Vous êtes sur la page 1sur 3

A ao instintiva

Os animais que se situam nos nveis mais baixos da escala zoolgica de desenvolvimento, como por exemplo, as aranhas agem, sobretudo por reflexos e instintos. A ao instintiva regida por leis biolgicas, idnticas na espcie e invariveis de indivduo para individuo. Essa rigidez d iluso de perfeio, pois o animal, especializado em determinados atos, os executa com extrema habilidade. No h quem no tenha ainda observado com ateno e pasmo o trabalho paciente da aranha tecendo a teia. Toda via esses atos animais no tem histria, no se renovam e permanecem os mesmos ao longo do tempo, salvo no que se refere s modificaes determinadas pela evoluo das espcies e as decorrentes de mutaes genticas. Mas, ainda que ocorram essas alteraes, elas continuam valendo para todos os indivduos das espcies, passando a ser transmitidas hereditariamente. O psiclogo Paul Guillaume explica que um ato inato s vezes no surge logo no incio da vida, podendo aparecer penas mais tarde, no decorrer do desenvolvimento.

A inteligncia Concreta
Nos nveis mais altos da escala zoologia, onde esto situados os mamferos, os animais passam a ter uma caracterstica mais pensante em relao a outros animais que agem especificamente por instintos biolgicos. Nesse determinado grupo de animais suas aes que so respostas encontradas a determinados problemas passam a ter mais flexibilidade ao contrario do que acontece com os que esto situados nos nveis mais baixos da escala zoolgica que respondem atravs de uma programao biolgica que no possui essa flexibilidade que os outros animais detm. No entanto a inteligncia animal por mais que estejam nos nveis mais altos, no se equipara a encontrada nos humanos que tem um processo de formao continuada e se utiliza de outras experincias vividas para complementar sua inteligncia. Nos animais seu processo de inteligncia acabado no momento em que ele pratica a ao, mesmo que ele se utilize mais rapidamente outra vez desse pensamento, por isso no se compara ao ser humano.

A linguagem humana
A palavra se encontra no limiar do universo humano. Se crissemos juntos um beb humano e macaquinho, no veramos muitas diferenas nas reaes de cada um nos primeiros contatos com o mundo e com pessoas. O desenvolvimento da percepo, da preenso dos objetos, do jogo com os adultos se d de forma similar nos dois. Em dado momento, contudo, por volta dos dezoitos meses, o progresso apresentado pelo beb humano torna impossvel prosseguirmos comparando-o ao macaco, em razo da capacidade que o ser humano tem de ultrapassar os limites da vida animal ao entrar no mundo do smbolo.

pela palavra que somos capazes de nos situar no tempo, para lembrar o que ocorreu no passado e antecipar o futuro pelo pensamento. Se a linguagem por meio da representao simblica e abstrata permite que nos distanciemos do mundo, tambm o que nos possibilitar o retorno a ele para transform-lo.

O trabalho
No podemos dizer que o trabalho humano igual ao trabalho animal. O trabalho humano qualquer atividade fsica ou intelectual cujo homem tem um objetivo, j o animal, a sua ao no intencional, pois o animal no produz propriamente sua existncia, apenas a conserva agindo instintivamente. Atravs do trabalho ns nos autoproduzimos. Alm de desenvolvermos habilidades, alimentamos nossa afetividade. Portanto o trabalho como expresso de liberdade. Mas para cada um atingir este patamar superior de condio de liberdade no depende da vontade de cada individuo, pois o trabalho muitas vezes instrumento de alienao e desumanizao, sobretudo nos sistemas que h divises sociais que privilegiam alguns, e submetem a outros o rotineiro. E com isso, ao invs de ocorrer contribuio para a realizao do ser humano, este trabalho destri a liberdade.

A cultura
O mundo que resulta do pensar e do agir humanos no Pode ser chamado de natural, pois se encontra transformado e ampliado por ns. A palavra cultura tem vrios significados, tais como cultura da terra ou cultura de uma pessoa letrada. Em antropologia, cultura significada tudo que o ser humano produz ao construir sua existncia: as praticas, as teorias a instituio, os valores materiais e espirituais. Dada infinita possibilidade humana de simbolizar, as culturas so mltiplas e variadas: so inmeras as maneiras de pensar, de agir, de expressar anseios, temores e sentimentos, de se ocupar com o tempo livre, mudam as formas de trabalhar, de se ocupar com o tempo livre mudam as expresses artsticas e as maneiras de interpretar o mundo. O mundo cultural um sistema de significados j estabelecidos por outros, de modo que, ao nascer, a criana encontra o mundo de valores j dados, aonde ele vai se situar. O corpo humano nunca apresentado como mera anatomia a ponto de no se poder pensar em nu natural: toda pessoa j se percebe envolta em panos e, portanto em interdies, pelas quais levada a ocultar sua nudez em nome de valores (sexuais, amorosos, estticos) que lhe so ensinados. Todas as diferenas existentes no comportamento modelado em sociedade ressultam da maneira pela qual so organizadas as relaes entre os individuos. por meio delas que se estabelecem os valores e as regras de conduta que nortearo a construo de vida social, econmicas e poltica.

Portanto, a sociedade a condio da alienao e da liberdade; nela o ser humano pode se perder, mas pode tambm se encontrar.

Uma nova sociedade?


Por mas que existisse sociedades tradicionais, no final do segundo milnio foi perdendo fora pra uma nova sociedade da informao, atravs de descobertas tecnolgicas que revolucionou a comunicao e outros fatores de grande impacto social trazendo junto a uma nova maneira de pensar, agir e comunicar. Segundo Manuel Castells, a partir das dcadas 60 e 70, passam a surgir um novo mundo, em que sociedade, economia e cultura esto interligadas graas s tecnologias, fazendo surgir uma sociedade em rede a sociedade informacional. Que se divide em trs independentes: Revoluo da Tecnologia de Informao. Crise Econmica do Capitalismo e do Estatismo e a Consequente Reestruturao de Ambos. Os Movimentos Sociais Culturais.

Grandes movimentos que surgiram como o feminista que reivindicavam seus direitos deu espao pra os direitos humanos, no qual outros grupos, como negros, indgenas e gays, defendem um espao de liberdade e expresso.

Concluso
Entretanto comparaes entre animais e humanos so relativas, pois o predominante em um ser irracional e o instinto em que naturalmente nele dado e adquirido. Os fatos em que animais tenham feito aes diferentes do seu cotidiano, no entanto tudo que faa e para sua sobrevivncia. Ao contrrio do humano que atravs de aes para sua sobrevivncia e tentando dar sempre um passo a mais do seu tempo assim trazendo tona novidade para facilitar a sua vida e os demais.

Vous aimerez peut-être aussi