Vous êtes sur la page 1sur 7

ESCOLA BSICA DOS 2 E 3 CICLOS DE PAREDES

Curso de Educao e Formao de Adultos (EFA) Nvel Secundrio Sociedade, Tecnologia e Cincia 2011/2012

Formando - _______________________________________

Data: ____/____/____

Unidade de Competncia 4: Identificar, compreender e intervir em situaes de gesto e economia, desde o oramento privado e familiar at a um nvel mais geral atravs da influncia das instituies monetrias e financeiras na economia em que se est inserido e tendo em conta princpios das cincias econmicas. Ncleo Gerador: Economia e Gesto (EG) Domnio Tema Competncia Critrios de evidncia
Sociedade: Atuo no sistema econmico, monetrio e financeiro, reconhecendo novos problemas e oportunidades geradas pelas interaces que se estabelecem a nvel global, e em particular, no contexto da Unio Europeia, e seus efeitos no bem-estar e progresso social. Tecnologia: Atuo ao nvel das tecnologias relacionadas com o conhecimento e a segurana de diferentes meios de transaco e na comunicao com instituies econmicas e financeiras. Cincia: Atuo com conhecimento dos indicadores macroeconmicos tendo em conta que os problemas econmicos envolvem politicas monetrias, e considerando a utilizao de modelos matemticos que permitam simular e prever diversas situaes.

DR3

Sistemas Monetrios e Financeiros

Perspetivar a influncia dos sistemas monetrios e financeiros na economia e na sociedade

Vamos refletir NG4 (DR3)

Antes de mais, vamos entender alguns conceitos...


Sistema financeiro: Em Finanas qualquer estrutura que tenha como objetivo descrever a circulao do dinheiro em determinada organizao. O Sistema Financeiro engloba a obteno de recursos e a sua aplicao. Tais atividades denominam-se por atividade financeira. Sistema monetrio: Um sistema monetrio um conjunto de regras e instituies cujo objetivo organizar a moeda num determinado espao monetrio. A principal funo da moeda a mensurao (ato ou efeito de medir) do valor das mercadorias. Hoje em dia, incluem-se no seu conceito todos os instrumentos de crdito utilizveis pelo sistema econmico: os depsitos, ttulos de crditos, cartes de crdito e fundos do tesouro.

Sistema econmico: Um sistema econmico o sistema de produo, distribuio e consumo de bens e servios de uma economia. Alternativamente, o conjunto de princpios e tcnicas com os quais os problemas de economia so endereados. O sistema econmico composto por pessoas e instituies. Exemplos atuais de sistemas econmicos incluem os sistemas capitalistas, sistemas socialistas, e economias mistas. Diferena entre crescimento e desenvolvimento: Muita gente confunde os conceitos de crescimento e desenvolvimento econmico. O Crescimento econmico o aumento do Produto Interno Bruto (PIB), ou seja, uma elevao da produo da regio estudada. O PIB calculado atravs da soma de todos os produtos e servios finais de uma regio para um determinado perodo. J o conceito de desenvolvimento econmico est relacionado com a melhoria do bem-estar da populao. Este mede-se atravs de indicadores de educao, sade, renda, pobreza, etc. Crise financeira e crise econmica: O termo crise financeira aplicado a uma variedade de situaes nas quais instituies ou ativos financeiros se desvalorizam repentinamente. No sculo XIX e no incio do sculo XX, muitas crises financeiras estiveram associadas a corridas aos bancos, durante perodos de recesso. Outras caracterizaram-se pelo estoiro de uma bolha financeira e pela quebra do mercado de aes, por ataques especulativos moeda de um pas ou quando um pas suspende o pagamento de sua dvida. H vrias teorias acerca do desenvolvimento das crises financeiras e como evit-las. Entretanto, no h consenso entre os economistas. As crises continuam a ocorrer por todo o mundo e parecem produzir-se com certa regularidade, podendo ser inerentes ao funcionamento da economia capitalista. Nos dias atuais, a Crise econmica de 2008, que atingiu a economia de todo o planeta, a mais forte desde a Crise de 1929. A funo do FMI: O Fundo Monetrio Internacional uma organizao internacional que pretende assegurar o bom funcionamento do sistema financeiro mundial pelo monitoramento das taxas de cmbio e da balana de pagamentos, atravs de assistncia tcnica e financeira. A sua criao deu-se aps a segunda guerra mundial, em Julho de 1944, e a sua sede em Washington, DC, Estados Unidos. Actualmente conta com mais de 187 naes. Os objectivos da organizao so: promover a cooperao monetria internacional, fornecendo um mecanismo de consulta e colaborao na resoluo dos problemas financeiros; favorecer a expanso equilibrada do comrcio, proporcionando nveis elevados de emprego e trazendo desenvolvimento dos recursos produtivos; oferecer ajuda financeira aos pases membros com dificuldades econmicas, emprestando recursos com prazos limitados e contribuir para a instituio de um sistema multilateral de pagamentos e promover a estabilidade dos cmbios.

O que entendo por PEC: O Pacto de Estabilidade e Crescimento (ou PEC) um acordo entre os pases da Unio Europeia. O PEC foi adoptado para evitar que polticas fiscais irresponsveis tivessem efeitos nocivos sobre o crescimento e a estabilidade macroeconmica dos pases da Unio Europeia, em particular aqueles que adoptaram o Euro como a sua moeda. De acordo com o PEC, todos os pases da Unio Europeia devem apresentar regularmente programas de estabilidade ou programas de convergncia, devem respeitar os objectivos macroeconmicos contidos nesses programas e devem evitar dfices pblicos superiores a 3% do PIB, bem como valores da dvida pblica superiores a 60% do PIB. Dfices superiores quele valor podem levar a sanes, incluindo pagamento de multas.

Vamos tentar entender um pouco das competncias do Banco Central Europeu sobre inflao e estabilidade de preos.

Visita o endereo:

http://www.youtube.com/watch?v=qAWq74ucPG0&feature=player_embedded#!

Na nossa memria ainda esto alguns acontecimentos que marcaram a economia mundial, no sculo XXI, como o caso da crise do Subprime (EUA - ano de 2007) e os ataques do dia 11 de Setembro. 1. O que o 'subprime'? um crdito habitao de alto risco que se destina a uma fatia da populao com rendimentos baixos e uma situao econmica instvel. A nica garantia exigida nestes emprstimos o imvel. 2. H 'subprime' em Portugal? O 'subprime' em Portugal est associado ao crdito ao consumo. As empresas de crdito por telefone, como por um exemplo, a Mediatis, Cofidis ou a Credial, compram o dinheiro ao banco central a baixo custo, com uma taxa de juro na ordem dos 4% e concedem emprstimos a quase 30%. 3. Como surgiu o 'subprime'? O 'subprime' surgiu quando a Reserva Federal norte-americana (Fed) comeou a baixar as taxas de juro para estimular o mercado imobilirio com o intuito de controlar os efeitos dos ataques terroristas do 11 de Setembro nos mercados de tecnologias. Mas em 2003, a criao de emprego e o investimento empresarial estavam em nveis baixos e a taxa de juro descia para 1%. Simultaneamente, as vrias instituies bancrias deixaram de ser to exigentes nas condies requeridas para conceder crditos. Quando a Fed comeou a subir de novo os juros o problema estalou. Com juros mais altos acompanhados pela queda dos preos das casas, as famlias ficaram sem capacidade para saldar as suas dvidas. 4. Como se d o contgio para a Europa? Como os mercados esto interligados e h bancos e fundos europeus com investimentos em produtos das instituies norte-americanas que operam no segmento 'subprime', a crise de liquidez atingiu tambm a Europa.

No entanto, a histria econmica do sculo XX fica marcada pela Grande Depresso (ou crise de 1929) e pelo surgimento da U.E..

A tempestade financeira que atingiu a Amrica continua a atravessar o Atlntico na sua mxima fora e ainda no se sabe quando terminar. Na histria, encontramos a Grande Depresso, tambm conhecida por Crise de 1929. Com origem nos EUA, esta crise foi uma grande recesso que teve incio no ano de 1929, estendendo-se pela dcada de 30. Foi considerada o pior e mais longo perodo de recesso econmica do sculo XX, causando elevadas taxas de desemprego e quedas na produo, no produto interno bruto e preo das aces.

Qualquer semelhana com a actualidade pura coincidncia... (ou no!...)

A necessidade de interveno de instncias supranacionais na adopo de medidas que permitam manter a estabilidade econmica.

Dia da Europa
No dia 9 de Maio de 1950, Robert Schuman, ministro dos Negcios Estrangeiros francs, profere um importante discurso, atravs do qual prope que a Frana e a Repblica Federal da Alemanha ponham em comum os seus recursos de carvo e de ao, numa organizao aberta a outros pases da Europa. Reconhecendo a importncia da data que marcou o incio do processo de construo europeia, os chefes de Estado e de Governo decidiram, na cimeira de Milo de 1985, consagrar o dia 9 de Maio como o Dia da Europa. Ao verem nas agendas e nos calendrios o dia 9 de Maio identificado como "Dia da Europa", muitas pessoas interrogam-se sobre o que se ter passado nessa data e em que ano ter tido lugar esse acontecimento. Com efeito, poucos cidados europeus sabem que a 9 de Maio de 1950 nasceu a Europa comunitria, numa altura em que, devemos record-lo, a perspetiva de uma terceira guerra mundial angustiava toda a Europa. Nesse dia, em Paris, a imprensa foi convocada para as 18h no Salon de l'Horloge do Quai d'Orsay, quartel-general do Ministrio dos Negcios Estrangeiros francs, para uma "comunicao da maior importncia". As primeiras linhas da declarao de 9 de Maio de 1950, redigida por Jean Monnet, comentada e lida imprensa por Robert Schuman, Ministro dos Negcios Estrangeiros da Frana, do imediatamente uma ideia da ambio da proposta:

"A paz mundial no poder ser salvaguardada sem uma criatividade medida dos perigos que a ameaam. Atravs da colocao em comum de produes de base e da instituio de uma Alta Autoridade nova, cujas decises ligaro a Frana, a Alemanha e os pases que a ela aderirem, esta proposta constituir a primeira base concreta de uma federao europeia, indispensvel preservao da paz".

Era assim proposta a criao de uma instituio europeia supranacional, incumbida de gerir as matriasprimas que nessa altura constituam a base do poderio militar, o carvo e o ao. Ora, os pases convidados a renunciar desta forma ao controlo exclusivamente nacional destes recursos fundamentais para a guerra, s h muito pouco tempo tinham deixado de se destruir mutuamente num conflito terrvel, de que tinham resultado incalculveis prejuzos materiais e, sobretudo, danos morais: dios, rancores e preconceitos. Assim, tudo comeou nesse dia, razo que levou os Chefes de Estado e de Governo, na Cimeira de Milo de 1985, a decidirem celebrar o 9 de Maio como "Dia da Europa". Os diversos pases, ao decidirem democraticamente aderir Unio Europeia, adoptam os valores da paz e da solidariedade, pedra angular do edifcio comunitrio. Estes valores concretizam-se no desenvolvimento econmico e social e no equilbrio ambiental e regional, nicos garantes de uma repartio equilibrada do bem-estar entre os cidados.

Europa,

enquanto conjunto de povos conscientes de pertencerem a uma mesma entidade que

abrange culturas anlogas ou complementares existe j h sculos. No entanto, a conscincia desta unidade fundamental, enquanto no deu origem a regras e a instituies, no pde evitar os conflitos entre os pases europeus. Ainda hoje, alguns pases que no fazem parte da Unio Europeia no esto ao abrigo de tragdias terrveis. Como qualquer obra humana desta envergadura, a integrao da Europa no se constri num dia, nem em algumas dcadas: as lacunas so ainda numerosas e as imperfeies evidentes. Hoje ambicionamos algo completamente diferente: construir uma Europa que respeite a liberdade e a identidade de cada um dos povos que a compem, gerida em conjunto e aplicando o princpio segundo o qual apenas se deve fazer em comum o que pode ser mais bem feito dessa forma.

S a unio dos povos pode garantir Europa o controlo do seu destino e a sua influncia no mundo.

Portugal atual...

No total Cavaco acumulou um dfice ao longo de 10 anos de quase 30mil M, o que d uma mdia de 3mil M/ano, numa altura em que PORTUGAL crescia a mais de 3% ao ano e convergamos com a Europa! Guterres acumulou um dfice de 36 mil M ao longo de 6 anos, o que d uma mdia de 6 mil M/ano (deve ter sido para construir os "Estdios Sociais") o incio do descalabro. Duro/Santana acumulou um dfice de 12mil M ao longo de 2 anos, o que d uma mdia de 6 mil M/ano, que no tiveram tempo para corrigir nada (Duro j na altura chamou a ateno que o pas estava de "tanga"). Scrates acumulou um dfice de quase 60 mil M ao longo de 6 anos, o que d uma mdia de 10 mil M/ano, o afundano de vez (Manelinha avisou, mas ningum quis saber!). Est a ficar descontrolado, no est?!?!
Abril de 2011

TAREFA: 1. inegvel a existncia de interaes, entre os sistemas monetrios dos diversos pases a nvel mundial. Explique o porqu da interveno de instncias supranacionais, como a UE e o Banco Central Europeu, na valorizao e desvalorizao do Euro e o porqu das poupanas ou dos consumos individuais afetarem a economia e consequentemente os nveis de bem-estar de uma sociedade.

2. Elabore uma pequena pesquisa onde explicite e explique: As funes da moeda (ou, para que serve o dinheiro); Que caractersticas tm em comum os diferentes tipos de moeda (papel-moeda, moeda escritural (cheques), cartes de crdito, moeda electrnica (internet))? Porque que est a aumentar a introduo de sistemas de segurana para validao da moeda? (por exemplo, introduzir o chip de segurana em resposta disseminao de leitores de bandas magnticas) http://www.ocaixa.com.br/artigos/funcoesdamoeda.htm http://economiax.blogspot.com/2009/04/conceito-e-funcoes-da-moeda.html http://solangeisabel.blogspot.com/2007/11/histria-e-tipos-de-moeda.html

3. O Pacto de Estabilidade e Crescimento um conjunto de normas que visam evitar, nos pases aderentes ao euro, dfices oramentais excessivos. A diminuio do nosso dfice nos ltimos dois anos s foi possvel com o sacrifcio de todos os portugueses. Justifique esta afirmao, tendo em conta as medidas de combate ao dfice adoptadas pelo governo. 4. Diga o que entende por inflao.

5. Como se estabelece a estabilidade de preos?

6. Quais as medidas adotadas pelo BCE (Banco Central Europeu) para manter a estabilidade econmica?

Bom Trabalho!

Vous aimerez peut-être aussi