Vous êtes sur la page 1sur 2

O presente questionrio foi elaborado com o intuito de obter a opinio dos alunos sobre a visita realizada.

Os dados recolhidos permitiro ao grupo dinamizador avaliar , de forma mais rigorosa, a actividade desenvolvida. Escolhe, com uma X, a resposta que consideres mais correcta.
1- Como classificas a escolha dos locais visitados?
NO SATISFAZ

GRUPAMENTO DE ESCOLAS

DO VALE DE S. TORCATO

2 Como classificas a informao prestada pelos tcnicos dos servios educativos?


NO SATISFAZ SATISFAZ SATISFAZ BEM EXCELENTE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO VALE DE S. TORCATO

VISITA DE ESTUDO
AO CASTRO DE S. LOURENO

SATISFAZ
SATISFAZ BEM EXCELENTE

3- Atendendo aos objectivos, como classificas a visita.


NO SATISFAZ

4- Qual a apreciao global da visita?


NO SATISFAZ

ESCOLA BSICA DE S. TORCATO

SATISFAZ
SATISFAZ BEM EXCELENTE

SATISFAZ
SATISFAZ BEM EXCELENTE

GRUPO DINAMIZADOR:

Comentrios/Sugestes
__________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ _

GRUPO DE HISTRIA 3 CICLO

MUSEU ARQUEOLGICO D. DIOGO DE SOUSA

DESTINATRIOS: ALUNOS DO 7 ANO DE ERSCOLARIDADE

NOME_____________________________________________ TURMA _____

ANO LECTIVO: 2009/2010 24-03-2010

VISITA DE ESTUDO

CASTRO DE S. LOURENO

MUSEU ARQUEOLGICO D. DIOGO DE SOUSA


O Museu Regional de Arqueologia D. Diogo de Sousa foi criado em 1918, como museu de arqueologia e arte geral, como o objectivo de obstar disperso do patrimnio local at ento na posse de particulares e outras instituies. Em 1980, com a sua revitalizao a misso do Museu foi redefinida como um organismo cientfico-cultural no mbito disciplinar de arqueologia, passando a exercer as suas actividades bsicas nos domnios do apoio investigao, da museologia, da divulgao cultural, do apoio ao ensino e defesa e preservao do patrimnio arqueolgico regional. A exposio permanente inicia-se no corredor do piso de entrada, com uma breve abordagem histria do Museu, qual se seguem quatro grandes ncleos expositivos Na sala 1 esto expostas as coleces cronologicamente compreendidas entre o Paleoltico e a Idade do Ferro. Na sala 2 abordam-se as questes inerentes integrao de Bracara Augusta no Imprio Romano, ou seja, em que medida o comrcio e o contacto com as inovaes tecnolgicas influenciaram o desenvolvimento da economia local. Na sala 3 pode tomar-se contacto com aspectos relacionados com o desenvolvimento do projecto de arqueologia urbana, em curso, respeitante organizao do espao pblico e domstico em Bracara O corredor de sada da exposio Permanente constitui uma breve evocao da cidade, como repositrio do Tempo, onde se expem peas arqueolgicas encontradas em Braga, com cronologia desde finais do sc. XIII incios XIV at actualida-

Com esta visita de estudo pretende-se que:

Quase ningum o conhece, mas ele est l! O Castro de S. Loureno, em Esposende, um dos exemplares de como se vivia h muitos milhares de anos. Este castro encontra-se no monte do mesmo nome, ao Norte de Esposende, perto de Vila Ch, a uma altura de 200m acima do mar . Subindo at ao ponto mais alto do monte, tem-se uma viso ampla e perfeita sobre toda a orla costeira onde desagua o Rio Cvado, desde a Aplia, passando por Ofir, Esposende e no extremo Norte a Foz do Neiva. Em dias de cu limpo, a beleza do local imensa, pelo verde dos campos cultivados que contrasta com o escuro do mar do Norte e as dunas de areia salpicadas de casas. Acreditamos, assim, que na Pr-Histria sabiam bem escolher os locais para morar! Neste povoado encontra-se um conjunto de casas circulares e rectangulares reconstrudas para parecer que vivemos em plena Idade do Ferro. Partindo de uma base circular, os arquelogos construram pequenas casas com telhados de colmo para que os visitantes possam ter uma verdadeira noo das condies de vida dos povos primitivos. Entre as casas, pequenas ruelas ngremes e estreitas servem de ligao entre os principais pontos da aldeia. A comunidade indgena primitiva construiu casas circulares ou rectangulares consoante as influncias sofridas. Nelas se realizavam certas actividades do quotidiano, entre as quais o armazenamento, conservao e produo de alimentos, a tecelagem, o convvio e o descanso. Distribudos em ncleos familiares, toda a povoao estava rodeada e protegida com uma muralha e um fosso, visveis ainda em certas reas do seu permetro. A primeira ocupao deste castro data do Calcoltico, ou seja, o terceiro milnio a.C. Na Idade do Ferro, os primeiros vestgios datam do sc. V-IV a.C. e deles constam algumas peas de cermica grega. A presena romana atestada pela presena de construes, denrios e de um altar dedicado a uma deusa.

Aprofundes os conhecimentos sobre a Cultura Castreja no Norte de Portugal; Compreendas a Romanizao da Pennsula Ibrica; Consolides os conhecimentos leccionados nas aulas; Contactes directamente diversas fontes histricas; Sejas sensibilizado para a necessidade de preservar o patrimnio histrico-cultural; Contactes outros locais de aprendizagem e de convvio.

Roteiro
Local de partida/regresso Escola Hora de partida 8:45h R e g r e s s o 16:30h

Instrues:

Elabora, em conjunto com o teu(tua) professor(a), uma pesquisa prvia sobre os locais a visitar. Cumpre os horrios estabelecidos. Segue atentamente as instrues dos professores e tcnicos que nos iro orientar/apoiar durante a visita.

Vous aimerez peut-être aussi