Vous êtes sur la page 1sur 16

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM CENTRO DE ENSINO SUPERIOR NORTE - CESNORS CURSO: ENGENHARIA AMBIENTAL

PNDULO SIMPLES

RELATRIO DA DISCIPLINA DE LABORATRIO DE FSICA

HENRIQUE FACCENDA

2 FREDERICO WESTPHALEM OUTUBRO DE 2011

SUMRIO
1 INTRODUO..................................................................................................3 3 METODOLOGIA...............................................................................................9 4 RESULTADOS ...............................................................................................11 CONCLUSO.....................................................................................................14 REFERNCIAS...................................................................................................15 ANEXOS.............................................................................................................16

1 INTRODUO

4 O presente relatrio aborda o experimento onde h um pndulo simples, que consiste num objeto que oscila em torno de um ponto fixo, preso a um fio inextensvel e de peso desprezvel, quando afastado de sua posio de equilbrio e abandonado, o corpo oscila em torno desta posio, ininterruptamente e se desprezando a resistncia do ar. Atuam sobre o corpo a tenso provocada no fio e seu prprio peso. O movimento existente caracteriza-se como Movimento Harmnico Simples. O objetivo do experimento foi o de descrever o movimento do pndulo, bem como suas grandezas fsicas, perodo e frequncia, e o que influencia no movimento.

2 REFERENCIAL TERICO
Um pndulo simples consiste em um objeto ligado por um fio a um ponto fixo, oscilando de um ponto a outro, num vaivm. Todo movimento que oscila, ou seja, se repete em intervalos de tempo iguais chamado de peridico. Mais precisamente, poderamos dizer que, no movimento peridico, o mvel ao ocupar sucessivamente a mesma posio na trajetria, apresenta sempre a mesma velocidade, acelerao e ngulo . E o intervalo de tempo para que ele se encontre duas vezes nessa posio tambm sempre o mesmo. Um movimento peridico um MHS, ou movimento harmnico simples. A amplitude xm dada pelo deslocamento mximo, tanto para a esquerda quanto para a direita do ponto de equilbrio x0. Veja a relao entre a posio e as velocidades na figura:

(Figura 1) O movimento de um pndulo simples peridico, pois o mesmo move-se para um lado e para o outro da origem, repetitivamente, dentro de um eixo x (HALLIDAY, 2009). O perodo ( ) dado pelo tempo que o objeto leva para ir e voltar da origem, ou seja, o tempo de uma oscilao completa. A frequncia ( ) o inverso do perodo, relacionada na equao abaixo:

(Equao 1)

6 Ou seja, a quantidade de oscilaes em uma unidade de tempo. A grandeza da frequncia no SI dada por hertz (Hz), que ignifica ciclos por segundo. Se traarmos um grfico do deslocamento pelo tempo em relao amplitude, teremos o comportamento dado na figura a seguir:

(Figura 2)

Onde o eixo x representa a posio, ou seja, a amplitude (de xm at x0), que no caso igual a 1 (um), pelo tempo, em segundos. Tambm dada pela equao:

(Equao 2) Equao que tambm pode fornecer a velocidade e a acelerao do movimento, dado que sua derivada primeira em relao ao tempo representaria a velocidade, e que a sua derivada segunda em relao ao tempo, a sua acelerao. Mostrado nas equaes a seguir:

(Equao 3)

(Equao 4) Conhecendose a equao da acelerao, podemos usar a segunda lei de Newton para descobrir qual a fora que deve agir sobre o objeto, ou partcula, para que ela adquira essa acelerao. Fazemos ento a seguinte relao na equao 5:

(Equao 5) Ento lembramos da expresso matemtica de Hooke, que diz que a fora para que ocorra o movimento em uma mola proporcional ao deslocamento e a sua constante elstica k. Temos as seguintes dedues:

(Equao 6) Concluindo que: (Equao 7) Retomando as palavras de David Halliday: O movimento harmnico simples o movimento executado por uma partcula sujeita a uma fora proporcional ao deslocamento da partcula e de sinal oposto. Isolando a frequncia angular w:

(Equao 8)

Sabendo-se que a frequncia angular (w) representa o numero de oscilaes por unidade de tempo, assim como a frequncia (f), porm em unidades de radianos por segundo, no SI. Portanto se formula a seguinte equao:

(Equao 9) Analisando as equaes 8 e 9 temos o seguinte rearranjo matemtico:

(Equao 10) Substituindo a varivel da constante elstica k por isolamento da equao 6, tendo em considerao a segunda lei de Newton e a acelerao seja a da gravidade, e que x seja igual a L (distncia do objeto haste de sustentao), temos:

(Equao 11)

3 METODOLOGIA
3.1 Materiais e Equipamentos Sistema de sustentao principal com trip e haste; Fio com variao de comprimento e engate para a haste e para objeto; Dois pesos com massas diferentes (m e M) e de mesmo volume; Rgua; Cronmetro;

3.2 Procedimentos 3.2.1 Isocronismo para pequenas oscilaes do pndulo Aps montado o equipamento e nivelado, ajusta-se o comprimento do fio preso haste para o valor de 30 cm, atribudo para o caso. Na outra extremidade do fio se pe o peso de massa m. Com o auxlio da rgua, desloca-se 10 cm o peso (j caracterizado como pndulo) de sua posio de equilbrio. Cronometrou-se o intervalo de tempo que o pndulo leva para realizar 10 oscilaes. Calcula-se ento, tirando a mdia, o perodo do movimento (tempo para uma oscilao), e posteriormente sua frequncia. Repete-se o experimento para as amplitudes de 5 cm, 15 cm, 20 cm, e 25 cm. Anotam-se os resultados e faz-se as observaes necessrias. Constri-se o grfico do perodo x amplitude e frequncia x amplitude e verificam-se possveis relaes de grandezas fsicas.

3.2.2 Lei das massas Com o objeto de menor massa m deslocou-se o pndulo na amplitude de 5 cm, previamente de fio com comprimento qualquer fixo (no caso 30 cm). Logo aps repetir para o peso de massa M. Calcula-se o perodo e a frequncia do movimento para ambos os casos e verificam-se as mudanas de perodo.

10

3.2.3 Lei dos comprimentos Mudando o comprimento do pndulo para as seguintes variaes: 10 cm, 17 cm, 26 cm, 32 cm, 50 cm, com a massa m, calculam-se o perodo e a frequncia do movimento e relacionam-se essas grandezas grandeza de comprimento. Faz-se o grfico do perodo x comprimento do pndulo. Verifica-se como se comporta o perodo com a variao de comprimento

11

4 RESULTADOS
4.1 Isocronismo Realizadas os procedimentos de medio, anotaram-se os seguintes resultados demonstrados na tabela 1. Utilizou-se a equao 1 para obter os resultados da frequncia, visto que o perodo a simples distribuio das oscilaes pelo tempo (ou o tempo de uma oscilao completa). Tabela 1: Resultados do procedimento experimental de isocronismo Amplitude (cm) 5 10 15 20 25 Tempo de 5 oscilaes (s) 5,19 5,14 5,17 5,16 5,43 Perodo (s) 1,038 1,028 1,032 1,034 1,086 Frequncia (Hz) 0,963 0,972 0,967 0,969 0,920

Percebe-se que no ocorre uma mudana significativa dos valores obtidos para perodo, mesmo com o aumento de at cinco vezes da amplitude, ou seja, no ocorre uma relao direta de perodo e frequncia com a amplitude, como conferida nas figuras 3 e 4 abaixo, e no anexo feito em laboratrio durante o experimento. Figura 3: Grfico Perodo x Amplitude

Figura 4: Grfico Frequncia x Amplitude

12

Percebe-se claramente nos grficos acima que a linha de tendncia do perodo e da frequncia tem caractersticas constantes, ou seja, no variam com pequenas amplitudes.

4.2 Lei das massas Com a utilizao de duas massas de diferentes pesos, fez-se a medio das grandezas fsicas em destaque para cada uma delas, acopladas separadamente ao sistema previamente descrito. Obteve-se os seguintes resultados para perodo e frequncia: Tabela 2: Resultados do procedimento experimental de massas Massa m M Tempo de 5 oscilaes (s) 5,54 5,65 Perodo (s) 1,108 1,13 Frequncia (Hz) 0,9 0,88

Somente a tabela anterior j basta para realizarmos uma breve anlise. Se observarmos que, mesmo com a mudana significativa no valor da massa do sistema, no ocorreu nenhuma alterao de mesma ordem no perodo e frequncia do Pndulo.

13

4.3 Lei dos comprimentos Por fim realizou-se a experincia com a alterao do comprimento L (ou x). Para as mudanas nessa grandeza observaram-se os seguintes comportamentos melhor explorados na tabela abaixo: Tabela 3: Resultados do procedimento experimental de comprimentos Comprimento (cm) 10 17 26 32 50 Tempo de 10 oscilaes (s) 6,92 8,80 10,27 11,54 14,15 Perodo mdio (s) 0,69 0,88 1,03 1,16 1,42 Frequncia (Hz) 1,45 1,14 0,97 0,87 0,71

Visualizamos

facilmente

que ocorreu

uma

significativa

mudana

no

comportamento das grandezas. No decorrer do aumento de comprimento no pndulo, aumentou juntamente o perodo e diminuram os valores para frequncia, relao linear que pode ser mais bem explanada na figura 5 a seguir, e no anexo.

Figura 5: Grfico Perodo x Comprimento L

14

O grfico acima demonstra a relao existente entre o perodo e o comprimento do sistema de pndulo simples. Podemos concluir que essa relao facilmente descrita em uma funo linear a linha de tendncia, ou finalmente confirmar a validade da equao 11, que descreve o perodo em funo apenas do comprimento e da acelerao da gravidade, utilizando os valores das grandezas convertidas para o S.I. A tabela 4 d alguns resultados esperados se utilizando da equao 11, utilizando para gravidade o valor de 9.8 m/s. Tabela 4: Resultados em funo da equao 11 Comprimento (m) 0,10 0,17 0,26 0,32 0,50 Perodo (s) 0,63 0,83 1,02 1,14 1,42 Frequncia (Hz) 1,59 1,21 0,98 0,88 0,7

Analisando a projeo de resultados oferecidos pela equao 11 mostrados pela tabela 4, podemos observar que os valores esperados coincidem com os valores obtidos na prtica, considerando uma margem para erros.

CONCLUSO

15 Com a realizao do experimento em aula prtica, a anlise terica dos resultados obtidos e a comparao com as observaes prticas, podemos concluir que, aps trs grandezas estudadas para a verificao do comportamento do pndulo simples e do movimento harmnico simples, apenas as mudanas no comprimento tiveram interferncia em outras grandezas do MHS, como o perodo e a frequncia. Descarta-se ento que alteraes na massa e na amplitude do sistema possam estar ligadas a mudanas no comportamento do pndulo, no influenciando no seu movimento. Destaca-se tambm a comprovao da validade da equao 11, descrita nos demais materiais estudados, portanto que seja para pequenas amplitudes. Podemos concluir tambm que todo o aumento de comprimento acarreta num aumento tambm do perodo, e diminuio da frequncia.

REFERNCIAS

16 HALLIDAY, David. Fundamentos de Fsica. 8. ed. Rio de Janeiro: Ltc, 2009. 2 v. TIPLER, Paul Allen. Fsica para cientistas e engenheiros. 3. ed. Rio de Janeiro: Abdr, 1994. 2 v.

ANEXOS

Vous aimerez peut-être aussi