Vous êtes sur la page 1sur 3

A Acupuntura e a Bblia

Assim diz o Senhor: No aprendais o caminho dos gentios, nem vos espanteis com os sinais dos cus; porque com eles os gentios se atemorizam. Porque os costumes dos povos so vaidade; ... (Jeremias 10:2,3)

Cura Holstica
Muitas pessoas erroneamente aceitam a combinao holstica corpo-mente porque sabem que nossas atitudes sempre afetam nossa sade ou, ainda, podem nos curar de doenas. Entretanto, atitudes e a viso holstica mstica contempornea so duas coisas distintas. A viso holstica de corpo e de sade baseada no monismo (doutrina filosfica segundo a qual o conjunto das coisas pode ser reduzido unidade, quer do ponto de vista da sua substncia (e o monismo poder ser um materialismo ou um espiritualismo) , quer do ponto de vista das leis (lgicas ou fsicas) pelas quais o universo se ordena, sendo assim, o monismo ser lgico ou fsico) - Dicionrio Aurlio. Portanto, a viso holstica de corpo e sade baseada no monismo, onde o todo cada parte e onde cada parte o todo, e onde uma fora universal (descrita como chi ou qi) se associa a ns e flui atravs do nosso corpo. O holismo hoje afirma que toda doena um desequilbrio ou um bloqueio do chi e/ou das foras yin-yang no corpo. Assim, o estado de sade de algum o reflexo do desequilbrio ou bloqueio dessa combinao energia/esprito.

Acupuntura
Muitos mdicos holsticos acreditam que a doena uma condio espiritual e usam mtodos baseados no ocultismo e em religies orientais para trat-las. A acupuntura se originou na crena que as foras yin-yang fluem ao longo de caminhos invisveis no corpo, chamados de meridianos. A acupuntura tambm cr que a doena resultado do desequilbrio dessas foras, ou, ainda, do bloqueio ou obstruo das mesmas. A insero de agulhas em certos pontos, segundo a acupuntura, permite o fluir equilibrado das energias yin e yang no corpo. Apesar de haver teorias segundo as quais a acupuntura funciona devido aposio das agulhas enviar sinais ao crebro que liberam endorfina ou, ainda, porque as agulhas bloqueiam um sinal de dor enviado ao crebro, tais teorias nunca foram comprovadas. Mesmo se fossem comprovadas, a concluso seria que no a acupuntura que funciona, desde que esta baseada na idia que o alvio vem do fluir harmonioso do yin e do

yang. O que estaria funcionando o alvio da dor atravs da endorfina e do bloqueio de sinais de dor. Esta no a teoria da acupuntura tradicional. Este alvio no teria nada a ver com os meridianos, mas sim com a biologia e com um entendimento adequado do corpo. Na melhor das hipteses, a acupuntura alivia uma quantidade limitada de dor temporariamente. At agora no h um modelo cientfico que explique a acupuntura.

O Mal no uma Fora


Se os opostos esto sempre se fundindo e se tornando uns e outros, ento no h bom ou mau separadamente. Entretanto em I Joo 1:5 est escrito: Ora, a mensagem que da parte dele temos ouvido e vos anunciamos esta: que Deus luz, e no h nele treva nenhuma. O mal no uma fora: uma rejeio ou uma rebelio contra o bem. O mal o trabalho de Satans, que no tem verdade em si mesmo (Joo 8:44), e daqueles que escolhem negar ou rejeitar Deus. O mal e o bem no so iguais porque Deus soberano e Para isto se manifestou o Filho de Deus, para destruir as obras do diabo. (I Joo 3:8). Deus permite que Satans opere, mas Satans foi derrotado quando Jesus morreu por ns na Cruz, dando-nos libertao do poder de Satans atravs da crena Nele, o Cristo (Ele nos libertou do imprio das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redeno, a remisso dos pecados. - Col. 1:13, 14). Satans ser lanado no lago de fogo (Apocalipse 20:10).

Qi

Tai Chi, freqentemente chamado de meditao em movimento, baseado no Taosmo. Um dos propsitos do Tai Chi facilitar o fluir do qi atravs do corpo, (Enciclopdia Harper de Experincias Msticas e Para-normais, Rosemary Ellen Guiley, pg. 599). O qi (tambm chamado de chi, ki ou ji) um nome oriental para a energia universal que supostamente flui atravs do corpo. Um estudo do significado dos 108 movimentos do Tai Chi, publicado pela Sociedade Taosta de Tai Chi nos Estados Unidos, declara que os 36 canais yang maiores e menores no corpo so as Divindades Celestiais, enquanto que os elementos yin no corpo so as 72 Divindades Terrestres. A associao total de movimentos de 108, um nmero sagrado segundo Chan San Feng (Chang, um monge Taosta do sculo 11, considerado o fundador do Tai Chi). A declarao ainda diz que o total 108 simboliza o equilbrio harmonioso do yin e do yang e, por isso, conduz sade. A unio dos elementos yin/yang representa a volta ao estado holstico e no diferenciado do Tao. O termo no diferenciado significa que no h distino: o todo cada parte.

A Resposta Crist
Os cristos devem discernir sobre prticas tais como a acupuntura que at agora no tm qualquer base cientfica e devem discernir tambm sobre exerccios como o Tai Chi, cujo modelo baseado em crenas espirituais hostis a Cristo, pois Ele o caminho, a verdade e a vida (Joo 14:6). O fato de que um tratamento como esse pode dar certo no uma boa razo para us-lo. Muitas coisas no mundo mstico e oculto parecem funcionar. O padro para os cristos ao adotarem uma idia ou prticas baseadas em crenas espirituais no se elas funcionam ou no. Ns somos advertidos a no dar crdito a qualquer esprito, antes, a provar os espritos se procedem de Deus,... (1 Joo 4:1). Estas palavras devem ser levadas em considerao tambm no que se refere aos muitos outros tratamentos holsticos e alternativos. O Tao afirma ser o caminho, mas oferece um "buraco" onde se chega concluso de que no h distino entre yin e yang. Entretanto, a verdadeira paz vem somente atravs da crena em Cristo (Joo 14:27, Filipenses 4:7). H uma Pessoa, Jesus, no um princpio ou uma filosofia. Jesus Cristo o Caminho (Joo 14:6), o Caminho para se chegar a Deus Pai e para se chegar vida eterna (Joo 5:24; 6:40).

Traduzido por Rita Camarante, Nov.2006

Vous aimerez peut-être aussi