Vous êtes sur la page 1sur 9

Atividade EAD Plano de Negcios

Importncia do Planejamento para as empresas

A cada dia, novas empresas dos mais variados setores emergem no mundo todo, e com a mesma frequncia que isso acontece, a maioria delas fecham as portas nos primeiros anos. Isto acontece, na maior parte dos casos, devido ao mau planejamento, ou at mesmo a falta dele. Portanto, planejar fundamental no s para a insero das novas organizaes no mercado, mas tambm para a continuidade e o sucesso das mesmas no cenrio globalizado atual.

Planejamento Estratgico

O planejamento estratgico tem o objetivo de simular a empresa futuramente, que produtos ela produzir, quais sero os clientes, qual ser o mercado atingido e o investimento que ser necessrio para esse crescimento. Sua utilidade encontra-se tambm ao direcionar as atividades da organizao para que a mesma no fique a deriva dos acontecimentos.

Diferena entre Planejamento e Planejamento Estratgico Enquanto o planejamento o resumo de tudo o que far parte da organizao, especificando os objetivos a serem atingidos, o planejamento estratgico visa elaborar as estratgias que sero adotadas pela empresa para que esses objetivos sejam concretizados, como os produtos que sero oferecidos, os clientes que pretende atingir, e o padro de comportamento da empresa, por exemplo.

Plano de Negcios e seus objetivos

O plano de negcios o primeiro documento da empresa. Ele deve ser feito por todos que pretendem obter sucesso no empreendimento e tem como objetivo o planejamento de todos os detalhes que compem a empresa e o que fazer para que ela tenha sucesso. Com o plano de negcios possvel ver o negcio inteiro, inclusive elaborar estratgias de marketing e vendas, cronograma de aes, e definir a quantidade de capital a ser investido. importante tambm mant-lo atualizado mesmo depois do inicio para um melhor desempenho da mesma.

Para qu fazer um plano de negcios

O plano de negcios pode ser um agente transformador da morte precoce das empresas, pois segundo Jos Carlos Dornellas, especialista no assunto, ele aumenta em 60% a probabilidade de sucesso dos negcios. Ou seja, a falta de planejamento pode levar mortalidade do negcio, j que a competitividade faz com que as empresas tenham que ser excelentes para continuar na disputa.

Vantagens da criao de um plano de negcios

Quem cria um plano de negcios tem a oportunidade de visualizar sua empresa por inteiro e todos os processos necessrios para seu bom funcionamento. Isso reflete uma vantagem competitiva em relao aos empreendedores que no se preocupam com isso, deixando assim a desejar na organizao empresarial. Em resumo, as empresas com um plano de negcios j tem um passo a frente em relao s concorrentes.

Quem deve fazer um plano de Negcios

O plano de negcios deve ser feito por todos que pretendem iniciar um novo empreendimento. Como seu principal objetivo planejar, ele serve para ambas as empresas, pequenas, mdias ou grandes.

Estrutura de um plano de negcios

1. Capa Uma das partes mais importantes do Plano de Negcios, pois a primeira coisa que visualizada por quem l o seu Plano de Negcios, devendo, portanto, ser feita de maneira limpa e com as informaes necessrias e pertinentes.

2. Sumrio O Sumrio deve conter o ttulo de cada seo do Plano de Negcios e a pgina respectiva onde se encontra.

3. Sumrio Executivo O Sumrio Executivo a principal seo do seu Plano de Negcios. Atravs do Sumrio Executivo que o leitor decidir se continua ou no a ler o seu Plano de Negcios. Portanto, deve ser escrito com muita ateno, revisado vrias vezes e conter uma sntese das principais informaes que constam em seu Plano de Negcios.

4. Planejamento Estratgico do Negcio Onde so definidos os rumos de sua empresa, sua situao atual, suas metas e objetivos de negcio, bem como a descrio da viso e misso de sua empresa. a base para o desenvolvimento e implantao das demais aes de sua empresa.

5. Descrio da Empresa Descrio da empresa, seu histrico, crescimento/faturamento dos ltimos anos, sua razo social, impostos, estrutura organizacional, localizao, parcerias, servios terceirizados etc. 6. Produtos e Servios Descrio de quais so seus produtos e servios, como so produzidos, ciclo de vida, fatores tecnolgicos envolvidos, pesquisa e desenvolvimento, principais clientes atuais, se detm marca e/ ou patente de algum produto etc.

7. Anlise de Mercado Na seo de Anlise de Mercado, deve-se mostrar o conhecimento sobre o mercado consumidor do seu produto/servio (atravs de pesquisas de mercado): como est segmentado, as caractersticas do consumidor, anlise da concorrncia, a sua participao de mercado e a dos principais concorrentes, os riscos de negcio etc.

8. Plano de Marketing O Plano de Marketing apresenta como se pretende vender o produto e conquistar os clientes, manter o interesse dos mesmos aumentar a demanda. Deve abordar os mtodos de comercializao, diferenciais do produto/servio para o cliente, poltica de preos, projeo de vendas, canais de distribuio e estratgias de promoo/comunicao e publicidade.

9. Plano Financeiro A seo de finanas deve apresentar em nmeros todas as aes planejadas da empresa e as comprovaes, atravs de projees futuras (quanto precisa de capital, quando e com que produto), de sucesso do negcio. Deve conter itens como fluxo de caixa com horizonte de 3 anos, balano, ponto de equilbrio, necessidades de investimento, lucratividade prevista, prazo de retorno sobre investimentos etc.

10. Anexos Esta seo deve conter todas as informaes relevantes para o melhor entendimento de seu Plano de Negcios. Por isso, no tem um limite de pginas ou exigncias a serem seguidas. A nica informao imprescindvel a relao dos curriculum vitae dos scios da empresa.

Referncias:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Planejamento_estrat%C3%A9gico http://www.empreendacomsucesso.com.br/empreenda/artigos/o-que-e-um-plano-de-negocioshttp://www.portaleducacao.com.br/gestao-e-lideranca/artigos/3951/o-que-e-planejamentoestrategico http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20061105131413AAtClYY

Atividade EAD Negcios e ndice de crescimento de uma Empresa

Conceito de Empresa

Sistema organizado com objetivo comum e particular, com fins lucrativos. considerado como pessoa jurdica, portanto, possui CNPJ (cadastro nacional de pessoa fsica).

Negcio e tipos de negcio

Em economia, negcio

conceituado

como

um comrcio ou empresa,

que

administrado por pessoas para captar recursos financeiros para gerar bens e servios, e por consequncia proporciona a circulao de capital giro entre os diversos setores. Em resumo, podemos dizer que, entende-se por negcio toda e qualquer atividade econmica com o objetivo de gerar lucro. Etimologicamente, e num sentido mais lato, a palavra negcio deriva do latim, e quer dizer a negao do cio. Negcio no trata apenas de negcio financeiro ou comercial, mas sim toda a atividade humana que tem efeitos jurdicos. Com relao aos tipos de negcios, podemos citar: Franquia: A franquia empresarial o sistema pelo qual uma empresa (franqueador) cede a outro empreendedor (franqueado) o direito de uso da marca ou patente,

a distribuio de produtos ou servios e o uso de tecnologia de implantao e administrao de negcio ou sistema operacional desenvolvidos ou detidos pelo franqueador. Os franqueados compram conhecimentos e pagam para usar os mtodos e a marca do franqueador. Assumem a operao de um negcio j testado e de sucesso comprovado. Escritrio em casa: O escritrio em casa ou home office permite que o profissional venda ou prepare seus produtos e servios em um endereo residencial, o que reduz os custos de manuteno da empresa e de transporte.

Empresa Familiar: Empresas familiares so empreendimentos geridos por uma ou mais famlias e onde a sucesso do poder decisrio hereditria.

Este tipo de organizao tem vantagens, como a continuidade das diretrizes administrativas e as relaes comunitrias e comerciais decorrentes de nome respeitado.

Por outro lado, mesmo quando a formao empresarial dos scios consistente, podem ocorrer situaes que afetem negativamente a sobrevivncia do negcio. Cooperativas: A empresa cooperativa uma sociedade cujo objetivo principal consiste na prestao de servios ou desenvolvimento de produtos.

A sua finalidade colocar os produtos e servios de seus cooperados no mercado em condies mais vantajosas do que eles teriam isoladamente. Associao: A associao rene pessoas fsicas ou jurdicas com objetivos comuns que juntos podem superar dificuldades e gerar benefcios para si.

A unio aumenta as oportunidades e amplia as condies para o grupo alcanar aquilo que deseja. Comrcio eletrnico: Estamos vivendo um momento de migrao de compras do mundo fsico ao digital e uma loja virtual pode ser um timo negcio. Mas o empreendedor deve entender que a gesto bem diferente de uma loja fsica e que muito importante contar com ajuda profissional para no errar no comeo do e-commerce.

Ramo de negcios

Essa uma das fases mais importantes do novo empreendimento, j que nela voc escolhe o tipo de negcio que ser estruturado. Montar um novo negcio no nada fcil e requer muito planejamento, disciplina e seriedade por parte do futuro empresrio. O primeiro passo para determinar o ramo de atividade pensar no que se gosta de fazer: h alguma atividade que possa render um negcio? Ter paixo pelo que faz condio essencial para a empresa dar certo. interessante tambm analisar quais as oportunidades existentes no mercado.

Fatia de mercado e nicho de mercado

A fatia de mercado define a participao no mercado de determinada empresa, servio ou produto em seu segmento. Sua medida quantifica em porcentagem a fatia do mercado dominado por uma organizao. O nicho de mercado corresponde a um segmento de mercado constitudo por um reduzido nmero de consumidores com caractersticas e necessidades homogneas e facilmente identificveis. Segmentos ou pblicos cujas necessidades particulares so pouco exploradas pelas marcas. Ele mais especfico que a fatia de mercado e isso no implica que outros perfis de clientes no possam ser inseridos na compra.

Diferena entre Produtos e Servios

As pessoas se utilizam de produtos para satisfazer suas necessidades de natureza econmica. Os produtos, em funo de sua tangibilidade (caractersticas como dimenses fsicas ou poder de serem discernveis pelos sentidos), podem ser classificados como bens ou servios. Geralmente quando as pessoas adquirem produtos, inclusive os bens, esto buscando o SERVIO que eles podem lhe prestar. significativa a citao de Kotler, quando diz que a pessoa no compra uma furadeira, mas um furo!

Empresas que trabalham apenas com produtos: O Boticrio, Avon, Natura

Empresas que trabalham apenas com servios: Am3 Marketing, Amf comunicao, empresas de tele mensagens (bate corao).

Empresas que trabalham com produtos e servios: Oi, Tim e Claro (Empresas de telefonia que vendem aparelhos e planos).

Politicas de Negociao

A negociao em compras um factor importante no que diz respeito, por exemplo, negociao de preos entre profissionais de vendas e o negociador da empresa. A negociao baseada nas teorias das decises, na comunicao e na sociologia. No desenvolvimento de um processo de negociao fundamental ter um domnio relativamente grande quanto ao que se negocia, uma vez que, a compra de milhares de produtos, com valores dos prprios, que est a ser discutida. Para o desenvolvimento de polticas de negociao enquadradas com a importncia dos itens, a matriz de posicionamento de compras surge como apoio ao negociador na sua argumentao.

Diferenas entre lucratividade e Rentabilidade

Rentabilidade quando a empresa lucra anualmente para cada Real investido no negcio. Lucratividade quando a empresa lucra para cada Real vendido ou faturado. Vamos a um exemplo: Vamos considerar que voc vai abrir uma franquia de frozen yogurt e precisar investir R$ 400 mil para abrir uma unidade que lhe proporcionar um faturamento de R$ 600 mil no ano com uma lucratividade de 30%, ou seja, oferecendo um lucro anual de R$ 180 mil. Com esse resultado, sua rentabilidade ficar em 45% no ano, o que por sinal um nmero fantstico.

Capital e Capital Social

Capital um fator de produo que representa o potencial de produo, ou seja, o poder ou a capacidade de algo ser transformado em um bem ou servio. No representa um bem ou servio no presente, mas o estoque de bens econmicos heterogneos mquinas, terras,

matrias-primas capaz de reproduzir bens e servios (fluxo de riquezas). Seu conceito est ligado com o de investimento, por existir um custo de oportunidade. O capital social, financeiramente ou contabilmente conceituando, a parcela do patrimnio lquido de uma empresa ou entidade oriunda de investimento na forma de aes (se for sociedade annima) ou quotas (se for uma sociedade por quotas de responsabilidade limitada) efetuadas na companhia pelos proprietrios ou acionistas, o qual abrange no somente as parcelas entregues pelos acionistas, mas tambm os valores obtidos pela empresa e que, por deciso dos acionistas ou proprietrios, so incorporados no capital social.

Referncias:

http://www.sebrae.com.br/uf/rio-de-janeiro/quero-abrir-um-negocio/tipos-de-negocios http://www.oguardiaodoseudinheiro.com.br/2010/12/16/diferenca-entre-rentabilidade-elucratividade/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Gest%C3%A3o_de_compras http://pt.wikipedia.org/wiki/Capital_(economia) http://pt.wikipedia.org/wiki/Capital_social_(contabilidade)

Vous aimerez peut-être aussi