Vous êtes sur la page 1sur 21

JEAN PIAGET (1896-1980)

Universidade Federal de Santa Catarina

Ncleo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Infantil

Perguntas da Filosofia
O que o conhecimento? Que conhecemos? Como conhecemos? O que pertence ao objeto ou ao sujeito?

Perguntas da Epistemologia
Como se passa de um estado de menor conhecimento para um estado de maior conhecimento? Ou Como se passa de um estado de conhecimento de menor validade para um conhecimento de maior validade? O que conhecimento considerado vlido?

Esquemas
O sujeito conhece o objeto assimilando-o assimilandoa seus esquemas. Piaget distingue dois tipos de experincia: Fsica e lgico-matemtica (abstrao das lgicopropriedades dos objetos).

...a lgica e a matemtica so, pois, o produto de uma construo do ser humano. O sujeito no descobre verdades que lhe vm dadas do exterior, mas ao contrrio, constri esquemas cada vez mais abstratos. Pg. 41 Piaget e a escola de Genebra.

A ao a fonte da lgica e no apenas da lgica que caracteriza a inteligncia sensriosensrio-motora, mas tambm da lgica prpria da inteligncia representacional ou conceitual, pois os conceitos, os julgamentos e raciocnio prolongam os esquemas de ao, interiorizando-os. interiorizandoPiaget e escola de Genebra, 1987. (pg. 20).

Biografia
Piaget foi...
BILOGO por FORMAO EPISTEMLOGO por INTERESSE PSICLOGO por NECESSIDADE... - Nasceu em Neuchtel, Sua, no dia 2 de

agosto de 1896. -Estudou a evoluo do pensamento procurando entender os mecanismos mentais; investigou tambm o processo de construo do conhecimento.

EPISTEMOLOGIA GENTICA: Estudo da maneira pela qual o sujeito constri e organiza seu conhecimento durante seu desenvolvimento histrico (ontogentico e sociogentico). DESENVOLVIMENTO: Processo de equilibrao progressiva que tende para uma forma final (conquista das operaes formais). O objetivo a possibilidade de pensar abstratamente sobre situaes hipotticas de modo lgico (operaes lgico-formais).

Conceitos
Esquema: Padres organizados de comportamentos que uma pessoa usa para pensar e agir em uma situao Bebs= esquemas simples para sugar. Esquemas diferentes= Sugar o seio, a mamadeira ou o polegar (reaes circulares). Esquema para olhar e pegar (independentes), mais tarde = integrao. Esquemas complexos = aes motoras abstrato pensamento

Estruturas cognitivas: Esquemas integrados. Coordenaes ou organizaes de esquemas. Organizao cognitiva: Tendncia para criar situaes de conhecimento cada vez mais complexos. Equilibrao: Busca constante de equilbrio. Equilbrio entre a criana e o mundo exterior e entre as prprias estruturas cognitivas. Adaptao: Procura de adaptao ao ambiente (equilbrio entre assimilao e acomodao).

ASSIMILAO E ACOMODAO
ASSIMILAO: Processo cognitivo de colocar (classificar) novos eventos em esquemas existentes. a incorporao de elementos do meio externo (objeto, acontecimento...) a um esquema ou estrutura do sujeito. Ou seja, o processo pelo qual o indivduo cognitivamente capta o ambiente e o organiza possibilitando, assim, a ampliao de seus esquemas. Na assimilao, o indivduo usa as estruturas que j possui.

ACOMODAO: a modificao de um esquema ou de uma estrutura em funo das particularidades do objeto a ser assimilado. A acomodao pode ser de duas formas, visto que pode ter duas alternativas: -Criar um novo esquema no qual se possa encaixar o novo estmulo, ou -Modificar um j existente de modo que o estmulo possa ser includo nele. Aps ter havido a acomodao, a criana tenta novamente encaixar o estmulo no esquema e a ocorre a assimilao. Por isso, a acomodao no determinada pelo objeto e sim pela atividade do sujeito sobre este, para tentar assimil-lo. O balano entre assimilao e acomodao chamado adaptao.

Operaes: Manipulao de idias que podem ser realizadas reversivelmente, permitindo pessoa voltar mentalmente do comeo da seqncia do pensamento. 8 pedras = vrios sub-grupos... subConservao: a capacidade de compreender que certos atributos de um objeto so constantes, ainda que este tenha a aparncia transformada. Identidade: Qualitativo (descoberta gradual do beb sobre o que ele prprio e o que sua me. (A identidade leva conservao). Egocentrismo: Incapacidade para se colocar no lugar do outro. Fase pr-social. prSubjetividade egocntrica --- objetividade sociocntrica (viso da realidade).

CONSTRUO DO CONHECIMENTO
A construo do conhecimento ocorre quando acontecem AES FSICAS OU MENTAIS sobre objetos que, provocando o DESEQUILBRIO, resultam em: -ASSIMILAO ou; -ACOMODAO E ASSIMILAO e assim em CONSTRUO DE ESQUEMAS ou conhecimento. Ou seja: uma vez que a criana NO consegue ASSIMILAR o estmulo, ela tenta fazer uma ACOMODAO e aps, uma ASSIMILAO. O EQUILBRIO , ento, alcanado.

- Quando o EQUILBRIO se ROMPE, o indivduo age sobre o que o afetou buscando se REEQUILIBRAR, para Piaget, isto feito por ADAPATO E ORGANIZAO.

ESTGIOS DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO


1- Sensrio motor (0-2 anos): a) O crescimento cognitivo baseia-se principalmente nas experincias sensoriais e nas aes motoras; b) O beb evolui de organismo biolgico para organismo social; c) Noo de objeto permanente (as pessoas e objetos tm uma existncia permanente, que independe da sua percepo deles); d) Noo de causalidade tempo-espao (a inteligncia se forma atravs do conhecimento prtico sobre o mundo).

2- Pr Operacional (2-7/8 anos):


Piaget divide esse perodo em dois sub-perodos (simblico e intuitivo).

Criana a) Desenvolvimento da capacidade simblica; transcendendo b) Caractersticas do pensamento infantil: a cultura dos - Egocentrismo: Pensamento centrado pais no prprio sujeito, um Espao pensamento rgido que tem como ponto de referncia a prpria potencial criana. do - Centralizao: consegue perceber apenas um dos aspectos de brincar
um objeto ou acontecimento. - No possui noo de conservao (que a capacidade de compreender que certos atributos de um objeto so constantes, ainda que tenha a aparncia transformada).

Resultado e Caractersticas produtor de do espao - Realismo nominal: a criana pensa que o nome faz parte do cultura fsico objeto. (materialidade)
- Animismo: A criana atribui vida aos objetos; - Deduo: a criana parte do particular para o particular.

3- Operaes concretas (7-11/12 anos):


a) Raciocinar logicamente, organizar os pensamentos em estruturas coerentes, totais e organiz-las em relaes hierrquicas ou seqenciais; b) Incluso de classe; c) Seriao; d) Reversibilidade; e) Pensamento baseia-se mais no raciocnio que na percepo; f) Pode ordenar, coordenar (duas ou trs dimenses de um objeto), classificar, etc.;

4- Operaes Formais (12 anos em diante):


a) Raciocnio hipottico dedutivo: Raciocnio baseado em uma hiptese que leva a certas dedues lgicas. b) Deduz concluses de hipteses e no apenas de observao real; c) Quatro transformaes: Identidade, negao, reciprocidade e correlao.

Fim...

Universidade Federal de Santa Catarina

Ncleo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Infantil

Vous aimerez peut-être aussi