte as ligaes mltiplas como um par de ligao.

47

48

49

50

O efeito dos eltrons no-ligantes e ligaes mltiplas nos ngulos de ligao Damos nome geometria molecular pela posio dos tomos. Ignoramos os pares solitrios na geometria molecular. Todos os tomos que obedecem a regra do octeto tm arranjos tetradricos. O ngulo de ligao H-X-H diminui ao passarmos do C para o N e para o O:

H H C H H 109.5O

H N H H 107O

H H 104.5O

Como os eltrons em uma ligao so atrados por dois ncleos, eles no se repelem tanto quanto os pares solitrios.

51

Os ngulos de ligao diminuem quando o nmero de pares de eltrons noligantes aumenta. os eltrons nas ligaes mltiplas se repelem mais do que os eltrons nas ligaes simples.

Cl
111.4o

C O
124.3o

Cl

Os tomos que tm expanso de octeto tm arranjos AB5 (de bipirmide trigonal) ou AB6 (octadricos).

52

Ligao covalente e Superposio de orbitais


As estruturas de Lewis e o modelo RPENV no explicam porque uma ligao se forma. Como devemos considerar a forma em termos da mecncia quntica? Quais so os orbitais envolvidos nas ligaes? Usamos a teoria de ligao de valncia: As ligaes se formam quando os orbitais nos tomos se superpem. Existem dois eltrons de spins contrrios na superposio de orbitais.

53

medida que dois ncleos se aproximam, seus orbitais atmicos se superpem. medida que a superposio aumenta, a energia de interao diminui. A uma determinada distncia, a energia mnima alcanada - corresponde distncia de ligao. Quando os dois tomos ficam mais prximos, seus ncleos comeam a se repelir e a energia aumenta. distncia de ligao, as foras de atrao entre os ncleos e os eltrons equilibram exatamente as foras repulsivas. Os orbitais atmicos podem se misturar ou se hibridizar para adotarem uma geometria adequada para a ligao. A hibridizao determinada pelo arranjo.

54

Orbitais hbridos sp, sp2 e sp3


Considere a molcula de BeF2 (sabe-se experimentalmente que ela existe). O Be tem uma configurao eletrnica 1s22s2. No existem eltrons desemparelhados disponveis para ligaes. Conclumos que os orbitais atmicos no so adequados para descreverem os orbitais nas molculas. Sabemos que o ngulo de ligao F-Be-F de 180 (teoria de RPENV). Sabemos tambm que um eltron de Be compartilhado com cada um dos eltrons desemparelhados do F.

55

Poderamos promover um eltron do orbital 2s no Be para o orbital 2p para obtermos dois eltrons desemparelhados para a ligao. Podemos saber a geometria dmitindo que o orbital 2s e um orbital 2p no Be misturam-se ou formam um orbital hbrido - orbital hbrido sp.

Importante: quando misturamos n orbitais atmicos, devemos obter n orbitais hbridos.

56

Os orbitais hbridos sp2 so formados com um orbital s e dois orbitais p. (Conseqentemente, resta um orbital p no-hibridizado.) Todas as molculas com arranjos trigonais planos tm orbitais sp2 no tomo central. Os orbitais hbridos sp3 so formados a partir de um orbital s e trs orbitais p. Conseqentemente, h quatro lbulos grandes. Cada lbulo aponta em direo ao vrtice de um tetraedro. O ngulo entre os grandes lbulos de 109,5. Todas as molculas com arranjos tetradricos so hibridizadas sp3.

57

58

Ligaes Mltiplas:
Ligaes : a densidade eletrnica encontra-se no eixo entre os ncleos - as ligaes simples. Ligaes : a densidade eletrnica encontra-se acima e abaixo do plano dos ncleos. - Uma ligao dupla consiste de uma ligao e de uma ligao . - Uma ligao tripla tem uma ligao e duas ligaes . Normalmente, os orbitais p envolvidos nas ligaes vm de orbitais nohibridizados. Ex.: O etileno, C2H4

59

60

Ex.: acetileno, C2H2: o arranjo de cada C linear; conseqentemente, os tomos de C so hibridizados sp; os orbitais hbridos sp formam as ligaes C-C e C-H; h dois orbitais p no-hibridizadas; ambos os orbitais p no-hibridizados formam as duas ligaes ; uma ligao est acima e abaixo do plano dos ncleos; uma ligao est frente e atrs do plano dos ncleos.

61

Referncias Bibliogrficas: 1. ATKINS, P.; Jones, L.; Princpios de Qumica. 3 ed.; So Paulo: Editora Bookman. 2006. 2.RUSSEL, J. B., Qumica Geral. Vol 1 e 2; 2 ed.; So Paulo; Editora Makron Books do Brasil; 1994. 3.BROWN, L. S.; HOLME, T. A.; Qumica Geral Aplicada Engenharia, Editora Cengage Learning, 2009. 4. BROWN, T. L., LeMay, H. E., Bursten, B. E. e Burdge, J. R.; Qumica a Cincia Central. 9 ed. So Paulo: Editora Makron Books do Brasil. 2005. 5. MASTERTON, W. L.; Slowinski, E. J.; Stanitsky, C. L.; Princpios de Qumica, 6 Ed, Editora Livros Tcnicos e Cientficos S. A., Rio de Janeiro, 1990.

62

Vous aimerez peut-être aussi